Page 1


CLUBE NAVAL DA H

RTA

APNEIA GJALT VAN DER ZEE VENCE O 2º INDOOR DE NATAL DE APNEIA ESTÁTICA

D

ecorreu no passado sábado, dia 12 de dezembro, na piscina do Complexo Desportivo Manuel de Arriaga, o 2º Indoor de Natal de Apneia Estática.

Na segunda posição ficou Décio Leal com a marca de 4 minutos e 53 segundos e no terceiro lugar ficou Gary que fez 4 minutos e 47 segundos.

A prova que contou com treze atletas, teve como grande vencedor Gjalt van der Zee com a marca de cinco minutos e sete segundos.

2

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


C LASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO 2º Indoor de Apneia de Natal - 2015 Posição Nome Tempo Anunciado Tempo Realizado 1º Gjalt van der Zee 04:30 05:07 2º Décio Leal 03:00 04:53 3º Gary 03:00 04:47 4º Simone Martins 03:00 04:36 5º André Azevedo 02:00 04:19 6º Kirston Jones 02:30 04:15 7º Lorenz 03:00 03:54 8º José Menezes 03:30 03:51 9º Paulo Nóbrega 03:01 03:42 10º Francisco Garcia 01:00 02:41 11º Franz 03:30 02:32 12º Natacha 02:00 02:23 13º Maísa Silva 01:00 57seg


CLUBE NAVAL DA H

RTA

VELA LIGEIRA RUI SILVEIRA ESTÁ EM RECUPERAÇÃO DA LESÃO QUE TEVE NO OMBRO, NAS CANÁRIAS A FAZER A CANARIAN OLYMPIC SAILING WEEK

A

pós uma lesão ao ombro durante as provas do terceiro dia do Campeonato da Europa de Laser Standard que decorreu em Aahrus, na Dinamarca, passado Julho. Rui Silveira foi submetido a uma Intervenção cirúrgica já em Lisboa no passado mês de Setembro.

As regatas serão entre o dia 4 e 8 de Dezembro e terá a participação de 10 países e conta com os melhores velejadores europeus. E será um óptimo teste ao estado do Rui.

O Rui encontra-se motivado na sua recuperação e neste momento está nas Canárias a fazer a Canarian Olympic Sailing Week “Semana Olímpica Canaria de Vela - Trofeo Real Club Náutico de Gran Canaria” para classes olímpicas.

Poderá segui-lo em: http://www.gcsiw.com/ sample-page/

4

Após 5 regatas o Rui encontra-se na 15ª posição, 1º Português.

Desejamos que o Rui recupere bem e siga sempre com a grande motivação que o caracteriza de campeão.

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

RTA

VELA LIGEIRA PROGRAMA DE ESTÁGIO DE NATAL DE VELA LIGEIRA DO CNH

A

Secção de Vela Ligeira do Clube Naval da Horta irá realizar um Estágio de Natal de Vela Ligeira, que decorrerá no período das férias escolares, destinando-se aos escalões de Iniciação, Aperfeiçoamento e Competição de Optimist.

A treinadora Susana Garcia estará ao comando dos treinos de Iniciação Optimist, Aperfeiçoamento Optimist e Competição Optimist. Todos os treinos mencionados acima se realizarão durante a tarde.

O estágio terá início a 23 de dezembro, faz pausa para o natal, recomeçando de 26 a 30 de dezembro. Há nova pausa para os festejos do Ano Novo e no dia 02 de janeiro realiza-se o último treino do estágio de Natal.

NOTA: Os velejadores da classe Laser e 420 serão contactados pelo treinador José Miguel Barros sobre os treinos de Competição da sua classe, de forma a combinar os respectivos horários para o período do natal.

ir_ao_mar - Nº21, dezembro de 2015

5


CLUBE NAVAL DA H

RTA

MINI VELEIROS

TROFÉU TURISMAR DE MINI-VELEIROS 2015 - JOÃO NUNES, JOÃO SEQUEIRA E EDUARDO PEREIRA NO PÓDIO

C

hegou ao fim o Troféu Turismar de Mini-Veleiros do Clube Naval da Horta (CNH) 2015. A duas últimas provas – 5ª e 6ª – realizaram-se na tarde do passado domingo (dia 13), e os primeiros três classificados foram João Nunes, João Sequeira e Eduardo Pereira.

