Issuu on Google+

Braganรงa

ACONTECE

N#5 JULHO A DEZEMBRO | 2016


Bragança

ACONTECE

DIRETOR Hernâni Dinis Venâncio Dias EDIÇÃO Município de Bragança TEXTOS E REVISÃO Sandra Canteiro | Miguel Abrunhosa DESIGN Castro Alves FOTOGRAFIA Vários Fotógrafos IMPRESSÃO Casa de Trabalho - Bragança TIRAGEM 4000 exemplares DEPÓSITO LEGAL 388433/15

Município de Bragança Forte São João de Deus 5300-263 Bragança +351 273 304 200 www.cm-bragança.pt www.facebook.com/municipiobraganca


Com o contributo e envolvimento de todos, o ano de 2016 foi de afirmação de Bragança, no contexto nacional e regional. Fomos considerados um dos melhores municípios de Portugal para Viver, Visitar e Investir. Recebemos pessoas de todo o Mundo, para eventos já bem conhecidos, como a Festa da História e as Festas de Bragança. Vivemos, com emoção, a vitória da nossa Seleção e fizemo-lo de uma forma única: na grande final, honrámos a Bandeira Nacional e enchemos, jogo após jogo, a Praça do Europeu. Promovemos o I Festival de Street Art. Recebemos jovens únicos e utentes de instituições do concelho que, com a sua criatividade, deram vida e cor à cidade. O Centro Histórico continua a ser o palco de muitas das nossas festividades, como foi a Festa “Verão Bragança”, que levou para as ruas milhares de pessoas. Em cada ação, continuamos empenhados em elevar o sentimento de pertença e o orgulho dos brigantinos. Neste âmbito, destaque para o projeto da Orquestra Fervença e para o Orçamento Participativo. Organizámos o II Torneio interfreguesias, que levou o desporto-rei às nossas aldeias, numa perspetiva de coesão territorial e social. O desporto tem sido, aliás, uma das nossas grandes apostas: Bragança acolheu, de novo, a Volta a Portugal em Bicicleta e, pela primeira vez, uma prova do campeonato nacional de Trial 4x4, entre muitas outras atividades. Os nossos produtos estiveram expostos em mais uma edição da Norcaça, Norpesca e Norcaça e, sábado após sábado, na Banca na Praça. Fechámos o ano em grande com mais uma edição de Bragança, Terra Natal e de Sonhos (a terceira), um evento que é já uma referência regional e que tem contribuído para dinamizar a economia local, promover o turismo e a Marca Bragança, além-fronteiras. Fruto de uma gestão pautada pelo rigor e pela prossecução dos princípios da economia, eficácia e eficiência, Bragança é o Município com melhor desempenho económico e financeiro na região Norte e o 15.º a nível nacional, entre os 99 municípios de igual dimensão. Que juntos possamos caminhar e alcançar a construção de um território mais inteligente, dinâmico, inovador, orgulhoso e participativo, onde as pessoas são o centro da atuação. Bragança, Somos Todos. Um abraço amigo. O Presidente da Câmara Municipal Hernâni Dias

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

3


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL CULTURA

XVIII FESTIVAL DE FOLCLORE DE BRAGANÇA A 9 de julho, teve lugar o XVIII Festival de Folclore de Bragança, e que contou com a participação de cinco grupos, oriundos de Portugal e Espanha, que animaram as centenas de pessoas presentes na Praça Camões. Organizado pelo Município de Bragança e pela Associação Cultural e Recreativa do Bairro da Mãe d’ Água, com o apoio da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, o evento contou com a participação do Rancho Folclórico da Mãe D’água (Bragança), Rancho “As Tricanas do Cidral” (Póvoa de Varzim), Rancho Folclórico Cantarinhas de Molelos (Tondela), Rancho Folclórico Candaira de Verín (Espanha) e Rancho Folclórico e Etnográfico de Sanfins do Douro.

UM SUCESSO CHAMADO ORQUESTRA FERVENÇA O Teatro Municipal de Bragança recebeu o último espetáculo de 2016 da Orquestra Fervença (dirigido, uma vez mais, por Tim Steiner), a 22 de dezembro, onde houve de tudo um pouco: “batalha” de bolas de papel, caretos que desceram do palco para dançar com o público, brinquedos com luzes e sons, caixinhas de música e cajados, entre tantas, tantas outras surpresas. O terceiro grande espetáculo da Orquestra (depois dos que se realizaram em agosto de 2015 e em agosto de 2016) reuniu, em palco, 80 pessoas, de todas as idades, com e sem formação musical, que se apresentaram perante uma plateia de cerca de 400 pessoas, onde os sons e objetos tradicionais estiveram em destaque.

4

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


CULTURA

O projeto Orquestra Fervença nasceu em 2015, sob a orientação do reconhecido maestro Tim Steiner. Devendo, inicialmente, apresentar-se ao público uma única vez, o sucesso deste projeto agregador foi tanto que, em 2016, realizaram-se diversas iniciativas no âmbito da “Orquestra Fervença”, como o grande espetáculo a 17 de agosto, que levou cerca de 4.000 pessoas à Praça Camões, ou “Fervença Conta… histórias da Raia”, levado a Babe, Caravela, Milhão, Quintanilha e Rio de Onor. Este projeto, promovido pelo Município de Bragança, integra-se na estratégia que visa elevar o sentimento de pertença dos brigantinos e estimular a criatividade, envolvimento e participação da comunidade. “Orquestra Fervença” é, assim, um projeto de dinamização artística na área da música, com pólo central de implementação na cidade de Bragança, que com o envolvimento de todos, tem sido uma verdadeira revolução artística.

“A ESPESSURA DA CINZA”

A Fundação “Os Nossos Livros” acolheu, a 17 de setembro, a apresentação da obra “A Espessura da Cinza”, de Ana Miranda. Natural de Bragança, Ana Miranda integra, atualmente, a equipa portuguesa da Televisão Europeia – EURONEWS, onde trabalha como jornalista/redatora trilingue na secção de Política Internacional.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

5


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL CULTURA

“BRAGANÇA: CULTURA, LAZER, BAIRROS”

José Pêra Fernandes apresentou a sua mais recente obra, “Bragança: cultura, lazer, bairros”, no dia 21 de setembro, na Biblioteca Municipal de Bragança. O livro compila vários artigos, da sua autoria, sobre Bragança.

IV ENCONTRO LITERÁRIO DA LUSOFONIA Decorreu, em Belém do Pará (Brasil), de 7 a 13 de outubro, o IV Encontro Literário da Lusofonia, que contou com a participação de uma delegação do Município de Bragança e da Academia de Letras de Trás-os-Montes. O IV Encontro Literário da Lusofonia coincidiu com a realização do “Círio de Nazaré”, uma das maiores festas religiosas do mundo, envolvendo mais de dois milhão de pessoas unidas pela fé em Nossa Senhora de Nazaré.

6

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


CULTURA

“AS REGIÕES EM TEMPOS DE CRISE NACIONAL E EUROPEIA: PROBLEMAS E PERSPETIVAS”

Foi sob o tema “As Regiões em Tempos de Crise Nacional e Europeia: Problemas e Perspetivas” que decorreu mais uma palestra inserida no Ciclo de Conferências “Biblioteca Adriano Moreira, Conversas sobre Valores e o Futuro”, no dia 23 de setembro, na Biblioteca Municipal - Centro Cultural Adriano Moreira. Proferida por Viriato Soromenho-Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A conferência deu a conhecer alguns dados económicos vivenciados na Europa, durante o período de crise. Foram, ainda, analisadas as causas da crise e as perspetivas futuras das regiões, no contexto europeu.

PECHAKUCHA NIGHT VOL.2 Em pleno foyer do Teatro Municipal de Bragança, o PechaKucha Night vol. 2 voltou a prender a atenção das mais de 100 pessoas que, na noite de 24 de setembro, não quiseram deixar de assistir à segunda edição de um evento que, estando presente em mais de 900 cidades em todo o mundo, chegou, em 2016, a Bragança. Integrado no projeto Orquestra Fervença e na estratégia municipal de tornar Bragança um território mais participativo e orgulhoso, esta segunda edição do evento contou com a presença de António Ramião, António Sá, David Vaz, Miguel Tabuada & Ruben Monteiro, Fernando Alves, Inês Moreira, Leonor Afonso, Luísa Rodrigues, Miguel Moreira e Silva, Pedro Morgado, Rui Freixedelo, Samuel Silva e Tim Steiner.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

7


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL CULTURA

DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

Marina Palácio e Pedro Chagas Freitas celebraram, a 1 de julho, o Dia Mundial das Bibliotecas em Bragança. Marina Palácio deu vida à “Oficina do Lobo” na companhia de crianças de escolas de Bragança, enquanto Pedro Chagas Freitas falou para as mais de 70 pessoas presentes, na Biblioteca Municipal de Bragança.

8

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


EXPOSIÇÕES

“TERRA” DE SEBASTIÃO SALGADO

O preto e branco, imagens fortes e chocantes predominam na exposição “Terra”, inaugurada a 10 de setembro, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, perante mais de 250 pessoas. Sebastião Salgado, considerado por muitos o melhor fotógrafo documental da atualidade, “chega” a Bragança através da exposição “Terra”, que agrega cerca de 45 trabalhos fotográficos, realizados entre 1989 e 1996, e que revelam, um pouco mais, da vida de milhares de trabalhadores rurais do interior do Brasil, os “Sem Terra”. Trata-se de uma coleção doada pelo Instituto Politécnico de Bragança ao Município de Bragança.

