Page 1

Veja nesta edição…

Ferry boat

Vereador quer mais atenção da empresa à saída de pedestres. Pág. 03

Saúde

Prefeito solicita mais R$ 1,2 milhão para obras do hospital. Pág. 05

Apae

Pedágio em prol da entidade ocorrerá na manhã deste sábado (10). Pág. 06

Jornal de Navegantes jornaldenavegantes

www.jornaldenavegantes.com.br

Semanal - Distribuição Gratuita - Ano 08 - Edição 498 - Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018 - Circulação Navegantes e Região

®

47 98484-7306 JEAN KNETSCHIK/JN

HISTÓRIA

40 anos de Navegay Maior bloco de sujos do sul do país completa 40 anos de fundação, desde a Dona Doroteia Vamo Fura Aquela Onda. Página 07


| 2 | Jornal de Navegantes

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN OPINIÃO

:::EDITORIAL:::

Um bloco que divide opiniões

O

Navegay, não é de hoje, divide opiniões evento durante o dia, com amigos e familiares, na cidade. O que iniciou como uma fes- reconhece que à noite não se pode mais ficar ta familiar e que foi crescendo ao longo ali, pois a festa se torna uma balbúrdia. O fato é dos anos, hoje é o maior bloco de sujos que o Navegay movimenta a economia da cidade, do sul do país, aumentando em milhares de pes- portanto, simplesmente acabar com a festa, como querem os mais radicais, não é a soas a cada ano. melhor solução. Até mesmo os fundadores da A Secretaria de Turismo festa já não olham o evento da ameaça um resgate cultural da mesma forma. Enquanto os foliões festa, após a insistência dos não querem nem saber disso e bloquinhos para promoverem o aproveitam ao máximo a folia do carnaval navegantino, moradores O fato é que o Navegay desfile no sábado, sem a presença têm diversas reclamações a movimenta a economia dos trios elétricos, e apenas com charangas. Talvez tal resgate respeito. Mas o que será que tem da cidade e acabar com as deva ser feito diretamente sobre o motivado tantas críticas à festa? Moradores contam que a festa não é a melhor bloco de sujos. Dentre os milhares de foliões que comparecem, são ao chegar em Navegantes, há opção. minoria os que ainda mantém a alguns anos, gostavam de ir até o Navegay para ver as dragqueens montadas que tradição de se vestir como o sexo oposto e cair na desfilavam pela avenida. Homens com mais de folia. Por mais importante que a feste seja para a 1,80m de altura e salto alto, fora todo o restante cidade, o âmago dela, sua essência, parece estar do figurino e maquiagem. A animação que os se perdendo, se é que já não se extinguiu por acompanhava, fazia as pessoas rirem, não deles, completo. Cabe ao poder público ponderar sobre a questão e colocar na balança se o que mais lhe mas com eles. Mesmo quem ainda insiste em frequentar o vale é quantidade, ou qualidade.

Jornal de Navegantes Travessa Aracati, 59 - sala 1 - Centro - Navegantes-SC

®

Jornal de Navegantes jornalismo Ltda. CNPJ: 14.764.691/0001-04 O Jornal de Navegantes é Marca Registrada no INPI Proc. Nº 900734191 (Santa Cruz Marcas e Patentes).

E o carnaval 2018 chegou “Sexta-feira de carnaval no Bloco Unidos de São Domingos a correria é grande. O barracão está tomado de fantasias, alegorias, instrumentos da bateria. Falta espaço para acomodar os carros alegóricos. Uma multidão de apaixonados por carnaval se revesa nos afazeres dos últimos detalhes. É uma costura aqui, um remendo ali, uma pintura acolá… Mestre Sala e Porta Bandeira ensaiam os paços de sua evolução. O Mestre da Bateria verifica cuidadosamente os instrumentos para garantir a melhor apresentação. A velha guarda espremida entre alegorias e fantasias, ensaia ao som do cavaquinho as estrofes do samba que vai embalar os foliões. Neste ano o bloco vai contar a história do seu próprio carnaval. Vai recordar os diversos títulos conquistados no carnaval de rua de Itajaí. Vai homenagear seus fundadores e uma ala especialmente pensada será a homenagem a velha guarda que ainda resiste ao tempo e segura firme no pé e na voz a alegria da festa de momo. O alvoroço não é só da Unidos de São Domingos. O Estrelinha do Mar está agitando toda a população do Pontal e também se prepara para fazer bonito na avenida. No Cara e Coragem faltam fantasias de tão grande que é a procura. No barracão do Bloco da Amizade a correria é intensa e os nervos afloram a pele. É a alegria do carnaval de rua que contagia. O desfile de sábado promete muita emoção. Os foliões desfilando com emoção e a plateia aplaudindo cada ala que se apresenta”. Ah, acordei. Que pena, foi só um sonho.

Sócio-diretor: Rodrigo de Andrade Vieira rodrigo@jornaldenavegantes.com.br

Jornalista Responsável: João Paulo Ferreira DRT-SC 02843-JP

Sócio-diretor: João Paulo Ferreira

Comercial: 3065-5001 e 3065-7777 contato@jornaldenavegantes.com.br

Tiragem: 5.000 Impressão: Perfil Gráfica


Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN GERAL

Jornal de Navegantes | 3 | JEAN KNETSCHIK/JN

Citadino de Futsal

Stand-up comedy Hoje (9), a partir das 19 horas, o CEU das Artes do bairro Nossa Senhora das Graças recebe o espetáculo de stand-up comedy “Comédia em dose dupla”. A peça é uma realização do artista navegantino Jhony Moroni.

A FME de Navegantes abre inscrições para as equipes que desejam participar da seletiva para a 3ª divisão do Campeonato Citadino de Futsal 2018. As equipes podem procurar a Fundação de Esportes até o dia 1º de março.

Saída de pedestres é complicada Renovação de alvará A Prefeitura informa que as empresas de Navegantes têm até o dia 28 para providenciar a renovação do alvará de funcionamento. Os boletos podem ser retirados pelo site www. navegantes.sc.gov.br ou no balcão de atendimento.

N

Vereador quer mais atenção por parte do ferry boat

a sessão da câmara de segunda-feira (5), o vereador Marcos Paulo da Silva (PSDB) apresentou requerimento endereçado à NGI Sul, empresa que administra o ferry boat entre Navegantes e Itajaí. O objetivo do vereador é pedir mais atenção por parte da empresa quanto à saída de pedestres. “O semáforo hoje é controlado por um funcionário do ferry boat, eles poderiam esperar para abrir o sinal até que os pedestres atravessassem a rua”, opina. Ele mesmo já presenciou situações que, por pouco, não resultaram em atropelamentos. “Carros freando em cima do pedestre, sinal abrindo e moto arrancando enquanto tinha pedestre atra-

vessando, são várias situações que verificamos”, destaca. Na ocasião, o vereador Murilo Cordeiro (PT) engrossou o coro e afirmou sobre a empresa ter de dar uma contrapartida para a cidade no setor de trânsito. Questionado se essa contrapartida citada poderia ser a construção de uma passarela, o vereador Marcos demonstrou preocupação com o espaço adequado para implantar a passarela ali. Faixa de pedestres, ciclofaixa que termina no nada, outras situações de trânsito também foram citadas na reunião. Há também quem questione sobre a legalidade da empresa gerir o semáforo do local.