No terceiro ano em que a Turismar patrocina este Troféu, a pontuação bastante equilibrada entre os primeiros concorrentes fazia prever uma acesa disputa pelos lugares do pódio tendo no final João Nunes conquistado o 1º lugar. A Cerimónia de Entrega de Prémios decorrerá em dia e hora a anunciar oportunamente.

6

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

ir_ao_mar - Nยบ21, dezembro de 2015

RTA

7


RTA

CLUBE NAVAL DA H

SIMULACRO ACÇÃO DE REFRESCAMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTO DE PROCEDIMENTOS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

O

Clube Naval da Horta informa que a CPH efetuará amanhã, dia 10 de dezembro entre as 09:00 e as 12:00, uma acção de refrescamento e consolidação de conhecimento de procedimentos em situações de emergência a bordo de embarcações de pequena dimensão.

consequência de um rombo de pequena dimensão a bordo de uma embarcação; · Utilização de sinais visuais de socorro. Parte teórico-prática com lançamento de sinais;

· Utilização e envergamento de coletes de Esta acção, organizada em conjunto com a salvação. Parte teórico-prática com envergaAPEDA e com os BVH, destina-se a utiliza- mento de coletes em situação de stress e sem dores de pequenas embarcações não só de visibilidade. pesca mas também de recreio. A componente teórica será realizada na Os tópicos a abordar são os seguintes: Lotaçor e a prática junto ao armazém da Capitania. · Combate de um pequeno incêndio a bordo com extintores. Terá uma pequena apre- A acção será coordenada pela CTEN Lamsentação prática (15 min), seguida de uma preia do Departamento Marítimo dos parte prática de efectivo combate de um foco Açores, com o apoio, na componente de inde incêndio que será ateado em bidons; cêndios, dos BVH. · Combate a um alagamento de pequena À acção assistirão igualmente os alunos da dimensão. Terá uma pequena apresentação turma do Curso de Electricidade Naval da prática (15 min), seguida de uma parte práti- Escola Profissional da Horta. ca de efectivo combate a entrada de água

8

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

ir_ao_mar - Nยบ21, dezembro de 2015

RTA

9


CLUBE NAVAL DA H

10

RTA

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

RTA

Fotografia: Lúcio Rodrigues

NATAÇÃO 4 HORAS A NADAR - DEZEMBRO EM FESTA

D

ecorreu no passado sábado, dia 12, na Piscina Municipal da Horta, o evento 4 Horas a Nadar inserido nas comemorações municipais “Dezembro em Festa”.

Na segunda posição ficou a equipa “Homens” a no terceiro lugar do pódio a equipa “Argonautas”.

A prova que por motivos de logística foi reduzida para três horas de duração, era aberta a todos os interessados. As equipas formadas teriam de ter entre dois a quatro elementos, onde cada nadador teria de nadar no mínimo dez piscinas até ao máximo de quarenta piscinas.

1º Lugar - “Os Bosses” - Francisco Alves, António Leal, Gonçalo Oliveira, nadaram 391 pistas = 9775mt

Classificação:

2º Lugar - “Homens” - Hélder Gandarez, Mário Leal, Albino Pinho, nadaram 335 pistas = 8375mt

No final das três horas, a equipa “Os Bosses” 3º Lugar - “Argonauta” - Maria Rakka, Petra formada por Francisco Alves, António Leal Adam, Verónica Neves, nadaram 302 pistas e Gonçalo Oliveira foi a grande vencedora = 7550mt nadando 391 pistas, contabilizando um total acumulado de 9775 metros.

ir_ao_mar - Nº21, dezembro de 2015

11


CLUBE NAVAL DA H

RTA

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS REUNIÃO ADIADA PARA JANEIRO 2016

O

Clube Naval da Horta informa que, por motivos de força maior, a Assembleia Geral de Sócios, prevista para a próxima quarta-feira, dia 9 de dezembro, foi adiada para o dia 13 de janeiro de 2016. A Reunião destinar-se-á a debater e votar o Plano de Atividades e Orçamento para o ano seguinte, podendo ainda debater outros assuntos de interesse para o Clube.

