Festas Populares de São Pedro 2024 // Programa

Page 1

1
C M Y CM MY CY CMY K ai168552135015_Artes_Finais_Folheto_A5.pdf 1 31/05/2023 09:22:31

O regresso das Festas

Um ano depois, no dia 25 do mês de junho, as Festas Populares de São Pedro vão regressar à cidade. Entre concertos, bandas de música, bailaricos, folclore, marchas populares, touradas, esperas, largadas, arraiais, arrematações e procissões em honra do santo pescador, o São Pedro, a Câmara Municipal de Montijo, a Comissão de Festas e o movimento associativo da cidade propõem uma programação repleta de alegria e de encontros, com propostas tão ecléticas que vão do popular ao experimental.

As festas populares de Montijo contam novamente com o envolvimento do movimento associativo, desde as inúmeras tertúlias tauromáquicas até à Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA), os verdadeiros embaixadores da cultura montijense, com o tradicional almoço da Classe Piscatória, a noite do pescador e o marcante almoço do pé na areia, com charangas populares, ranchos folclóricos, bailes e sevilhanas.

A procissão fluvial e a tradicional lavagem na Ermida do senhor dos Aflitos também estão de volta, assinalando da melhor forma o mês de junho, o mês dos santos populares, com os inúmeros barcos tradicionais do Tejo engalanados e os muitos andores das igrejas de todo o concelho. Na noite de São Pedro, o ansiado regresso à Avenida dos Pescadores, para ver a grandiosa procissão noturna encabeçada pela banda a cavalo da GNR, com a presença do Reverendíssimo Bispo de Setúbal e acompanhada pela classe piscatória, numa manifestação da devoção em honra de santo pescador. Para além das muitas dezenas de arraiais populares, das largadas, das touradas, das exposições de embarcações tradicionais do Tejo e das visitas aos museus e Igreja Matriz em torno da história da cidade e do seu santo pescador, o São Pedro, as Festas Populares de Montijo incluem ainda centenas de espetáculos nos palcos espalhados pelas avenidas e ruas da cidade, ou o Bairro dos Pescadores em Festa com os seus becos engalanados.

Sobre o palco principal das festas, no Cais dos Vapores, atuam vários músicos e grandes vozes da atualidade, Os Anjos, Bárbara Bandeira e Mariza, que vão trazer ao público os grandes êxitos dos respetivos reportórios. Espetáculos gratuitos e inéditos para ouvir canções intemporais que contam histórias de vida e da cultura. Para encerramento das Festas, na frente ribeirinha da cidade, o concerto musical de Mariza, homenageia a cultura portuguesa, com o atrativo adicional de partilhar com o público o grandioso do fogo de artificio de encerramento e a tradicional queima do batel.

Toda a programação pode ser encontrada neste programa oficial das Festas Populares de São Pedro 2024.

O Presidente da Câmara Municipal de Montijo

3 Saudação
Nuno Canta
4

Os dias mais esperados do ano!

Certamente partilho com muitos de vós as mesmas memórias das nossas Festas Populares de S. Pedro. As memórias de quando eramos crianças e esperávamos o ano inteiro pela ida à feira com a família para andar de carrossel. As memórias já de jovens adultos quando as noites da festa são entre amigos na rua das largadas, nos Pescadores, ou mais recentemente, nos espaços e palcos que juntam milhares de jovens. As memórias da primeira saída do Bibe Elétrico, da beleza da nossa procissão fluvial ou da majestosidade da nossa procissão noturna.

Memórias que vamos revivendo todos os anos, numa construção coletiva que representa muito da nossa identidade e cultura. Foi, por isso, com particular honra que recebi o convite para pertencer à Comissão de Festas, juntamente com mais 13 outros elementos que diariamente, há já largos meses, trabalham para o sucesso de mais uma edição das Festas Populares de S. Pedro.

O objetivo é sempre o mesmo: fazer umas festas que sejam um motivo de orgulho para todos os montijenses, que continuem a ser o principal evento da cidade, atraindo milhares de visitantes para momentos de partilha e de convívio e afirmando-se como uma das mais importantes festividades da região.

