
3 minute read
OLIMPÍADAS REGIONAIS COM INSCRIÇÕES NACIONAIS
Além destas competições tradicionais de matemática, outras, menos conhecidas (torneios menores, na maioria apenas com distribuição de certificados digitais), também classificam para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). A lista destas competições é disponibilizada anualmente no portal da OBM entre os meses de Maio e Julho. Com base nesta listagem deveremos apresentar outras opções de competição para aqueles alunos que desejam participar da OBM. Dentre as competições monitoradas, mas que precisam ser validadas em 2023 pela OBM, temos:
OMpD – Olimpíada Matemáticos por Diversão: Olimpíada totalmente virtual, feita em duas fases, em formato similar a OMABC. A inscrição é feita pelo aluno (sem interferência da escola) no portal da competição. Competição ocorre no segundo semestre .
Advertisement
OIM – Olimpíada Itabirana de Matemática: Olimpíada organizada por universidades de Minas Gerais, mas com inscrição aberta a todos os estados ( inscrição feita pela Escola ). São duas fases, similar a OMABC, com provas presenciais na escola. Competição ocorre no início do segundo semestre.
TM²
Torneio Meninas na Matemática
Competição Nacional organizada pela AOBM
Esta competição foi inspirada na EGMO (European Girls’ Mathematical Olympiad), torneio europeu feminino de matemática, como forma de incentivo à participação das meninas em Olimpíadas de Matemática. Esta Olimpíada segue para sua 4ª edição em 2023.
Esta prova é uma excelente oportunidade para as meninas diminuírem o receio em participar de competições de matemática, com boas chances de conseguir um convite para a principal olimpíada de matemática do Brasil, OBM. Além disto, esta competição também classifica para as seletivas internacionais de torneios femininos de matemática: EGMO e o PAGMO (Pan American Girls’ Mathematical Olympiad), e para a Semana Olímpica de Matemática, onde ocorrerá a Cerimônia de Entrega das Medalhas.
Sobre as provas, a 1ª fase é inspirada na 1ª fase das provas antigas da OBM (até 2016). Já a 2ª fase é inspirada nas provas atuais da OBM (fase única).
Portal:
Observações gerais
Níveis de Prova: Prova: Fases:
Questões:
Tempo Máximo de Prova: https://www.tm2.org.br/
• Nível A – alunos do 8º e 9º ano do EF;
• Nível B – alunos do Ensino Médio Individual duas fases.
• 1ª fase: 25 questões de múltipla escolha;
• 2ª fase: 4 questões discursivas.
• 1ª fase: 3 horas para todos os níveis;
• 2ª fase: 4,5 horas para todos os níveis.
•Resolução de provas de anos anteriores ( Portal > Como se Preparar? > Provas)
Como se preparar
Cronograma previsto
Obs.: uma alternativa de estudo são as provas de 2016 ou anteriores da OBM, Fases 1 e 3 ( https://www.obm.org.br/ > Como se preparar > provas e gabaritos )
Inscrições:
1ª Fase:
Resultado:
2ª Fase:
Resultado:
Premiação
Junho e Julho (Inscrição feita pelo aluno no Portal ) meio de Agosto final de Agosto início de Novembro
1ª quinzena de Dezembro
Em torno de 200 meninas passam de fase por nível. Destas, 20% são premiadas, porém sem uma proporção definida para cada tipo de prêmio.
Competi O Jacob Palis J Nior De Matem Tica
Competição Nacional organizada pela AOBM
O objetivo desta Olimpíada é abrir uma nova oportunidade para todos os estudantes brasileiros, do ensino básico, interessados em participar da OBM, mas que não conseguiram premiação mínima nas Olimpíadas Regionais e na OBMEP. Logo é uma excelente oportunidade de garantir a vaga na próxima edição da OBM. Em 2023, esta competição terá sua 2ª edição.
A competição é de fase única e segue um modelo similar ao adotado na 2ª fase da OBM até 2016. Não há distribuição de medalhas físicas, apenas certificados, porém são convidados a OBM todos que conseguirem alguma premiação (Menção Honrosa a Ouro).
Portal:
Níveis de Prova:
Observações gerais
Prova:
Fases:
Questões:
Tempo Máximo de Prova: https://www.obm.org.br/competicao-jacob-palis-junior-de-matematica/
• Nível 1 – alunos do 6º e 7º ano do EF;
• Nível 2 – alunos do 8º e 9º ano do EF;
• Nível 3 – alunos do Ensino Médio individual. fase única.
• Fase única: 10 questões de múltipla escolha e 5 questões de resposta numérica.
• Fase única: 2 horas para todos os níveis.
Como se preparar
• Resolução de provas anteriores é sempre a melhor opção, mas 2022 foi a 1ª edição, logo apenas esta está disponível.
Obs.: uma alternativa de estudo são as provas de 2016 ou anteriores da OBM, 2ª Fase ( https://www.obm.org.br/ > Como se preparar > provas e gabaritos )
Inscrições:
Fase Única:
Cronograma previsto
Setembro (Inscrição feita pelo aluno no Portal ) início de Outubro
Premiação
Resultado:
2ª quinzena de Novembro
A quantidade de medalhas é definida pela Organização da Olimpíada.
Não há premiação física (medalhas), apenas certificados rastreáveis.