Olhar Navegante Logo mais, às 19h30 de hoje (9), no CIC, ocorre a premiação do projeto Olhar Navegantes. Os três melhores vídeos feitos por estudantes da cidade receberão um smartphone cada um.


| 4 | Jornal de Navegantes

JN GERAL

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018


Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN POLÍTICA

:::SAÚDE:::

Prefeito solicita recursos para concluir hospital

R

$ 1.274.530,38 foi o valor total pedido pelo prefeito Emílio Vieira (PSDB) ao governador Raimundo Colombo (PSD) no dia 31 de janeiro. A entrega do pedido ocorreu em Florianópolis. Emílio estava acompanhado de uma comitiva de Navegantes, formada por secretários e vereadores. O valor teria como destino um convênio para concluir as obras de ampliação do hospital da cidade. As obras de ampliação iniciara em 2012, comtemplando novo centro cirúrgico, ampliação da maternidade, novo pronto socorro e aumento do número de leitos. A obra orçada em R$ 9 milhões está em fase de conclusão,

JEAN KNETSCHIK/JN

Jornal de Navegantes | 5 |

Farol Político Perseguição Ex-funcionário do Banco Real que foi demitido após circunstâncias duvidosas

e cometer algumas ilegalidades lá dentro, trabalha há algum tempo na Prefeitura. Atualmente, está em um setor do paço onde começou a ameaçar empresários da cidade através de seus contadores. Atrasos na documentação não são raros, basta que ele não vá com a cara do empresário. E o problema é que ele é servidor concursado, ou seja, pra mandar embora o processo é longo.

Não é um fantoche

Ano novo, saúde renovada e muito trabalho é o que pode ver quem acompanha de perto o prefeito Emílio Vieira (PSDB) em seu gabinete. Antes da eleição, um dos medos de alguns eleitores é de que ele fosse simplesmente um “fantoche” do ex-prefeito Bob. Se tem uma coisa que Vieira conseguiu foi evitar essa imagem e provar que não é fantoche de ninguém.

Emílio Vieira. Prefeito recebeu o Jornal de Navegantes faltando apenas a instalação da rede de gases medicinais, climatização e instalações elétricas. Para isso, é necessária a assinatura de novo convênio, entre o município de Navegantes e o Governo do Estado. As obras estão paradas há algum tempo.

Houve problema na licitação anterior para implantação dos gases medicinais. “Fizemos a licitação global, mas o Badesc pediu depois para fazer separado cada licitação para instalar os gases medicinais, parte elétrica e climatização dos ambientes”, conta.

Solicitações A comitiva de Navegantes aproveitou para protocolar mais três ofícios. Um solicitando apoio para a conclusão da Escola Estadual Professora Daniela Pereira, no bairro Gravatá. Outro solicitando aditivo para a continuidade dos serviços de ampliação da Bacia de Evolução, beneficiando tanto as atividades portuárias como os pescadores artesanais, com a dragagem da Lagoa do bairro São Pedro. E outra para dar agilidade no Programa Passe Livre, facilitando a retirada dos beneficiários, possibilitando que os passes sejam entregues nos setores de RH das empresas e instituições. “Quando trabalhei na Femep fazíamos isso”, observa. O prefeito aproveitou ainda, para pedir ao governador recursos para a obra do Binário no entorno do Aeroporto.

Economicidade

Após a eleição, o prefeito disse que seria o prefeito da economicidade. Neste carnaval, o enterro da Tristeza será acompanhado por uma distribuição de chope, água e refrigerante para a comunidade. Os produtos não foram adquiridos pela Prefeitura. “Foi uma doação de colaboradores”, fez questão de frisar o prefeito. Um atrativo a mais e sem custo para os cofres públicos.

Presidindo o ninho

Recentemente, o ex-vereador Badeco, deixou a presidência do ninho tucano. O vice, secretário Juliano de Maria, também não quis assumir a bomba. Questionado sobre o assunto, o prefeito Emílio Vieira revelou que pode vir a assumir o partido se a sigla assim o decidir. Será que vai sobrar para o prefeito segurar mais essa bucha?

Rachado

Não é de hoje que a turma do ninho tucano está rachada. E resta saber como o próximo presidente fará para evitar que o partido não acabe por se esfarelar de vez. O primeiro a já anunciar que não fica mais no partido é o vereador Samuel Paganelli (PSDB). Ele será candidato a prefeito em 2020 e garante: “Não será pelo PSDB”. Quando oficializar a saída da sigla, como ficarão os cargos de confiança dele que hoje atuam dentro da Prefeitura?

Conversando com a oposição

Emílio também parece ter chamado os vereadores de oposição para conversar. No caso do vereador Murilo Cordeiro (PT), além dele garantir que continua na oposição, entregou uma carta de intenções ao prefeito com pelo menos 10 pautas a serem atendidas. Entre elas o fim da VPNI e promover a reforma administrativa extinguindo, no mínimo, 30% dos cargos comissionados.

Pressionado

Durante as fortes chuvas de janeiro, o bairro São Pedro sofreu com alagamentos. Moradores foram até a casa do vereador Monan (PMDB) cobrar soluções. Dizem as más línguas que o parlamentar se viu entre a cruz e a espada e que um possível convite do prefeito para ingressar no lado da situação deixou o peemedebista balançado. Questionado por whatsapp, o vereador afirma que a conversa com o prefeito girou apenas em torno de obras que o bairro São Pedro necessita.


| 6 | Jornal de Navegantes

JN GERAL

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018 DIVULGAÇÃO/JN

Supletivo para jovens Iniciam na quinta-feira (15) as aulas oferecidas pelo município para o Ensino Supletivo de Jovens e Adultos. São três polos de atendimento: escola Neusa Maria Rebello Vieira, Centro, Caic, bairro Nossa Senhora das Graças, e antigo Naes, São Domingos.

Idades para o supletivo Conforme, Sônia Vieira da Costa, para o Ensino Fundamental é preciso idade mínima de 15 anos e para o Ensino Médio é a partir dos 18 anos. Este último é oferecido apenas no Naes. Funcionamento é das 7h30 às 11h30, 13 às 17 horas e 18h30 às 22 horas.

Ponto facultativo A Prefeitura de Navegantes decretou Ponto Facultativo nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2018, segunda e terça-feira de carnaval, em todas as repartições públicas municipais do município. Atendimentos na área da saúde serão feitos no hospital.

Apae promove pedágio

A

6º Apae Folia ocorre neste sábado (10)

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae de Navegantes realiza amanhã (10), o 6º Pedágio Apae Folia. O objetivo é arrecadar dinheiro para a manutenção da entidade. O pedágio ocorre das 8 às 12 horas. Os pontos do pedágio serão: Sinaleira da Yesbras (Centro), Ferry-Boat (Centro), Sinaleira do Posto Gaya (Centro), Supermercado Mano Rudi, em frente o antigo Caramujos (Machados), Sinaleira em frente ao Mercado Bem Mais (Meia praia) e Trevo da Praça da Praia no Gravatá. O pedágio conta com a participação dos profissionais da instituição, pais de alunos, entidades de classe, associações não

governamentais, servidores públicos e voluntários. Quem quiser participar da ação, sendo voluntário, pode entrar em contato com a APAE nos telefones 3342-2173, 3342-2175 e 99664-9864 ou comparecer diretamente aos locais no dia do pedágio. A APAE de Navegantes atende atualmente 170 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Tem como objetivo oportunizar ações em defesa aos direitos, proteção, orientações, prestação de serviços educacionais, clínicos e assistenciais de apoio às famílias, direcionados à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a construção da cidadania através da inclusão social, profissional e escolar.

Plantão na Prefeitura Únicos setores que atendem em regime de plantão no feriadão serão Obras, pelo telefone 996480097, Sesan atendendo pelo telefone 3185-2005 e Navetran, pelo contato 99929-4297.


Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN CULTURA

Jornal de Navegantes | 7 |

:::CARNAVAL:::

Da Dona Doroteia ao Navegay em 40 anos

E

m 1978, a família Souza, incitada pelo esposo de Dona Vilma, Claudenir Pinto Dias, o Nezinho, deu início a um evento que já dura 40 anos em Navegantes: o Navegay. Tudo começou com o bloco de sujos Dona Doroteia Vamo Fura Aquela Onda, porque o objetivo era cruzar toda a avenida principal e terminar o desfile na praia, tirando as fantasias e caindo na água. Posteriormente, o nome foi reduzido para Bloco da Doroteia. O objetivo foi atingido logo no primeiro ano. Nezinho faleceu ano passado, mas ainda é lembrado pelos que gostam do samba e do bom carnaval. Foi Nezinho, natural de Santos-SP, quem sugeriu a ideia de formar o bloco, pois no estado paulista, havia um bloco de sujos que ia para a rua um domingo antes do carnaval. Ele começou a instigar os amigos dengo-dengos até que muitos concordaram em ir para a rua fantasiados. Eles se encontraram no Bar da Marlene, na esquina perto de onde Nezinho morava. Com a maioria dos homens vestidos de mulher, seguiram na carroceria de uma Kombi até o início da Avenida João Sacavém. A turma do Centro que já sabia da ideia do povo de São Domingos, já os aguardava. Depois da chegada do bloco, vestiram fantasias e se juntaram para subir a Sacavem. O objetivo era pular o Carnaval e chegar à praia onde entrariam no mar sem as fantasias. Em 1980, ano em que a escola de Samba Unidos

DIVULGAÇÃO/JN

Navegay. Evento promete reunir milhares de pessoas após ter iniciado com um grupo de amigos e familiares há 40 anos de São Domingos foi fundada, o “Bloco da Dorotéia” ganhou mais força, quando muitos componentes agremiação resolveram sair também no bloco de sujos. Nesta época, o nome do bloco havia se transformado em “Naveguei”, no sentido de navegar, pois o grupo passou a atravessar o Ferry Boat e desfilar pelas ruas de Itajaí. Com o passar dos anos, as mulheres começaram a participar também e o bloco ficou conhecido como “Navegay”, devido às fantasias de sexo oposto que os integrantes usavam. O objetivo das fantasias era fazer rir. Depois que a folia se tornou o Navegay, o grupo criou aos domingos o bloco Bebezão. Todos os homens feitos, passeando pela avenida vestidos de fralda. O carnavalesco Lucas David, artista reconhecido nacionalmente e que reside em Penha conta que já montou vários homens para o Navegay. “O pessoal vinha de Blumenau, enfeitavam a camionete de rosa

e eu os montava aqui”, conta. Uma moradora lembra que, há alguns anos, gostava de ir acompanhar o Navegay quando dragqueens passeavam montadas pela avenida. “Hoje já não vemos muito isso”, lamenta. Este ano tem Navegafolia O Carnaval de Navegantes, o NavegaFolia 2018, promete trazer um total de 300 mil foliões nos cinco dias de folia, conforme estimativa da Secretaria do Turismo. No sábado (10), a animação está marcada para às 20 horas, na Avenida Beira Mar, com saída no Farol da Barra e chegada na esquina com a Av. Conselheiro João Gaya, com Miruxa da Bruxa, Mais um Bloco e Pau Doce. Já no Domingo (11), a folia fica por conta do Desfile dos Blocos de Animação, com início às 17 horas, também na Av. Beira Mar. Os Blocos cadastrados na Secretaria do Turismo que participam são: Sem Frescura, Atura ou Surta,

Muvuca, Deixa que Chova, Aqui Nós Pira e Lost Folia. Os abadás estão sendo vendidos pelos organizadores dos blocos, que possuem página no Facebook para este fim. O público que não estiver com abadá também poderá circular pelo evento. Conforme o secretário do Turismo, Carlo Sérgio de Souza, esse ano a segurança no carnaval será reforçada com a cavalaria e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, com um aumento de 20% no contingente da PM e mais 10% de aumento na segurança privada, em relação ao ano passado. E todo o percurso será monitorado por câmeras de segurança, uma ação em conjunto com a Secretaria de Segurança. Além disso, a Secretaria de Saúde estará com os profissionais da área, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermeiros à disposição dos foliões que necessitarem de atendimento, assim como o Hospital de

Campana, para atendimento emergencial. A Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran) também garantirá a organização e segurança no trajeto da Folia, que acontece na Av. Prefeito

Cirino Adolfo Cabral (Beira Mar), do Farol da Barra até a esquina com a Av. Conselheiro João Gaya. O trajeto estará totalmente interditado durante todo o dia no domingo (11) e na segunda (12). Já no sábado (10) e terça-feira (13), o trajeto será interditado a partir do meio dia. E a entrada dos trios elétricos na concentração será liberada apenas até às 13h, para os desfiles de sábado, domingo e segunda, após esse horário não mais será permitido. O prefeito Emílio Vieira (PSDB) destaca que, além do Navegay, o desfile de domingo também está se tornando algo de grandes proporções. Este ano, pela primeira vez, haverá o desfile no sábado, solicitado pelos grupos. “É o maior evento que temos em Navegantes hoje”, destaca.

Programação NavegaFolia 2018 09 de fevereiro - sexta-feira 17h – Enterro da Tristeza. Local: Av. João Sacavém. Realização: Fundação Cultural. 23h – Baile Azul e Branco. Local: Clube Navemar. Realização: Clube Navemar. 10 de fevereiro – sábado 20h – Bandas e Charangas. Local: Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral (Beira Mar). Realização: Secretaria do Turismo e Blocos. 11 de fevereiro – domingo 17h – Desfile dos Blocos de Animação. Local: Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral (Beira Mar). Realização: Secretaria do Turismo e Blocos. 12 de fevereiro – segunda-feira 15h – Navegay. Local: Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral (Beira Mar). Realização: Secretaria do Turismo. 13 de fevereiro - terça-feira 18h – Banda ao Vivo. Local: Praça da Praia Central. Realização: Secretaria do Turismo.


| 8 | Jornal de Navegantes

JN SOCIAL

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018 Arthur Manson Photo Studio localizado na Rua: Arno Gaya nº 169 Navegantes, especializado em ensaios fotográficos, eventos e still. Contato 47: 9758-0727. www.arthurmanson.com.br. Quer aparecer na coluna social, envie sua foto com legenda para: social@jornaldenavegantes.com.br

Parabéns querida Flavinha! Muita saúde e amor pra você e sua linda família! Com amor, Luh Royo.

