Page 1

2 0 2 1 M A R Ç O — S E T E M B R O


Cupressus sempervirens L . — CIPRESTE


Bem-vindos A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea tem por missão a investigação e a ampla divulgação das Artes Plásticas, com especial atenção para a disciplina do desenho, estudando-o, expondo-o, incentivando a sua prática e, desta forma, estimulando a criação de novos olhares e representações sociais acerca do mundo que nos rodeia. Deste lugar da cidade depende, também, o regular funcionamento da Galeria Municipal de Arte e a gestão da coleção de Arte Pública do concelho de Almada. A envolver a Casa da Cerca encontramos um jardim de recreio e lazer e O Chão das Artes - Jardim Botânico. Este espaço único no mundo, composto por uma coleção de plantas peculiar, que fornece a matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados nas artes plásticas, celebra este ano os seus 20 anos de existência. Constituímos esta comemoração como mote para o desenvolvimento de um programa que tem por base a interseção entre as disciplinas – Arte, Ciência e Ecologia – e que preparámos especialmente para si em 2021. No contexto que continuamos a atravessar, temos procurado adaptar as nossas práticas e atividades às indicações emanadas pelas autoridades de saúde de forma a garantir, a cada momento, a qualidade, segurança e as condições de acessibilidade no acolhimento a todos os visitantes.

1


EX PO SI ÇÕES Equisetum arvense L . — ERVA- CAVALINHA


CASA DA CERCA

8 MAIO — 4 JULHO

GALERIA PRINCIPAL

A VIDA SECRETA DAS PLANTAS A Vida Secreta das Plantas é uma exposição coletiva que celebra os 20 anos d’ O Chão das Artes – Jardim Botânico e que teve como inspiração o livro de Emmanuel Coccia “A Vida das Plantas”. As plantas têm comumente sido pensadas como agentes passivos do meio ambiente, mas estudos recentes comprovam que elas sentem, mexem-se, pensam, interagem entre si, com outros organismos e com o meio onde se situam. A exposição junta um conjunto de obras que olha para as plantas segundo esta perspetiva - seres sofisticados e que carregam significados e histórias até aqui ignorados. Artistas: Adrien Missika, Beatriz Santiago Muñoz, F. Percy Smith, Francisca Sottomayor + Sofia Magalhães, Gil Heitor Cortesão, Ian Hamilton Finlay, João Pimenta Gomes, Julia Rometti & Vitor Costalles, Kapwani Kiwanga, Marie Ouazzani & Nicolas Carrier, Musa Paradisiaca com Maria do Céu Madureira, Pedro Neves Marques, Pia Rönicke, Rachel Pimm, Suzanne Treister

3


GALERIA DO PÁTIO

EVA - ILUSTRADORAS PORTUGUESAS DO SÉCULO 20 Nesta terceira exposição em colaboração com o curador Jorge Silva em torno da Ilustração Portuguesa, vamos debruçar-nos sobre a obra de oito ilustradoras cujo trabalho se situa maioritariamente na primeira metade do século XX: Alice Rey Colaço, Mily Possoz, Sarah Affonso, Raquel Roque Gameiro, Laura Costa, Guida Ottolini, Ofélia Marques e Maria Keil. À semelhança das exposições anteriores, juntamos uma figura da contemporaneidade para estabelecer um diálogo com a dimensão histórica do projeto. Desta vez apresentamos um projeto de Fernanda Fragateiro, expondo um conjunto de ilustrações que esta artista realizou entre 1992 e 2005.

CISTERNA

ANTÓNIO BOLOTA ACLIVE As obras de António Bolota (Benguela, Angola, 1962) respondem sempre à especificidade de cada local. Relacionam-se com a arquitetura e são resultado de uma operação de manobra das forças que atuam nos corpos, como a gravidade, o peso, a atração, a tensão ou o equilíbrio. A escala das obras, o rigor do desenho e do acabamento, o recurso a materiais associados à construção civil e a relação com a arquitetura e com o corpo do espetador constituem a gramática do seu trabalho. Na Cisterna, Bolota fará uma grande instalação, que entrará em confronto quer com o espaço, quer com o espetador.

4


SALA DE LEITURA

ISABEL BARAONA CARTAS DE AMOR Na obra de Isabel Baraona (Cascais, 1974), o livro de artista tem ocupado um lugar de destaque. Nesta pequena mostra, dedicada a esta faceta da sua produção, iremos dar continuidade a um projeto que iniciou em 2013, quando vivia em França, intitulado Cartas de Amor. São postais que envia a um conjunto de pessoas (amigos, artistas, curadores) sempre com uma imagem tirada da sua janela ou porta. No verso, um pequeno poema, e a morada de cada destinatário, escrita pela mão da artista.

24 JULHO – 24 OUTUBRO

GALERIA PRINCIPAL

ALEX CECCHETTI Artista, poeta, coreógrafo: Cecchetti desenvolve uma prática única, difícil de classificar, que pode ser chamada arte da evitação. Tático e poético, estético e materialista, o seu sistema produz situações ou objetos específicos que podem existir dentro e fora das exposições tradicionais. É neste duplo movimento de representação e ocultação que é possível inscrever a sua encenação de coreografias invisíveis. O seu trabalho foca-se na construção de narrativas específicas que são vivenciadas, mental e fisicamente, pelo público. Para esta exposição, Cecchetti irá inspirar-se n’ O Chão das Artes – Jardim Botânico para criar um novo corpo de trabalho.

5


GALERIA DO PÁTIO

THOMAS LANGLEY GHIA COUPE Desafiado pela Casa da Cerca a trabalhar sobre desenho, Thomas Langley (Reino Unido, 1986) usa o avesso da tela para desenhar com uma mistura de carvão vulgar queimado com aquele que se compra nas lojas de Belas Artes. Esta exposição volta a trabalhar um dos seus temas recorrentes, as violentas corridas de carros que o seu pai frequentava e onde o resultado era invariavelmente a destruição. Para estas corridas, o carro de eleição do seu pai era o Ford Granada Ghia Coupe. Esta exposição integra o Projeto Mural 18

CISTERNA

ANDRÉ ROMÃO O trabalho de André Romão (Lisboa, 1984) articula escultura e texto para explorar um território onde as interações normais entre corpos e entidades são suspensas, nas fronteiras humano/animal e natural/artificial.

SALA DE LEITURA

CATARINA LEITÃO BIBLIOTECA NATURAL Desde 2014 que Catarina Leitão (Estugarda, 1970) desenvolve o projeto Biblioteca Natural, uma série infinita de livros, todos exemplares únicos, que definem e procedem de um trabalho ficcional de pesquisa no domínio das ciências da natureza. A Biblioteca insere-se num projeto artístico alargado no qual a artista se apropria de vários media para criar uma narrativa onde problematiza a relação entre o humano e o natural.

6


GALERIA MUNICIPAL

24 ABRIL — 26 JUNHO

FRANCISCA CARVALHO ÀS NONAS, MIDAS NOS DEDOS MEDRAM E MONDAM Francisca Carvalho (Coimbra, 1981) desenvolveu uma prática obsessiva e muito orgânica de desenho: um desenho em que a contingência do processo e as associações inconscientes tomam frequentemente a dianteira, um desenho sem premeditação, extremamente veloz, em que a mão se solta e avança rapidamente sobre o papel, quase às cegas. Recentemente o seu trabalho tem explorado a pintura sobre tecido, com uso de pigmentos naturais e de técnicas tradicionais indianas como, por exemplo, a estampagem KalamKari que usa carimbos de madeira (Hand Block Printing). Este novo campo de investigação vive do manuseamento de símbolos e da sua relação com formas abstratas e geométricas.

17 JULHO — 22 OUTUBRO

SÉRGIO CARRONHA Nesta exposição, Sérgio Carronha (Cascais, 1984) irá debruçar-se sobre os ciclos lunares. Consoante o ciclo da lua fará uma determinada obra, com características que respondem a esse estado da natureza e da energia. Usará depois a circularidade, característica da arquitetura da própria Galeria, para encenar esses diferentes momentos.


RE SI DÊN CI AS Coprosma repens A.Rich — PLANTA- ESPELHO


RESIDÊNCIAS E COLABORAÇÕES ARTÍSTICAS Prémio Fundação Oriente para as Artes Visuais No âmbito do Prémio Fundação Oriente para as Artes Visuais instituído pela Delegação da Fundação Oriente na Índia, em parceria com a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea/ Câmara Municipal de Almada, é oferecida ao artista vencedor a possibilidade de participar numa residência artística em Portugal. Esta residência tem lugar na Casa da Cerca, no ano seguinte à entrega do prémio, e tem a duração de um mês.

2019

MANSI TRIVEDI Artista indiana que esteve em residência na Casa da Cerca durante o mês de abril de 2019, e que realizou uma exposição dos seus trabalhos na Delegação da Fundação Oriente na Índia após o seu regresso.

2021

GIRISH NAIK Artista goês que participará na residência oferecida pela Casa da Cerca em parceria com a Fundação Oriente em data a definir (condicionada à evolução da Pandemia Covid 19).

9


Cine-Cerca Em 2021 continuaremos a colaboração com o projeto Cine-Cerca, cedendo o espaço no Centro de Arte Contemporânea para a realização desta residência de escrita cinematográfica. Este projeto visa acompanhar realizadores francófonos e lusófonos no desenvolvimento dos seus projetos. O programa destina-se a argumentistas, realizadores e outros profissionais do cinema que tenham um projeto de curta, média ou longa-metragem de ficção, documentário ou animação, capazes de demonstrar de forma significativa o investimento franco-português no seu projeto, seja quanto à temática, local de filmagem, coprodução ou difusão. O programa conta com o apoio do Institut Français de Portugal, do Instituto do Cinema e do Audiovisual – Programa de apoio Ad-Hoc, assim como, do Programa Fabrique des Résidences.

Doc’s Kingdom A Casa da Cerca acolherá nos seus espaços as Jornadas do seminário internacional de cinema documental Doc’s Kingdom. Cada Jornada é um dia de trabalho e uma viagem através do território criativo de cineastas e artistas, um espaço de debate para explorar e discutir coletivamente obras e ideias de cinema num encontro informal e imersivo, ao longo de um dia, na Casa da Cerca. À margem do seminário anual, o Doc’s Kingdom propõe um programa regular de encontros a partir da projeção e debate de filmes em conjunto. As Jornadas na Casa da Cerca incluem sessões de cinema no Auditório, passeios e leituras no Jardim, e debates no Anfiteatro ao ar livre. Celebrados 20 anos desde a sua primeira edição em 2000, o Doc’s Kingdom associa-se em 2021 ao vigésimo aniversário d’ O Chão das Artes com uma primeira série de Jornadas que exploram as relações entre cinema e ecologia.

10


Com início em maio de 2021, as Jornadas Doc’s Kingdom na Casa da Cerca têm um programa correspondente no website do Doc’s Kingdom, com a publicação regular de crónicas online. O Doc’s Kingdom — Seminário Internacional de Cinema Documental é organizado pela Apordoc — Associação pelo Documentário, com financiamento público do ICA — Instituto do Cinema e Audiovisual.

Residência artística no Jardim O Grupo do Risco é uma organização sem fins lucrativos de artistas profissionais e amadores (ilustradores, designers, joalheiros, escultores, fotógrafos) que visa promover a sensibilização do público para os valores ambientais através da utilização de uma variedade de formas artísticas que incluem o desenho e a pintura, geralmente através de um caderno de desenho, mas também de fotografia e vídeo. A convite da Casa da Cerca, o Grupo do Risco estará em residência artística n’O Chão das Artes - Jardim Botânico, numa verdadeira expedição comemorativa dos seus 20 anos e propondo-se registar os ambientes, espécies, paisagem e tudo o que lhes despertar a atenção no nosso Jardim até ao final do ano. O trabalho que daqui resultar, será o material utilizado na produção de um Guia do Jardim, com lançamento previsto no final de 2021, e na conceção de uma exposição a inaugurar na Estufa do Jardim Botânico e na Sala de Leitura, em 2022.

11


JAR DIM BO TÂNI CO Dracaena draco L . — DR AGOEIRO


O CHÃO DAS ARTES JARDIM BOTÂNICO O Jardim Botânico da Casa da Cerca comemora este ano 20 anos e será o mote de toda a programação deste Centro de Arte Contemporânea em 2021. O Jardim tem, desde a sua criação, a missão de trabalhar a interdisciplinaridade entre a Arte e a Ciência, através da investigação e divulgação da sua coleção única de plantas cujos componentes são matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados nas artes plásticas.

ESTUFA

A História de um Jardim Exposição documental sobre a história d’ O Chão das Artes - Jardim Botânico, que apresenta as diferentes áreas estruturantes deste Jardim e a sua evolução desde o início da obra, em 1998, até hoje. Fique a conhecer o conceito do Jardim, o Jardim dos Pintores, o Jardim dos Pigmentos e o Pomar das Gomas, o Jardim dos Óleos e o Jardim das Fibras, a Mata e a Estufa.

Planta do ano 2021 Dracaena draco – dragoeiro Esta foi a primeira espécie a ser plantada n’ O Chão das Artes mesmo antes de o jardim ser construído. É uma planta de grande simbolismo para todos os jardins botânicos e icónica pela sua forma, exuberância, longevidade e história. É de grande importância na História da Arte e valiosa enquanto fornecedora de pigmento vermelho para fins artísticos e medicinais. Durante todo o ano, e para além de ser a inspiração para uma série de atividades concebidas pelo Serviço Educativo, o Dragoeiro estará em destaque em:

13


Plantação de um dragoeiro na entrada da Casa da Cerca O dragoeiro agora plantado é filho do primeiro dragoeiro existente no Jardim Botânico, e começou a crescer dos seus ramos já com este, aparentemente, morto. A ação será realizada simbolicamente pela equipa da Casa da Cerca no dia 21 de março, assinalando também o Dia Mundial da Árvore.

Mostra de dragoeiros do Acervo Artístico Municipal Em 2011 foram doadas 10 obras de arte ao Acervo Artístico Municipal - 10 Dragoeiros realizados por 10 desenhadores/ ilustradores que expunham na Casa da Cerca, à data, na Exposição Sobre-Natural. Ao longo do ano 2021 vamos voltar a mostrá-los ao público, individualmente, na receção da Casa da Cerca.

Mostra de fotografia “A Viagem do Dragoeiro” Em 1997 foi transplantado um grande dragoeiro de um logradouro de Almada para a Casa da Cerca, tornando-se assim na primeira espécie do que viria a ser a coleção de plantas do seu Jardim Botânico. O acontecimento foi então registado pela fotógrafa Rosa Reis e, este ano, relembramos a série apresentando uma seleção de 5 fotografias na latada do Jardim Botânico.

14


Cor do ano 2021 Vermelho A cor deste ano decorre da cor que a planta do ano, o dragoeiro, nos oferece através da sua seiva – o sangue de drago – um pigmento vermelho. As plantas da coleção do Jardim Botânico que fornecem matérias-primas para o fabrico de vermelho estarão sinalizadas na sua placa de identificação (exemplos: ruiva-dos-tintureiros, hipericão, zínias, ...).

Oficina do Jardim O espaço de apoio à Estufa foi requalificado e transformou-se na Oficina do Jardim, criando condições para o desenvolvimento de experiências de tinturaria e realização de oficinas a partir de materiais do jardim. É também um espaço de carácter expositivo visitável pelo público.

15


Jardim dos Pintores 2021 As Cores do Jardim Ao longo de duas décadas o Jardim dos Pintores tem sido lugar de comemoração, recordando artistas plásticos cujo imaginário pictórico, a sua vida ou temas particulares das suas obras são inspiração para os projetos que aqui têm vindo a ser desenvolvidos anualmente. É um jardim efémero que tem sido transformado à luz de obras de artistas como Claude Monet (2001), Vincent Van Gogh (2003), Gertrude Jekyll (2007), Fernanda Fragateiro (2009), Sónia Delaunay (2010), Gustav Klimt (2011), Leonardo Da Vinci (2012), Rogério Ribeiro (2013), William Morris (2014), Andy Warhol (2016), Yayoi Kusama (2018), Gabriela Albergaria (2019) e Marta Wengorovius (2020). Em 2021 celebramos no Jardim dos Pintores as cores geradas pelas plantas, criando uma paleta natural. Para explorar a Cor na sua essência, inspirámo-nos no trabalho do artista suíço Johannes Itten (1888-1967), pintor expressionista, escritor e professor da Escola Bauhaus de Weimar. Enquanto artista e pedagogo, Itten elaborou estudos sobre a linguagem visual e desenvolveu aspetos da teoria da cor que ainda hoje são referência na educação visual e artística. Os seus trabalhos exploram o uso da composição e da cor, usando muitas vezes o quadrado como denominador comum. O plano de plantação dos canteiros do Jardim dos Pintores aludirá, este ano, às composições cromáticas deste artista através da utilização de plantas tintureiras que compõem a coleção botânica deste Jardim.

16


Cyperus papyrus L . — PAPIRO


VISI TAS E OFICI NAS Thypha latifolia L . — ATABUA


O programa pode ser modificado a qualquer momento, sofrer alteração de horários ou ter uma proposta alternativa em formato digital. As atividades presenciais obedecem ao número máximo de pessoas aconselhado para cada espaço e cumprirão, em cada momento, as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde. Todas as atividades requerem marcação prévia.

VISITAS LIVRES Visitas livres ao Jardim Botânico, às exposições temporárias e à própria Casa enquanto património classificado. No horário de abertura ao público

VISITAS ORIENTADAS Visitas orientadas por mediadores do Centro de Arte Contemporânea. Se quiser marcar visitas específicas noutros horários fale connosco. Queremos muito receber-vos nesta Casa.

19


AO PATRIMÓNIO

Casa com Jardim Antes de ser um Centro de Arte Contemporânea com um Jardim Botânico, a Casa da Cerca foi uma antiga quinta de recreio, habitada por pessoas muito diferentes ao longo dos séculos. Foi símbolo de poder, local de vigilância sobre o Tejo, lugar de refúgio, de veraneio, de encanto e de contemplação. Ainda há quem a recorde como um palácio fechado e em ruína, alvo de fantásticas e assustadoras histórias que foram crescendo na imaginação popular até à sua abertura ao público em 1993. Estas visitas propõem uma viagem ao passado da Casa da Cerca, revelando as suas mais diversas e curiosas histórias e dando a conhecer o seu património. Terça a sexta Às 11H ou às 14H30 Duração aprox. 1H30

Destinatários secundário, universitário e sénior Requer inscrição prévia

NO JARDIM BOTÂNICO

N’ O Chão das Artes Jardim Botânico Este Jardim Botânico explora a ligação entre a Ciência e as Artes Plásticas quer através da sua peculiar coleção de plantas quer através das atividades que aqui se desenvolvem. Num percurso que atravessa todo o Jardim, os visitantes são levados a descobrir um conjunto de plantas que são matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados nas artes plásticas. A videira de onde se faz o carvão; o linho e o algodão, dos quais se extraem fibras para o fabrico de telas; a ruiva-dos-tintureiros de onde se obtém o vermelho, são alguns dos exemplos de espécies que podem ser descobertas neste espaço. Quarta Às 11H ou às 14H30 Duração aprox. 1H

20

Destinatários pré-escolar, 1º, 2.º e 3.º ciclos, secundário, universitário e sénior Requer inscrição prévia


ÀS EXPOSIÇÕES

Na Casa da Cerca e na Galeria Municipal de Arte As visitas às exposições patentes podem ser personalizadas de acordo com os interesses de cada grupo, procurando potenciar a aproximação dos visitantes à Arte Contemporânea, em geral, e ao Desenho, em particular. Terça a sexta Às 11H ou às 14H30 Duração aprox. 1H Destinatários secundário, universitário e sénior

Local de realização Casa da Cerca ou Galeria Municipal de Arte Requer inscrição prévia

Quinze Minutos na Casa da Cerca Durante a pausa do almoço, propomos um encontro de quinze minutos para conhecer uma obra em exposição no Centro de Arte Contemporânea ou na Galeria Municipal de Arte, uma obra do Acervo Municipal de Arte Contemporânea, uma planta da coleção d’ O Chão das Artes - Jardim Botânico ou fazer uma breve viagem no tempo através do património da Casa da Cerca. Sexta Às 13H Duração aprox. 15m

21

Destinatários todos, a partir dos 12 anos Requer inscrição prévia


VISITAS - JOGO COM OFICINA NAS EXPOSIÇÕES

Com as nossas mãos / CMA: Correspondence Mail Art Um ecossistema de envios e receções tomará a forma de Arte Postal (Correspondence Mail Art – CMA!). Vamos desenhar com os pés bem plantados na terra e com as mãos conscientes de pensamento ecológico. As consequências das alterações climáticas sentem-se em cada respiração humana. Já não é uma previsão, é o agora a acontecer no nosso corpo, na nossa rua, na cidade e no mundo. O desenvolvimento sustentável é a utopia da humanidade. Nesta visita-jogo, a partir das obras dos artistas, os desenhos serão perguntas, e cada questão será uma ação para enviar para o futuro num postal. Recebidos os postais na Casa da Cerca, todas as grandes problemáticas identificadas pelos visitantes farão parte de um mural-manifesto. Assinados por muitas caligrafias, os postais representam intenções de transformação. Esperança nas nossas mãos! Esta atividade desenvolve-se em torno das exposições, nas Escolas e em articulação com o Serviço Educativo. Após a inscrição, cada turma receberá o kit com os postais e o envelope para reenviarem à Casa da Cerca. Destinatários 1.º, 2.º e 3.º ciclos

22

Requer inscrição prévia


AO PATRIMÓNIO

Visita desenhada à Casa da Cerca Que histórias nos conta esta Casa? O que as paredes, os tetos, os espaços nos revelam do nosso passado? Será que ao desenharmos esses vestígios, os vemos e compreendemos melhor? Nesta visita-jogo propomos uma expedição ao património histórico e artístico da Casa da Cerca, num vaivém entre o passado e o presente de lugares que são hoje um Centro de Arte Contemporânea, um espaço onde se projeta o futuro. Durante o percurso, vários desafios de Desenho vão surgindo para serem revelados, etapa a etapa, num pequeno caderno de bordo individual criado especificamente para esta viagem no Tempo. Terça a sexta Às 11H ou às 14H30 Duração aprox. 2H

Destinatários 2.º, 3.º ciclos e secundário Requer inscrição prévia

NO JARDIM BOTÂNICO

Folhas em Harmónio de Cores Com os sentidos bem despertos, vamos conhecer O Chão das Artes - Jardim Botânico e algumas plantas da sua coleção! Usaremos um conjunto de folhas, colhidas cuidadosamente durante o percurso, que serão a matéria-prima para a nossa oficina. Vamos misturar pigmentos de cores primárias para gerar secundárias, cores quentes e frias. Com essas tintas faremos impressões das folhas revelando as texturas, investigando contrastes para destacar as suas formas do fundo. O resultado será uma composição coletiva de monotipias em formato livro com tantas páginas quantos os participantes, e com mais folhas do que páginas. Um livro em harmónio, numa harmonia de cores. Terça a quinta Às 11H ou às 14H30 Duração aprox. 2H

23

Destinatários pré-escolar e 1.º ciclo Requer inscrição prévia


NO JARDIM BOTÂNICO

Tingir à Martelada Propomos uma Caça ao Tesouro para conhecer O Chão das Artes e as suas espécies botânicas. Querem descobrir como está organizado este jardim botânico e porquê? Das plantas que encontrarmos, conheceremos algumas características e utilizações nas artes plásticas. No final, com os exemplares que recolhermos, vamos criar tingindo à martelada. Terça a quinta Às 11H ou às 14H30 Duração aprox. 2H

24

Destinatários 2. º e 3. º ciclos, secundário, universitário e sénior Requer inscrição prévia


OFICINAS Vamos construir um Dragoeiro Mágico? Vamos conhecer esta árvore mítica, as suas características e curiosidades, para desenhar e pintar dragoeiros à nossa escala. Com os desenhos de todos, criaremos uma floresta mágica, de sanguínea sobre papel, que poderá andar connosco por todo o lado! Esta atividade poderá ser dinamizada nas escolas. Sexta Às 11H Duração aprox. 1H

Destinatários pré-escolar Requer inscrição prévia

Maio no Jardim Em maio os jardins da Casa da Cerca atingem habitualmente o seu maior esplendor. É também em maio que, todos os anos, realizamos um conjunto de oficinas em que exploramos as matérias-primas das plantas e as transformamos em materiais para as artes plásticas. Nestas sessões vamos fazer papel e tintas a partir de plantas do jardim e algumas experiências de tinturaria. Quarta Às 15H Duração aprox. 2H

5 MAIO 12 MAIO 19 MAIO 26 MAIO

PAPEL TINTAS TINTURARIA I TINTURARIA II

25

Destinatários todos, a partir dos 12 anos Requer inscrição prévia


FINS DE SE MA NA Zantedeschia aethiopica (L .) Spreng. — JARRO


O programa pode ser modificado a qualquer momento, sofrer alteração de horários ou ter uma proposta alternativa em formato digital.As atividades presenciais obedecem ao número máximo de pessoas aconselhado para cada espaço e cumprirão, em cada momento, as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde. Todas as atividades requerem marcação prévia.

PRIMEIRO SÁBADO DE CADA MÊS 3 ABRIL* · 5 JUNHO · 3 JULHO 7 AGOSTO · 4 SETEMBRO

Desenho no Jardim Estas sessões de desenho realizadas n’ O Chão das Artes terão o jardim como tópico de inspiração do desenho e serão orientadas pela ilustradora Sara Simões. Encontro informal de desenho de observação, focado preferencialmente no património vegetal do jardim e nas suas mudanças sazonais. Captar as sombras, desenhar folhas, árvores, pássaros, reflexos, naturezas mortas. Aberto a participantes de qualquer nível de experiência. Das 15H às 17H Destinatários todos, a partir dos 12 anos

27

Requer inscrição prévia * A sessão será online


5 JUNHO OFICINA SAZONAL

Vamos Ler no Verão… “Quebra-Cabeças” de Diego Bianki Vamos olhar “fora da caixa “ e observar as embalagens de cartão que servem de abrigo a fósforos, lâmpadas ou medicamentos e, em vez de as enviarmos para reciclagem, vamos dar-lhes uma nova oportunidade. Depois de desenhadas e pintadas poderão resultar num quebra-cabeças! Das 11H às 12H30 Destinatários famílias com crianças entre os 3 e os 6 anos

Requer inscrição prévia

SEGUNDO SÁBADO DE CADA MÊS 10 ABRIL · 8 MAIO · 12 JUNHO 10 JULHO* · 14 AGOSTO · 11 SETEMBRO

Visita “Casa com Jardim” Visita de carácter histórico aos vários espaços da Casa revelando-se histórias do seu passado, enquanto casa senhorial e quinta de recreio, e do seu presente, enquanto Centro de Arte Contemporânea. Das 15H às 16H Destinatários todos, a partir dos 6 anos

28

Requer inscrição prévia *Visita acessível: com Audiodescrição


10 ABRIL* · 8 MAIO · 12 JUNHO 10 JULHO · 14 AGOSTO · 11 SETEMBRO

Desenho na Casa Vamos descobrir a história da Casa da Cerca através do Desenho. Com a ponta do lápis ou do pincel, vamos revelar o edifício e a sua envolvência, os seus espaços interiores e exteriores. Tragam os vossos diários gráficos e venham desenhar connosco! Das 16H às 18H Destinatários todos, a partir dos 12 anos

Requer inscrição prévia * No dia 10 de abril a atividade será online e decorrerá das 15H às 17H

TERCEIRO SÁBADO DE CADA MÊS 17 ABRIL

A Tingir a Primavera Nas nossas redes sociais, desafiaremos famílias a experimentarem imprimir cravos e outras plantas da primavera, usando o ferro de engomar para fixar as composições vegetais e o martelo para tingir folhas viçosas e flores coloridas. Das 15H às 17H Destinatários famílias com crianças a partir dos 6 anos

29

Requer inscrição prévia


15 MAIO

Tintas de noz e de bugalho para desenhar Vamos fazer tintas n’ O Chão das Artes com os bugalhos dos carvalhos e as nozes das nogueiras. Com os pigmentos fortes das tintas ferrogálica e de noz, desenhamos letras únicas e personalizadas. Se a caligrafia é uma forma de expressão individual, vamos explorar esta dimensão da nossa identidade. Para incentivar a continuação das experiências, os participantes podem levar para casa uma amostra da tinta que fizeram. Das 15H às 17H Destinatários famílias com crianças a partir dos 6 anos

Requer inscrição prévia

19 JUNHO

Antotipias: Desenhar com sol e plantas Neste dia de sol vamos fazer antotipias através de uma técnica de impressão ecológica que utiliza os corantes orgânicos de origem vegetal (flores, raízes, frutos e até especiarias) como matéria-prima fotossensível. Por não implicar fixador, o seu carácter efémero aliado ao elevado valor criativo, faz desta técnica uma prática fotográfica com consciência ambiental. Das 15H às 17H Destinatários famílias com crianças a partir dos 6 anos

30

Requer inscrição prévia


17 JULHO

Sacos de algodão para levar o jardim perto do coração Vamos reutilizar t-shirts de algodão e transformá-las em sacos, contrariando a utilização do plástico descartável. Para os personalizar, vamos fazer monotipias de plantas d’ O Chão das Artes misturando pigmentos de cores primárias para gerar secundárias, cores quentes e frias. Com essas tintas, faremos impressões das folhas revelando as texturas, investigando contrastes para destacar as suas formas do fundo. Das 15H às 17H Destinatários famílias com crianças a partir dos 6 anos

Requer inscrição prévia

21 AGOSTO

Texturas das Árvores Vamos fazer um passeio em família n’ O Chão das Artes – Jardim Botânico para conhecer melhor algumas plantas e os seus usos nas artes plásticas. Durante o percurso, faremos uma recolha de texturas dos seus troncos e folhas imprimindo-as em lastras de barro para contribuir para o painel cerâmico que se encontra em construção. Das 15H às 17H Destinatários famílias com crianças a partir dos 6 anos

31

Requer inscrição prévia


18 SETEMBRO

Dragoeiros, sangue-de-drago e suas histórias O Dragoeiro é a planta que escolhemos homenagear no ano 2021. A partir de algumas histórias e lendas desta árvore mítica e descobrindo as suas representações ao longo da história da arte, vamos desenhar e pintar um dos nossos dragoeiros utilizando a sua seiva, o sangue-de-drago. Das 15H às 17H Destinatários famílias com crianças a partir dos 6 anos

Requer inscrição prévia

ÚLTIMO SÁBADO DE CADA MÊS 29 MAIO · 26 JUNHO · 31 JULHO 28 AGOSTO · 25 SETEMBRO

Visita às Exposições Uma visita panorâmica na qual poderá saber mais sobre as obras e sobre os artistas de cada exposição. Das 15H às 16H Destinatários todos, a partir dos 6 anos

32

Requer inscrição prévia


27 MARÇO* · 29 MAIO · 26 JUNHO 31 JULHO · 28 AGOSTO · 25 SETEMBRO

Desenho na Exposição Coordenemos os olhos e a mão para explorar diversas técnicas de desenho. Experimentemos olhar com olhos de ver a essência das coisas que desenhamos. Nestas sessões de livre experimentação encaremos o erro como parte do processo criativo e como oportunidade de aprendizagem e crescimento. Ao longo do ano, serão lançados exercícios de desenho sempre diferentes. Estas sessões irão decorrer nas Exposições: Galeria Principal, Galeria do Pátio, Cisterna, Sala de Leitura, Sacristia e Galeria Municipal. Das 16H às 18H Destinatários todos, a partir dos 12 anos

Requer inscrição prévia * Neste dia a atividade será online

PRIMEIRO DOMINGO DE CADA MÊS

Visitas Inspiradoras ao Jardim Botânico Convidámos vários especialistas em jardins para que nos mostrem o nosso Jardim Botânico através dos seus olhos. Convidados:

6 JUNHO 4 JULHO

TERESA PORTELA MARQUES LUIS MENDONÇA DE CARVALHO Das 15H às 17H

33

Requer inscrição prévia


SEGUNDO DOMINGO DE CADA MÊS 11 ABRIL · 9 MAIO · 13 JUNHO* 11 JULHO · 08 AGOSTO · 12 SETEMBRO

Visita a O Chão das Artes – Jardim Botânico Esta visita apresenta O Chão das Artes - Jardim Botânico, o seu conceito, a sua coleção de plantas, os usos dessas plantas nas artes plásticas e as dinâmicas cromáticas/sazonais do jardim. Das 15H às 16H Destinatários todos, a partir dos 6 anos

Requer inscrição prévia *Visita acessível: com Audiodescrição

Clube de Desenho Desenhar à maneira dos vários artistas que passam pela Casa da Cerca, Galeria Municipal ou mesmo por Almada. Queremos dar a ver formas de desenhar muito diversas, entrando assim, de forma íntima e profunda, no universo criativo dos artistas. Aberto a participantes de qualquer idade e nível de experiência.

11 ABRIL* 16 MAIO* 13 JUNHO 11 JULHO 8 AGOSTO 12 SETEMBRO

ISABEL BARAONA FERNANDA FRAGATEIRO FRANCISCA CARVALHO ALEX CECCHETTI THOMAS LANGLEY CATARINA LEITÃO Das 16H às 18H Destinatários todos, a partir dos 16 anos

34

Requer inscrição prévia * Sessões online A sessão de maio será, excecionalmente, no terceiro domingo


TERCEIRO DOMINGO DE CADA MÊS

Laboratório de Plantas Tintureiras – Jardim dos Pintores 20 JUNHO

Experiências em tons de amarelo Com um Jardim dos Pintores coberto de plantas tintureiras vamos conhecer melhor as que fornecem tons de amarelo e com elas tingir fibras naturais. Das 15H às 17H Destinatários todos, a partir dos 6 anos

Requer inscrição prévia

QUARTO DOMINGO DE CADA MÊS

Visitas temáticas no Jardim 30 MAIO

Plantas Tintureiras Grande parte das plantas que compõem a coleção do Jardim Botânico são plantas tintureiras presentes no Jardim dos Pigmentos. Vamos conhecê-las e ver alguns materiais tingidos por elas. A ruiva-dos-tintureiros, os cravos-túnicos, o lírio são alguns exemplos. Das 15H às 16H Destinatários todos, a partir dos 6 anos

35

Requer inscrição prévia


À CER CA DE... Rubia tinctorum L . — RUIVA-DOS-TINTUREIROS


ECOLOGIA, CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE 25 SETEMBRO

Conversa no Anfiteatro d’ O Chão das Artes Com a saúde do nosso planeta a pedir ajuda; com uma situação mundial atual conturbada devido a uma pandemia; sem saber o que esperar do clima nos próximos anos; sentimos a urgência de ouvir especialistas nestas áreas na esperança que nos ajudem a pensar o que um Centro de Arte Contemporânea como o nosso pode fazer para inverter a situação e qual é o papel de um Jardim Botânico neste contexto. Conversa no anfiteatro com Humberto Rosa (Biólogo, Diretor para a Capital Natural, Direção Geral de Ambiente da Comissão Europeia), Miguel Bastos Araújo (Biogeógrafo, investigador na Universidade de Évora, Universidade de Copenhaga, membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (PT) e Vice-Diretor do Museu Nacional de História Natural de Madrid), Paulo Farinha Marques (Arquiteto Paisagista, Diretor do Jardim Botânico do Porto, Universidade do Porto); Catarina Freitas, (Engenheira Química, Diretora do Departamento de Inovação, Ambiente, Clima e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Almada). Das 15H às 17H Destinatários todos, a partir dos 6 anos

37

Requer inscrição prévia


FÉR IAS NA CER CA Pteridium aquilinum (L .) Kuln — FETO


5 A 9 JULHO 26 A 30 JULHO

Herbário Criativo X – Arte Botânica As férias do verão são momentos profícuos para descobertas científicas e artísticas ao ar livre! Neste programa de férias artísticas da Casa da Cerca, propomos experimentar fazer um Herbário Criativo só com materiais produzidos a partir das plantas d´O Chão das Artes. Usaremos papiros e papéis de plantas, tintas, aparos, pincéis e lápis produzidos a partir do que existe neste jardim botânico. Durante uma semana, cada participante será introduzido à Botânica através do estudo de uma planta deste jardim que lhe calhe em sorteio. Os participantes vão realizar exercícios de expressão plástica e fazer experiências gráficas inspirados numa seleção de obras de arte que estejam em exposição. Das 10H às 17H30 Destinatários 6 aos 9 anos; 15 aos 18 anos

NOTA: As Férias na Cerca requerem inscrição online mediante o preenchimento de formulário, disponível em data a anunciar.

39


DIAS CO MEMO RATI VOS Tradescantia zebrina (Schinz) D. R. Hunt — LAMBARI


O programa pode ser modificado a qualquer momento, sofrer alteração de horários ou ter uma proposta alternativa em formato digital. As atividades presenciais obedecem ao número máximo de pessoas aconselhado para cada espaço e cumprirão, em cada momento, as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde. Todas as atividades requerem marcação prévia.

21 MARÇO DOMINGO

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA FLORESTA Plantação de um dragoeiro no Adro da Casa da Cerca pela equipa do Centro de Arte Contemporânea com Fernando Mangas Catarino (antigo Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, um dos mais notáveis Botânicos do país).

41


18 ABRIL DOMINGO

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS “Passados complexos: Futuros Diversos”

Percurso Conversado pela cidade com Luís Pequito, traçando A Viagem do Dragoeiro. Este exemplar, proveniente de uma zona antiga de Almada, foi transplantado em setembro de 1997 para O Chão das Artes, assinalando o início da construção deste Jardim Botânico. Das 14H às 17H Destinatários todos

42

Requer inscrição prévia


23 ABRIL SEXTA

DIA MUNDIAL DO LIVRO Livros para pequenos artistas Poderá um livro ser um livro sem uma história e sem um título? Quietos nas estantes ou abertos em exposição, os livros são como janelas de ideias que podem ter formatos e suportes surpreendentes. Nesta Oficina, convidamos os mais pequenos a descobrirem o que é, e o que se faz neste lugar: pesquisar autores e artistas, descobrir títulos e histórias, movimentos artísticos, manusear livros e outros tesouros e a conhecer e interpretar objetos muito especiais – os Livros de Artista. Inspirados no trabalho de Isabel Baraona, exposto no Centro Documentação Mestre Rogério Ribeiro vamos criar um Livro – Objeto, desafiando a segunda e a terceira dimensão, a forma, a cor, a geometria, o desenho da escrita e a imaginação, recorrendo a vários materiais e técnicas de expressão plástica. Às 11H e às 14h30 Destinatários pré-escolar e 1.º ciclo

43

Local Jardim dos Leitores Requer inscrição prévia


24 E 25 ABRIL SÁBADO E DOMINGO

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL 2021 24 ABRIL

A Imaginação Não tem Muros Celebremos a Liberdade a Desenhar! Nesta sessão de desenho à distância, vamos viajar nas asas da imaginação. Quando nos sentimos presos, é a criatividade que nos liberta, e o desenho é um bom método de a exercitar. Vamos usar canetas de feltro simples e uma folha de papel para contar uma história. Falamos de como podemos usar simbolismo no desenho e de como a cor nos pode ajudar a contar a nossa história. Das 15H às 17H Destinatários todos, a partir dos 8 anos

Requer inscrição prévia

25 ABRIL

Liberdade é… Neste dia, celebramos a luta diária contra a censura e as novas formas de escravatura. Desafiamos-te a pensar e a escrever no nosso mural o que é, para ti, a Liberdade. Transforma essa frase num lema ou num poema, para instalares na janela, pintares na roupa, num cartaz ou numa bandeira. Sai à rua e vem desfilar com ela na tua Avenida da Liberdade! És Cravo? Verdecer! Publicação nas redes sociais Destinatários todos

44


18 MAIO TERÇA

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Recuperar e Reimaginar

À conversa com Mário Fortes sobre a recuperação e as novas funções das Quintas de Recreio a sul do Tejo. Às 14H30 Destinatários todos

Requer inscrição prévia

18 MAIO TERÇA

DIA INTERNACIONAL DO FASCÍNIO DAS PLANTAS Visita ao jardim botânico com pequenas experiências práticas. A sessão encerra com um chá da Cerca no Parque de Escultura. Às 17H Destinatários todos

45

Requer inscrição prévia


9 JUNHO QUARTA

ANIVERSÁRIO D’ O CHÃO DAS ARTES – JARDIM BOTÂNICO Visita ao Jardim Botânico orientada pelo Professor Fernando Mangas Catarino. Às 15H Destinatários todos

46

Requer inscrição prévia


8 SETEMBRO QUARTA

DIA MUNDIAL DA LITERACIA Livros para pequenos artistas Poderá um livro ser um livro, sem uma história propriamente dita e sem um título? Quietos nas estantes ou abertos em exposição, os livros são como janelas de ideias que podem ter formatos e suportes surpreendentes. Nesta Oficina, convidamos os mais pequenos a descobrirem o que é, e o que se faz neste lugar: pesquisar autores e artistas, descobrir títulos e histórias, movimentos artísticos, manusear livros e outros tesouros e a conhecer e interpretar objetos muito especiais – os Livros de Artista. Inspirados no trabalho de Isabel Baraona, exposto no Centro Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro vamos criar um Livro – Objeto, desafiando a segunda e a terceira dimensão, a forma, a cor, a geometria, o desenho da escrita e a imaginação, recorrendo a vários materiais e técnicas de expressão plástica. Às 11H e às 14H30 Destinatários pré-escolar e 1.º ciclo

47

Local Jardim dos Leitores Requer inscrição prévia


24 A 26 SETEMBRO

JORNADAS DO PATRIMÓNIO Património Inclusivo 24 SETEMBRO

Uma Casa com Jardim + ACESSÍVEL Como é que a Casa da Cerca se foi transformando em termos físicos e comunicacionais para se tornar mais acessível a Todos? Visita sobre as transformações da Casa nos últimos anos, no âmbito do Programa Valorizar “Experimente Almada + Acessível”. Visita à Casa e a O Chão das Artes - Jardim Botânico, acompanhada com intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Às 15H e às 17H Destinatários todos / visita acessível, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa

48

Local Edifício e Jardim Botânico Requer inscrição prévia


25 SETEMBRO

Histórias à Luz do Desenho Vamos celebrar o Património, com a companhia de pais e filhos, numa viagem através do tempo! Nesta oficina, vamos descobrir histórias antigas que se escondem nesta Casa e revelá-las, pela ponta do lápis, à luz do desenho. Das 11H às 12H30 Destinatários famílias com crianças a partir dos 6 anos

Requer inscrição prévia

26 SETEMBRO

Visita às Exposições Visita às exposições encerrando com um copo de vinho no pátio da Casa da Cerca Das 16H Destinatários todos

49

Requer inscrição prévia


HÁ MÚ SI CA Cober tura do solo na mata

50


HÁ MÚSICA NA CASA DA CERCA Esta é a 7.ª edição do programa HÁ MÚSICA NA CASA DA CERCA, desenvolvido pela Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea em parceria com a PontoZurca - editora e produtora discográfica. Realiza-se anualmente em vários espaços da Casa, apresentando uma seleção musical eclética nos formatos Música nas Exposições e Concertos ao Pôr do Sol. Os moldes efetivos de implementação da programação de 2021 serão anunciados em detalhe conforme a evolução da situação pandémica e respetivos planos de contingência em vigor a cada momento. No entanto, qualquer que seja o contexto vivido no decorrer do ano, pretende-se exponenciar o alcance de cada evento muito além do momento da sua realização, independentemente da possibilidade de acolhimento presencial de públicos. Os concertos terão registo audiovisual e serão transmitidos online para livre acesso de todos.

20 MARÇO

BERNARDO COUTO & MARTIN SUED Apresentação da programação 2021

51


Música nas Exposições Formato que propõe a apresentação de composições musicais que interagem com as obras de uma exposição ou com o seu espaço envolvente. No ano em que celebramos os 20 anos d’O Chão das Artes, destacamos como mote para este diálogo a exposição que conta a história deste Jardim Botânico e as espécies vegetais que dele fazem parte.

18 MAIO

BRAIMA GALISSÁ Dia Internacional dos Museus Dia Internacional do Fascínio das Plantas

Concertos ao Pôr do Sol Acontecem habitualmente no Parque de Escultura e convidam a desfrutar, ao final do dia, da bela vista sobre o Tejo acompanhada de música.

19 JUNHO

VICTOR ZAMORA Y SEXTETO CUBA APRESENTAM GRACÍAS, COMPAY!

26 JUNHO 31 JULHO 28 AGOSTO 25 SETEMBRO

LULA PENA AMAURA LISBOA STRING TRIO FRED

52


Hedera helix L . — HER A


PU LAR A CER CA Foeniculum vulgare L . — FUNCHO


12 JUNHO — 3 OUTUBRO

COLETIVO DE CURADORES NO MUSEU DE ALMADA – CASA DA CIDADE A exposição Coletivo de Curadores é um projeto do departamento de participação da Culturgest (Fundação Caixa Geral de Depósitos) em parceria com a Casa da Cerca. É um projeto de cidadania, de democratização da cultura e do acesso às instituições públicas, que tem como o objetivo abrir as práticas curatoriais e o processo de conceção, produção e realização de exposições à comunidade. Dezasseis jovens de Lisboa e Almada, sem experiência prévia, assumem o papel de curadores, tendo como ponto de partida a coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos. Mais do que uma exposição, trata-se de um processo de formação destes jovens, não apenas em arte contemporânea e curadoria, mas em práticas de participação, de emancipação e de processos de cidadania. Curadores: Ana Fachinetti, Beatriz Brito, Catarina Rodrigues, Eduardo Rovisco, Francisca Larsson, Helena Matos, Iara Rodrigues, Inês Ferreira, Joane Carvalho, Madalena Gonçalves, Madalena Rodrigues, Marta Pais, Matilde Milhões Maia, Rita Teixeira Paula, Sofia Antunes, Teresa Morgadinho e Vasco Carneiro

MUSEU DE ALMADA - CASA DA CIDADE Praça João Raimundo · 2805-336 Almada · T. 212 734 030 · museu.cidade@cma.m-almada.pt Horário de funcionamento terça a sábado, das 10H às 13H e das 14H às 18H

55


CO MU NI DA DE Rubus ulmifolius L . — SILVA


AMIGOS DO JARDIM As manhãs de terça-feira serão a altura ideal para ir à Casa da Cerca colaborar na manutenção d’ O Chão das Artes - Jardim Botânico. Nas primeiras terças-feiras de cada mês serão abordados os trabalhos de manutenção geral que se poderão realizar em qualquer jardim naquela altura do ano. Terças Das 10H às 12H Destinatários interessados na Arte da Jardinagem, maiores de 6 anos

Local Jardim Botânico Requer inscrição prévia

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INVESTIGAÇÃO MESTRE ROGÉRIO RIBEIRO Localizado no edifício principal da Casa da Cerca, o Centro de Documentação e Investigação recolhe e sistematiza informação em torno da Arte Contemporânea, sendo o seu fundo documental centrado sobretudo na arte portuguesa e na atividade desenvolvida, ao longo dos anos, pelo Centro de Arte Contemporânea. Aberto a toda a comunidade, é dirigido essencialmente a professores, investigadores e estudantes. Terça a sexta 10H às 12H30 e das 14H às 17h

57

Requer marcação prévia


CALENDÁRIO MENSAL

EXPOSIÇÕES

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

CASA DA CERCA A vida secreta das plantas························································ 8 4 Eva····························································································· 8 4 Aclive························································································· 8 4 Cartas de amor·········································································· 8 4 Alex Cecchetti········································································································· 24 Ghia Coupe·············································································································· 24 André Romão·········································································································· 24 Biblioteca Natural··································································································· 24 GALERIA MUNICIPAL ARTE O Toque dos Anos Terrestres······································4 Às nonas, Midas nos dedos medram e mondam···················································· 24 26 Sérgio Carronha··································································································· 17 JARDIM BOTÂNICO ·································································8 PULAR A CERCA Exposição Coletivo de Curadores: Museu de Almada - Casa da Cidade·······················································12

MARÇO

20 27

Há Música na Casa da Cerca········ Desenho na Exposição (Online)·········

58

AGO

SET


ABRIL

3 10 11 17 18 23 24 30

Desenho Livre no Jardim············· Clube de Desenho··································· Visita Casa com Jardim ····················· Desenho na Casa (online)·················· Visita Jardim Botânico···························· Oficina para famílias···································· 15 Minutos na Casa da Cerca·································· ······· Dia Internacional dos Monumentos e Sítios·················· Dia Mundial do Livro··············································· Comemorações do 25 de Abril····································

MAIO

5

7 8 9 11 12 14 15 16 18 19 21 25 26 28 29 30

Desenho na Exposição································································································ Clube de Desenho·································································· Visita Casa com Jardim + (lgp)················ Desenho na Casa···································· Visita Jardim Botânico································· Visita às Exposições···································································································· Visitas temáticas no Jardim······························································································ Oficina para famílias························································· Oficinas de Maio no Jardim··········

························ ·······················

Amigos do Jardim·············································

15 minutos na Casa da Cerca············· ·······················

·······················

Há Música na Casa da Cerca························································ Dia Internacional dos Museus······················································

59

············

························ ············ ··················


JUNHO

1

4 5 6 8 11 12 13 15 18 19 20 22 25 26 29

Desenho livre no jardim·························· Oficina de leitura para famílias··············· Desenho na exposição··························································································· Clube de desenho····························································· Visita casa com jardim ················································ Desenho na casa·························································· Visita jardim botânico + audiodescrição······························· Laboratório plantas tintureiras······························································ Oficina para famílias········································································· Visita inspiradora ao Jardim Botânico······································ Amigos do jardim·························

··················

··················

··················

·············

15 Minutos na casa da cerca··············· ·················· ·················· ················· Há música na casa da cerca······························································

JULHO

2

··················

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 16 17 20 23 26 27 28 29 30 31

Desenho Livre no Jardim··················· Desenho na Exposição································································································································ Clube de Desenho········································································ Visita Casa com Jardim + Audiodescrição··································································· Desenho na Casa··································································· Visita ao Jardim Botânico···························································· Visita às Exposições···································································································································· Oficina para Famílias······················································································· Visita inspiradora ao Jardim Botânico································· Amigos do Jardim············································· 15 Minutos na Casa da Cerca·······

··································

··································

Férias na Casa da Cerca·······························

··

··· ··

··

·············

·······················

············

·············

·······················

············································

··

·· ··

··

Há Música Na Casa Da Cerca······················································································································

60


AGOSTO

3 6 7 8 10 13 14 17 20 21 24 27 28

Desenho Livre no Jardim························ Desenho na Exposição················································································ Clube de Desenho········································ Visita Casa com Jardim ··············································· Desenho na Casa························································· Visita Jardim Botânico································· Visita às Exposições···················································································· Oficina para Famílias··································································· Amigos do Jardim························

··················

·············

·············

15 Minutos na Casa da Cerca············· ·················· ············

·············

Há Música na Casa da Cerca·······································································

SETEMBRO

3 4 7 8 10 11 12 14 17 18 21 24 25 26 28

Desenho Livre no Jardim··················· Desenho na Exposição················································································ Clube de Desenho························································ Visita Casa com Jardim ·········································· Desenho na Casa···················································· Visita Jardim Botânico················································· Visita às Exposições···················································································· Oficina para Famílias··································································· Amigos do Jardim···································

·······················

·············

··················

Conversa no Anfiteatro··············································································· 15 Minutos na Casa da Cerca·······

··················

··················

·············

Há Música na Casa da Cerca······································································· Dia Mundial da Literacia······························· Jornadas do Património·········································································

61

··

··


PLANTA DA PROPRIEDADE

N

CASA DA CERCA Edifício Principal PARQUE DE ESCULTURA

Calçada da Cerca

JARDIM DOS LEITORES

Rua Se

rpa Pin

to

Estufa

Jardim dos Pintores

ENTRADA

JARDIM BOTÂNICO O Chão das Artes

Rua da Cerca

Anfiteatro

Miradouro

Mata

62

Percursos Acessíveis ATELIÊ DO SERVIÇO EDUCATIVO


PLANTA DA CASA DA CERCA Edifício principal

PISO 1

Sala de Exposições Galeria Principal

i PISO 0

Informações Bilheteira Loja

Entrada

PISO -1

Cafetaria

Lavabos

Auditório

Sala de Exposições Galeria do Pátio

Capela

Centro de Documentação e Investigação Sala de Exposições Cisterna

63


QUEM SOMOS Equipa

Colaboradores Externos

Gabriela Perdigão Cavaco Chefe de Divisão do Centro de Arte Contemporânea

Filipa Albino Visitas Orientadas ao Jardim Botânico

Filipa Oliveira Programação e Curadoria de Artes Visuais Carla Novais Secretariado e Apoio à Direção Paula Freire Comunicação

Inês Salgado Oficina Textura das Árvores Marc Parchow Sessões de Desenho nas Exposições Mário Linhares Sessões de Desenho na Casa Sara Simões Sessões de Desenho no Jardim

Anabela Almeida Elsa de Sousa Hélder Gonçalves Victor Borges Informações, Bilheteira e Loja Ana Taipas Paulo Ramos Produção

Cooperação e Parcerias Institucionais Cooperação e parcerias institucionais na área da arte contemporânea e mediação cultural. Pedidos de informação para o e-mail: casadacerca@cma.m-almada.pt Fundação Oriente

Sónia Francisco Jardim Botânico

Fundação Caixa Geral de Depósitos

Mário Rainha Campos Sílvia Moreira Serviço Educativo

Cine-Cerca

Ana Margarida Martins Luis Pequito Gestão das Coleções

Grupo do Risco

Doc’s Kingdom

Ana Margarida Martins Ana Sofia Godinho Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro Emília Ferreira Maria Garcia Vigilância e Limpeza

INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES Todas as visitas e oficinas requerem marcação prévia. Algumas inscrições são realizadas exclusivamente através de formulário online. Devido ao contexto de pandemia, o n.º máximo de participantes em cada atividade presencial poderá ser ajustado a qualquer momento. Terça a sexta – 11H às 19H · Tel. 212 724 950 · marcar.cac@cma.m-almada.pt

64


GALERIA MUNICIPAL DE ARTE DE ALMADA

CASA DA CERCA Rua da Cerca, 2800-050 Almada T. 212 724 950 casadacerca@cma.m-almada.pt www.m-almada.pt/casadacerca www.facebook.com/festadacasadacerca www.instagram.com/casadacerca

Av. Dom Nuno Álvares Pereira 74A 2800-177 Almada T. 212 724 724 gmunicipal@cma.m-almada.pt

HORÁRIOS

HORÁRIOS Exposições O Chão das Artes - Jardim Botânico Cafetaria – Coisas Degostar Terça a domingo 11H às 19H (última entrada: 18H30) Encerra segundas e feriados (O horário de funcionamento da Cafetaria é alargado quando estão previstas atividades fora do horário de funcionamento da Casa da Cerca) Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro Terça a sexta (mediante marcação prévia)

Terça a sábado 11H às 13H e das 14H às 19H A Galeria Municipal encerra aos domingos, segundas e feriados.

COMO CHEGAR Coordenadas GPS Latitude: N 38°40’36.9” Longitude: W 9°09’52.6” Transportes públicos Autocarros TST (paragem Av. Dom Nuno Álvares Pereira) e Metro Sul do Tejo (paragem Almada)

COMO CHEGAR Coordenadas GPS Latitude: N 38º 41.014’ Longitude: W 9º 09.554’ Transportes públicos Barcos Transtejo com destino a Cacilhas (com caminhada pelo Ginjal e subida no elevador panorâmico) Autocarros TST (paragem Praça S. João Baptista) e Metro Sul do Tejo (paragem Praça S. João Baptista)

ESTACIONAMENTO Parques de estacionamento mais próximos: Rua Conde Ferreira e Rua Capitão Leitão.

A programação aqui apresentada poderá estar sujeita a alterações, por motivos imprevistos.

design © atelier-do-ver fotografias © Mário Rainha Campos Planta da capa e contra-capa Phy tolacca heterotepala H.Walter – ERVA- CARMIM

65


www.m-almada.pt/casadacerca

Profile for Câmara Municipal de Almada

Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea | PROGRAMA | março / setembro 2021  

Programa de exposições e outras atividades da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea para o período de março a setembro de 2021

Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea | PROGRAMA | março / setembro 2021  

Programa de exposições e outras atividades da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea para o período de março a setembro de 2021

Profile for cmalmada
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded