Issuu on Google+

Amadeu Augusto dos Santos ANIVERSÁRIO 1957 - 2007 Peças em Exposição

“Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos, 50 anos de Tradição: Entre o Passado e o Presente”


1 Cartaz a anunciar uma corrida de touros em Aldegallega, Domingo, 2 de Agosto de 1908, promovida pela Sociedade Phylarmonica 1º de Dezembro. Cedência da Família de António Ramalho 30 cm (alt.) x 21 cm (larg.) 2 Cartaz a anunciar uma corrida de touros em Aldegallega, Domingo, 2 de Setembro de 1917 promovida pela Junta Patriotica. Cedência de Vasco Lucas 41 cm (alt.) X 15 cm (larg.)

46


3 Cartaz a anunciar uma corrida de touros em Aldegallega, Domingo, 30 de Junho de 1918, corrida de inauguração da presente época, com o cavaleira Justiniano Gouveia e o matador de touros Jeronimo Plaz Flores de Sevilha.

4 Cartaz a anunciar uma corrida de touros em Aldegallega, Domingo, 20 de Julho de 1924, corrida à Hespanhola em benefício do orfanato de Aldegalega dedicada à Colonia Hespanhola residente nesta vila.

Cedência de Joaquim Belo 29 cm (alt.) x 21 cm (larg.)

Cedência de Joaquim Belo 29,5 cm (alt.) x 23 cm (larg.)

47


6 Fato de Augusto Gomes Júnior, fato de cor verde bordado a prata, com motivos vegetalistas, constituído por jaqueta, jaleco (colete) e falaguilha (calções). Utilizado pelos toureiros a pé. 5 Cartaz da Alternativa de Augusto Gomes Júnior, na Praça de Touros de Constantina, Domingo, 10 de Agosto de 1947, com Antonio Bienvenida e Jaime Marco “El Choni”. Cedência de Augusto Gomes Júnior 31,5 cm (alt.) x 21 cm (larg.)

Cedência de Augusto Gomes Júnior 7 Montera, chapéu característico do toureiro a pé, de cor preta e feito de lã entrançada. Utilizada pelos toureiros a pé. Cedência de Augusto Gomes Júnior 8 Sapatilhas, par de sapatilhas, de cor preta com um laço da mesma cor na parte da frente. Utilizadas pelos toureiros a pé. Cedência de Augusto Gomes Júnior

48


9 Casaca, casaca de toureiro a cavalo do século XIX, em veludo de cor castanha, forrada a cetim, com punhos de renda. Botões em latão esmaltados com motivos vegetalistas. Cedência da Família de Cristiano Mendonça 10 Ferro curto, constituído por uma parte em madeira com a ponta metálica em arpão, decorado com papel e fitas coloridas. Utilizado pelos toureiros a cavalo durante a lide. Cedência de Vitor Costa 83 cm (comp.) 11 Ferro de palmo, constituído por uma parte em madeira com a ponta metálica em arpão, decorado com papel e fitas coloridas. Utilizado pelos toureiros a cavalo durante a lide. Cedência de Vitor Costa 41,5 cm (comp.)

49


12 Cartaz a anunciar uma corrida de touros em Montijo, Domingo, 9 de Outubro de 1938, em homenagem ao Asilo de S. José, com Augusto Gomes. Cedência da Biblioteca Municipal de Montijo 32 cm (alt.) x 22 cm (larg.)

50

13 Cartaz a anunciar uma corrida de touros em Montijo, Domingo, 9 de Julho de 1944, com os cavaleiros João Núncio e Vasco Jardim, com os matadores de touros mexicanos Fermin Riviera e António Rangel, lide à espanhola, 4 toiros desembolados. Cedência da Biblioteca Municipal de Montijo 42 cm (alt.) x 30 cm (larg.)


14 Planta da Praça de Touros de Montijo (1957) Cedência do Arquivo Municipal de Montijo 99 cm (alt.) x 104 cm (larg.) 51


52

15 Cabeça de touro, cabeça do primeiro touro que foi toureado na corrida de touros da inauguração da Nova Praça de Touros de Montijo (1 Setembro de 1957).

16 Embolas (par), cones em cabedal com uns copos em metal no interior. Utilizadas como protecção das hastes do animal durante as corridas de touros.

Cedência da Santa Casa da Misericórdia de Montijo 79 cm (comp) x 46 cm (larg.) x 67 cm (alt.)

Cedência de Vitor Costa 43 cm (comp.) x 18 cm (larg.)


17 Cartaz a anunciar a corrida de touros inaugural da Praça de Touros de Montijo, Domingo, 1 de Setembro de 1957, tourada à antiga portuguesa com os cavaleiros Fernando Salgueiro, Francisco Mascarenhas, Manuel Conde e Luís Ataide e os forcados de Santarém divididos em dois grupos.