12

A Direção pede compreensão pela alteração da data e mantém o apelo de participação ativa por parte dos seus sócios nesta importante reunião, pois será nela que se decidirão as principais linhas de atividade para o próximo ano.

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

RTA

HORTA LAN PARTY CNH PRESENTE NA FEIRA TECNOLÓGICA DA HORTA LAN PARTY 2015

D

ecorreu no passado fim-de-semana, entre os dias 18 e 20 de dezembro, no Pavilhão da Horta, a sexta edição da Horta Lan Party – Festival Tecnológico da CMH, um evento dedicado às novas tecnologias, com a realização de maratonas de videojogos e diversas competições.

e serviços de última geração, assim como de grandes marcas do sector. O Clube Naval da Horta marcou também presença, durante os três dias do festival, de forma a promover os desportos náuticos praticados na ilha, para miúdos e graúdos.

A novidade da edição de 2015 foi a realização de uma feira tecnológica, onde os visitantes puderam ter contacto com produtos

ir_ao_mar - Nº21, dezembro de 2015

13


PARCERIAS

SÓCIOSCNH

VANTAGENS DOS

ALIMENTAÇÃO

DUTRAS • 3% de desconto em todos os produtos - excepto promoções e produtos tabelados por lei


COMBUSTIVEL

BOMBA COMBUSTíVEL AZORIA • 0,03€ de desconto por litro de combustível • 0,08€ de desconto por kg de gás * * Para a obtenção do desconto de gás, dirija-se ao armazém do Pasteleiro – Angústias (por detrás da bomba de combustíveis). Os descontos do gás também são válidos em entregas ao domicílio

ALOJAMENTO E RESTAURAÇÃO

A ABEGOARIA - CASAS DE CAMPO • 15% de desconto comercial nos preços NET - Excepto promoções e produtos tabelados por lei

BENSAÚDE TURISMO • Alojamento: 10% de desconto sobre o valor da BAR (Best Available Rate) • Hóteis: Hotel Marina Atlântico; Hotel Avenida; São Miguel Park Hotel; Terra Nostra Garden Hotel; Estalagém dos Clérigos; Terceira Mar Hotel; Hotel do Canal; Hotel Açores Lisboa • Refeições: 10% de desconto no Restaurante/Bar do Hotel do Canal

HOTEL MARINA • 15 % de desconto no preço de tabela do valor do alojamento

QUINTA DAS BUNGANVÍLIAS • 15 % de desconto


CASA DAS AREIAS • 20% para o período 01-Outubro a 30-Abril • 5% para o período 01-Maio a 30-Setembro

QUINTA DA MEIA EIRA • 20% para o período 01-Outubro a 30-Abril • 5% para o período 01-Maio a 30-Setembro

CLUBE NAVAL DA HORTA - BAR • LOUNGE • PUB • 10% para os sócios do CNH

COMÉRCIO

CASA DAS MEIAS • 15 % de desconto

NAUTIQUE - PRESENTES DO MAR • 10 % de desconto em todos os artigos


MARÉS & MARINHEIROS • 5% de desconto em todos os produtos

SERVIÇOS

ESPAÇO X • 10% de desconto em todos os produtos - excepto promoções

MARINA DA HORTA • 20 % de desconto no estacionamento das embarcações

SECRETARIA REGIONAL DOS RECURSOS NATURAIS • 20% de desconto sobre o valor do bilhete completo nos Centros de Interpretação Ambiental da Região