A nossa meta não é fazer mais. É fazer sempre melhor pelas Festas Populares de S. Pedro e pelo Montijo! Quisemos, por isso, dar particular atenção às questões logísticas e às condições que oferecemos a quem vai participar e atuar nas festas. Relativamente aos eventos, mantivemos o esquema habitual com os três concertos principais (Anjos, Bárbara Bandeira e Mariza) e mais três de artistas populares; as oito largadas de touros, as procissões fluvial e noturna; as marchas populares; os momentos dedicados ao movimento associativo nos palcos da Praça da República e da Avenida; os espaços dinamizados exclusivamente por associações do concelho; a vivência junto ao rio onde decorrem várias atividades e o final grandioso com o fogo de artifício e a queima do batel.

Não poderia terminar estas linhas sem agradecer sincera e genuinamente a todos os serviços da câmara municipal, empresas, outras entidades e a todas as associações (e são muitas!) do nosso concelho que colaboram na organização e dinamização do programa das Festas. Um agradecimento muito especial, para o qual a dimensão das palavras é insuficiente, para os meus colegas e parceiros nesta caminhada da Comissão de Festas:

António Castor, António Filipe, Carlos Marques, Eduardo Martins, Joaquim Vintém, Márcio Chapa, Manuela Marcelino, Miguel Alves, Nuno Garrete, Paulo Brás, Rute Barão, Sérgio André e Tânia Guerreiro.

Aguardamos, com expetativa, um ano inteiro por estes sete dias! Agora é pedir a São Pedro para nos presentear com noites de verão quentes e longas e vivermos, em conjunto, mais um ano de enorme êxito para as nossas e vossas Festas Populares de S. Pedro.

Viva as Festas Populares de S. Pedro!

Viva o Montijo!

A Presidente da Comissão

5 Mensagem

Funerária Parreira

De: João Parreira

Ao mais baixo preço com máxima qualidade.

*Facilidades de pagamento. Inteiramente de confiança, 10 anos a servir.

Tel: 21.2300461 – 96.6348425

Praça 1º de Maio, nº 21 – Montijo Ao lado do Hospital

6
7
8

19h00 Abertura Oficial das

Festas Populares de São

Pedro Paços do Concelho

20h30 Dançar é Aqui

Palco Dance Fusion

21h00 Há Dança no Arraial Dance 2 You

(Soc. Fil. 1.º de Dezembro)

Escola Mais Dança

Palco Arraial dos Pescadores

21h00 Noite de Artes Marciais

Clube de Judo Montijo Academia Musical União e Trabalho

Domus Fight Jiu Jitsu

Banda Democrática 2 de Janeiro

Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro Praça da República

21h30 Ensemble AMUT Palco Avenida

21h30 Bond Palco Quadrada

22h00 Baile com Veríssimo Silva Palco Motoclube

22h30 Atuação Mad G Wine Palco Praça da República

22h30 Bailarico Popular com Carla Show

Palco Dance Fusion

22h30 Concerto de Abertura

Anjos

Palco Zona Ribeirinha

23h15 Kooyha Sound Palco Quadrada

00h00 Bibe Elétrico

00h00 Avô das Batidas Palco Dance Fusion

01h00 Gamiix Palco Dance Fusion

00h30 1.º Largada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

25 de Junho terça-feira

9

Dia 25 | terça-feira

1.ª Largada 00h30

Dia 26 | quarta-feira

1.ª Entrada 18h30

2.ª Largada 19h00

Dia 27 | quinta-feira

2.ª Entrada 18h30

3.ª Largada 19h00

4.ª Largada 00h30

Dia 28 | sexta-feira

5.ª Largada 03h30

Dia 29 | sábado

6.ª Largada 01h00

Dia 30 | domingo

3.ª Entrada 21h30

7.ª Largada 22h00

Dia 1 | segunda-feira

4.ª Entrada 18h30

8.ª Largada 19h00

Espectáculos não recomendados a menores de 16 anos.

A organização das Festas Populares de S. Pedro não se responsabiliza por quaisquer danos ou acidentes no recinto das Entradas e Largadas de Touros no decorrer das mesmas.

11
12

A organização das Festas Populares de S. Pedro é da responsabilidade da Câmara Municipal do Montijo, com o apoio da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense - SCUPA, do Motoclube do Montijo e da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.

No decorrer das festividades serão registadas imagens fotográficas e em vídeo para promoção e divulgação do evento.

13

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

apoia as Festas Populares de S. Pedro 2024

10h00 Demonstração da Unidade Cinotécnica da BA6

Atividade Infantil Parque Municipal (junto ringue)

11h00

Arruada Batucando (Av. dos Pescadores e Mercado) Arruada ANAU (Alto das Vinhas Grandes)

18h30 1.ª Entrada de Touros Rua Joaquim de Almeida

19h00 2.ª Largada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

21h00 – Aula Prática de Toureio de Avaliação com Reses Bravas Org: Escola Taurina do Montijo Praça de Toiros (Entrada Gratuita)

21h00 Noite Sinfonias & Eventos

Palco Praça da República

14

21h30 We Can Dance

Palco Quadrada

22h00 Party Rockers

Palco Quadrada

22h00 Concerto com Chave D’Ouro

Palco da Avenida

22h00 Baile com Trio Arte Nova

Palco Motoclube

22h00 Arraial Solidário

(angariação de fundos a favor da Cercima)

Martim Saragaço D’ Aires Convida

Palco Arraial dos Pescadores

22h00 Baile com Nélio Pinto Org: Tertúlia Passa Sede Rua Joaquim de Almeida

23h45 DJ Fusion Boy Palco Quadrada

Junho

26 de
quarta-feira
16

ESTAMOS CÁ POR UM BEM MAIOR

Não há melhor retorno que o investimento feito nas pessoas e no ambiente. Por isso, aplicamos o nosso dinheiro na proximidade, na interajuda, no desenvolvimento social e na sustentabilidade.

Acreditamos que não é o dinheiro que faz girar o mundo, mas sim o bem que se pode fazer com ele.

Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, CRL registada junto do Banco de Portugal sob o nº 9000

O Banco nacional com pronúncia local Desde 1911

Para mais informações:
#SustentabilidadeCA creditoagricola.pt
PUBLICIDADE 10/2022 C M Y CM MY CY CMY K

27 de Junho quinta-feira

11h00 Arruada Batucando (Afonsoeiro)

Arruada ANAU

(Praça da República)

18h30 2.ª Entrada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

19h00 3.ª Largada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

20h30 Dançar é Aqui

Palco Dance Fusion

21h00 Banda

Filarmónica

da AMUT

Palco Praça da República

21h30 Concerto com Banda Acesso

Palco Avenida

21h30 Grupo de Percussão Batucando Palco Quadrada

22h00 Divã Palco Quadrada

22h00 Baile com Veríssimo Silva Palco Motoclube

22h00 Hay Fiesta no Arraial com Sevilhanas Palco Arraial dos Pescadores

22h30 Banda da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro

Palco Praça da República

22h30 Concerto com Bárbara

Bandeira

Palco Zona Ribeirinha

22h30 Pedro Monchique

Palco Dance Fusion

23h15 Persona 77

Palco Quadrada

23h30 Há Música no Arraial com DJ Fuzo

Palco Arraial dos Pescadores

00h00 Dandy Lisbon

Palco Dance Fusion

00h30 4.ª Largada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

00h30 DJ Pedro R

Palco Quadrada

27 de Junho quinta-feira

20

MONTIJO

09h00 XII Encontro de Embarcações Tradicionais de São Pedro

Zona Ribeirinha

Org: SCUPA

09h30 Viver o Cais (passeios marítimos em embarcações tradicionais abertos à população)

Zona Ribeirinha

Org: SCUPA

11h00

Arruada Batucando (Mercado Municipal)

Arruada ANAU (Praça da República)

12h00 – Almoço Volante (para os arrais das embarcações do XII Encontro de Embarcações

Tradicionais de São Pedro)

Org: SCUPA

18h00 – Festa S. Pedro no B.º Barrosa (junto ao Projeto Unibairro)