18 Cartaz a anunciar o programa das festas de inauguração da nova praça de touros de Montijo. Cedência da Tertúlia Tauromáquica de Montijo 44,5 cm (alt.) x 32,5 cm (larg.)

Cedência da família de Manuel Flores 41,5 cm (alt.) x 30 cm (larg.)

53


19 Colcha em cetim de retalhos, elaborada com cartazes de corridas de touros e uma estampa ao meio com a inscrição “Praça de Toiros de Montijo” e com representação da própria praça, um touro uma mulher com o brasão, um campino a cavalo e uma mulher ao lado. Estampa pintada por Amadeu Augusto dos Santos. Utilizada como elemento decorativo das janelas durante o cortejo de inauguração da Praça de Touros. Oferta à Câmara Municipal de Montijo de Maria Horta Mimoso 223 cm (comp.) x 162 cm (larg.) 54


20 Prato em barro pintado com motivos vegetalistas no bordo e ao meio uma representação de um cavaleiro a tourear e um bandarilheiro. Tem a inscrição “Recordação da primeira corrida em Montijo”. Constituiu um dos objectos oferecidos durante a corrida de touros inaugural da Praça de Touros. Museu Municipal de Montijo 46 cm (diâm.) 21 Prato em barro pintado com motivos vegetalistas no bordo e ao meio uma representação de um cavaleiro. Tem a inscrição “Recordação da primeira corrida em Montijo 1-9-1957”. Constituiu um dos objectos oferecidos depois a corrida de touros inaugural da Praça de Touros. Cedência da Santa Casa da Misericórdia 45 cm (diâm.) 22 Prato em barro pintado com motivos vegetalistas no bordo e ao meio uma representação de dois bandarilheiros. Tem a inscrição “Recordação da primeira corrida em Montijo 1-9-1957”. Constituiu um dos objectos oferecidos depois a corrida de touros inaugural da Praça de Touros. Cedência da Santa Casa da Misericórdia 34 cm (diâm.)

55


24 Fato de cavaleiro, constituído por casaca azul escura bordada a prata, colete, camisa e calções. Utilizado pelos toureiros a cavalo. Cedência de Luís Rouxinol 23 Cartaz a anunciar a corrida de touros de inauguração do Mercado municipal e Cine-Teatro Joaquim de Almeida Domingo, 20 de Outubro de 1957.

Cedência da família de Manuel Flores 42 cm (alt.) x 29,5 cm (larg.)

25 Botas de montar, botas pretas de cano alto para montar. Utilizado pelos toureiros a cavalo. Cedência de Luis Rouxinol 26 Ferro comprido, constituído por uma parte em madeira com a ponta metálica em arpão, decorado com papel e fitas coloridas. Este ferro encontra-se dividido em duas partes ficando uma no lombo do touro e a outra com o cavaleiro que tem uma bandeira. Utilizado pelos toureiros a cavalo durante a lide. Cedência de Vitor Costa 132 cm (comp.)

56


constituído por jaqueta vermelha com motivos vegetalistas, camisa branca, calções castanhos, meias de renda, gravata e cinta vermelhas.

28 Fato de forcado dos Amadores de Montijo, constituído por jaqueta bordeaux com motivos vegetalistas, camisa branca, calções castanhos, meias de renda, gravata e cinta vermelhas, barrete de campino vermelho e verde.

Cedência da Tertúlia Tauromáquica de Montijo

Cedência de António Sécio.

27 Fato de forcado da Tertúlia Tauromáquica de Montijo,

29 Sapatos, sapatos de cabedal com atacadores e pala. Utilizado pelos forcados. Cedência de António Sécio 57


30 Fato de toureiro a pé, fato de cor verde bordado a prata, com motivos vegetalistas, constituído por jaqueta, jaleco (colete) e falaguilha (calções). Utilizado pelos toureiros a pé. Cedência de António José Martins 31 Montera, chapéu característico do toureiro a pé, de cor preta e feito de lã entrançada. Utilizada pelos toureiros a pé. Cedência de Francisco Plirú 10 cm (alt.) x 36 cm (larg.) 32 Sapatilhas, par de sapatilhas, de cor preta com um laço da mesma cor na parte da frente. Utilizadas pelos toureiros a pé. Cedência de António José Martins 33 Bandarilhas (par), constituídas por uma parte em madeira com a ponta metálica em arpão, decorado com papel e fitas coloridas. Utilizado pelos toureiros a pé durante a lide. Cedência de António José Martins 67 cm (comp.)