QUINTA DAS BUNGANVÍLIAS • 15 % de desconto


TRIBUNA DAS ILHAS • 10% de desconto nas assinaturas anuais

AZORES4FUN • 5% de desconto em todos os produtos

ESTAÇÃO COSTEIRA PORTO DE ABRIGO • Cria as condições para que as embarcações dos sócios do CNH possam usufruir permanentemente do serviço de comunicações prestado pela Estação Costeira Porto de Abrigo

MÚTUA DOS PESCADORES MÚTUA DE SEGUROS,CRL • Marítimo Recreio e Marítimo Turística - 40% desconto • Multirriscos Habitação e Multirriscos Empresas e Condomínio - 40% desconto • Acidentes Trabalho e Acidentes Pessoais - 40% desconto

2 INFNITY • 15% desconto em design gráfico e editorial, web design, branding, multimédia e outros serviços


CLUBE NAVAL DA H

RTA

WINDSURF WINDSURF: REUNIÃO DE PLANEAMENTO, REORGANIZAÇÃO E RESTRUTURAÇÃO DA SECÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ATIVIDADES PARA 2016

A

Secção de Windsurf do Clube Naval da Horta realizou, no início do mês de dezembro, uma reunião de praticantes e interessados de Windsurf, relativa ao planeamento, reorganização e restruturação da Secção.

Por fim, foi ainda criada a Escola de Windsurf, numa medida para iniciar a formação creditada com a Federação, que auxiliará também o crescimento da Secção. Foram abertas as inscrições para o Curso de Iniciação de Windsurf, que contou com muitos interessados. O curso decorre já com normaliO Plano de Atividades da Secção para o ano dade, tendo havido já duas aulas. de 2016 foi apresentado e posto à discussão, adivinhando-se um ano cheio de provas e convívios. Foram também nomeados os membros da Comissão de Secção para o próximo ano, composta por Miguel Morais, João Medeiros, Nuno Rodrigues e Francisco Rosa.

20

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


Plano de Atividades 2016:

21 Maio – Percurso dos Marinheiros – Comemorações do Dia da Marinha

1 Janeiro – Primeiro Vento do Ano – Parceria com Grupo de Banhistas, na Praia do Porto 11 Junho – Travessia do Canal: O Faial visita Pim o Pico – Comemorações do Dia Mundial dos Oceanos 16 Janeiro – Convívio de Amigos – Comemoração do Dia de Amigos, só para wind- 24 Junho – Prova Local de S. João 16 Julho surfistas masculinos – Velas ao Por-do-sol – seguido de festa na Praia do Porto Pim 13 Fevereiro – Batismo de S. Valentim 7 Agosto – Prova Local da Semana do Mar 25 25 Abril – Treino da Liberdade, Preparação Setembro – Prova Local Aniversario do CNH para Triatlo – Comemorações do 25 de Abril 15 Outubro – Memorial António Manuel 30 Abril – Triatlo do Peter (em colaboração Gonçalves – com o patrocínio do Restaucom a Secção de Canoagem e Associação de rante Capitólio Ciclismo) 13 Novembro – Convívio S. Martinho


CLUBE NAVAL DA H

RTA

WIND

PRIMEIRO DIA DE AULAS DO 1º C

D

ecorreu no fim-de-semana passado o primeiro dia do curso de Iniciação de Windsurf do CNH.

A primeira aula foi dada em frente à rampa da Marina da Horta onde os 7 alunos inscritos tiveram o primeiro contacto com a prancha de Windsurf. Foi uma aula bastante divertida e produtiva onde todos os alunos demonstraram uma satisfação imensa de querer aprender e continuar a ter mais aulas. O monitor Francisco Rosa demonstrou também uma grande satisfação

22

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

RTA

DSURF

CURSO DE INICIAÇÃO WINDSURF Fotografia: José Macedo

em ensinar a todos os alunos com paciência e forma divertida que tornam este curso uma forma muito boa para quem quer começar a fazer Windsurf. Desde pessoas de 16 anos até com 52 anos este curso está ainda aberto a inscrições para todos os interessados de todas as idades. Neste momento temos duas turmas de iniciação uma ao sábado de tarde e outra ao domingo de manhã que poderão ter mais inscritos. No próximo fim-de-semana continuam as aulas.

