2 minute read

Laura Martins Beatrice Escola para quê?

e bem menos, lição de casa, e isso não é minha opinião, isso foi cientificamente provado por estudos...o que eles fazem é colocar informação na sua cabeça, e depois de obrigam a vomitar em uma prova, isso não é educação, isso é bulimia, e quanto mais bulímico você é mais você se sai bem nas avaliações...a escola ensina você pontos, mais a verdadeira educação deveria mostrar como conectá-los… Algumas coisas são justificáveis, precisamos saber ler, escrever, e alguma aritmética, isso é justo, mas você está me dizendo, que rochas metamórficas e ígneas são mais importantes que autocuidado?! Se o suícidio é a terceira causa principal de morte entre pessoas de 10 à 24 anos e estudos de Harvard sugerem, que o maior preditor de sucesso é autocontrole e saúde emocional, então por que, não somos ensinados a lidar com o estresse, bullying, ou rejeição, ansiedade e depressão, habilidades que precisamos para o resto da nossa vida…”.

O que ele diz é válido, e prova[,] que a resposta para a pergunta[,] “a escola prepara os jovens para a vida?” é não,[.] além de não adquirirmos conhecimentos essenciais, como cozinhar, defesa pessoal, administrar nosso dinheiro, lidar com o bullying, aprender a lidar com[,] depressão, ansiedade, rejeição, os alunos ainda passam por estresse e um cansaço absoluto, o estresse e problemas que muitos jovens enfrentam na vida[,] tem relação com a vida escolar, ou são consequência de algo que não lhes foi ensinado. Nem por isso devemos abandonar a escola, o que devemos fazer como sociedade é o questionamento do modelo e estrutura escolar, para que[,] assim, possamos ter uma educação diversificada, uma que pense no individual, uma em que não só o conteúdo de uma prova faça parte do aprendizado, mas que também faça parte, experiências para a vida, uma escola onde a troca de conhecimento seja prazerosa.

Advertisement

Laura Martins Beatrice

Escola pra quê?

Talvez você já tenha acordado de manhã e tenha pensado “escola para quê?”, ou, talvez, já tenha escutado pessoas reclamando do sistema escolar, das matérias, ou, pessoas falando que o único problema do Brasil é a educação. Eu sinceramente já me fiz a primeira pergunta zilhões de vezes, mas depois que entramos nessa quarentena percebi que escola não é um lugar só de aprendizado de professor para aluno, e sim uma instituição de acolhimento para todos os jovens, principalmente os de pior situação financeira. O triste é saber que os problemas principais da escola não podem ser resolvidos por ela, e sim por sistemas de fora, e é uma pena saber que para eles a educação não é uma prioridade. Muitas pessoas acreditam que o único problema do Brasil é a educação, e elas não estão erradas mas também não estão certas. Até porque para ter um estudo de qualidade é preciso dormir bem, comer, ter o material escolar, saneamento básico, estrutura familiar, entre outras coisas, podemos concordar que grande parte dos jovens não tem isso, sem contar os que têm que trabalhar para ajudar no sustento da família. Para a educação ser o principal problema do Brasil falta muito ainda como por exemplo: melhorar os espaços escolares e os materiais doados pelo governo, melhorar a distribuição de renda para que o filho possa se dedicar à escola sem se preocupar com a renda familiar ou se vai ter dinheiro para comer, dar motivos para o estudante se manter na escola, melhorar o saneamento básico, incluindo por exemplo