
1 minute read
Ensino noturno de volta à Marques de Castilho
AEscola Secundária Marques de Castilho, escola sede do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (A.E.A.S.), volta a apostar na Educação de Adultos.
Ao longo dos seus 89 anos de história, contam-se pelos dedos de uma mão os anos em que as portas da “Marques de Castilho” não se abriram para as aulas da noite. Muitos foram os cidadãos Aguedenses, e não só, que puderam aumentar a sua qualificação escolar e técnica ao mesmo tempo que desenvolviam a sua atividade profissional durante o dia.
Advertisement
Após um curto período em que tal não foi possível, a Escola Secundária Marques de Castilho volta a poder oferecer ensino noturno, proporcionando “nova oportunidade” aos adultos do concelho e da região de concluir ou melhorar a sua formação académica, em horário pós laboral.
No ano letivo 2022/2023, a oferta contempla o Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) Escolar e o Técnico de Maquinação CNC, ambos de equivalência ao 12.º ano. Para CNC poderão inscrever-se também candidatos com 12.º ano concluído, tendo que frequentar apenas as disciplinas da componente técnica para se habilitarem a uma qualificação profissional nesta área.
Mas este ano lectivo, a Marques de Castilho, como escola inclusiva que sempre soube ser, inclui ainda, na sua oferta formativa para adultos, Cursos EFA B1 e B2, de equivalência aos 4.º e 6.º anos de escolaridade, e um Curso de Português para Estrangeiros, procurando responder aos inúmeros imigrantes que têm recorrido ao Centro Qualifica do A.E.A.S. manifestando o seu interesse em aprender Português.
E ainda, no âmbito da atividade do seu Centro Qualifica, os cidadãos com mais de 18 anos podem concluir e aumentar escolaridade através de Processos de Reconhecimento de Competências, com garantia de flexibilidade de horários e acompanhamento presencial e personalizado por parte de uma Equipa de Técnicos de Orientação e Formadores, com larga experiência nesta modalidade de formação e ainda usufruir de unidades de formação de curta duração (25 e 50 horas), nas mais variadas áreas, apenas com o objectivo de ampliar conhecimentos e qualificações, melhorando assim as suas competências pessoais e profissionais.
A Escola Secundária Marques de Castilho (A.E.A.S.) está atenta às necessidades de formação do concelho de Águeda e da região, baseando nelas o planeamento da sua oferta formativa.