Bailarico com Bibe, DJ Aldeano, Comes e Bebes

Org: Santa Casa Montijo

18h00 – Festa S. Pedro no B.º Esteval (junto ao Projeto Roda)

Bailarico com Bibe, DJ, Comes e Bebes

Org: Santa Casa Montijo e Núcleo Papa Francisco

20h30 Dançar é Aqui

Palco Dance Fusion

21h00 III Noite de Fados a Bordo

Zona Ribeirinha

Org: ANAU

21h00 Ginastrada

Ginásio Clube do Montijo

Largo da Sibéria

21h00 Zumba por Areias Strong Club

Palco Avenida

21h30 Noite de Atividades da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro

Palco Praça da República

21h30 The Orange Buzz Band Palco Quadrada

21h30 Orquestra Nova Terra da Banda Democrática 2 de Janeiro

Palco Arraial dos Pescadores

22h00 Baile com Marco Pinto

Palco Motoclube

28
de Junho sexta-feira

22h00

Corrida de Toiros

Praça Amadeu Augusto dos Santos

22h00 Concerto com Maxi

Palco Avenida

22h30 Pedro Monchique

Palco Dance Fusion

22h30 Ricardão Muxima

Humor QB, Música e Afins

Palco Arraial dos Pescadores

23h00 Sede Bandida

Palco Quadrada

00h00 Carlos Manaça & Guitos Live

Palco Dance Fusion

00h00 Sinfonias nos Pátios

Arruada pelo Grupo Sinfonias & Tradições

Bairro dos Pescadores e Rua Joaquim de Almeida

00h00 Noite do Pescador

Tradicional Massinha de Peixe Comes & Bebes

Animação musical com Duo

João Tendeiro e Ricardo Jorge

Org: SCUPA

Av. dos Pescadores (junto à SCUPA)

00h00 Há Bailarico no

Arraial com DJ Pedro R

Palco Arraial dos Pescadores

00h30 Grande Noite de Comes e Bebes

Rua Joaquim de Almeida

01h00 DJ Balakov

Palco Quadrada

03h30 5.ª Largada de Touros

Rua Joaquim de Almeida 28

de Junho sexta-feira

Mapa das Festas

Comissão de Festas

Palcos

Procissão S. Pedro

Procissão Fluvial

Feira/Divertimentos

Largadas

Fogareiros

24 8
Palco d’A Quadrada Palco Praça República Palco Avenida Palco Motoclube Palco Rédea Curta Palco Arraial dos Pescadores Palco ZONA RIBEIRINHA
25

Atalaia MUSIC FEST

e 20 julho

Escadaria do Santuário

Nossa Senhora da Atalaia 19

Num dos locais mais emblemáticos do nosso Concelho, com Lisboa como pano de fundo, Atalaia recebe dois concertos de música clássica que encerram desta forma a programação do Montijo Lugar de Encontros. Estamos à sua espera!

19

jul.

21h30 sexta

Orquestra

Gulbenkian música

Uma fascinante viagem musical pela música do século XX, ao longo da qual a Orquestra Gulbenkian e o maestro Pedro Amaral interpretam um programa que celebra a criatividade e a mestria de compositores ibéricos e franceses célebres. Desde o poder e grandiosidade da Abertura Sinfónica n.º 2 de Joly Braga Santos, até ao virtuosismo e energia do Stacatto Brilhante, do mesmo compositor, passando pela atmosfera vibrante e colorida de El sombrero de tres picos de Manuel de Falla, e pelo mistério do Scherzo Phantastique de Luís de Freitas Branco. O Concerto termina com o icónico Bolero de Maurice Ravel, com a sua melodia hipnótica e crescendo irresistíveis.

Concebido pela OPART e pelo Teatro Nacional de São Carlos em parceria com o Festival Estoril Lisboa.