“AO ENCONTRO DE SOPHIA”, DE GRAÇA MORAIS

Inaugurada a 10 de setembro, a mostra “Ao Encontro de Sophia”, da transmontana Graça Morais, traz um novo colorido às salas do Centro de Arte Contemporânea que lhe “herdou” o nome. É mais um trabalho de Graça Morais que teve na sua base a amizade existente entre ela e a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, de algumas conversas que trocaram e de desafios que surgiram.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

9


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL EXPOSIÇÕES

“CASA DE ESPANTO, EM TORNO DA COLEÇÃO DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS”

Inaugurada a 29 de outubro, a mostra reúne obras de Ana Jotta, Gaëtan, Jorge Molder, Noronha da Costa, Pedro Sousa Vieira, Ricardo Jacinto, Rosângela Rennó, pertencentes à Coleção da Caixa Geral de Depósitos; e artefactos dos espólios do Museu do Abade de Baçal, do Museu Militar de Bragança e do Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso, tendo como artista convidado Renato Ferrão.

SERVIÇO EDUCATIVO

10

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


EXPOSIÇÕES

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL ADRIANO MOREIRA “EM NOME DAS ROSAS”

(de Anilda Fernandes, inaugurada a 7 de julho)

BIENAL INTERNACIONAL DE GRAVURA DO DOURO

"MASCARADAS. RITOS DE INVIERNO EN ZAMORA"

Inaugurada no dia de 9 de dezembro,a mostra produzida pela Diputación de Zamora a partir do projeto fotográfico e documental de Miguel Ángel Sánchez e da jornalista Nuria Tesón. Integra 55 fotografias sobre as festas dos mascarados da província de Zamora.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

11


DESTAQUES DE MÚSICA E DANÇA CONSERVATÓRIO AGENDA CULTURAL DE BRAGANÇA

Participação dos alunos de Piano na Gala do Desporto, no Teatro Municipal de Bragança.

Concerto Final - IV Ciclo de Música Sacra na Igreja da Sé. 10 de setembro de 2016.

Concerto de Natal das classes de conjunto dos alunos, no Salão de Festas do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia. 16 de dezembro de 2016.

Concerto do Coro BriChoirT no Mercado Municipal. 16 de dezembro de 2016.

O Conservatório de Música e Dança de Bragança realiza, com regularidade, concertos de alunos dos diferentes instrumentos e colabora nas áreas da dança e da música, na promoção e divulgação destas artes, ao mesmo tempo que proporciona um ensino artístico de qualidade.

12

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


TEATRO MUNICIPAL DE BRAGANÇA

SUBIU AO PALCO DAS ARTES… julho Oficinas – construção de Marionetas - Os Meias e os Mangas Tourada à Portuguesa O Barbeiro O Palco na Praça - Union Salsera (Cuba) Branca O Palco na Praça - Luiz Caracol Trio Resiliência O Palco na Praça - Emilia Krull Andantino O Palco na Praça - Bogi Jui

setembro A.L.I.C.E. Gisela João Rei Lear

outubro Dia Mundial da Música - Sofia Escobar & Orquestra Sinfónica da Esproarte Bragança Jazz - Dixies Gringos Jazz Band Bragança Jazz – Filipe Melo Trio & Jordi Rossy Bragança Jazz – Fauska 4Tet Bragança Jazz – Orquestra de Jazz de Matosinhos & Manuela Azevedo Bragança Jazz – Luís Figueiredo & João Hasselberg: Songbird Bragança Jazz – Red Trio & John Butcher XIX Encontro Internacional de Grupos Corais Cidade de Bragança Antes que matem os Elefantes

novembro Ana Moura Brisa ou Tufão Rauss Tuna Barlavento A Fera Amansada Heterotopia e Tal – Dew Hamlete Talvez

dezembro Luísa Amaro O Quebra-Nozes Contos do arco da velha Imágini: dança e música para bebés “O Cão que corre atrás de mim (e o Avô Elísio à janela)” A Menina que vendia fósforos

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

13


DESTAQUES

AGENDAMUNICIPAL CULTURAL DE BRAGANÇA TEATRO

14

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


CENTRO CIÊNCIA VIVA DE BRAGANÇA

Em 2016, o Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) recebeu a visita de 14.080 pessoas. O programa Ciência Viva no Verão em Rede (de julho a setembro) incluiu mais de 30 ações de divulgação de ciência, orientadas por cientistas e/ ou outros especialistas. A 30 de setembro, 300 pessoas participaram na Noite Europeia dos Investigadores, que aconteceu simultaneamente em 40 cidades do País, ao abrigo do projeto “FORESIGHT - capacidade de prever e planear ações num futuro”. Em outubro, regressaram os Cafés de Ciência e os Casulos das Histórias e nasceram as Oficinas Dóing, baseadas no conceito “Faça-você-mesmo”. Teve lugar o 9.º Encontro da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, que reuniu diretores dos 20 Centros do País. A procura por Cogumelos resultou num workshop prático com a participação de 25 pessoas. A “Festa de Halloween para crianças” incluiu experiências de química para os mais pequenos. Em novembro, Pedro Rego apresentou uma parte do seu documentário e livro: Pólo Norte - O degelo final. A convite da Associação de Estudantes Angolanos, o CCVB participou em dois eventos “Sharing Ideas”. Celebrou-se o Dia Internacional de Centros de Ciência, com a realização de um Magusto Científico. De 22 a 26 de novembro, comemorou-se a Semana da Ciência & Tecnologia, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. Em dezembro, teve lugar a semana do Movimento Código Portugal e o CCVB colaborou no evento Bragança, Terra Natal e de Sonhos. 2016 terminou com Astronomia, em que Miguel Salgado, investigador, astrónomo e professor universitário, apresentou o café “Estrela de Belém: ciência ou fé”. Os maiores de 60 anos continuam a participar nas oficinas de ciência, 60+Ciência, que se realizam mensalmente. O CCVB esteve representado na Noite do Professor, em Lisboa. A relação com as escolas secundárias e o IPB, na organização de sessões laboratoriais, continua a ser mantida com o programa “Encontro com um Cientista”. Esteve patente a primeira parte da exposição “Por que somos como somos, a evoluir há 4570 milhões de anos”.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

15


DESTAQUES

AGENDA EVENTOS CULTURAL OUTROS

PRESIDENTE DA REPÚBLICA “PATROCINA” MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA EM BRAGANÇA O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai “patrocinar” o Museu da Língua, a ser criado em Bragança. A garantia foi deixada pelo Chefe de Estado durante a sua visita ao Museu Abade de Baçal, integrada no programa do seu périplo por Bragança, a 5 de julho, no âmbito da iniciativa “Portugal Próximo”.

A visita do Presidente da República incluiu uma passagem pelo quartel dos Bombeiros Voluntários de Bragança, onde anunciou que a corporação vai receber o título de membro Honorário da Ordem de Mérito.

Aproveitando a iniciativa, entregou, ainda, uma menção honrosa ao Presidente da Câmara Municipal de Bragança, em representação do Município de Bragança, pela colaboração na organização do Dia do Bombeiro Português em 2015 e nos Concursos Nacionais de Manobras em 2016. O Instituto Politécnico de Bragança foi o último local por onde passou o Presidente da República em Bragança, onde foi recebido por centenas de alunos estrangeiros, oriundos de mais de 50 países e onde visitou o Centro de Investigação de Montanha. A visita terminou com uma reunião, à porta fechada, com o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, que lhe apresentou algumas das reivindicações do Município de Bragança, nomeadamente no que toca a acessibilidades.

16

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


OUTROS EVENTOS

I CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS LABORATORIAIS

Bragança foi a cidade escolhida para acolher o I Congresso Nacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais e o I Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Biomédicas Laboratoriais, de 28 a 20 de outubro, no Instituto Politécnico de Bragança.

BRAGANÇA RECEBE INVESTIGADORES DE TODO O MUNDO Mais de 350 investigadores, oriundos de cerca de 30 países de todo o mundo (sobretudo da Europa), estiveram em Bragança, de 3 a 7 de outubro, por ocasião do Mountains (que integra a X Convenção Europeia de Montanha e a I Conferência Internacional sobre Investigação e Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha). O Mountains 2016 foi organizado pelo Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e pelo Instituto Politécnico de Bragança, em parceria com outras entidades.

33.º ANIVERSÁRIO DO MUSEU MILITAR DE BRAGANÇA O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, marcou presença nas comemorações do 33.º aniversário do Museu Militar de Bragança, onde também estiveram o Major General e Diretor da Direção de História e Cultura Militar e o Tenente Coronel Diretor do Museu Militar de Bragança, entre outras figuras. Do programa, constou a palestra “Bandeiras de Portugal, Evolução histórica, simbologia e mitos”, proferida pelo Tenente Coronel Abílio Lousada, bem como um momento para imposição de insígnias e a inauguração da exposição temporária “A evolução da fortificação medieval”, patente no exterior da Torre de Menagem. Recorde-se que o Museu Militar de Bragança, entre os espaços tutelado pelo Exército Português, é um dos mais visitados do País, dentro do género, tendo recebido, em agosto, mais de 19 mil visitantes.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

17


DESTAQUES

AGENDA EVENTOS CULTURAL OUTROS

FESTA DA HISTÓRIA 2016 Considerada como a melhor edição de sempre da Festa da História, no que toca à qualidade da programação e ao elevado número de participantes (cerca de 40 mil), o evento contribuiu para a dinamização da economia local, apresentando as Unidades Hoteleiras de Bragança uma taxa média de ocupação, durante os quatro dias (12 a 15 de agosto), de 99%. Fruto da crescente promoção territorial de Bragança, foram muitos os turistas, oriundos de várias localidades de Portugal (Porto, Santa Tirso, Santa Maria da Feira, Aveiro, Lisboa, entre outras) e da vizinha Espanha (Madrid, Barcelona, Santander, Valladolid, Salamanca, Zamora, entre outras), que passaram pelo Castelo de Bragança, onde os cheiros exóticos, os trajes de época, a música e as danças fizeram da viagem ao reinado de D. Sancho I uma aventura memorável. À semelhança do ano anterior, a Festa da História estendeu-se pelas ruas e ruelas da Cidadela de Bragança, onde se podia encontrar a Rua dos Larápios e passar pelo Posto de Controlo, Praça do Sustento, Largo Escuro, Praça dos Ofícios, Área Militar e Encruzilhada. De assinalar, ainda, a crescente participação de voluntários locais, nomeadamente jovens (mais de 80), de todas as idades, que ajudaram a dar vida a este evento.

18

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


OUTROS EVENTOS

O último dia da Festa da História, 15 de agosto, coincidiu com a comemoração do Dia da Freguesia de Santa Maria, que incluiu a Eucaristia Solene em honra de Santa Maria do Sardão, seguida de Procissão. A Festa da História contou com o apoio da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, da Polícia de Segurança Pública de Bragança, dos Bombeiros Voluntários de Bragança e de coletividades locais.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

19


DESTAQUES

AGENDA EVENTOS CULTURAL OUTROS

BRAGANÇA PROMOVIDA NA ARÁBIA SAUDITA

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança foi o único autarca de Portugal convidado a participar na “Municipality Excellence and Expansion Summit”. O Congresso Internacional realizado, nos dias 5 e 6 de outubro, na capital da Arábia Saudita, Riade, teve como objetivo debater as diferentes políticas municipais, no contexto das Smart Cities. De referir que, no ano passado, Bragança integrou o TOP4 das cidades mais inteligentes de Portugal, a par de Lisboa, Porto e Oeiras. Em paralelo ao evento, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança reuniu, ainda, com o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e com o Embaixador de Portugal na Arábia Saudita, Manuel Carvalho.

MAIS SEGURANÇA NA INFORMAÇÃO A segurança da informação classificada, nas organizações nacionais e internacionais, esteve em debate, ao longo de dois dias, na Sala de Atos do Município de Bragança. O Seminário Segurança de Sistemas de Redes de Informação e Comunicação, Informação Classificada e Cibersegurança, promovido pelo Gabinete Nacional de Segurança e pelo Centro Nacional de Cibersegurança, com o apoio do Município de Bragança, nos dias 20 e 21 de outubro, contou com a participação de mais de 60 pessoas, de diferentes instituições públicas e privadas do Distrito de Bragança, e contou com a presença os melhores especialistas do País, ao nível desta temática, como o Diretor-geral do Gabinete de Segurança Nacional, Contra-Almirante António José Gameiro Marques, o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Pedro Veiga, entre outros. A sessão de abertura foi promovida pelo Subdiretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Comandante José Chiotte, natural de Bragança, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

20

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


OUTROS EVENTOS

CENTENÁRIO DO ARQUIVO DISTRITAL DE BRAGANÇA Teve lugar, a 29 de novembro, o arranque das comemorações do Centenário do Arquivo Distrital de Bragança, que contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Subdiretor Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, José Cortês, bem como de alguns autarcas e representantes de instituições do distrito de Bragança. A Sessão Solene foi antecedida por um momento musical, a cargo de alunos e de uma docente da Escola Superior de Educação de Bragança, do visionamento da exposição “A Passagem do Tempo”, que recorda o edifício onde está instalado o Arquivo Distrital de Bragança ao longo das últimas décadas, tendo culminado com a inauguração da mostra documental “Memórias – Identidade de um Povo”.

CONGRESSO “MONSENHOR JOSÉ DE CASTRO – VIDA, OBRA, PENSAMENTO”

Com o intuito de assinalar a passagem dos 50 anos da morte de Monsenhor José de Castro (1886-1966), decorreu, no dia 9 de dezembro, na Sala de Atos do Município de Bragança, o Congresso “Monsenhor José de Castro – Vida, Obra, Pensamento”. Este congresso foi promovido pelo Município Bragança e pela Diocese de Bragança-Miranda, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (Escola das Artes) a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização (Universidade Aberta). Ao final da manhã decorreu, ainda, junto à sepultura de Monsenhor José de Castro, uma cerimónia de homenagem, tendo sido colocada uma lápide, e onde teve lugar um momento musical a cargo de uma aluna do Conservatório de Música e Dança de Bragança.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

21


DESTAQUES

AGENDA EVENTOS CULTURAL OUTROS

JURAMENTO DE BANDEIRA DO REGIMENTO DE INFANTARIA DE CHAVES Passados mais de 40 anos, Bragança acolheu a cerimónia Juramento de Bandeira de 122 jovens recrutas do Regimento de Infantaria de Chaves.

A Praça do Município, no Forte São João de Deus, recebeu, no dia 16 de dezembro, centenas de militares e de familiares por ocasião da cerimónia de Juramento de Bandeira de 122 jovens recrutas do Regimento de Infantaria de Chaves, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, o Comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro General Francisco Xavier de Sousa, o Comandante do Regimento de Infantaria N.º 19, Coronel de Infantaria Carlos Cunha Godinho, entre representantes de outras entidades do Concelho.

MÉRITO AOS MELHORES O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, esteve presente na cerimónia de entrega de diplomas de mérito do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, no dia 16 de setembro. No total 84 alunos, do 7.º ao 12.º ano) foram distinguidos com diplomas de mérito pelos excelentes resultados alcançados.

22

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


EDUCAÇÃO

VII CONGRESSO MUNDIAL DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM  Mais de 300 pessoas, oriundas de 15 países, marcaram presença no VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, que se realizou, de 4 a 6 de julho, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança. Ao evento foram submetidos 552 trabalhos, avaliados por 125 especialistas, de diversos países, sendo que, da componente científica, destacam-se três conferências plenárias, sete painéis de especialistas e 302 apresentações orais. Estiveram presentes países como, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Itália, México, Moçambique, Peru, Porto Rico, Reino Unido e Portugal.

+ INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO O Município de Bragança investe, no ano letivo 2016/2017, mais de 1,1 milhões de euros no setor da educação. Além das refeições e suplementos alimentares e dos transportes escolares, o Município de Bragança oferece, ainda, aos alunos mais necessitados (que integram o 1.º escalão) os manuais escolares. Aos alunos inseridos nos 2.º e 3.º escalões, o Município comparticipa, em 50 e 25 %, respetivamente, o valor dos manuais escolares.

II ENCONTRO DE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS O Município de Bragança patrocinou o II Encontro de Boas Práticas Educativas, que decorreu nos dias 8 e 9 de setembro, em Bragança. O evento contou com a presença de mais de 350 professores oriundos de todo o País e, mesmo, do estrangeiro, sendo organizado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte, envolvendo os Agrupamentos de Escolas de Bragança, bem como de outros concelhos do distrito de Bragança.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

23


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL EDUCAÇÃO

REABERTURA DO ANO ESCOLAR

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança marcou presença no dia que marca o arranque do ano escolar na Escola Secundária Abade de Baçal, a 14 de setembro. Acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal e representantes de outras instituições, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, deu as boas-vindas aos novos alunos que chegam, este ano, pela primeira vez àquele estabelecimento de ensino.

I ENCONTRO DE ESTUDANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL 

Bragança foi a cidade escolhida para receber o I Encontro de Estudantes Brasileiros em Portugal, que decorreu nos dias 18 e 19 de novembro, no Instituto Politécnico de Bragança.

BOLSAS DE ESTUDO PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR O Município de Bragança, com o objetivo de incentivar o acesso à formação superior, minimizando as diferenças socioeconómicas, aprovou um regulamento para atribuição de bolsas de estudo a estudantes cujo agregado familiar resida no concelho de Bragança, há mais de três anos e que frequentem estabelecimentos de ensino superior do território nacional. Com a elaboração do Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior, o Município de Bragança pretende incentivar o acesso à formação superior, reforçando a posição de residentes com licenciatura superior, que segundo os Censos de 2011, a percentagem é superior à média nacional, contribuindo, assim, para um equilibrado desenvolvimento educacional, social, económico e cultural do território, diminuindo as assimetrias sociais e permitindo a formação de quadros técnicos superiores.