E a Lívia fez 1! Parabéns pequenina! Muitas alegrias em sua vida! Foto Luh Royo


Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN SOCIAL

Jornal de Navegantes | 9 |

Feliz aniversário Julia Bizatto. Te desejo muita paz, alegria e luz pra você e toda sua família. Eritan José Messias a família ANKS deseja muita saúde, paz, amor, dinheiro e prosperidade. Mensagem de Sandro Maes.

Wilson Lima feliz aniversário!! Muito sucesso pra você!!

Jahnny Coelho meus parabéns e muitos anos de vida!


| 10 | Jornal de Navegantes

IMÓVEIS

IMÓVEIS

IMÓVEIS

ALUGO–Meia Praia: Casa com 03 dormitórios amplos, sala de TV, cozinha gourmet, copa, lavanderia, 02 banheiros, garagem para 03 carros. Valor para locação RESIDENCIAL R$ 1.500,00 – Para locação COMERCIAL R$ 2.000,00 – Próximo à escola, mini mercado, farmácia - 3349 0211 / www. manicamarin.com.br – Gravatá – Navegantes SC) - Ref 936

TERRENO CENTRO próximo da Millium 360 m² - 12 mx 30 m. Rua calçada R$ 210 mil. 47 9957 8590 ----------------------------------------GEMINADO MEIA PRAIA. Próximo a Lufer 200 m da praia 1 Dor. + 1Suí semi mobiliado. R$ 278 mil 47 9611 1541 ----------------------------------------APARTAMENTO MEIA PRAIA 2 Quartos Pronto p/ morar. Área construída 65,17 m². Aceita financiamento R$ 285 mil. 47 9957 8590 ----------------------------------------APARTAMENTO CENTRO 1 Dorm. + 1 Suí sacada c/ churr. quadra do mar 103,66 m² R$ 290 mil. 47 9611 1541. Inc. 20.285 ----------------------------------------ÓTIMA CASA DE PRAIA. 3D(1S) Sala de Estar, sala de TV, cozinha, piscina. A.Total 110 m² R$ 265 mil (47) 3319 0160 / 9 9652 6454 Ref. 1778. www.jgoedert.com.br -----------------------------------------

---------------------------------------

ALUGO Gravatá: Navegantes - Amplo apartamento com 03 dormitórios sendo uma suite, a poucos metros da praia, sala de Tv/Sala de Jantar, cozinha com copa, lavanderia, churrasqueira e sacada. Valor R$ 1.100,00 + Txs – 3349 0211 / www.manicamarin.com.br - Navegantes – 3349 0211 / www.manicamarin.com.br – Gravatá – Navegantes (SC) - Ref. 583

---------------------------------------

ALUGO Gravatá: Navegantes - Apartamento com 02 dormitórios, sala tv, jantar e sacada integrados e cozinha e lavanderia, churrasqueira a carvão, e vaga de garagem. Valor R$ 600,00 + Txs – 3349 0211 / www.manicamarin. com.br - Navegantes – 3349 0211 / www.manicamarin.com.br – Gravatá – Navegantes (SC) - Ref. 388

---------------------------------------

ALUGO Centro: Navegantes - Apartamento com 02 Dormitórios sendo 1 Suite, living integrado com Sala de Tv e Jantar, Cozinha Americana, Área de Serviços, Sacada com churrasqueira a carvão, Home office. Valor R$ 890,00 + Txs - – 3349 0211 www.manicamarin. com.br – Gravatá - Navegantes (SC)– Ref. 639

---------------------------------------

ALUGO Meia Praia: Navegantes - Casa com 02 Dormitórios, living integrado com Sala de Tv, cozinha e Jantar, garagem e 01 banheiro. Edicula nos fundos do terreno com churrasqueira e mais um banheiro. Valor R$ 890,00 + Txs - www.manicamarin.com. br – Gravatá – Navegantes (SC) – 3349 0211 – Ref. 894

---------------------------------------

IMÓVEIS TERRENO Rua Prof. Francisco José Baron, Meia Praia. Medindo 16 x 17. Barbada: 90.000,00. Informações: (47) 9990-1122 Whats app ----------------------------------------TERRENO Rua Gervásio de Souza. Lote de esquina. Medindo 300 m2. 12,5 x 24. Barbada: 65.000,00 a vista. Escriturado e registrado. Informações: (47) 9990-1122 Whats app ----------------------------------------ALUGO no centro de Navegantes casa tipo apartamento, todo com grade contendo 1 ou dois dormitórios. Telefone para contato: 99123-1335 -----------------------------------------

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN CLASSIFICADOS

OPORTUNIDADE - CASA ALVENARIA - GRAVATÁ – 4 Quartos - RS 265.000,00 – Estuda TROCA Gaspar – Creci 3897-J – ISLEB IMÓVEIS - Fone 99187-2955 ----------------------------------------EXCELENTE PROPRIEDADE GRAVATÁ – Estuda TROCA Blumenau – frente para duas ruas – Casa 3 Quartos (01 suíte) – Lote fundos “mini chácara” – Terreno 650m² - Fone: 99187-2955 ----------------------------------------TERRENO COMERCIAL GRAVATÁ – Com Casa Alvenaria – Estuda parte pagamento Terreno Navegantes ou Blumenau/Automóvel/ etc – ISLEB IMÓVEIS - Fone: 99187-2955 ----------------------------------------ARMAÇÃO - PENHA – BOA CASA ALVENARIA – 4 quartos e D+ dependências – RS 220.000,00 – Confira outra oportunidade na PENHA: Casa PERTO DA PRAIA por apenas RS 270.000,00 - Fone 99187-2955 ----------------------------------------TERRENO GRAVATÁ – OPORTUNIDADE – 300m² - RS 130.000,00 – Creci 3897-J – Fone: 991872955 – www.isleb.com.br ----------------------------------------T R O C A – BLUMENAU X LITORAL – Propriedade na Velha Central – 03 APTOS. – Um com 04 Quartos (suíte) e dois APTOS de 02 Quartos – Contém ainda sala 60m2 para atividade comercial – base: RS 380.000,00 - Fone 99187-2955 -----------------------------------------