20

jul.

sábado

21h30

Orquestra Sinfónica do

CRAM

música

O fado e a zarzuela são ambos géneros musicais tradicionais com raízes profundas nas respetivas culturas. O fado é um género musical português que geralmente expressa sentimentos de saudade, nostalgia, melancolia e amor. Por outro lado, a zarzuela é um género musical espanhol que combina música, canto e teatro. Com origem em Espanha no século XVII e geralmente apresenta uma mistura de elementos cómicos e dramáticos. Em resumo, enquanto o fado português é mais focado em expressar emoções profundas e melancólicas através da música e da poesia, a zarzuela espanhola é uma forma mais diversificada de entretenimento que combina música, canto, dança e teatro para contar uma variedade de histórias.

26
27

08h30 V Cruzeiro

em Honra de S. Pedro

(limitado à lotação das embarcações)

Zona Ribeirinha

Org: ANAU

09h00 Saída da Procissão Fluvial rumo à BA6

(acompanhamento limitado à lotação das embarcações)

Zona Ribeirinha

15h00 Romagem ao

cemitério de São Sebastião

Homenagem Póstuma aos Pescadores e Elementos da Comissão de Festas

Org: SCUPA

17h00 Visita às Varandas e Burladeros de S. Pedro

17h00 Santos da Casa

Palco Quadrada

18h00 DJ Wellness

Palco Quadrada

19h00 Dance Fusion & Friends

Palco Dance Fusion

20h00 Mais Dança Apresenta

11h00

Arruada Batucando

(Praça da República e Av. dos Pescadores)

11h00 Receção da Procissão Fluvial no Cais das Faluas

(a procissão segue até à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e é seguida de Missa Solene de S. Pedro)

Zona Ribeirinha e Igreja Matriz

15h00 Open de Xadrez Festas Populares de S. Pedro

Ateneu Popular do Montijo

Quinta do Saldanha

Palco Arraial dos Pescadores

29 de Junho sábado

21h30 Procissão

Noturna de S. Pedro

Participação:

Charanga a Cavalo da GNR

Fanfarra dos B.V.Montijo

Banda da S.F.1.º Dezembro

Banda da AMUT

Banda S.F.P.L. Samouquense

23h00 II Noite Popular Mylla Moreno “A Imperatriz”

(após a procissão)

Palco Arraial dos Pescadores

23h00 Baile com Trio Arte Nova (após a procissão)

Palco Motoclube

00h00 Shakra

Palco Quadrada

00h00 Baile da Ciumenta

(o melhor baile funk da Europa)

Palco Dance Fusion

00h30 Há Bailarico no Arraial com DJ Pedro R

Palco Arraial dos Pescadores

01h00 Bibe Elétrico

01h00 6.ª Largada de Touros Rua Joaquim de Almeida

02h00 DJoana

Palco Quadrada

29 de Junho sábado

30
31

Cais Vivo (todo o dia)

Zona Ribeirinha

Org: ANAU

09h00 Tradicional Lavagem

Saída junto à sede da SCUPA

acompanhada pela Charanga das Fresquinhas rumo à Ermida do Nosso Senhor dos Aflitos

Org: SCUPA

10h30 Jogo Solidário (CERCIMA)

comemorativo do 35.º aniversário da conquista do Campeonato

11h00 Tradicional

Arrematação

de Bandeiras e Imagens, acompanhada pela Charanga das Fresquinhas

Av. dos Pescadores (junto à SCUPA)

Org: SCUPA

13h00 Tradicional Almoço da Classe Piscatória

Org: SCUPA

13h00 Almoço Pé na Areia

Rua Joaquim de Almeida

17h00 Sunset com Pedro R

Org: Tertúlia Passa Sede

Rua Joaquim de Almeida

17h30 Tarde

Nacional da 3.ª Divisão Futebol

Inserido na exposição

“O Desportivo, um clube no coração”

Campo Municipal da Liberdade

Org: Ateneu Popular do Montijo

11h00

Arruada Batucando

(Bairro do Esteval)

Arruada ANAU

(Rua Joaquim de Almeida)