24

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


EDUCAÇÃO

BRAGANÇA: UMA CIDADE CADA VEZ MAIS INTERNACIONAL O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, deu as boas-vindas aos cerca de 270 estudantes de todo o País que marcaram presença no 4.º Encontro Nacional dos Estudantes Angolanos em Portugal, que decorreu, de 25 a 27 de novembro, em Bragança. Da parte da manhã, uma comitiva de representantes institucionais de Angola e os estudantes foram recebidos, nas instalações do Município de Bragança, pelo VicePresidente da Câmara Municipal de Bragança, Paulo Xavier, seguindo, depois, para o Parque de Ciência e Tecnologia – Brigantia EcoPark.

O MAIOR ABRAÇO ACADÉMICO DO MUNDO EM BRAGANÇA

Cerca de duas mil pessoas para construíram o maior abraço académico, à volta do Campus do Instituto Politécnico de Bragança. O Abraço ao IPB teve lugar, no dia 14 de dezembro, e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Presidente do IPB, João Sobrinho Teixeira, e de cerca de dois mil alunos, docentes e funcionários da instituição, bem como de entidades convidadas e cidadãos que se quiseram juntar a esta causa. A iniciativa, promovida pela Associação Académica do IPB, teve, também, como objetivo a recolha de bens alimentares, doados pelos presentes em troca de um gorro de Pai Natal, que foram entregues a instituições de solidariedade social do Concelho. Foram, ainda, sorteados cabazes de Natal, no decorrer da venda de bilhetes, cujas verbas angariadas revertem a favor da organização “Rota dos Povos”, com vista à construção de escolas na Guiné-Bissau.

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA OFERECE PRESENTES DE NATAL A CRIANÇAS O Município de Bragança proporcionou um Natal mais feliz a 1.876 crianças ao oferecer-lhes um presente. O Presidente da Câmara Municipal, Hernâni Dias, e a Vereadora da Educação visitaram, no dia 13 de dezembro, o Jardim-de-Infância e Escola Básica N.º1 de Izeda, o Colégio Sagrado Coração de Jesus e a Obra Kolping, onde entregaram presentes de Natal. O Município de Bragança investiu cerca de 10.500 euros em presentes de Natal, oferecidos aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo de escolas públicas e privadas do Concelho de Bragança.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

25


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL DESPORTO E JUVENTUDE

PERCURSOS PEDESTRES Durante o ano de 2016, no âmbito do programa “Bragança Saudável, Bragança Solidária”, promovido pelo Município de Bragança, 1.465 pessoas participaram nas caminhadas e nos percursos BTT que decorreram um pouco por todo o território do Concelho: Bragança, S. Julião de Palácios, Parada, Sortes, Rebordainhos/Pombares, Macedo do Mato, Baçal, Gimonde Outeiro, Alfaião, Petisqueira, Rio de Onor, Gimonde, Nogueira, Salsas, Pinela, Quintela de Lampaças, Samil, Coelhoso, Carrazedo, Quintanilha e Zoio. Este projeto que visa promover hábitos de vida saudáveis, a prática desportiva e o convívio.

PRAÇA DO EUROPEU O Município de Bragança “criou”, de 10 de junho a 10 de julho, a Praça do Europeu (na Praça Camões), onde instalou um ecrã gigante e quatro tasquinhas, e por onde passaram, ao longo de um mês, milhares de pessoas que assistiram aos jogos do Europeu de França. A Praça do Europeu “viveu” o seu auge no dia em que Portugal se sagrou campeão da Europa de futebol, contra a congénere de França, a 10 de julho de 2016, em que mais de dois mil os brigantinos, de diferentes gerações, participaram na construção da bandeira humana de Portugal, terminando com a largada de balões com as cores nacionais. Para comemorar esta vitória o castelo de Bragança foi iluminado com as cores da bandeira de Portugal. A Praça do Europeu foi promovida pelo Município de Bragança, com a colaboração da ACISB e da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.

26

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


DESPORTO E JUVENTUDE

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA No âmbito da estratégia municipal de dinamização da economia local e promoção da Marca Bragança, no dia 31 de julho de 2016, Bragança acolheu, pelo segundo ano consecutivo, uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. A quarta etapa, Bragança-Senhora da Graça (191,9 km), iniciou na Avenida João da Cruz, com a presença de muitos brigantinos que não perderam a oportunidade de viver a emoção da “prova rainha”. Foram muitos os aplausos e mensagens de incentivo do público, nomeadamente para o ciclista brigantino, Ricardo Vilela. Também o Município de Bragança e as três Associações de Ciclismo local (Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant e Velo Clube), com o apoio da Associação Cicloturismo de Bragança, marcaram presença no apoio a Ricardo Vilela.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

27


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL DESPORTO E JUVENTUDE

FÉRIAS DESPORTIVAS E CULTURAIS Promovidas pelo Município de Bragança, as Férias Desportivas e Culturais foram frequentadas por 820 crianças, dos 6 aos 15 anos. De 1 de julho a 14 de agosto de 2016, foram diversas as atividades realizadas, com vista ao enriquecimento desportivo e cultural, ao desenvolvimento do sentimento de grupo e das relações interpessoais e à criatividade.. A programação contou com visitas ao Estádio do Dragão e Casa da Música, Parque Aquático de Sabrosa, praia Fluvial do Azibo, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Museu Ibérico da Máscara e do Traje, Centro Ciência Viva de Bragança, Pista de Karting, Escola Profissional de Bragança e Piscina do Clube Académico de Bragança, entre outros espaços e locais.

FESTA DA JUVENTUDE Foi com o objetivo de prestar uma homenagem aos jovens que o Município de Bragança organizou, pelo segundo ano, o evento “Bragança Jovem – Festa da Juventude 2016” (que integrou, ainda, o I Festival de Street Art “Bragança Criativa”). De 1 a 6 de julho, Bragança não parou e a animação foi uma constante.

28

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


DESPORTO E JUVENTUDE

QUINTANILHA ROCK 2016

O Parque do Colado, na localidade de Quintanilha, foi destino obrigatório para mais de 6.500 jovens. De 7 a 9 de julho, portugueses e espanhóis saborearam o melhor da gastronomia local, acamparam junto ao rio Maçãs, em pleno Parque Natural de Montesinho, divertiram-se ao som de 17 grupos dos dois lados da fronteira e desfrutaram de uma paisagem idílica. O Quintanilha Rock é organizado pela ArtiColado ArtiColado Associação Cultural, com o apoio do Município de Bragança.

BRAGANÇA ACOLHEU PROVA NACIONAL DE TRIAL 4X4 Bragança acolheu, pela primeira vez, a 6 e 7 de agosto de 2016, uma prova do Campeonato Nacional de Trial 4x4, com a participação de 30 equipas. No dia 7 de agosto, mais de 3.500 aficionados deste desporto deslocaram-se à aldeia de S. Pedro de Sarracenos, para assistir às cinco horas de provas. Este evento, promovido pela Associação TT Sem Limites de Bragança, com o apoio financeiro e logístico do Município de Bragança, visa dinamizar a economia local e promover a marca Bragança e o turismo.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

29


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL DESPORTO E JUVENTUDE

II TORNEIO INTERFREGUESIAS DE FUTSAL DE BRAGANÇA 369 atletas, 26 equipas, 82 jogos (dos quais 74 decorreram no meio rural, em seis polidesportivos e três pavilhões), ao longo de quatro fins-de-semanas, fazem do II Torneio Interfreguesias de Futsal de Bragança o maior torneio desportivo de todo o distrito de Bragança, que decorreu de 16 de julho a 10 de agosto, conquistado pela equipa da União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo

VISITA DO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, recebeu membros da direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no Salão Nobre do Município de Bragança, no dia 17 de outubro. Durante o encontro, no qual estiveram presentes o Presidente da FPF, Fernando Gomes, o Diretor da FPF, Rui Manhoso e o Presidente da Direção da Associação Distrital de Futebol de Bragança, António Ramos, abordaram-se diversos assuntos, como a promoção da prática desportiva junto dos mais novos, tendo o Presidente da Câmara Municipal sublinhado a total disponibilidade do Município de Bragança em acolher eventos desportivos, de âmbito nacional. Recorde-se que, em 2013, o Torneio Lopes da Silva e, em 2015, a Seleção Nacional de Futsal que defrontou a Seleção do Kuwait.

30

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


DESPORTO E JUVENTUDE

TROFÉU REGIONAL TT DO NORDESTE – MCOUTINHO 3.000 pessoas a assistir. 95 pilotos Portugueses e Espanhóis. Estes foram alguns dos números associados à terceira e última prova do Troféu Regional TT do Nordeste – MCoutinho, organizado pela Topo da União, Furões de Vimioso e Javalis do Asfalto de Guimarães, com o apoio do Município de Bragança, que decorreu, em Bragança, no dia 27 de novembro.

A prova de Bragança foi ganha por Miguel Fernandes (de Guimarães) nas motas e Toni Cunha (de Felgueiras) em quads. Já Carlos Rebelo, que ficou em terceiro lugar nas motas, foi o melhor piloto de Bragança. Nos quads, foi Marco Vara o melhor representante brigantino, com um oitavo lugar. O espanhol Efren Arce venceu o Troféu Regional TT do Nordeste (nas motos) e Toni Cunha venceu nos quads.

TORNEIO REGIONAL DE MEIO FUNDO INFANTIS E FUNDO JUVENIS

NATAL NA PISCINA

Pai Natal visitou a Piscina Municipal. 15 de dezembro.