IMÓVEIS VENDE-SE casa germinada no bairro gravatá em Navegantes, localizada na Rua Aparecido José Mafra nº 845. Com uma suite, 1 quarto, 1 banheiro, jardim de inverno, sala de jantar e sala de estar, cozinha com churrasqueira + sala de TV e garagem. Valor R$ 245.000,00 Aceito negociação. Contato 99943-2568 e ou 99178-5659 ----------------------------------------VENDE-SE casa com área construída de 300 m² e terreno medindo 12x30m localizado no bairro São Domingos II, próx. a BR 470. Telefone 3319-3758/98465-8681 valor R$ 400.000,00 Aceito como parte de pagamento sitio. ----------------------------------------VENDO terreno com 250, 85 m² com casa pré fabricada 50 m² - Bairro São Pedro - R$ 210.000,00. Fone: (47) 99215-1537 ----------------------------------------VENDO TERRENO 12,5 x 24m (300 m²) Local privilegiado e tranquilo entre montanha e mar, Meia Praia Navegantes, ideal para construção de germinados, casa ou sobrado, com toda infraestrutura. Escriturado e com matricula pode ser financiado. Valor R$ 110 mil (47) 98426-4505 / (47) 99918-5521 ----------------------------------------OPORTUNIDADE - Terreno 14x25 ms,aterrado, escriturado, com água e luz. Pronto para construir. Calçamento em execução, Moradores fixos. Valor R$ 90 mil. Aceita-se carro média de valor R$ 30 mil. (47) 99918 5521 98426 4505 ----------------------------------------ALUGO CASA CENTRO PENHA R$800 + água e luz. Perto do Hospital, 2 quarto, garagem. Divide terreno. whats 92555681 / 91531647 ----------------------------------------VENDO SALA COMERCIAL em Meia Praia Itapema 130m² 2banheiro R$699,900,00. 4784013263 navegaimoveis.com cod.1326 ----------------------------------------VENDO TERRENO JOINVILLE 12x30 Bairro João Costa R$330mil Aceita troca por sitio próximo a Piçarras. 4784013263 navegaimoveis.com cod.1354 ----------------------------------------VENDO SOBRADO na Armação PENHA. Emcima tem 2quarto, sala cozinha conj. banheiro. Embaixo tem sala, cozinha, banheiro, garagem area serviço.R$ 350mil 4784013263 navegaimoveis.com cod.1398 -----------------------------------------

DIVERSOS FAÇO faxina, limpeza em geral. Fone 99611-1491 falar com Chica. ----------------------------------------FAÇO FRETES EM GERAL. FONE: 99959-6759 -----------------------------------------

DIVERSOS FAÇO SALGADINHOS deliciosos para festas. Encomendas 99611-1491 Loreci. ----------------------------------------VENDO VOYAGE GLS 1989 Relíquia, motor AP 1.6 R$ 6.500,00 a vista, aceito biz até 3.500,00. (47)3065-9090 / (47)99990-1122 Whats ----------------------------------------ALEX VIDROS Temperados, Box e Espelhos, Decoração de Ambientes. Fone: 4799665-3568 ----------------------------------------POUSADA DO PASTOR SANTO. Temos quartos para solteiro e casal por ótimo preço. Rua Maria Conceição Coelho, 386 – Centro/Navegantes. Próx. Policia Militar. Fone: 3319-3354/9766- 0742 ----------------------------------------O STUDIO MODERNA Cabeleireiros e Estética oferece a você os serviços de DEPILAÇÃO e DESIGN DE SOBRANCELHAS / 3319-2333 Whats 8814-8787. ----------------------------------------VENDE-SE título do Club Navemar R$ 600,00. Inf. 47 98449-0962 ----------------------------------------MARMORARIA GRANI ARTE especializado em serviços de granito, mármores e quartz. Materiais de ótima qualidade. CONTATE-NOS (047) 33424467 / (047) 97101942 ----------------------------------------CASA DO BOLO – Encomendas Bolos doces e salgados. Falar com SÔNIA (47) 3319-6586 / Whatsapp (47) 9754-4890 / (47) 9145-5777 – Facebook ‘Casa Do Bolo Navegantes ----------------------------------------CARLA FAUST FOTOGRAFIA – Whatsapp (47) 9253-3035/(47) 3253-3035 / (47) 3319-8005 *Aniversários, Newborn, Família, etc* ----------------------------------------ALUGA-SE SALÃO para Festas - Lu 99766-6660 E 99982-9533 -----------------------------------------

DIVERSOS OFEREÇO-ME para cuidar de idosos, diurno e noturno. Obs: Cuido de acamado. Contato: (47) 99709-7462 Zenaide ou para recados (47) 99610-3527 falar com Valdir. ----------------------------------------PERDA DE UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE DE ADVOGADO, TIPO BROCHURA, DE DIEGO SIMÃO KOSIEDOSKI, N. 39951-A. ----------------------------------------AULA DE CAPOEIRA, com professor Mancha, capoeira, berimbau sagrado. Contato: 91568791 ----------------------------------------FOI ENCONTRADO UM CARTÃO DO BANCO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, NO TERMINAL DE AUTOATENDIMENTO PRÓXIMO AO SUPERMERCADO BISTEK EM NOME DE LEANDRO MANOEL REBELO. ----------------------------------------ALUGO sala comercial de 12x25, na avenida João Sacavem, 443. Próximo ao Bradesco. Valor a combinar. Contato: Hilário - 9652- 3345 ----------------------------------------CASA DO BOLO – Encomendas Bolos doces e salgados. Falar com SÔNIA (47) 3319-6586 / Whatsapp (47) 9754-4890 / (47) 9145-5777 – Facebook ‘Casa Do Bolo Navegantes -----------------------------------------

EMPREGOS CONTRATA-SE mecânico de bicicleta com experiência. Interessados comparecer na Pedala Brasil Bicicletaria em horário comercial ou agendar pelo fone: 3319-2637 ----------------------------------------MONTADOR DE MÓVEIS Montagem, desmontagem e consertos. Há 7 anos no mercado!! (47) 99634-8968 Welliton Couto ----------------------------------------CONTRATO – Imobiliária NECESSITA de corretores de imóveis, enviar currículo para administrativo@manicamarin.com. br -----------------------------------------


Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN CLASSIFICADOS

Jornal de Navegantes | 11 |


JN ESTADO

| 12 | Jornal de Navegantes

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

Jornais Associados Jornal de Pomerode Jornal Perfil Café Impresso Palavra Palhocense Jornal Extra Jornal de Navegantes

Pomerode Rio Negrinho Timbó/Indaial Palhoça Caçador Navegantes

Em 25.000 exemplares, alcance estimado em 100.000 leitores SANTA CATARINA

Ç

“Sou convicto da importância do trabalho deste Parlamento como espelho político da sociedade catarinense” O início dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi marcado por grandes momentos. Do habitual discurso do Governador à posse de Aldo Schneider à presidência da Assembleia.

E a chegada de Aldo Schneider (PMDB) à Presidência foi possível após a renúncia de Silvio Dreveck (PP), sendo parte do acordo político entre PP e PMDB para a divisão da chefia do Legislativo no

Na oportunidade, Roman Raiter, também conversou com o Governador Raimundo Colombo

biênio 2017-2019. Silvio foi eleito por unanimidade para a 1ª Vice-Presidência, que era ocupada por Aldo. Schneider tomou posse na tarde do dia 06 de fevereiro como o 49º presidente do Parlamento estadual no período republicano e ocupará o cargo até 31 de janeiro de 2019. O trabalho realizado por Silvio Dreveck à frente da Presidência foi elogiado por Schneider, que ressaltou o compromisso de manter a parceria na gestão da Assembleia. “Quero reforçar aos demais colegas desse parlamento meu compromisso com a valorização da atividade legislativa e com a representação popular dos nossos manda-

CAÇADOR

Representando os Jornais Associados, Roman Raiter, diretor do Jornal Café Impresso, prestigiou a posse do novo presidente da Alesc, Aldo Schneider tos. Sou convicto da importância do trabalho deste Parlamento como espelho político da sociedade catarinense”, declarou em entrevista à Agência AL. O novo presidente também reforçou a necessidade de parcerias com os demais poderes para o atendimento Ç

Ç

Regional de Caçador empossa 21 novos profissionais da educação A rede estadual de ensino de Santa Catarina está fortalecida com o ingresso de mil novos profissionais. São professores, orientadores e assistentes educacionais que foram aprovados no concurso público realizado no ano anterior. A posse dos efetivos aconteceu na tarde desta quinta-feira, 1º de fevereiro, simultaneamente nas

DIVULGAÇÃO/JORNAIS ASSOCIADOS

35 ADRs e na Coordenadoria da Grande Florianópolis. Na regional de Caçador são 21 novos profissionais que passam a atuar nas escolas da área de abrangência da 10ª ADR. Para a gerente regional de Educação, Dirley Aparecida Antunes Heller, a entrada de novos profissionais irá refletir na melhora

do ensino/aprendizagem. Depois de assinar o termo de posse e receber as primeiras orientações sobre o estatuto do magistério, os ingressantes se juntam aos demais professores da rede estadual de ensino para participar de uma capacitação dias 5 e 6 de fevereiro. O ano letivo com os alunos inicia dia 15.

dos anseios da população. Já, sobre os trabalhos legislativos, manter a agilidade na tramitação dos projetos que visam o interesse da população catarinense é o principal objetivo. “Na prática, vamos adotar um tom de trabalho que já começou a ser adotado há um ano,

quando o deputado Silvio assumiu a Presidência”, reiterou durante entrevista. O deputado Aldo Schneider também frisou seu compromisso com a eficiência e a economia de recursos públicos na gestão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

ITAJAÍ

Lançado o projeto “Polícia por elas” A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Itajaí, realizou no dia 1º, a apresentação do projeto “Polícia Civil por Elas”, na sede da DPCAMI. O objetivo é promover acolhimento e autonomia para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de atendimen-

to especializado, que beneficiará, a princípio, 15 mulheres, em encontros três vezes por semana. Essa iniciativa irá convidar profissionais da Rede de Serviços de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência (CREAS, CRAS, Saúde, ONGs, Defensoria Pública, Poder Judiciário, UFSC, entre outras) para realizar esclarecimentos sobre as demandas levanta-

das pelo grupo. A parceria busca resgatar o autoconhecimento e contribuir para a sua autonomia e seus direitos estimulando a mulher a pensar nos desafios contemporâneos e seu bem estar. Nesta primeira etapa, o projeto será implantado na cidade de Itajaí e já está em processo de implementação em Balneário Camboriú e Joinville.


Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN ESPORTE

Jornal de Navegantes | 13 |

:::FUTEBOL DE AREIA:::

Lambari lidera com um jogo a menos DIVULGAÇÃO/JN

Futebol de Areia. Torneio dá uma pausa e retorna quarta-feira

Com um jogo a menos, a equipe do Lambari já está na ponta de cima da tabela do Campeonato de Futebol de Areia de Navegantes. A Taça Pedro Celso de Souza, tem Lambari e Tubarão empatados na liderança cm 19 pontos. Além do Lambari, Cará (13 pontos) e os lanternas Lobo Marinho (5 pontos) e Peixe Boi (3 pontos) também aparecem com um jogo a menos. Por conta da confusão armada semana passada no jogo com o Cavalo Marinho, a equipe do Lobo Marinho teve a partida contra

o Cará suspensa na noite de segunda-feira (5). Eles aguardam julgamento referente à confusão e decisão sobre possíveis consequências envolvendo o caso. Até a nona rodada, o artilheiro do campeonato é o atleta Ricardo Evair Emílio, do Charuto, com 9 gols. O Charuto está em terceiro lugar na tabela, com 17 pontos. O vice-artilheiro é Josemar dos Santos, do Tubarão, com 8 gols. Entre os Veteranos, o Cherne lidera o Grupo A com 6 pontos, podendo ainda ser alcançado pelo Dourado, que tem 3 pon-

tos, mas um jogo a menos. A Chave B tem o Tubarão Martelo como líder imbatível e 7 pontos na tabela. O Espada, com 6 pontos, tem um jogo a menos e pode ultrapassar o Tubarão caso vença a próxima partida, contra o Lambari, no dia 20.

Como é de praxe a cada ano, o torneio dá uma pausa por conta das festividades do carnaval. A retomada será na quarta-feira (14), quando tem início a categorias Sub-17. Disputam a categoria as equipes Salmão, Peixe Tigre, Água Viva, Cará e Tainha.

Próximas partidas Dia 14 – Sub-17 e Máster Salmão x Peixe Tigre Papa Terra x Bagre

Dia 15 – Sub-17 e Máster Água Viva x Cará Peixe Sapo x Cabeça de Cobra

:::JIU JITSU:::

Márcio Santos conquista ouro em Guarapari

O

atleta de Navegantes, Marcio Ricardo de Paula Santos, foi destaque no Campeonato Brasil Nacional Pro 2017 – 2018. O evento ocorre em Guarapari, no Estado do Espírito Santo, entre os dias 27 e 28 de janeiro. Organizado pela Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF), rendeu ao navegantino a medalha de ouro. Márcio compete na categoria Master 2, faixa

roxa, até 94 quilos. Este foi o primeiro evento da UAEJJDF no Espírito Santo. Cerca de 1,2 mil atletas participaram do evento. O ouro rendeu a Márcio pontos significativos no ranking nacional de jiu-jitsu. Márcio ficou com o ouro na categoria masculina Máster 2, faixa roxa, até 94 quilos. Ele faz parte da equipe Gracie Barra. A equipe de Márcio ainda ficou em segundo lugar na disputa por equipes, com 5480 pontos (18 ouros, 15

pratas e 13 bronzes). Atrás de Márcio no pódio ficou o atleta William Nunes, da Nova União e, com o bronze, ficou o atleta Mauro Jr, da equipe Team Nogueira. O próximo desafio do lutador será o South Continental Pro jiu-jitsu Championship 2018, Etapa São Paulo, nos dias 24 e 25 de fevereiro. Santos é bolsista do Programa Bolsa Atleta e conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Navegantes.

Jiu-jitsu. Márcio Ricardo de Paula Santos foi ouro faixa roxa no Espírito Santo


JN GERAL

| 14 | Jornal de Navegantes

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

:::CIRURGIAS:::

Saúde zera fila de espera da catarata Os pacientes que aguardavam na fila de espera para as cirurgias de catarata pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receberam do setor responsável, o Laudo de Internação Hospitalar para a realização dos procedimentos. O mutirão acontecerá entre os dias 20 e 28 deste mês. A iniciativa conta com a parceira da Prefeitura, custeada com recursos estaduais e deve zerar

a fila de espera existente no município. De acordo com o Secretário de Saúde, Alcídio Reis Pera, o mutirão beneficiará 216 pessoas que aguardavam na fila de espera pelo procedimento. “Esta campanha de cirurgias ajudará muita gente que voltará a enxergar, permitindo um novo olhar para uma vida mais saudável e feliz”, destaca.

DIVULGAÇÃO/JN

PREÇOS BAIXOS

PARA VIAJAR O ANO TODO

PAGUE EM ATÉ

12X IGUAIS

*

BRASIL

MUNDO

BUENOS AIRES

VITÓRIA

O pacote de 4 dias inclui passagem aérea saindo de Curitiba voando GOL e 3 diárias de hospedagem com café da . manhã no Red Roof Inn Vitória A partir de

566 reais

Preço válido para saída 9/março.

O pacote de 4 dias inclui passagem aérea saindo de Curitiba voando GOL, transporte aeroporto/hotel/aeroporto e 3 diárias de hospedagem com café da manhã no Duomi Plaza Hotel e passeio. A partir de

1.828 reais

Preço válido para saída 9/março.

CURITIBA E ILHA DO MEL COM TREM DE MORRETES

O pacote rodoviário de 5 dias inclui transporte em ônibus de turismo com guia acompanhante saindo de Balneário Camboriú, 3 diárias de hospedagem com café da manhã no Hotel Go Inn , passeios em Curitiba, Curitiba Ilha do Mel (com ingresso) e passeio de trem pela Serra do Mar. Apenas

898 reais

:::RELIGIOSIDADE:::

Centenas acompanharam procissão da padroeira A procissão fluvial pelo rio Itajaí-Açu, com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes encerrou dez dias de festividades em honra à padroeira que dá nome ao município. A procissão ocorreu no domingo (4). A imagem seguiu à frente de dezenas de barcos e, posteriormente, foi em procissão até o santuário, onde ocorreu a Santa Missa. O domingo encerrou ainda com o Show de Evangelização com o cantor Dunga, missionário da comunidade Canção Nova e a

cantora Gracielle. Os pontos altos da festa foram as procissões com a imagem da santa padroeira do município e protetora dos pescadores e navegadores. Na sexta-feira (02) a procissão terrestre atraiu uma multidão. Os fiéis seguiram a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e ajudaram a segurar seu manto, que este ano teve mil metros quadrados de tecido e deve entrar para o Guinness Book (livro dos recordes), como o maior manto do mundo.

FORTALEZA

O pacote de 6 dias inclui passagem aérea saindo de Florianópolis voando LATAM, transporte aeroporto/hotel/ aeroporto, 5 diárias de hospedagem com café da manhã no Hotel Iracema e passeio pela cidade. Travel A partir de

Tudo isso por

5.780 reais

Preço válido para saída 17/abril.

1.328 reais

Preço válido para saídas 8, 12, 15/março.

O pacote de 12 dias inclui passagem aérea saindo de Curitiba voando LATAM, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, transporte em ônibus, 10 diárias de hospedagem com café da manhã sendo 3 em Paris, 3 em Londres, 1 em Bruges, 2 em Amsterdã e 1 em Frankfurt, passeios panorâmicos em Paris, Londres, Bruxelas e Amsterdã, cruzeiro pelo Rio Reno, 1 jantar em Bruges e guia falando português no destino. Tudo isso por

9.818 reais

Preço válido para saída 7/março.

SERRA GAÚCHA

1.372 reais

Preço válido para saída 27/março/2019, em cabine interna, categoria Bella. Taxas portuárias, de serviços e o seguro já incluídos no preço.

CRUZEIRO PELA AMAZÔNIA

COM SISTEMA TUDO INCLUÍDO 4 dias/3 noites Roteiro a bordo do Iberostar Grand Amazon: Manaus, Lago Janauacá, Rio Manacaparú, Manaus.

2.221 reais

Preço válido para saída 1/junho, em cabine externa com varanda, categoria M. Taxas portuárias e de serviços já incluídas no preço.

CRUZEIRO PARA BÚZIOS E RIO DE JANEIRO

COM SISTEMA TUDO INCLUÍDO E TRANSPORTE GRÁTIS AO PORTO SAINDO DE ITAJAÍ/SC 5 dias/4 noites Roteiro a bordo do navio Soberano: Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Santos. A partir de

2.117 reais

Na Temporada 2018/2019 do navio Soberano, clientes CVC têm TRANSPORTE GRÁTIS em ônibus de turismo ao porto de Santos, saindo de Itajaí. Lugares limitados. Antecipe sua compra.

1.498 reais

HOTÉIS

A partir de

EXCLUSIVIDADE CVC

Preço válido para saída 23/março.

PASSAGEM AÉREA

4 dias/3 noites Roteiro a bordo do MSC Seaview: Santos, Búzios, Ilha Grande, Santos.

Preço válido para saída 6/fevereiro/2019, em cabine interna, categoria I1. Taxas portuárias e de serviços já incluídas no preço.

O pacote rodoviário de 6 dias inclui transporte em ônibus de turismo com guia acompanhante saindo de Balneário Camboriú, 5 diárias de hospedagem com café da manhã no Hotel Prodigy , passeios em Gramado, Alpenhaus Bento Gonçalves, Garibaldi, Canela, Nova Petrópolis e de trem Maria Fumaça de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa. Apenas

CRUZEIRO PARA ILHA GRANDE E BÚZIOS

A partir de

TRIÂNGULO EUROPEU

Preço válido para saída 9/março.

Procissão. Imagem percorreu as águas do Itajaí-açu

PARIS

O pacote de 7 dias inclui passagem aérea saindo de Florianópolis voando LATAM, transporte aeroporto/hotel/aeroporto e 5 diárias de hospedagem com café da manhã . no Hotel Mercure La Defense

CRUZEIROS

PASSEIOS

ALUGUEL DE CARRO

INGRESSOS

SEGURO-VIAGEM

ENCONTRE A LOJA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ EM CVC.COM.BR/LOJAS OU CONSULTE SEU AGENTE DE VIAGENS ITAJAÍ ANGELONI .....................................................................................................3046-3010 3046-3010

98821-3387

NAVEGANTES AVENIDA JOÃO SACAVEM, 11................................................................3065-8800 3065-8800

99787-2747

Prezado cliente: os preços são por pessoa em apartamento duplo. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas no preço. Os cruzeiros marítimos não incluem passagem aérea, seguro viagem e transporte até o porto, exceto quando citado. Condições de parcelamento: 1+11x ou 0+10x sem juros no cartão de crédito, 1+9x ou 0+8x no boleto bancário ou 0+12x iguais com juros no cartão de crédito ou boleto bancário. Ao optar pela condição de pagamento com parcelamento 0+12 vezes iguais, os preços deverão ser recalculados para a inclusão da taxa de juros. Consulte taxa de juros no momento da compra. *MSC Cruzeiros: entrada de 10% + 10x sem juros no cartão de crédito. Crédito sujeito a aprovação. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a alteração sem prévio aviso. Lugares limitados e reservas sujeitas a confirmação. Ofertas válidas até um dia após a publicação deste anúncio.


Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

JN SEGURANÇA

:::LATROCÍNIO:::

Familiares terão de esperar até março por condenação

P

or conta dos feriados deste mês, a sentença contra Fábio dos Santos Esposito só deve sair em meados de março. Ele confessou ter tirado a vida do empresário Laércio João Vieira, no ano passado. O julgamento do acusado ocorreu na quinta-feira (1º). Na ocasião, seis testemunhas foram ouvidas pelo judiciário e deram detalhes do crime. Além de confessar a autoria do crime, o acusado disse ter usado entorpecentes antes do assalto e não

ARQUIVO DA FAMÍLIA/JN

metido o crime, ocorrido no dia 12 de setembro. Identificado por meio de retrato falado e imagens de câmeras de vigilância, ele fugiu do local abandonando um capacete e a chave da moto que usava. Na ocasião, Vieira caminhava com a esposa. Esposito abordou o casal e exigiu que a vítima entregasse uma corrente de ouro que usaLaércio Vieira. Crime contra empresário aguarda sentença va no pescoço. Diante lembrava quantos tiros onde Esposito responde da negativa da vítima, o acusado desferiu três tidisparou contra a vítima. por outros crimes. Ele foi preso pouco ros, um atingiu a cabeça O juiz também aguarda dados de São Paulo, tempo depois de ter co- do empresário.

:::TRAGÉDIA:::

Acidente de trabalho termina em óbito DIVULGAÇÃO/JN

Acidente. Trabalhador caiu de uma altura de 9 metros

Ontem (8), por volta das 14 horas, uma tragédia ocorreu no centro da cidade. Próximo ao aeroporto, na Rua Osmar Gaya, um homem morreu depois de cair do telhado de um galpão. Segundo informações de populares, o senhor J.A.S, de 60 anos, trabalhava

no alto de um galpão quando perdeu o equilíbrio. Ele não resistiu à queda de 9 metros e morreu no local. Colegas de trabalho ainda tentaram chamar socorro. Quando a ambulância dos Bombeiros Voluntários chegou ao local, o trabalhador já estava sem vida.

Jornal de Navegantes | 15 |

Coluna Direito para Todos Frase da Semana: “O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica”. Norman Vincent Peale A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve indenização por danos morais fixada em R$ 3 mil pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em razão de acidente sofrido por um homem que caiu em buraco aberto na via pública. De acordo com o processo, ao cair no buraco, na cidade de Mauá (SP), o homem torceu o tornozelo e rompeu o ligamento. Além de passar meses usando bota ortopédica, sem poder trabalhar, foi-lhe informado sobre a necessidade da utilização de palmilha sob medida e de tornozeleira. A prefeitura foi condenada a pagar R$ 3 mil pelos danos morais, mas, para a vítima, o valor foi irrisório, não atendendo ao caráter pedagógico da sentença. Transtorno compensado O relator, ministro Herman Benjamin, no entanto, entendeu que a quantia fixada foi suficiente para compensar os transtornos causados pelo acidente. Segundo ele, para eventualmente modificar a decisão do TJSP, o STJ teria de reexaminar as provas do processo, o que é inviável no âmbito do recurso especial (Súmula 7). A revisão pelo STJ de valores fixados a título de reparação de danos extrapatrimoniais somente é possível quando a quantia fixada é exorbitante ou insignificante, o que não foi reconhecido pelos ministros da Segunda Turma. Fonte: Superior Tribunal de Justiça www. stj.jus.br Dra. Siomara Acácia de Souza Lima Cabral, OAB/SC 40.064, é Graduada em Direito pelo Sinergia Sistema de Ensino. Advogada militante integrante da Cabral Consultoria e Assessoria Jurídica.


| 16 | Jornal de Navegantes

JN CONTRA-CAPA

Navegantes, 9 de Fevereiro de 2018

:::AEROPORTO:::

Infraero publica concessão de terminal

A

Infraero publicou os editais de licitação para a concessão dos terminais de carga (Teca) dos aeroportos de Navegantes e Joinville. A abertura do processo ocorrerá no dia 28 para Navegantes. A concessão do espaço prevê a exploração comercial do complexo e operação das atividades de armazenagem e movimentação de cargas por 25 anos, com preço mínimo mensal de R$ 600 mil para Navegantes. O lance inicial é de R4 500 mil. O valor total de investimen-

tos gira em torno de R$ 22,9 milhões no empreendimento. O edital prevê que a concessionária inicie a administração do terminal e que também construa novas e modernas estruturas para compor o complexo logístico. A concessão da área também busca aliar a expertise da estatal com a vencedora do leilão para a ampliação do portfólio de clientes. A iniciativa faz parte do novo posicionamento estratégico da Infraero, que prevê a exploração comercial dos complexos logísticos situ-

ados nos aeroportos que administra. O terminal navegantino é um dos principais da Região Sul do Brasil e o mais movimentado dentre os terminais de carga administrados pela Infraero em Santa Catarina. Conta com uma área de 104,2 mil m², sendo 4,2 mil m² referentes ao atual terminal de carga, e 100 mil m² referentes à área destinada à implantação do novo complexo logístico. A concessão faz parte do projeto Inova Navegantes, amplamente divulgado pela Infraero desde 2016.

JEAN KNETSCHIK/JN

Aeroporto. Concessão do terminal de cargas de Navegantes faz parte do projeto Inova Navegantes

:::JUNTA MILITAR:::

Juramento à bandeira e dispensa de jovens Ontem (8), a Junta de Serviço Militar de Navegantes promoveu a solenidade de Juramento à Bandeira e entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação aos jovens de diversas classes, alistados no ano de 2018 no município de Navegantes. A solenidade aconteceu na sede Secretaria Municipal de Segurança Pública e foi presidida pelo secretário

da Junta de Serviço Militar de Navegantes, Rogério Cordova Diniz. Na ocasião, os jovens dispensados de prestar o Serviço Militar Obrigatório realizaram o juramento solene perante a Bandeira do Brasil. Eles também entoaram o Hino Nacional e receberam o Certificado Dispensa de Incorporação (CDI), ficando quites com o Serviço Militar.

DIVULGAÇÃO/JN

MUDANÇA NO CERTIFICADO

Junta militar. Jovens participaram do juramento e da dispensa

A Junta de Serviço Militar de Navegantes informa aos cidadãos que a emissão de documentos militares mudou. O Serviço Militar modernizou-se e desenvolveu o Certificado Militar Único (CMU), sem foto. Esse novo documento permite a certificação digital juntando em um único formato os Certificados de Dispensa de Incorporação, de Isenção e de Dispensa do Serviço Alternativo. Os documentos emitidos nos modelos antigos continuam válidos sem a necessidade de troca. “Informamos sobre essa mudança para evitar que as empresas deixem de aceitar esse novo modelo como como comprovação da dispensa”, observa Diniz.

Edicao 09 02 2018  

edição do dia 09

Edicao 09 02 2018  

edição do dia 09

Advertisement