ir_ao_mar - Nº21, dezembro de 2015

23


CLUBE NAVAL DA H

24

RTA

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

RTA

WINDSURF SEGUNDA AULA DO 1º CURSO DE INICIAÇÃO DE WINDSURF

C

ontinua a decorrer o curso de Iniciação de Windsurf, que teve a sua segunda aula no passado sábado, 19 de dezembro, junto à rampa do Cais Velho.

À semelhança da primeira aula, foi uma tarde bastante animada e produtiva. O monitor, Francisco Rosa, não podia estar mais satisfeito com a turma, que se tem mostrado empenhada e dedicada para aprender esta modalidade. A experiência está a ser bastante positiva, quer para o professor, quer para os alunos. Relembram-se todos os potenciais interessados, de todas as idades, que as inscrições continuam abertas, devendo para tal contactar a Secretaria do CNH. Neste momento, há duas turmas de iniciação: uma ao sábado de tarde e outra ao domingo de manhã, podendo ambas receber mais alunos.

ir_ao_mar - Nº21, dezembro de 2015

25


CLUBE NAVAL DA H

26

RTA

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011


CLUBE NAVAL DA H

RTA

WINDSURF PRIMEIRO BANHO DO ANO JUNTA BANHISTAS E WINDSURFISTAS, NO PRÓXIMO DIA 1 DE JANEIRO

A

Secção de Windsurf do Clube Naval da Horta juntou-se à Câmara Municipal da Horta e ao Grupo de Banhistas para promover o evento do Primeiro Banho do Ano. Este convívio anual junta já muitos entusiastas na Ilha do Faial, que iniciam o novo ano com um mergulho nas águas do Porto Pim, na manhã do dia 1 de janeiro. Este ano, o convite é também estendido a todos os windsurfistas e interessados no windsurf. O convívio dos banhistas é iniciado pelas 11h00, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários da Horta, fazendo depois o percurso até à Praia do Porto Pim. Paralelamente, a Secção de Windsurf iniciará os trabalhos de preparação e montagem de material, pelas 10h30, junto à Fábrica da Baleia. Pelas 11h30, as velas saem para o mar e os windsurfistas poderão fazer a demonstração da modalidade, enquanto os banhistas fazem o aquecimento. Pelas 12h00, ao som da buzina, todos os presentes serão convidados para o habitual primeiro mergulho do ano, seguindo-se um lanche com caldo de peixe e outras iguarias. Cada pessoa poderá ainda levar pão ou bolo de milho, bebidas ou outros petiscos. Para os mais corajosos, às 13h00 está ainda programado um regresso ao mar. NOTA: Durante o Convívio, o material de Windsurf pode ser guardado nos balneários da Praia do Porto Pim. PROGRAMA: 10h30 – Montagem do material na relva junto à Fábrica da Baleia 11h00 – Briefing para organizar a saída 11h30 – Velas para o mar, enquanto os banhistas aquecem pela praia 12h00 – Mergulho para o mar, ao som da buzina 12h10 – Convívio/lanche 13h00 – Regresso ao mar

ir_ao_mar - Nº21, dezembro de 2015

27


RTA

CLUBE NAVAL DA H

DESDE 1947 PRÉMIO DE EXCELÊNCIA DESPORTIVA 2011 WWW.CNHORTA.ORG

MONTAGEM: ARTUR SIMÕES TEXTOS: ANA BORBA 28

CNH - Desde 1947 - Prémio de Excelência Desportiva 2011

Ir_ao_mar - Nº21 - Dezembro 2015  

Revista mensal sobre a atividade do Clube Naval da Horta

Ir_ao_mar - Nº21 - Dezembro 2015  

Revista mensal sobre a atividade do Clube Naval da Horta

Advertisement