A 12 de novembro, a Piscina Municipal recebeu o Torneio Regional de Meio Fundo Infantis e Fundo Juvenis. Promovido pelo Município de Bragança, o evento contou com a participação de 56 atletas do Ginásio Clube de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Sport Clube de Mirandela, Natação de Chaves e Escola Natação de Bragança.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

31


DESTAQUES

PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO AGENDA CULTURAL TEXTO

FESTA VERÃO BRAGANÇA ANIMOU O CENTRO HISTÓRICO Quatro palcos (Rock, Hip Hop, Anos 80 e Afrolatino), na Praça da Sé, Praça Camões, Rua da República e Rua Alexandre Herculano, 12 Dj´s (sendo 11 locais), uma declinação da Orquestra Fervença, com utentes da Obra Social Padre Miguel, quatro atuações de grupos locais de dança (Escola de Dança Pé de Dança, Grupo de Dança do Liceu 3XL, Ghost e Street Shaabi, do Clube Académico de Bragança), 13 animadores de rua, iluminação cénica das fachadas dos edifícios, ambientação de três ruas e Praça da Sé, comércio aberto à noite, esplanadas nas ruas. Assim, aconteceu a Festa Verão Bragança, promovida pelo Município de Bragança e Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança, na noite de 6 de agosto de 2016 (sábado), entre as 07 e as 2h30, e que levou milhares de pessoas para o Centro Histórico.

32

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO TEXTO

DIA DO TURISMO EM BRAGANÇA

21 técnicos de postos de turismo do distrito de Bragança e da província de Zamora (Espanha) assinalaram o Dia Mundial do Turismo com um encontro em Bragança, a 26 de setembro. Do programa, que começou pela manhã, fizeram parte visitas a monumentos e a espaços turísticos do concelho de Bragança, como a Cidadela, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, o Museu Abade de Baçal, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Posto de Turismo Municipal, tendo, ainda, efetuado o percurso pedestre do Malara.

BRIGANTIA ECOPARK CRIA EMPREGO E COESÃO TERRITORIAL Mais de 30 pessoas trabalham, diariamente, no Parque de Ciência e Tecnologia - do Brigantia EcoPark. Instaladas estão já oito empresas, que assinaram os contratos de arrendamento, no dia 30 de setembro, com o Presidente da Direção, Hernâni Dias, e o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, João Sobrinho Teixeira.

BRAGANÇA NA TELEVISÃO ITALIANA Bragança é, a cada dia, um território mais atrativo, não apenas para turistas e investidores, mas também para a Comunicação Social, nacional e internacional, numa ótica de promoção territorial. Assim, Bragança esteve em destaque no canal de televisão italiano RAI3, com o documentário GEO&GE – Dove nasce il Portgallo (no ar desde os anos 80). A ser emitido entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, o programa resulta de uma press trip de três dias, do jornalista italiano Leonardo Capodarte pelo Concelho de Bragança.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

33


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO

CAMPEONATO CHEGA DE TOUROS

Mais de quatro mil pessoas assistiram, no dia 21 de agosto, à final do Campeonato Chega de Touros (que começou a 1 de maio), no Recinto de Promoção e Valorização das Raças Autóctones.

CONCURSO CONCELHIO DE BOVINOS DE RAÇA MIRANDESA

Como é tradição, realizou-se, no dia 21 de agosto, o XIX Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa de Bragança, que reuniu 100 animais, de 34 criadores, no Recinto de Promoção e Valorização das Raças Autóctones. O Município de Bragança homenageia os agricultores e cidadãos ligados às atividades agrícolas ao dedicar-lhes o dia 21 de agosto, considerado como o mais importante das Festas de Bragança.

34

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO

15.ª FEIRA INTERNACIONAL DO NORTE – NORCAÇA, NORPESCA E NORCASTANHA 2016 Quatro dias dedicados à Caça, Pesca e Castanha. Assim foi a 15.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016, por onde passaram cerca de 25 mil pessoas, oriundas de toda a região e, sobretudo, de Espanha, naquela que foi uma das melhores edições do certame até hoje e que teve como principais novidades o maior aquário móvel da Europa e a luta de touros. A cerimónia de abertura da Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016, a 27 de outubro, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, visitou os cerca de 100 expositores, oriundos de todo o País e de Espanha.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

35


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO

BANCA NA PRAÇA

De maio a setembro, a Banca na Praça realizou-se todos os sábados, na Praça da Sé.

BRAGANÇA NA PRESIDÊNCIA DO GRUPO DE TURISMO DO EIXO ATLÂNTICO Foi durante a reunião, que teve lugar em Feces de Abaixo – Verín, no dia 29 de novembro, que o Município de Bragança foi eleito para a Presidência do Grupo Temático de Turismo do Eixo Atlântico, onde foram debatidos, ainda, os eventos turísticos previstos para 2017, como a Expocidades e o seminário de Turismo, bem como a edição de um guia turístico do Eixo Atlântico sobre Recursos Naturais e Áreas Protegidas.

EMPRESÁRIOS IBÉRICOS DEFENDEM MELHORES ACESSIBILIDADES RODOVIÁRIAS Foi durante o Encontro Empresarial Transfronteiriço “Crescimento e inovação empresariais na província de Zamora e no distrito de Bragança”, que teve lugar no dia 25 de novembro, na sede da Fundação Rei Afonso Henriques em Zamora, que os presentes defenderam a importância de dar continuidade à autoestrada entre a Quintanilha (na fronteira com Espanha) e a construção da via Bragança – Puebla de Sanabria, para o sucesso e dinamização da economia das regiões fronteiriças e, mesmo, ibérica.

36

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO

SMARTRAVEL 2016 O evento internacional Smart Travel regressou, pelo terceiro ano, a Bragança, contando com a participação de oradores reconhecidos em todo o Mundo, como Igor Calzada (Universidade de Oxford), Uri Ben-Ari (especialista em Smart City), Dimitrios Buhalis (Universidade de Bournemouth), Dominika Belanská (placemaker & inovadora urbana) e o Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, entre muitos outros. No painel das cidades inteligentes marcaram presença Águeda, Bragança, Loures e Guarda.

O Smartravel é um evento promovido pelo Município de Bragança, que decorreu nos dias 2 e 3 de dezembro.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

37


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO

BRAGANÇA, TERRA NATAL E DE SONHOS De 1 de dezembro de 2016 a 1 de janeiro de 2017, mais de 67 mil pessoas, oriundas de vários locais de Portugal e de Espanha, visitaram Bragança, Terra Natal e de Sonhos, contribuindo para a dinamização da economia local, promoção da marca Bragança e do turismo.

Média de 543 patinadores/dia na Pista de Gelo

38

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


PROMOÇÃO ECONÓMICA | TURISMO

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

39


DESTAQUES

| HABITAÇÃO SOCIAL | SAÚDE AGENDA CULTURAL AÇÃO SOCIAL

XIII ENCONTRO DE GERAÇÕES DO CONCELHO DE BRAGANÇA O Santuário Nossa Senhora da Ribeira, em Quintanilha, acolheu o XIII Encontro de Gerações do Concelho de Bragança, a 10 de julho. Mais de 2.600 pessoas, de todas as idades e oriundas de todo o Concelho de Bragança, deram vida a um dos eventos mais acarinhados pelo Executivo Municipal. O dia começou com a celebração de Eucaristia, pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, a que se seguiu o já habitual repasto, composto por produtos tradicionais, confecionados pelos próprios participantes. Além da gastronomia local, também a música tradicional tem um papel de destaque no Encontro de Gerações do Concelho de Bragança, onde atuaram grupos da região. O evento contou com o apoio de diferentes instituições: Juntas de Freguesia/Uniões das Freguesias, IPSS, Unidade Local de Saúde do Nordeste, GNR, Bombeiros Voluntários de Bragança, Comissão do Santuário de N. Sra. da Ribeira, Diocese de Bragança-Miranda, Escuteiros do Agrupamento XVIII do Corpo Nacional de Escutas.

DOIS ANOS DE UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, marcou presença na comemoração do segundo aniversário da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a 16 de setembro, onde esteve também o Provedor da instituição anfitriã, Eleutério Alves, e o Diretor do Centro Distrital de Bragança da Segurança Social, Martinho Nascimento.

40

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


AÇÃO SOCIAL | HABITAÇÃO SOCIAL | SAÚDE

BRAGANÇA REIVINDICA MAIS CAMAS DE CUIDADOS CONTINUADOS

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e outros autarcas dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes reuniram, no dia 16 de novembro, com o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, em Lisboa, com o objetivo de debaterem a atribuição de camas de cuidados continuados para esta CIM. No decorrer do encontro, reivindicaram 53 camas para o distrito de Bragança, das quais 20 se destinam à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Bragança.

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA APOIA DOENTES E FAMÍLIAS COM PATOLOGIAS CRÓNICAS E INCURÁVEIS

“Desde março de 2015, a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) da Terra Fria, que conta com o apoio financeiro anual do Município de Bragança, já acompanhou 227 doentes e respetivas famílias, nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais. Disponível 24 horas por dia, a equipa multidisciplinar da UDCP da Terra Fria é composta por um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um fisioterapeuta e uma educadora social e conta, ainda, com o apoio das Unidades de Cuidados na Comunidade deste três concelhos. A maioria dos utentes acompanhados no seu domicílio tem doença oncológica, apesar de também haver casos relacionados com outras patologias, como por exemplo vítimas de demências, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardíaca e insuficiência respiratória.” Fonte: Unidade Local de Saúde do Nordeste

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

41


DESTAQUES

| URBANISMO AGENDA CULTURAL | INFRAESTRUTURAS OBRAS

I FESTIVAL DE STREET ART DE BRAGANÇA Nove artistas em plena criação. Grupos de jovens e de utentes de instituições. Muita cor. Mais vida. Espaços requalificados e com nova “cara”. Uma Bragança mais criativa, mais atrativa e mais jovem. Assim foi o I Festival de Street Art, que decorreu, sob o tema “Ecocidade”, de 1 a 4 de julho, e que reuniu em Bragança artistas de todo o País e do Concelho, bem como grupos de estudantes. A arte saiu para as ruas de Bragança e transformou-se em cor, em escadarias, paredes de casas e de prédios, moinhos e outros espaços públicos.

42

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


OBRAS | URBANISMO | INFRAESTRUTURAS

O I Festival de Street Art contou com a participação dos artistas: Bruno Santinho, Célio Pires, Daniel Eime, Mar, Draw, The Caver, Glam, Trip Dtos, alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e utentes de diversas IPSS de Bragança.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

43


DESTAQUES

| URBANISMO AGENDA CULTURAL | INFRAESTRUTURAS OBRAS

AUDITÓRIO PAULO QUINTELA

Requalificação do Auditório Paulo Quintela. Investimento: 269.628€.

ESTRADA MUNICIPAL 521

Repavimentação de quatro kms da EM521. Investimento do Município de Bragança: 236.575 euros.

Repavimentação de quatro kms da EM521. Investimento: 236.575€.

ROTUNDA NA AVENIDA DAS FORÇAS ARMADAS

Construção de rotunda na Avenida das Forças Armadas. Investimento: 60.363€.

44

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


OBRAS | URBANISMO | INFRAESTRUTURAS

RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES

Reabilitação de imóvel para Residência de Estudantes. Investimento: 320.000€.

MEMORIAL E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE BRAGANÇA SEFARDITA

O memorial integra uma Sinagoga, um arquivo de memória(s) e um centro de documentação online, que “levam” à reflexão e investigação em torno da memória sefardita na região de Bragança. Investimento: 424 098€.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

45


DESTAQUES

| URBANISMO AGENDA CULTURAL | INFRAESTRUTURAS OBRAS

AMPLIAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL DAS CANTARIAS

Ampliação da Zona Industrial das Cantarias. Investimento: 3.430.000€.

ALOJAMENTO SOCIAL DE FAMÍLIAS JOVENS

Recuperação de um imóvel no Centro Histórico, para alojamento social de famílias jovens. Investimento: 130.983€.

BAIRRO SOCIAL DA COXA

Obras de melhoria de eficiência energética do Bairro Social da Coxa. Investimento: 1.039.593 €.

46

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


OBRAS | URBANISMO | INFRAESTRUTURAS

OUTROS TRABALHOS

Pavimentação no Centro de Educação Especial. Investimento: 37.758€.

Prolongamento da Avenida Brigadeiro Figueiredo Sarmento. Investimento: 194.400€.

Execução de abrigo e beneficiação de passeios junto à Escola Secundária Miguel Torga. Investimento: 35.637€

Recuperação das antigas instalações da antiga Biblioteca Calouste Gulbenkian. Investimento: 46.079€.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

47


DESTAQUES

| URBANISMO AGENDA CULTURAL | INFRAESTRUTURAS OBRAS

Pavimentação dos Caminhos Municipais Pombares-Pereiros e Macedo do Mato-Frieira. Investimento: 271.299€.

Obras de repavimentação do acesso a Castro de Avelãs. Investimento: 94.201,14€.

Repavimentação da EM 541 Parada – Coelhoso. Investimento: 254.011€.

Obras de beneficiação no Cemitério do Toural. Investimento: 43.367€.

48

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


OBRAS | URBANISMO | INFRAESTRUTURAS

1

1

2

3

1. Limpeza de caminhos em Coelhoso e Grijó de Parada 2. Limpeza e manutenção de estradão entre Palácios e Milhão 3. Manutenção do acesso a Vale de Lamas

4

4

4. Manutenção de caminhos florestais em Outeiro, Guadramil, Rio Frio e Varge

ARRANJOS EXTERIORES DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO No âmbito do arranjo urbanístico do largo fronteiro ao antigo convento e igreja de S. Francisco, foram levados a cabo trabalhos arqueológicos que objectivaram a detecção, identificação e salvaguarda de eventuais vestígios que pudessem ocorrer por motivo das obras. Os trabalhos realizados permitiram, assim, trazer à luz do dia contextos preservados que aportaram novos e relevantes dados para o conhecimento da ocupação urbana, modo de vida, economia e alimentação da população de Bragança, no decurso das Idades Média e Moderna: estruturas subterrâneas para recolha de água, canalizações, vários muros/paredes e um troço do fosso escavado na rocha que integrava o sistema defensivo da urbe, para além de fragmentos cerâmicos, de restos de fauna e de algumas moedas. A importância desta intervenção foi reconhecida pela DRC-Norte, seleccionando-a para o evento “Arqueologia em Portugal: recuperar o passado em 2016”, na categoria de Arqueologia de Salvaguarda, promovido pela Direcção-Geral do Património Cultural, com início a 03 de junho próximo, em Lisboa.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

49


| ENERGIA | AMBIENTE DESTAQUES TRANSPORTES AGENDA CULTURAL CIVIL TEXTO ÁGUAS | PROTEÇÃO

BOMBEIROS DE BRAGANÇA RECEBEM EQUIPAMENTO DE MERGULHO E SALVAMENTO No dia em que comemoraram o 126.º aniversário, a 2 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, entregou equipamento de mergulho e de salvamento aos Bombeiros Voluntários de Bragança. Avaliados em cerca de 28 mil euros, os equipamentos foram adquiridos, pelo Município de Bragança, no âmbito do Orçamento Participativo 2016.

DIA DA PADROEIRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BRAGANÇA

Celebrou-se no feriado de 8 de dezembro, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, mais um dia da padroeira da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Bragança, A cerimónia contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Luís Afonso, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias e, este ano, também com o Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares. A cerimónia iniciou com a habitual formatura, imposição de medalhas e colocação de flores na rotunda do Monumento ao Bombeiro. Seguiu-se a eucaristia solene na Igreja da Sé e o desfile, pelas ruas da cidade, da frota automóvel existente na corporação.

NOVO EQUIPAMENTO DE SALVAMENTO E LUTA CONTRA INCÊNDIOS Cerca de 28 mil euros foi o montante investido pelo Município de Bragança na aquisição de equipamento para o Serviço Básico de Salvamento e Luta Contra Incêndios (SBSLCI) do Aeródromo de Bragança. No âmbito das exigências legais da Agência Nacional de Aviação Civil, o Município de Bragança adquiriu fatos, aparelhos respiratórios, máscaras panorâmicas, cogulas, capacetes, luvas, botas, ventilador, cortador de ferro, disco para aço e alavanca para uso da equipa do SBSLCI do Aeródromo de Bragança, constituída por sete pessoas, cinco em permanência de segunda-feira a sábado.

50

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


TRANSPORTES | ENERGIA | AMBIENTE ÁGUAS | PROTEÇÃO CIVIL

XISPAS “RODARAM” MAIS DE 40 MIL HORAS EM 2016

Só no ano de 2016, as 20 bicicletas elétricas partilhadas, “Xispas”, contam mais de 40 mil horas de utilização. Implementado, pelo Município de Bragança, em junho de 2015, cerca de 900 pessoas aderiram, desde então, ao projeto “Xispas”, disponibilizado de forma totalmente gratuita, bastando, para tal, o registo no Balcão Único de Atendimento do Municipio de Bragança ou no Posto de Turismo.

I FLY-IN CARETO AIRSHOW - FESTIVAL AÉREO DE BRAGANÇA 2016 20 drones, 70 aviões e mais de três mil pessoas a assistir. Foram alguns dos números do I Fly-In Careto AirShow - Festival Aéreo de Bragança 2016, que decorreu nos dias 3 e 4 de setembro. A Praça Camões, em pleno Centro Histórico, foi o local escolhido para acolher um Balão de Ar Quente e a competição de drones, organizada pela Portugaldronerace, na qual participaram 20 drones, oriundos de todo o País. No domingo, milhares de pessoas marcaram presença no Aeródromo Municipal de Bragança, onde assistiram às acrobacias aéreas de 70 aviões, incluindo F-16 da Força Aérea Portuguesa. O I Fly-In Careto AirShow - Festival Aéreo de Bragança 2016 foi organizado pelo Aeroclube de Bragança e coorganizado pelo Município de Bragança e pela Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve.

BRAGANÇA NA REDE “CLIMADAPT” O Município de Bragança esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Hernâni Dias, no dia 9 de dezembro, na cerimónia de assinatura da criação da rede de municípios aderentes ao projeto Climadapt (mais informações em http://climadapt-local.pt) que teve lugar em Coimbra, Foi também durante o evento que decorreu a apresentação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC).

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

51


| ENERGIA | AMBIENTE DESTAQUES TRANSPORTES AGENDA CULTURAL CIVIL TEXTO ÁGUAS | PROTEÇÃO

ILUMINAÇÃO + EFICIENTE SANEAMENTO NA ZONA INDUSTRIAL DAS CANTARIAS

Instalação de saneamento na Zona Industrial das Cantarias. Investimento: 41.161,92€.

Instalação de iluminação mais eficiente e sustentável no Campo de Futebol do Centro de Educação Especial. Investimento: 60.000€.

PASSADEIRAS INTELIGENTES

O Município de Bragança apostou na instalação de passadeiras inteligentes, com vista a conseguir mais segurança, reforço e uniformização da sinalização rodoviária, reestruturação do mobiliário urbano presente nos acessos pedonais, incorporação de pavimentos adequados e adaptados a mobilidade pedonal.

52

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


FREGUESIAS

ALFAIÃO

Conclusão do pontão de Veiga de Malho

Obras de requalificação na rua do Bacelo de Fora

BABE

Inauguração do Centro de Convívio - Pavilhão Multiusos. 18 dezembro de 2016. Investimento do Município de Bragança: 166 mil €

BAÇAL

Construção do Centro de Convívio de Baçal

COELHOSO

VI Feira do Cordeiro de Coelhoso. 5 a 7 de agosto de 2016

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

53


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL FREGUESIAS

DONAI

Pavimentação dos dois kms de caminho de terra batida, que liga as aldeias de Donai a Vila Nova. Investimento do Município de Bragança: 221.000€

ESPINHOSELA

Beneficiação do caminho do Bobêdo, em Espinhosela e enchimento dos caminhos da Drosa, Lamas e Cancela, em Cova de Lua e requalificação dos caminhos: do Calvário (em Vilarinho), das Bicuidas (em Terroso) e do Poço (em Espinhosela)

Restauro do Lavadouro, pintura do cemitério de Cova de Lua e requalificação do coreto do Recinto de Festas em Terroso

Romaria em honra de Santa Rita de Cássia, em Terroso

54

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


FREGUESIAS

Restauros na Capela de N.ª Sr.ª da Hera, em Cova de Lua, e na Igreja Paroquial de Espinhosela

GIMONDE

2° convívio intergeracional

Construção do Pavilhão Multiusos

Arranjo de caminhos rurais, limpeza de bermas, limpeza e colocação de areia nos regatos, limpeza e manutenção da área envolvente da Ponte Românica e limpeza e reparação da ligação de saneamento

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

55


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL FREGUESIAS

GOSTEI

Requalificação do Largo da Serragem em Formil

Pavimentação do Largo do São Cláudio

Pavimentação Caminho do Prad’Concelho em Formil

Requalificação do Caminho da Devesa

MACEDO DO MATO

Beneficiação da Associação para o Progresso de Macedo do Mato

56

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

Novo furo para abastecimento de água em Frieira


FREGUESIAS

Inauguração do largo do Renovato em Macedo do Mato

3.ª Feira do Azeite e do Pão da Freguesia

MÓS

Calcetamento de largo anexo ao Centro de Convívio de Paçó de Mós

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

57


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL FREGUESIAS

NOGUEIRA

Construção de Pavilhão Multiusos em Nogueira

Calcetamento da Rua de Cabanelas

PINELA

Requalificação do Santuário da Nossa Sra. da Cabeça: beneficiação do espaço envolvente, construção de balneários e ampliação do Salão de Festas

Beneficiação de 5,5 quilómetros da Estrada Municipal 537, entre Santa Comba de Rossas e Pinela. Investimento: 338.000 €.

58

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


FREGUESIAS

RABAL

XIV Feira de Artesanato e Produtos da Região de Rabal. 15 de agosto de 2016

Inauguração da pavimentação da Rua da Igreja. Investimento do Município de Bragança: 30 000€

REBORDÃOS

Pavimentação em Sarzeda

Nossa Senhora da Serra. 8 de setembro de 2016

SALSAS

Inauguração do restauro da Capela de Santa Ana, em Vale de Nogueira

Divino Senhor da Agonia dos Chãos. 14 de setembro de 2016

Construção do Polidesportivo em Salsas

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

59


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL FREGUESIAS

SAMIL

III Feira do Pão e dos Produtos da Terra em Samil. 9 de julho de 2016

SÃO PEDRO DE SERRACENOS

Enchimento do caminho das Lamas e Torrica

Pavimentação da Rua Trás das Casas

XVI Feira das Cebolas. 28 de agosto de 2016

60

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

Trabalhos de limpeza na freguesia

Inauguração do Largo dos Jogos. Investimento do Município de Bragança: 30.000€.


FREGUESIAS

SENDAS

Requalificação do Polidesportivo de Fermentãos

Construção do Centro de Convívio em Vila Franca

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE IZEDA, CALVELHE E PARADINHA NOVA

Comemoração do 26.º aniversário da elevação de Izeda a vila. 17 de julho de 2016

Beneficiação do Parque Bio Saudável

Construção de bar e de sanitários de apoio ao recinto da Feira

Caminhada solidária a favor dos Bombeiros Voluntários de Izeda

Requalificação da área envolvente da Capela de Santo Apolinário

Realização de Magusto

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

61


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL FREGUESIAS

Remodelação de tanque em Calvelhe

Realização de Tempo Livres

Viagem ao Douro

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PARADA E FAÍLDE

Beneficiação da rua Fonte de São Lourenço, em Paredes

IX Feira de Artesanato e Produtos Regionais de Parada. 26 de dezembro de 2016

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE RIO FRIO E MILHÃO

Reabilitação de muro na antiga escola primária em Milhão

62

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

Inauguração do Parque da Fontaínha, em Rio Frio. 25 de setembro de 2016


FREGUESIAS

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO JULIÃO DE PALÁCIOS E DEILÃO

Apresentação do novo Brasão da União de Freguesias e de percursos pedestres e de BTT

Inauguração da 2.ª fase de construção do Centro de Convívio de Caravela

Lombada – Festival de Música e Tradição, em Palácios. 29 a 31 de julho de 2016

UNIÃO DAS FREGUESIAS DA SÉ, SANTA MARIA E MEIXEDO

Procissão em honra da Senhora dos Milagres. 11 de setembro de 2016

Comemoração do Dia da Nossa Senhora do Sardão, Padroeira da Freguesia de Santa Maria. 15 de agosto de 2016

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

63


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL FREGUESIAS

“Espelho da União - 2016” atividade de limpeza no espaço do Quintanilha Rock e no B.º dos Formarigos

“I Resistência TT da União” prova de resistência em MOTO e MOTO4

Entrega de “KIT ESCOLAR - 2017” a todos os alunos do ensino básico e pré-escolar, público e privado

Imagem do Postal de Natal distribuído na União das Freguesias

Seminário de Proteção Civil para Autarcas de Freguesia

Encontro de Dança “Move it”

Viagem cultural a CALAFELL Espanha

ZOIO

Requalificação das escadas do Largo do Relógio, em Refoios

64

Limpeza e nivelamento de terras no lameiro da Ribeira, no Zoio

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

Beneficiação do telhado da Casa do Povo de Martim


COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL

BRAGANÇA VAI TER GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE Bragança vai ter Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), tendo o protocolo de colaboração, que prevê a criação deste serviço no Município de Bragança, sido assinado, no dia 19 de julho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e pelo Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, Jorge Miranda de Oliveira, sendo homologado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, numa cerimónia que teve lugar na sede da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes e que contou com a presença de autarcas do Distrito de Bragança. A funcionar na sede do Município de Bragança, o GAE visa, assim, prestar apoio a cidadãos que estejam emigrados, que já tenham regressado ou que pretendam emigrar.

VISITA DO EMBAIXADOR DOS EUA A BRAGANÇA

A possibilidade do estabelecimento de relações, nomeadamente no setor económico, bem como atrair turistas americanos ao Concelho de Bragança. Foram, alguns, dos assuntos abordados pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e pelo Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Portugal, Robert Sherman, durante a sua visita a Bragança, a 15 de setembro. Após a receção oficial, que teve lugar na Sala de Reuniões do Município de Bragança, o Embaixador dos EUA conheceu as instalações do Instituto Politécnico de Bragança, parte do território do Parque Natural de Montesinho, passando, ainda, pelo Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Esta visita surgiu por iniciativa do gabinete do Embaixador dos EUA, que demonstrou interesse em conhecer Bragança, o seu território e as suas potencialidades.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

65


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL COOPERAÇÃO TRANSNACIONAL

BRAGANÇA E LEÓN REIVINDICAM LIGAÇÃO A necessidade de construir a ligação entre Bragança e León, foi reiterada durante a primeira Assembleia-Geral do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) León – Bragança, que teve lugar em Bragança, a 22 de novembro, na qual marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, o Presidente da Diputación de León, Juan Martinez Majo, o Vice-Presidente, Francisco Casnañon, e o Deputado, Miguel Ángel del Egido.

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEADO EM LEÓN Teve lugar, no dia 4 de novembro, em León (Espanha), a entrega de prémios “a la Amistad hispano Portuguesa”, promovida pela Associação dos Amigos de Portugal em Espanha. Nesta quarta edição, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, foi um dos quatro homenageados, pela estratégia e trabalho que estão a ser implementados no reforço das relações transfronteiriças com León, nomeadamente no âmbito do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT León-Bragança), constituído formalmente no início de 2016, com a Diputación de León.

66

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

REDUÇÃO DO IMI PARA A TAXA MÍNIMA No quadriénio 2014-2017 o Município de Bragança reduziu a taxa de IMI, em 15,49%, para os imóveis avaliados ao abrigo do CIMI. De realçar que, para os agregados com dependentes, a cargo, acresce, ainda, uma redução de 20€ (para famílias com um dependente), 40€ (para dois dependentes) e de 70€ (para famílias com três ou mais dependentes). Ao implementar esta medida, o Município de Bragança prescinde, no quadriénio 2014-2017, de cobrar 10,62 milhões de euros. Esta é mais uma medida amiga das famílias, que permite aumentar o seu rendimento disponível e estimular o consumo privado, com impacto direto na economia local.

BRAGANÇA: O MELHOR MUNICÍPIO DE MÉDIA DIMENSÃO DA REGIÃO NORTE O Município de Bragança é o que apresenta melhor desempenho económico e financeiro na Região Norte (num total de 30 Municípios), no exercício económico de 2015, ocupando a 15.ª posição a nível nacional (subindo três posições em relação a 2014), num total de 99 Municípios de igual dimensão. Esta foi a conclusão da análise efetuada a todos os Municípios portugueses, cujos resultados foram recentemente publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Ao nível do equilíbrio orçamental, Bragança ocupa a 18.ª posição a nível nacional, no conjunto dos 308 Municípios, e a 3.ª na Região Norte. Bragança integra, ainda, os Municípios com melhor índice de dívida, ocupando a 40ª posição a nível nacional, tendo, no período de 2013-2015, reduzido a estrutura da dívida total, em 26,65% (2,78 milhões de euros), o que reflete o bom governo do Executivo na utilização dos escassos recursos que são de todos, prosseguindo os princípios do rigor, disciplina, sentido de responsabilidade e transparência na gestão. Ao nível do Distrito de Bragança, é o mais eficiente, quer na eficiência global, quer na eficiência financeira. Bragança apresenta-se, ainda, como o Município com maiores Resultados Económicos (valores absolutos), ocupando a 18.ª posição no total dos municípios de média dimensão e a 35.ª no universo de todos os Municípios de Portugal.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

67


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2017: A MAIOR PARTICIPAÇÃO DE SEMPRE 1.417 votantes. 1.762 pessoas registadas. 19 propostas a votação. 10 projetos na área urbana. Nove no meio rural. São estes os números do Orçamento Participativo (OP) 2017, cujos vencedores foram apresentados durante uma sessão pública, a 3 de outubro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. Desafiados a participarem ativamente neste projeto, os cidadãos aceitaram o repto proposto pelo Executivo Municipal e 1.417 pessoas votaram. No total, foram apresentadas 27 propostas, sendo que dessas foram validadas, pela equipa técnica, 19 (11 no OP Geral e 8 no OP Jovem). No OP Geral, o projeto mais votado foi a construção da Casa da Máscara, seguindo-se a execução de passeios na Estrada Municipal 537, a aquisição de equipamento de proteção individual para os Bombeiros Voluntários de Bragança, a iluminação da ponte Românica e área envolvente em Gimonde e, por fim, Bragança Granfondo 2017. No OP Jovem, o projeto vencedor foi Bragança Wi-fi, seguido da Escolinha de Música da Banda Filarmónica de Pinela, o Complexo Desportivo de Modalidades de Praia, sendo o quarto mais votado a criação de Parque Infantil e Jardim na rua da Cerâmica. O OP para 2017 contou, assim, com a participação ativa de 1.417 pessoas. Um número que aumentou, em relação a 2015, 243,10%, ou seja mais 1.004 votantes. O crescente envolvimento da comunidade brigantina ficou, também, bem patente no acréscimo de 223,50% no número de votos, que se traduz em mais 1.435 votos. No OP Geral, cada proposta representa um investimento global igual ou inferior a 43 mil euros. Já no OP Jovem de 12.500 euros. No total, o Município de Bragança destinou 265 mil euros para a concretização de projetos no âmbito do OP 2017.

APROVADOS OS DOCUMENTOS PREVISIONAIS PARA 2017 No dia 19 de dezembro, a Assembleia Municipal de Bragança, sob proposta da Câmara Municipal, apreciou e aprovou, por maioria, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal do Município para 2017. Com um montante de 38.448.800 euros (+ 6,07% que o inicial de 2016) o documento estratégico reflete a vontade de implementação de projetos, ações e atividades diferenciadoras, que permitam a construção de um território mais atrativo para viver, investir e visitar, assentes em quatro pilares estratégicos (gestão, organização interna e relacionamento com os cidadãos; coesão social; desenvolvimento económico e competitividade; e reabilitação urbana).

68

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

[consulte o documento integral em, www.cm-braganca.pt]


MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

HOMENAGEM AOS 40 ANOS DE PODER LOCAL DEMOCRÁTICO Decorreu, a 12 de dezembro, a cerimónia de homenagem aos 40 anos de Poder Local Democrático, e que reuniu cerca de 700 pessoas no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira. Numa noite que foi de reconhecimento, o Município de Bragança prestou a merecida homenagem aos 313 eleitos locais (Presidentes da Câmara Municipal, da Mesa Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia), recordando a data da realização das primeiras eleições autárquicas, a 12 de dezembro de 1976.

Presidentes da Câmara Municipal

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

69


DESTAQUES

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA AGENDA CULTURAL

Presidentes da Assembleia Municipal

70

Alfaião

Aveleda

Babe

Baçal

Calvelhe

Carragosa

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

Carrazedo

Castrelos

Castro de Avelãs

Coelhoso

Deilão

Donai

Espinhosela

Faílde

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

71


DESTAQUES

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA AGENDA CULTURAL

72

França

Gimonde

Gondesende

Gostei

Grijó de Parada

Izeda

Macedo do Mato

Meixedo

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

Milhão

Mós

Nogueira

Outeiro

Parada

Paradinha Nova

Parâmio

Pinela

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

73


DESTAQUES

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA AGENDA CULTURAL

74

Pombares

Quintanilha

Quintela de Lampaças

Rabal

Rebordainhos

Rebordãos

Rio de Onor

Rio Frio

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

S. Pedro Serracenos

Salsas

Samil

St.ª Comba de Rossas

Santa Maria

S. Julião de Palácios

Sendas

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

75


DESTAQUES

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA AGENDA CULTURAL

Serapicos

Sortes

Zoio

Medalha Comemorativa

A cerimónia de homenagem aos 40 anos do Poder Local terminou com um concerto a cargo da Bribanda – Banda Filarmónica de Bragança.

76

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


MUNICÍPIO DE BRAGANÇA

CEIA DE NATAL DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA Realizou-se, a 7 de dezembro, mais uma Ceia de Natal do Município de Bragança, onde estiveram cerca de 270 trabalhadores. À semelhança dos anos anteriores, o Município de Bragança homenageou os funcionários com 30 anos de serviço: António Manuel Diz Pereira Subtil, Felisberto Lourenço Afonso, Fernando Jorge Teixeira, José Francisco Alves Afonso, Luís Manuel Abreu Reis, Luís Manuel Estevinho Geraldes, Manuel Abreu Gil Macieira, Manuel António Cipriano, Manuel Augusto Pires Martins, Rui Filipe Paula Gonçalves, Victor Manuel do Rosário Padrão, atribuindo-lhes Medalha e Diploma de Reconhecimento pelos Serviços Prestados. Foram, ainda, homenageados os funcionários que se aposentaram durante o ano de 2016: Adérito de Jesus Gouveia Morais, Avelino Gabriel Sousa, Emídio Francisco Geraldes e Maria Gracinda Barrigão Gonçalves.

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

77


DESTAQUES

CEIA NATAL AGENDA CULTURAL

78

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


DESTAQUES

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA AGENDA CULTURAL

20 a 22 abril: Plast&Cine 2017

19h00-03h00-Centro Histórico

5 agosto: Festa “Verão Bragança - Viver a Cidade”

13 agosto

7 agosto: Chegada da Volta a Portugal em Bicicleta

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO

79


DESTAQUES

AGENDA CULTURAL

CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA CULTURA SEFARDITA DO NORDESTE TRANSMONTANO Norteado pelo estímulo da recuperação da memória e da identidade sefarditas, o Município de Bragança tem hoje um novo espaço fundamental da sua vida cultural: o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano (CICS), situado na Rua Abílio Beça (“Rua dos Museus”). O CICS resulta de um projeto que reúne a arquitetura de Eduardo Souto Moura e Joaquim Portela, com a investigação da Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa e a museografia de Ideias Emergentes. O percurso expositivo deste espaço mostra ao visitante o peso da História Sefardita no território, construindo uma narrativa que começa na medievalidade, com o desenvolvimento económico da região, passando pelo peso e pelo lugar das dinastias financeiras brigantinas na Época Moderna, e, ainda, pelos imensos homens de cultura em diáspora, terminando num quadro intenso dedicado à Inquisição.

Rua Abílio Beça, n.º 103 5300 – 011 Bragança Segunda a sexta-feira 10h00 às 13h00| 14h00 – 18h00

80

BRAGANÇA ACONTECE 2016 JULHO A DEZEMBRO


Bragança Acontece Nº5