11h00 VIII Concurso de Embarcações

Engalanadas

Zona Ribeirinha

Org: ANAU

Infantil

Espetáculo o Recreio da Anita Insufláveis

Palco Praça da República

17h30 Xadrez Gigante

Ateneu Popular do Montijo

Praça da República

30 de Junho domingo

18h30 V Festival

Percussão da ANAU

Avenida dos Pescadores | Praça Gomes

Freire de Andrade

20h00 Dança Montijo

Palco Dance Fusion

20h30 Grupo Coral do Montijo

Palco Avenida

21h00 Marchas Populares

Centro de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montijo

Academia Sénior de Pegões e Canha Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sarilhos Grandes

Academia Sénior de Atalaia e Alto

Estanqueiro-Jardia

Grupo Desportivo de Ribeira de Frades

ANAU a Marchar

AHBV de Carcavelos e São Domingos de Rana

Grupo Desportivo Setubalense Os 13

Avenida dos Pescadores (Bancada junto à Sibéria, gratuita, lotação limitada)

21h00 Noite de Atividades

Banda Democrática

2 de Janeiro

Palco Praça da República

21h30 Sinfonias & Eventos

(UDC, Mundo à Solta, MindSet e outros projetos da Escola de Artes Sinfonias & Eventos)

Palco Quadrada

21h30 3.ª Entrada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

22h00 7.ª Largada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

22h00 Baile com Paulo Gamito

Palco Motoclube

22h00 III Grande

Noite de Fados

Fernanda Mendes

António Grilo

Rosa Marques

Américo Pires

Laurinda Oliveira

Carlos Borgas

Guitarra: Cláudio Lucas

Viola: João Costa

Palco Arraial dos Pescadores

22h30 Dance Fusion X Fly Club

Mc Marcinho X

Maz3r X Waldo X Fejsa

Palco Dance Fusion

01h00 Santos da Casa

Palco Quadrada

30
domingo
de Junho

Sistemas de Rega | Pivots | Maquinas de Rega | Alfaias

Sistemas de Rega | Tratores e Alfaias Agrícolas

Agrícolas | Pulverização | Material para Jardim

Pulverização | Material para Jardim

34
Assitência Tecnica Garantida Visite-nos em: www.irrifarm.pt Estrada Nacional Nº. 4 * Atalaia * 2870 -700 Montijo Pacífico
35
36

11h00

Arruada Batucando (Praça da República) Arruada ANAU

(Colinas do Oriente)

18h30 4.ª Entrada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

19h00 8.ª Largada de Touros

Rua Joaquim de Almeida

19h00 Santos da Casa Palco Quadrada

20h30 Demonstração Associação Gymno-Desportiva do Montijo

Largo da Sibéria

20h30 Noite Escola de Artes Mais Dança

Palco Praça da República

20h30 Grupo Coral Saudades do Alentejo de S. Grandes

Palco Avenida

21h00 Há Bandas no Arraial

Palco Arraial dos Pescadores

21h00 Festival de Folclore

Rancho Folclórico Juventude Atalaiense

Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Águias” do Alto Estanqueiro

Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Afonsoeiro

Palco Avenida

22h00 Concerto Mariza

22h00 Baile com Veríssimo Silva Palco Motoclube

00h00 Espetáculo de Fogo de Artifício

Piromusical, seguido da tradicional Queima do Batel

Zona Ribeirinha

Para o ano há mais…

01 de Julho segunda-feira

37
39
40

Aqui no Montijo

1 – Oh cidade ribeirinha

Nascida à beira mar

De princesa a rainha

Com a festa popular

Mais um ano se passou

Com São Pedro presente

A festa continuou

O Montijo está contente.

Refrão

Nas Festas de São Pedro

Aqui no Montijo, há toiros e largadas.

Há dança na rua

Enfeites nas casas e flores douradas.

As Festas de São Pedro

Aqui no Montijo são o nosso encanto

De portas abertas

És bem recebido, aqui no Montijo.

2 – Esta festa é a melhor

Com grande animação

Em honra do pescador

Mantendo a tradição

As tertúlias p’ra falar

Uma linda procissão

A melhor de Portugal

Diz Montijo com razão.

Música de: Luís Virgílio Pereira

Letra de: Luís Virgílio Pereira e António Maria Leopoldo Gouveia

42
43
44
45
46
47
1000
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.