58


34 Capote de tourear ou de brega, capote em tecido de cor rosa e amarela, com a inscrição Diego dos Santos. Utilizado pelos toureiros a pé. Cedência de António José Martins

59


60


Fontes Livro de registo de leis, ordens e alvarás, fl. 148, 148v. Câmara Municipal de Montijo, Arquivo Municipal. Livro da receita e despesa dos bens do Concelho de Aldegallega, 1730-1732, fl. 17v. Câmara Municipal de Montijo, Arquivo Municipal. Livro de registo de leis, ordens e alvarás, fl. 148, 148v. Câmara Municipal de Montijo, Arquivo Municipal. Livro de actas da Mesa da Misericórdia, 1862-1909, fl. 21-22; 108v. Santa Casa da Misericórdia de Montijo. Câmara Municipal de Montijo, Arquivo Municipal. Livro de registo de foreiros à Câmara, 1805-1851; Câmara Municipal de Montijo; Arquivo Municipal de Montijo. Autorização administrativa de construção - Processo A/48/1956, Câmara Municipal de Montijo, Arquivo Municipal. O Distrito de Setúbal, 3 de Setembro de 1957. A Província, 5 de Setembro de 1957. Festa, 4 de Julho de 1958, p. 5

Bibliografia ALEIXO, Rui - As Praças de Touros de Montijo: Sograsul, 2000; BULHOSA, Manuel Nascimento Vasquez - Um Século de Toureio Equestre em Portugal: Gráfica Manuel Barbosa & Filhos, Lda., 1ª edição, Lisboa, 1996; CÁCERES, José Manuel - Troféu: Casa do Forcado dos Amadores de Montijo - 1994-1999: Casa do Forcado dos Amadores de Montijo, 2000; DIAS, Mário Balseiro - Visitações e Provimentos da Ordem de Sant'Iago em Aldeia Galega de Ribatejo Volume I, 14861537: Ed. Autor, Montijo 2005. DIAS, Mário Balseiro - Visitações e Provimentos da Ordem de Sant'Iago em Aldeia Galega de Ribatejo Volume II, 15531571: Ed. Autor, Montijo 2006. FERNANDES, Carla Varela (coord.) - O Touro - Mitos, Rituais, Celebração: Câmara Municipal de Alcochete, s/d; Forcados Amadores de Coruche: Museu Municipal de Coruche, 14 Agosto 2006 a 28 Maio 2007; Montijo - Revista da Câmara Municipal de Montijo, Junho 2007; RAMA, José de Sousa - Coisas da Nossa Terra - Breves Noticias da Villa de Aldeia Gallega do Riba-Tejo: Câmara Municipal de Montijo, 2001. Terras Toureiras Montijo: Dossier.

61


62


Amadeu Augusto dos Santos ANIVERSÁRIO 1957 - 2007 Apêndice Fotográfico

“Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos, 50 anos de Tradição: Entre o Passado e o Presente”


1

2

3

4

5

6

65


66

7

8

9

10

11

12


13

14

15

16

17

18

67


68

19

20

21

22

23

24


25

26

27

28

29

30

69


70

31

32

33

34

35

36


37

38

39

40

41

42

71


43

Fotografias: Da 1 à 9 - Cerimónia de homenagem à Comissão Pró-Praça de Touros e de assinatura da acta que ficou depositada sob a porta principal da nova Praça de Touros realizada em 5 de Maio de 1957. Da 10 à 27 - Recepção ao Governador Civil e inauguração da Praça de Touros no dia 1 de Setembro de 1957. Da 28 à 43 - Cortejo à moda do século XVII e corrida de touros à antiga portuguesa por ocasião da inauguração da Praça de Touros no dia 1 de Setembro de 1957.

72


74


Índice 03 - Nota da Comissão Executiva do Cinquentenário da Praça de Touros de Montijo 05 - Nota da Presidente da Câmara Municipal de Montijo 07 - As duas Praças de Touros de Montijo (Amadeu Gomes dos Santos) 13 - Agradecimentos 17 - De Aldeia Galega a Montijo: Subsídios para a história da Tauromaquia 25 - Do Sonho à Realidade: A nova Praça de Touros 35 - Praça de Touros de Montijo: O início de uma nova etapa 45 - Peças em Exposição 61 - Fontes e Bibliografia 63 - Apêndice Fotográfico

75


Ficha Técnica Titulo “Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos, 50 anos de tradição: entre o passado e o presente” - Catálogo da exposição Coordenação Técnica Câmara Municipal de Montijo/Departamento Sócio-Cultural; Comissão Executiva das Comemorações do Cinquentenário da Praça de Toiros de Montijo Execução Rosa Bela Azevedo, Joaquim Baldrico e Micaela Sécio Designer Rita Rebelo Edição Câmara Municipal de Montijo, Agosto de 2007 Tiragem 500 exemplares Impressão Tipografia Peres Divulgação DIRP. ISBN 978-989-8122-02-5 Depósito Legal 263236/07



Catálogo Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos