Issuu on Google+

CLASS CASA

| EDIÇÃO 39 | ABRIL / MAIO - 2013 | ANO 8 |

CLASS & STYLE Armani, Diesel e La Perla, o segredo do sucesso ARQUITETURA Projetos e produtos em editoriais

ARQUITETURA DECORAÇÃO ARTE DESIGN ESTILO

www.classcasa.com.br | PERNAMBUCO | BRASIL |

CLASSZOOM Lugares que você tem que conhecer em NYC, Londres, Miami e Paris FLORENÇA Respira arte

MILÃO SEM PRECONCEITOS O design de móveis e complementos em evidência


Edição 39 | Abr/Mai - 2013 | Ano 8 EDITORIA E DIREÇÃO DO PROJETO Carla Guerra carlaguerra@carlotacomunicacao.com.br FOTOGRAFIA Marcelo Marona marcelomarona@gmail.com REPORTAGEM Bruno Souto Maior redacao@carlotacomunicacao.com.br DIAGRAMAÇÃO João Paulo Ferreira DEPARTAMENTO COMERCIAL E ATENDIMENTO 81 3091.5068 | 8873.2003 comercial@carlotacomunicacao.com.br TEXTOS Carla Guerra e Bruno Souto Maior CONSULTORES E COLABORADORES Márcia Longman, Luciene Torres, Rodrigo Duarte e Bruno Duarte *Nossos colaboradores atuam na revista periodicamente, de acordo com as pautas de cada edição.

REDAÇÃO 81 3242.4840 | 8871.1002 redacao@carlotacomunicacao.com.br

De Olhos e Mente Abertos Esta é mais uma edição em que nos dedicamos a trazer o melhor e mais diversificado conteúdo para os mercados de arquitetura, decoração, design e estilo. Há oito anos, trazemos a cobertura do Salone Del Móbile, feira internacional de design de mobiliário e complementos, realizada em Milão, na Itália, que atrai a atenção de profissionais especializados e empresários de todo o mundo. Um rico portfólio de imagens que traduzem as tendências, os conceitos que se espalham pelos quatro cantos do planeta a cada feira realizada. Esperamos contribuir assim para a formação da opinião e das escolhas de todos que fazem o segmento. Sem preconceitos, jogamos nosso olhar sobre aquilo que nos chamou atenção, buscando aqui e ali coisas interessantes, modelos e zonas de interesse, construindo um editorial que sirva de guia, de material de pesquisa. Mas, tem vários outros assuntos e momentos interessantes de leitura na edição. Dicas de lugares incríveis em NYC, Londres, Miami e Paris, a moda de Giorgio Armani, projetos e dicas de arquitetos, uma viagem a Florença, que acabamos de conhecer bem de perto, um hotel cheio de charme em Veneza, o Hotel Metropole e muito mais. Uma edição recheada de novidades e boas energias.

ESCRITÓRIO COMERCIAL E REDAÇÃO Rua Amélia, 373, Galeria Graças Center Salas 104 e 105 52011-050, Graças, Recife - PE CRIAÇÃO E PROJETO GRÁFICO Carlota Editora e Agência de Notícias

Carla Guerra / Editora carlaguerra@carlotacomunicacao.com.br carlapessoaguerra carla guerra carlotaguerra_estiloclub

PARA ANUNCIAR Gleice Cleone 81 3091.5068 | 8876.2004 classcasa@carlotacomunicacao.com.br COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Carlota Editora e Agência de Notícias ISSN 1983-8441 A ClassCasa é propriedade da Carlota Editora e Agência de Notícias, com distribuição dirigida para assinantes, mailling composto por empresários, lojistas, imprensa, formadores de opinião e para venda direta nas livrarias Cultura. A publicação é aberta a colaboradores e não se responsabiliza por conceitos emitidos em textos assinados, em respeito à liberdade de expressão e por qualquer conteúdo publicitário e comercial de terceiros.

Acesse: www.classcasa.com.br ClassCasa Nº 39


CLASS CASA PERNAMBUCO | BRASIL

ARQUITETURA | DECORAÇÃO | ARTE | DESIGN | ESTILO

bazar e outras coisas

flores e festas

26

20

class & style

135 107

especial milão 18 22

classempresa

54 57 64 66

mercado pernambucano

70

trends

mercado imobiliário

71

partner

classzoom

74

editorial décor

estiloclub

design plural

24 32 34

tecno

37 44 52 Ano 8

lançamentos e oportunidades

classbook

classhotel

81

radar decor

galeria

92

cities

127

adoramos

131

lançamento

134

party

146

série arquitetos pernambucanos

classarquiteto arquitetura comercial


Fotos dos ambientes: Marcelo Marona

O grande diferencial da B&M ĂŠ a versatilidade e qualidade das luminĂĄrias para pronta entrega, aliados ao bom atendimento. Gabriela Santa Cruz e Amanda de Moraes RĂŞgo - Arquitetas


Fotos dos ambientes: Marcelo Marona


A B&M conspira um universo diverso de luminárias no tocante a partidos estéticos e funcionais. Nela encontro as luminárias necessárias para todos os meus projetos das mais variadas fábricas. Marylia Nogueira - Arquiteta


Fotos dos ambientes: Marcelo Marona

Planejados, do seu jeito. Cada projeto, uma nova história.

Dani Pessoa e Fabíola Occenstein Arquitetas

A Bontempo nos permite criar projetos alternativos e afinados com as expectativas de cada cliente. Uma marca aliada versátil, flexível e antenada aos modelos estéticos.


www.bontempo.com.br @moveisbontempo

Recife | Av. Domingos Ferreira, 1248 Boa Viagem | Recife-PE | (81) 3327.8002


estiloclub

18

Carla Guerra Editora da ClassCasa

ICasa

carlapessoaguerra

Um novo espaço dedicado à de-

carlotaguerra_estiloclub

coração faz com que o shopping Rio Mar tenha um diferencial bem interessante. A ICasa, loja do segmento, traz produtos de alta linha. Em espaço com ambientação de bom gosto e seleção de itens de tirar o fôlego, as irmãs Karla e Tânia Konrad inovam e prometem novidades. Um pouco de tudo: objetos, complementos, cadeiras, louças, talheres, panelas e copos fazem a festa de quem está sempre atrás de uma novidade para a casa. Fica a dica, você vai adorar.

Acessórios Bike Na onda das bikes, o momento é de aderir. Mas sem perder o estilo e com os itens de Fotos: Divulgação

segurança em dia. As grandes marcas estão atentas ao movimento e lançaram suas coleções, com o objetivo de atender a um público bem exigente. Chanel, Gucci, Fendi, só para citar algumas grifes de peso estão com tudo nessa onda. Ou melhor, nessa pista.

Segunda Pele As jaquetas de couro estão presentes em nove entre dez looks divulgados pelos principais sites de comportamento e street style. Não importa o clima, tem sempre uma peça que se encaixa no seu perfil. Levinha ou mais arrojada, ela pode levantar o visual e modernizar a aparência, valorizando e dando estilo. Algumas opcões foram apresentadas nas semanas de moda por todo o mundo. Você já escolheu a sua?

My Wish No frisson das bijouterias que parecem joias e acessórios, leia-se bolsas, capas para celular, entre outros mimos, a jovem Juliana Markan lançou seu portal on-line para venda direta. Com uma seleção de peças garimpadas pessoalmente por ela, coloca à venda itens super bonitos e com excelente preço. Vale a pena dar uma espiadinha no www.mywishonline. com.br

ClassCasa Nº 39


20

flores e festas

Must Have Márcia Longman Arquiteta e proprietária da Maria Fulô

DA ESTAÇÃO Com a chegada do outono, tudo que vem na moda se reflete um pouco nas flores, festas e peças decorativas. Algumas valiosas dicas de elementos imperdíveis para a estação.

Flores

Com a chegada das temperaturas mais amenas, algumas flores maravilhosas se tornam mais acessíveis e duradouras. Infelizmente, as produções locais (nordeste) foram muito prejudicadas com a seca, e tudo mesmo tem que ser comprado fora. É hora de investir nas hortênsias, lírios e orquídeas, flores especiais, que não se encontram facilmente durante o resto do ano.

Noivas

Para este momento único, é a tão sonhada hora do buquê de tulipas. Várias noivas que casam no verão desejam desesperadamente esse item que só se encontra do outono ao inverno. Pode se apresentar Fotos: Divulgação

de várias cores e formas, tudo de acordo com o tamanho da noiva e o estilo do vestido. Não esqueçam: buquê de noiva não é peça decorativa, é um item no look da noiva e deve harmonizar com o vestido, cabelo e sapato. Tudo em sintonia.

Eventos

Com a chegada das chuvas é preciso de estrutura para que seu evento não vá por “água abaixo”. Procure um local que caiba todos os seus convidados confortavelmente, afinal de contas, a lista sempre pode aumentar. Se estiver organizando tudo em local aberto, lembre-se de contratar um toldo com pé direito alto, boa estrutura e fechamento lateral, evitando problemas com chuvas de vento. E muito importante: tablado no piso é fundamental. Você não vai querer ver seus convidados sujos de lama, vai?

Peças decorativas

Quando se fala de peças decorativas e festas, assim como na moda, o tom de “vinho bordô” está com tudo. Aliado aos tons de nude, âmbar e ouro velho, este tom ganha força e luz em festas e residências. Grandes lustres, tecidos especiais e peças de design são fundamentais pra quem deseja glamour e um diferencial.

ClassCasa Nº 39


design plural

22

Luciene Torres Superintendente do Centro Pernambucano de Design

A Leveza de

ISSEY MIYAKE

Fotos: Luciene Torres

T

inha muita vontade de conhecer o cria-

cio de abril, fui a Brasília para uma reunião de

Please, lançada em 1993, representa um aspec-

dor do perfume que mais gosto, que

trabalho, e soube da exposição de Issey Miyake

to radical e prático da roupa moderna: combi-

sempre me encantou, um cheiro de le-

que abria naquele dia. Bem, não era coincidên-

na a ideia milenar de envolver uma figura tri-

veza e sofisticação ao mesmo tempo. Depois,

cia, era a hora e vez de ver bem de perto as

dimensional num tecido de duas dimensões,

procurei literaturas que apresentassem esse

criações do japonês.

com pregas, incorporando novas tecnologias,

grande estilista, que sempre encanta com os

Issey Miyake nasceu em Hiroshima, no Japão,

funcionalidade e beleza.

plissados delicados. Realmente, quando dese-

em 22 de abril de 1938. Sobreviveu à bom-

Criou a Fundação Issey Miyake, aprovada, pelo

jamos algo, o mundo conspira a favor. No iní-

ba atômica que destruiu sua cidade, em 6 de

governo japonês, em 2011, como uma institui-

agosto de 1945, durante a Segunda Guerra

ção de utilidade pública. O objetivo desta enti-

Mundial. Diante deste fato, podemos imaginar:

dade consiste não só em preservar os arquivos

como podem ser leves e coloridas as suas rou-

existentes, mas também apoiar e patrocinar

pas? Como a essência do seu perfume pode

novos talentos. Desde 2007, a fundação tam-

ter tamanha leveza, se ele testemunhou um

bém se ocupa de Design Sight, materializando

período tão negro da história da humanidade?

o sonho de Miyake: criar um espaço no Japão

Esses sentimentos contra a negatividade só po-

dedicado a todas as formas de desenho.

deriam vir de pessoas e lugares que cultuam

Atualizadíssimo, ele une origami e plástico reci-

uma filosofia de vida como vemos no Japão,

clado em sua mais nova coleção desenvolvida

conhecido como o Império do Sol Nascente.

em conjunto com a equipe do seu laboratório

Miyake terminou sua graduação de Design

de pesquisas, o Reality Lab. Issey Miyake, que

Gráfico, em 1965, em Tóquio. Em seguida, foi

está há mais de dez anos afastado das semanas

a Paris, e depois a Nova York, e em 1970 criou

de moda, se dedica à pesquisa de novas formas

o Miyake Design Studio, no seu retorno ao Ja-

de vestimenta ao lado de jovens engenheiros

pão. Foi o primeiro designer japonês a partici-

e estilistas. O seu enfoque no desenho sempre

par com uma coleção de moda no recém-for-

se baseou no perfeito equilíbrio entre tradição

mado Salão de Prêt-à-Porter de Paris, em 1973.

e inovação: o artesanal e a última novidade em

Ele se define como um “designer de roupas”

matéria de tecnologia, assim como o Japão,

e não um “criador de moda”. A coleção Pleats

seu país de origem. ClassCasa Nº 39


24

tecno

Rodrigo Duarte Arquiteto e consultor de áudio, vídeo e automação Bruno Duarte Engenheiro mecânico e consultor de áudio, vídeo e automação

Automação made in Pernambuco Pernambuco está cada vez mais alinhado às tendências e tecnologias

Lançamento

Depois da chegada dos tablets, os computadores tiveram que

de ponta. Quando o quesito é automação, o Estado oferece o que há

sofrer evoluções, e, hoje, a novidade no mercado são os equi-

de melhor, tanto de marcas de fora, aqui representadas, quanto mar-

pamentos chamados de dispositivos híbridos. A marca Dell,

cas locais, que despontam com qualidade compatível.

por exemplo, lançou o XPS 12, que através de sua tela tou-

Uma delas é a Qualihouse, empresa pernambucana que desenvolve

chscreen Full HD de 12,1 polegadas rotatória alterna entre a

sistemas de automação, e apresenta o Simplifies, um sistema de au-

forma de um tablet e um ultrabook (notebook super fino) po-

tomação residencial com base web (pode ser utilizado em qualquer

tente e robusto para praticamente qualquer tipo de aplicação.

equipamento que possui um navegador). Um grande diferencial da empresa é que todos os componentes do sistema foram desenvolvidos e construídos localmente, assim como a assistência técnica do produto. A sensação que o acesso remoto traz para quem escolhe uma boa marca de soluções de automação, é que é possível levar a casa junto

Fotos: Divulgação

com você para onde for, permitindo o acompanhamento ao vivo com

Unindo o agradável ao útil

a integração com câmeras IP e o controle de tudo que está sendo

Os Revestimentos 3D, hoje são um sucesso na arquitetura de interio-

automatizado na casa. Para quem tem crianças ou idosos em casa,

res. Eles chamam a atenção das pessoas por criarem superfícies lindas

poderá acompanha-los e saber, sempre quer quiser, se está tudo bem

com formas inusitadas,

e ou interferir rapidamente, caso necessário.

mas esse material pode

Com o sistema, você também pode, caso a instalação elétrica da resi-

não ser apenas usado

dência permita, desabilitar o circuito de tomadas de um determinado

para efeito de estética e

cômodo que possa ser considerado perigoso para um filho pequeno,

sim como elemento de

evitando o risco de choques elétricos. Para demonstrar a simplicida-

acústica. Os revestimen-

de de funcionamento do sistema, a Qualihouse disponibilizou o site

tos transformam-se em

www.experimenteautomacao.com.br para que os clientes testem o

difusor de som em am-

sistema no próprio showroom da fábrica.

bientes de home theater,

Outras marcas também oferecem muita qualidade, oferecendo ao

através de suas superfí-

consumidor pernambucano soluções em tecnologia de automação,

cies com reentrâncias e

como: Scenario, Iluflex, Neocontrol (Nacional), Fibaro, Control 4, Lu-

saliências.

tron, Creston, BTicino, Schneider (Importado), entre outras. Assim, é possível afirmar que o Estado oferece o melhor do segmento.

HDMI para longas distâncias

Quando se fala em transmissão digital, a mais utilizada é a do tipo HDMI. Porém, esse tipo de conexão torna-se viável para curtas distâncias, porque à medida que o tamanho do cabo aumenta, o seu custo também cresce e chega a um limite de dimensão. Uma boa solução para longas distâncias é usar uma extensão HDMI via cabo UTP, o qual permite alcançar algo em torno de 40 metros de distância.

ClassCasa Nº 39


bazar e outras coisas

Cadeira Clarissa

A família de cadeiras Clarissa apresenta um encosto característico que abraça o corpo como uma capa. A poltrona fala uma linguagem dupla: geométrica do lado de fora e macio e confortável no interior. O quadro de tubo de metal combina perfeitamente com a geometria linear da concha que é feita de fibra de poliéster. Design: Patricia Urquiola Fabricante: Moroso

Metropolitan Seating

A simplicidade da Metropolitan Seating é o resultado de uma relação equilibrada entre a forma do assento e a armação em metal. Uma pequena poltrona rotativa montada sobre uma base central em alumínio brilhante escovado que segue a linha contínua do assento e braços. A poltrona rotativa completa-se com um pufe. Design: Jeffrey Bernett Fabricante: B&B Italia

Poltrona Jacket

Inspirada no mundo da moda e trabalhada com detalhes de alfaiataria fina, a poltrona conhecida como Jacket e desenhada por Patrick Norguet lança um feitiço de puro fascínio com suas linhas elegantes e graciosas, surpreendendo o espectador com novo uso do tecido acolchoado: em vez de simplesmente vestir a estrutura de metal, torna-se um corpo suave e aconchegante em si, com uma borda ao longo das costas que é uma reminiscência de uma gola de casaco. Design: Patrick Norguet Fabricante: Tacchin

Cadeira Biophilia

Biophilia é uma coleção que explora uma nova linguagem de design que faz um diálogo entre o tempo, a forma e o espaço. Que combina o design orgânico da Sagrada Famila de Antonio Gaudí e a experiência da Vondom em tecnologia avançada em pré-moldados. Uma linha de cadeiras com um movimento permanentemente belo e sensual, pura arte orgânica. Fotos: Divulgação

26

Design: Ross Lovegrove Fabricante: Vondom

ClassCasa Nº 39


bazar e outras coisas

Luminária Flowerpot

Um objeto não pode se tornar um ícone do design até que tenha resistido ao teste do tempo.

A luminária

Flowerpot, projetada em 1969, é um exemplo disso, tanto que ao longo das décadas ganhou o apelido de Flower Power. Tem

design simples e memorável, daí

seu sucesso absoluto. Pode ser encontrada em dez cores diferentes. Design: Verner Panton Fabricante: Interieur Única

Mesa Lili

Com uma forma escultural e atraente, a mesa Lili é inspirada em um lírio de água. A conexão suave e harmoniosa entre o tampo da mesa e o quadro cria uma curva elegante, possível através da construção de alta precisão e da técnica de montagem. Design: Takumi Hirokawa Fabricante: addinterior

Sofá Le Corbusier

Sofá com estrutura em aço polido cromado e almofadas com enchimento de espumas de poliuretano e poliéster. As almofadas de encosto podem ser reduzidas, são articuláveis para o quadro traseiro, de modo que aumentam a largura do assento do sofá, criando uma cama de solteiro. Os estofos, em couro ou tecido, são completamente removíveis através de zips. Design: Le Corbusier Fabricante: Cassina

Fotos: Divulgação

28

ClassCasa Nº 39


Polder Sofá

A edição limitada do sofá é um excelente exemplo do talento de Hella Jongerius para seu parceiro de longa data, a Vitra.

Em novos tons

quentes e terrosos, traz os padrões botânicos para o encosto e assento, valorizando as texturas do tecido. Desenho: Hella Jongerius Fabricante: Vitra

Copper Blow

Projetado para acomodar uma lâmpada de baixo consumo de energia, que é mantida no lugar por um tampão de borracha industrial, permitindo que funcione como uma luz interior ou exterior. Disponível como pendente ou de mesa, a peça é feita de policarbonato e cobre. Design e Fabricação: Tom Dixon

Estante Up-Pill

A estante se desenvolve ao longo de níveis superpostos, como fileiras de tijolos, libertando-se de ser condicionada pela estrutura. Um conceito novo, livre de condicionamentos espaciais ou modelos. Adequada a cada ambiente, de acordo com a necessidade de exposição e armazenamento. Design: Giovanni Galla Fabricante: Estel Escritório

Ano 8


30

bazar e outras coisas

Prateleira laqueada by Maarten van Severen

Um tema-chave na obra de Maarten Van Severen é o mobiliário para armazenamento, sejam prateleiras, armários ou aparadores. O projeto para a Kast, em que Van Severen trabalhou durante os últimos meses de sua vida, pode ser considerado a quintessência da sua exploração do assunto. Kast é uma unidade de armazenamento que é modular em estrutura, a versão base do que é um aparador. Complementadas por duas caixas de madeira simples e mais um módulo básico, uma combinação de prateleira / parede. Projeto: Maarten van Severen Fabricante: Vitra

Lebello

A pele é um conjunto de assentos modulares para área externa. O projeto inclui sistema simples de bancos, juntamente com uma série de mesas em alumínio lacado e madeira. Design e Fabricação: Lebello

Fotos: Divulgação

Poltrona JJ

Sucesso absoluto desde sua primeira aparição, com aço cromado nas hastes do quadro e sua versão glamorosa coberta de pele, a poltrona JJ é para poucos. A nova cobertura possui um confortável recheio, juntamente com uma vasta gama de opções em couro e preciosos detalhes de costura. Design: Antonio Citterio Fabricação: B&B Italia

ClassCasa Nº 39


classempresa Marelli completa 30 anos com

MATURIDADE E SOLIDEZ

N

o mês de abril, a Marelli Ambientes Racionais completou três décadas dedicadas a atender o segmento de mo-

biliário corporativo com soluções inovadoras, ergonômicas e sintonizadas com as demandas atuais desse mercado. Emoção e homenagens aos principais atores dessa história alicerçada na valorização das pessoas e em princípios sólidos e transparentes marcaram a celebração dos 30 anos num almoço festivo que reuniu os gestores das 35 lojas exclusivas da marca no Brasil e no Fotos: Divulgação Marelli

32

exterior, a diretoria e os 220 profissionais da fábrica. A celebração teve como palco o Château Lacave, castelo inspirado nas construções medievais da Europa, encravado em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, cidade onde está instalado o parque industrial da Marelli.

A ocasião também marcou o início da 17ª Convenção Marelli, que neste ano teve como tema “Vamos Construir uma Ponte para o Futuro”. Bruno Cani, gestor da Marelli Recife, que em 2014 completa 25 anos de presença no mercado pernambucano, participou das comemorações e do encontro de lojistas. Durante o almoço comemorativo, o diretor-presidente Rudimar Borelli enfatizou a felicidade de comemorar esse marco junto às maiores fortalezas da Marelli, os responsáveis pelo canal de distribuição, sem dúvida o melhor do segmento, e os funcionários, lembrando que o cuidado com o ser humano sempre foi a maior inspiração da marca que se consolidou como referência no Brasil e na América Latina.

ClassCasa Nº 39


Fundada em 2 de abril de 1983, a Marelli conta com um moderno parque fabril projetado com tecnologia de ponta dentro de conceitos de racionalidade, respeito ao meio ambiente, sustentabilidade, agregação de valor e valorização das pessoas. Os produtos da marca oferecem conforto, estética, ergonomia e otimização no aproveitamento dos espaços, com soluções da recepção à diretoria. São certificados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e produzidos de acordo com as normas ISO 9001 (qualidade), SA 8000 (responsabilidade social), ISO 14001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (segurança e saúde no trabalho), além do selo verde Ecolabelling, conferido pelo programa de Rotulagem Ambiental da ABNT. No Recife, a marca está presente com showroom na Av. Conselheiro Aguiar, 1415, no bairro de Boa Viagem, fones (81) 3325.0897 e 3325.1572. Tendo à frente Bruno Cani e sua equipe, a Marelli Recife disponibiliza atendimento personalizado, relacionamento com especificadores e serviços especializados com profissionais capacitados para executar desde o projeto até a montagem do layout final no cliente, garantindo qualidade e excelência. www.marelli.com.br

Ano 8


mercado pernambucano

34

e

oportunidades

Fotos: Divulgação

lançamentos

Opções de cores para o outono O outono, estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno é marcada por quedas de temperatura. E, como em qualquer outra época do ano, pode ser aproveitada para renovar a casa, decorando-a com cores que trazem sensações de conforto e aconchego. Pensando nisso, a Tintas Coral aproveita para sugerir cores que podem valorizar o ambiente, deixando os espaços propícios para o outono. A marca conta com sugestões do Colour Futures 2013 (estudo global de tendência de cores), como: Creme de Café, Águas Calmas, Bege Mineral, Calma e Adorno Rupestre, que transmitem sensação de conforto, sem deixar de lado a alta qualidade dos produtos da empresa, além de garantir cores que estão em alta nos ambientes. Quanto a combinações de cores, dentro das tendências de 2013, a sugestão é que, junto às cores aconchegantes e calmas, possamos inovar, acrescentando toques de tons mais brilhantes. www.coral.com.br

ClassCasa Nº 39


Minta Touch: um toque de conforto na cozinha

Chefs e cozinheiros, profissionais ou amadores, enfrentam por vezes um desagradável desafio: como acionar o misturador da pia sem lambuzar a manopla com o azeite, a manteiga, o molho ou a farinha que, com frequência, besuntam suas mãos? Graças à Grohe, tal dilema tem seus dias contados. A marca alemã, líder mundial na produção de metais sanitários, está trazendo ao Brasil o monocomando de cozinha Minta Touch, que pode ser ativado com um simples toque – do punho, dorso da mão ou do antebraço – na bica ou no corpo do aparelho. A comodidade é garantida por uma nova técnica exclusiva do fabricante, a EasyTouch®. Sensores instalados no interior do misturador acionam o jato de água fria ao mais leve contato externo. Se as mãos estiverem limpas, o procedimento é tão fácil quanto, já que a tecnologia SilkMove®, desenvolvida pela Grohe, garante maciez e precisão extremas no manuseio do comando.

Tok&Stok inaugura nova loja no Recife

A rede de lojas de móveis e acessórios Tok&Stok inaugurou no dia 7 de maio uma nova loja na capital pernambucana, desta vez, no RioMar Shopping. Com investimento de R$ 15 milhões e projeto assinado pelo arquiteto Felippe Crescenti, a Tok&Stok conta com mais de 7,5 mil m² divididos em três pisos interligados por escadas rolantes e elevador construídos para atender o fluxo de público, estimado em 50 mil pessoas por mês. O pé direito de 12 metros, vestido com lanternas japonesas e palmeiras naturais enfatizam o efeito de leveza e modernismo dos três andares, intercalados e conectados por quatro escadas rolantes. O teto translúcido e as palmeiras reforçam a sensação de espaço e de natureza. Toda a estrutura se destaca pela atenção com os detalhes e proporciona aos clientes bem estar pela sensação de liberdade e amplitude.

Metais Altero

O grande destaque dos últimos lançamentos da marca Altero é a linha de puxadores Color Gloss, marcada por um colorido vibrante em tons de amarelo, azul e vermelho. Super-resistente e durável, graças a uma técnica de pintura especialmente desenvolvida pela empresa, as peças trazem ares de vanguarda, imprimindo um sotaque retrô, contemporâneo ou mesmo lúdico a banheiros, lavabos, spas e salas de banho. Há 34 anos no mercado e com investimentos constantes em tecnologia e parcerias com especialistas do mundo todo, a Altero é uma das mais modernas empresas no segmento de metais, sendo reconhecida pela qualidade e pelo design inovador de seus produtos. www.altero.com.br

Ano 8


mercado pernambucano lançamentos

e

oportunidades

Florense Recife Plus

A Florense Recife está completando 25 anos e decidiu comemorar com uma inciativa inédita: o programa de fidelização Florense Recife Plus. Serão diversas opções de prêmios, que poderão ser resgatados durante o programa, mediante troca de pontos. Cada arquiteto que fizer o cadastro no site www. florenserecife.com.br/plus, receberá o cartão fidelidade, que poderá vir com o nome dele ou do escritório. Quando o mesmo se apresentar às lojas parceiras do programa, deverá utilizar o cartão para verificar a pontuação e rea-

Fotos: Divulgação

36

Toque retrô

Para quem sempre sonhou em ter

lizar as trocas. Ele também poderá consultar a sua pontuação

um relógio de pêndulo, a Italica

através do site, utilizando um código de acesso presente no

Casa acaba de trazer o Altdeutsche

cartão. Além do resgate de prêmios durante todo o programa,

Clock, da marca holandesa Moooi.

os participantes serão surpreendidos com diversos plus da

Fabricada em pinho, a peça foi uma

campanha. O programa é aberto aos profissionais das áreas

das sensações do Milan Design

de arquitetura e decoração de interiores, residentes no Esta-

Week 2012 e tem ilustrações colo-

do de Pernambuco. Período: 1º de março a 31 de dezembro

ridas pintadas a mão. Perfeita para

de 2013.

dar um toque vintage ao ambiente. www.italicacasa.com.br

ClassCasa Nº 39


mercado imobiliário

Empreendimentos

CLASSE A

E

mpreendimentos luxuosos que-prezam pelo conforto, sofisticação e bem-estar. São o que apresentam as construtoras Conic, Gabriel Bacelar, Moura Dubeux e-Pernambuco Construtora. O conceito de moradia que você merece. O caderno também traz uma entrevista com o atual presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Eduardo Moura.

Ano 8

37


mercado imobiliário

Construtora Conic

Imagens: Divulgação

38

Conforto em apartamentos com 308 m²

TERRA BRASILIS CARUARU A

cidade de Caruaru vai receber o maior prédio residencial do

à cozinha, copa, gabinete com acesso independente do apartamento

Interior do Norte/ Nordeste. Será o Terra Brasilis Caruaru,

dando mais privacidade ao morador, dois quartos de serviços, depósito

novo empreendimento da Construtora Conic. O residencial

e dispensa.

será semelhante ao edifício Terra Brasilis, localizado em Casa Forte, um

Para o conforto dos moradores, o condomínio irá dispor de três ele-

dos bairros mais tradicionais e privilegiados do Recife.

vadores, estacionamento para visitantes, guarita com antecâmara, sala

O edifício será o maior em área privativa erguido pela Construtora Co-

de estar para motoristas e hall social com pé direito duplo. O lazer será

nic e terá 43 andares sendo 40 pavimentos tipo com um apartamento

completo, oferecendo piscina com raia e prainha, sala de fitness, lava-ja-

por andar. Cada unidade medirá 308m², que comportam quatro suí-

to, brinquedoteca, salão de festa, minicampo de futebol, pista de skate,

tes, uma das quais master com closet e dois banheiros, um diferencial

quadra de tênis, quadra poliesportiva, bicicletário e pista de patinação.

para a região. O apartamento terá também sala para três ambientes,

Cada apartamento contará com cinco vagas nas garagens, uma delas

duas varandas, sendo uma delas gourmet integrada ao estar íntimo e

com tamanho para comportar veículos grandes, como camionetes.

ClassCasa Nº 39


Gabriel Bacelar

Moradia contemporânea

GREEN LIFE ESPINHEIRO

O

Edifício Green Life Espinheiro, empreendimento da Gabriel Bacelar Construções, em fase de fundação,

está localizado na Rua Barão de Itamaracá, próximo à Igreja do Espinheiro, Zona Norte do Recife. Trata-se de um endereço de ruas tranquilas e arborizadas, próximo de várias comodidades como restaurantes de diversas especialidades, salão de beleza, academias, bancos, supermercados, farmácias, padarias, entre outras. A localização estratégica permite uma moradia segura numa área de fácil mobilidade urbana. O empreemdimento será composto de uma torre, com 15 pavimentos (sendo 12 pavimentos-tipo), 12 apartamentos por andar, num total de 144 unidades, dois modernos elevadores, central de gás, local para gerador, guarita de segurança protegida, portões com comando eletrônico, jardins com paisagismo, zeladoria com WC, hall social com WCs, sala para home office, sala para administração, vestiário para os funcionários, esquadrias anodizadas e uma vaga de garagem rotativa para cada apartamento. Os apartamentos possuem áreas distintas entre 25,42m² e 48,72m², com um ou dois quar-

tos, varanda, sala com cozinha americana, WC social e área de serviço. A infraestrutura do Green Life Espinheiro conta com áreas para o lazer e o convívio social de toda a família no pavimento da cobertura: piscina adulto e infantil ço relax e salão de festas com WCs masculino e feminino. De acordo com a arquiteta Yara Scherb, que assina o projeto do empreendimento, foi possível projetar um edifício de caráter único e com proporções harmônicas onde os apartamentos estão distribuídos de forma equilibrada e funcional. “O apartamento tipo studio, certamente impõe ao edifício uma enorme vitalidade. O estacionamento com vagas rotativas, uma ampla recepção no térreo e o lazer diferenciado na cobertura, com vista panorâmica para o verde, atenderão às necessidades de vários tipos de usuários”, salienta.

Ano 8

Imagens: Divulgação

com prainha e deck, terraço descoberto, espa-


mercado imobiliário

Moura Dubeux

Conforto e lazer na Praia do Cupe

BEACH CLASS ECO LIFE C

ondomínio à beira-mar com total infraestrutura de conforto e lazer, numa cobiçada praia do Litoral Sul de Pernambuco. E se o usuário puder usufruir deste mesmo condomínio,

explorando trilhas e outros atrativos numa reserva de mata atlântica com mais de 50 mil m², totalmente incorporada ao projeto? Eis um dos diferenciais do Beach Class Eco Life da Moura Dubeux (MD), na Praia do Cupe. O terreno tem cerca de 100 mil m² e vai abrigar dez casas com tamanhos de 163,58 e 215,50 m², além da área do deck, com 20 m², e da piscina privativa, com 28,18 m². Quanto aos apartamentos, serão 180 unidades com dimensões que variam de 55,68 a 86,03 m². A estrutura do condomínio contará com uma piscina principal e uma outra com água salgada, mais um dos destaques do empreendimento. Kid’s club, sauna, salão de jogos e de festas, fitness, espaço gourmet, quadra polivalente, futebol society e quadra de tênis estão dentre os itens de lazer que vão compor o projeto. A administração terá o sistema pay per use, com a opção de diversos serviços à disposição dos moradores. “Consideramos que o Eco Life vai servir como segunda opção de residência para quem adquirir uma das unidades, uma vez que a estrutura oferecida pode ser usufruída em qualquer estação do ano. A reserva de Mata Atlântica do empreendimento vai proporcionar isso. Há um projeto ecológico com diversas opções para o espaço, como trilhas e áreas contemplativas”, garante o superintendente comercial da MD, Tony Vasconcelos.

Imagens: Divulgação

40

ClassCasa Nº 39


Imagens: Divulgação

Pernambuco Construtora

Projeto ancorado no conceito de sustentabilidade

EDIFÍCIO POÇO PRINCE

A

Pernambuco Construtora iniciou as

m² com quatro quartos sociais (duas suítes), va-

playground, casinha na árvore e piscina adulto

obras do Edifício Poço Prince, localiza-

randa gourmet, salas para dois ambientes (estar

e infantil com deck e raia. O projeto paisagístico

do no Poço da Panela, um dos bairros

e jantar), banheiro social, lavabo, cozinha, copa,

manteve algumas árvores frutíferas já existentes

mais valorizados do Recife. O empreendimento

área de serviço, quarto de serviço e WC servi-

no terreno e incluiu uma horta com alecrim, erva

teve uma excelente receptividade do mercado,

ço. Adequando-se às características do bairro,

cidreira e manjericão. Ancorada no conceito de

com mais de 50% de suas unidades vendidas

o edifício terá apenas cinco pavimentos, com

sustentabilidade, a infraestrutura do edifício in-

ainda na fase de lançamento. A marca do Poço

quatro blocos geminados, dois a dois. A ampla

clui, também, local para lixo reciclável, sensor de

Prince é o conceito de sustentabilidade, que per-

estrutura de lazer inclui pracinhas de convivên-

luz nas áreas comuns para uma maior econo-

meia todo o projeto. Instalado em uma área de

cia, bicicletário, horta, mini campo gramado e

mia de energia, valorização da luz natural nas

4.118 m², o empreendimento terá 60% de seu

redário. A área comum possui, ainda, salão de

garagens e arejador de torneira para economia

terreno de solo natural, com muito verde e ár-

festas com copa, dois WCs, fitness center, sala

de água. O projeto arquitetônico é de Verônica

vores frutíferas. Os apartamentos terão 139,80

de jogos, espaço gourmet com churrasqueira,

Numeriano e o paisagístico, de Patrícia Lago.

Ano 8


42

mercado imobiliário

Eduardo Moura

ADEMI-PE INOVA NA GESTÃO

E

duardo Fernandes de Moura, 45 anos, é

também é representante da entidade junto ao

o presidente da Associação das Empresas

Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU)

do Mercado Imobiliário de Pernambuco

do Recife e diretor de Desenvolvimento Imobi-

(Ademi-PE), no biênio 2012/2014. O engenhei-

liário da Moura Dubeux Engenharia. Confira a

ro civil, que ocupou a diretoria de Política Habi-

entrevista que Eduardo Moura concedeu à Re-

tacional da Ademi-PE nos últimos quatro anos,

vista ClassCasa. ClassCasa Nº 39


Entrevista Qual o conceito e fundamento de uma associação como a Ademi-PE? O fundamento principal da Ademi-PE é a união das empresas do setor da construção imobiliária na busca de uma padronização de ações, com o objetivo de garantir boas práticas no

Em que patamar encontra-se Pernambu-

ambiente de negócios. A associação tem como

co para o mercado imobiliário?

meta, também, o agrupamento de ideias na

O mercado imobiliário em Pernambuco atin-

busca de soluções coletivas para o melhora-

giu, nos últimos anos, um bom patamar de

mento das cidades e, consequentemente, para

dinamismo, e que foi mantido, diferentemente

a melhoria da qualidade de vida da população.

de outros estados da Federação. Com a finalização de várias obras de grande porte, é fácil

Qual a importância da Ademi-PE para

prever que ainda teremos um momento de

a organização do mercado de imóveis?

grande demanda, uma vez que o que move

A padronização de ações visa proteger o con-

qualquer mercado é o aumento de renda da

sumidor e o cumprimento das legislações em

população. Além disso, eventos como a Copa

vigor, tornando um ambiente mais tranquilo

das Confederações e a Copa do Mundo, alia-

para o consumo e para os órgãos fiscalizado-

dos a obras de infraestrutura (Transnordesti-

res.

na, BR’s, saneamento) e à atração de grandes empresas e empreendimentos (Fiat, Refinaria,

Quais as principais iniciativas

Estaleiro), estão fazendo surgir novas centra-

da instituição?

lidades para o desenvolvimento do mercado

A busca de tecnologias que visem a redução

imobiliário no Estado.

de custos e de desperdício, papel desempenhado pelo Comitê de Tecnologia e Custos, cujos

Quais as tendências do setor?

processos mais eficientes são socializados com

O setor, nos últimos anos, teve um grande

os associados. Outra questão é a orientação e

amadurecimento e isso deve repercutir na exe-

preparação das equipes técnicas para o atendi-

cução de empreendimentos, cada vez mais, ar-

mento às legislações e suas mudanças, além de

rojados e de qualidade. Como temos um leque

eventos que facilitem o acesso do consumidor

variado de opções de imóveis, o consumidor

às empresas associadas e aos seus produtos,

pode encontrar de tudo no mercado, desde as

como, por exemplo, o Salão Imobiliário de Per-

unidades mais compactas até as de alto luxo.

nambuco.

Então, a tendência é continuarmos a oferecer empreendimentos de qualidade em todo o Es-

Quais as implementações e

tado, com destaque para as novas áreas de de-

novidades de seu modelo de gestão?

senvolvimento imobiliário que estão surgindo

O fundamental nesta gestão é participar jun-

recentemente.

Foto: Divulgação

to com todos os atores do mercado imobiliário (governos estadual e municipais, cartórios,

Qual a importância para o

órgãos de aprovação, instituições de crédito,

desenvolvimento do Estado

ente outros) na busca de soluções mais efi-

do mercado de imóveis?

cazes para o desenvolvimento da produção

Como setor altamente gerador de renda e

imobiliária, o que, ao final, acarretará em be-

de empregos, a construção é uma das molas

nefícios para a população, em melhores preço

propulsoras do desenvolvimento econômico.

e qualidade.

E com um benefício social também de grande importância: realiza o maior sonho do cidadão brasileiro, que é a casa própria.

Ano 8


classzoom nyc Japa

Há quatro anos Takashi Inoue chegou a Nova York apenas para aprender inglês. De um encontro casual com um investidor, tudo meio por acaso, nasceu a ideia de montar um restaurante diferente e inusitado: um japonês especializado em carne vermelha. Sucesso total. Segundo o chef, em poucos minutos de conversa, era claro que ele tinha a fórmula que o investidor estava procurando: um estabelecimento japonês focado em carne vermelha. Nascia o Takashi, diferente, mas que vale muito a pena como experiência, os sabores são fantásticos, dizem os mais experientes gourmets. 456 Hudson St New York, NY 10014

Luxury

A Ascari Bicycles foi fundada em dezembro de 2011, no Oregon, Estados Unidos, por Helio Ascari (designer e diretor criativo da marca) e Gary Mathis (construtor de quadro de bicicletas), com a proposta de transformar a paixão em produtos. Assim nasciam as desejadas bicicletas em um delicado processo artesanal. Fotos: Divulgação

44

Criada para pessoas com estilo contemporâneo, a Ascari Bicycles busca tornar-se sinônimo de elegância e sofisticação. www.ascaribicycles.com

Relax

Localizado no Upper East Side de Manhattan, o Hotel Surrey é um prazer inesperado. Além de instalações fantásticas e uma localização privilegiada, oferece um dos melhores centros de relaxamento e estética de Nova York, o

Spa Cornelia. Construído, em 1926, como um hotel

residência, o Surrey original foi o lar de muitas celebridades de Nova York ao longo dos anos. JFK, Bette Davis, Claudette Colbert, entre outros, passaram longos períodos por lá. Foi todo redecorado pelo aclamado designer de interiores Lauren Rottet, com atenção especial para a manutenção da integridade da história. 20 E 76th St New York, NY 10021

ClassCasa Nº 39


classzoom miami

Décor

Miami já se tornou há tempos um celeiro de boas lojas de decoração. Nesta edição, a dica é a Pottery Barn, com um arsenal de bons produtos que vão de móveis a objetos e complementos. O estilo é bem casa de praia e campo, mas sempre tem alguma coisa que pode lhe encantar. A loja possui preços ótimos e realiza entrega para o Brasil. Confira. 1045 Lincoln Rd Miami Beach www.potterybarn.com

Asiática

Três jovens empresários e profissionais de hotelaria uniram forças e criaram o primeiro pub com inspiração asiática em Miami. Localizado na parte ocidental de Miami Beach, o espaço conta com verdadeiras iguarias gourmets. Com pratos fartos, boa cozinha e preços acessíveis, a casa vive cheia. O conceito das cartas de bebidas combina com os aspectos da cozinha com uma carta de vinhos com foco em produtores da Europa e das Américas. A lista de cerveja oferece aos clientes uma ampla variedade de cervejas especiais da Europa, Ásia e Américas. Um lugar perfeito para quem busca a combinação do casual com excelente comida. 1418 20th Street Miami Beach, FL 33139 (305) 532.7555 www.pubbelly.com

The Raleigh Miami Beach

Quando se trata de hotéis em South Beach, o Raleigh é sempre lembrado, pois tem uma combinação perfeita de características: chique, porém aconchegante e convidativo. Para experimentá-lo, é necessário gostar do estilo art déco que faz jus à fama pelos detalhes. Oferecendo um serviço de classe mundial, é destaque na principal praia da Collins Avenue. Conhecido como “uma das grandes Fotos: Divulgação

46

damas” do estilo art déco, o Raleigh Hotel destaca-se como uma obra-prima entre os tesouros que povoam South Beach. Capriche no guarda-roupa e aventure-se. 1775 Collins Avenue Miami Beach, FL 33139

ClassCasa Nº 39


A SOLUÇÃO PERFEITA PARA QUEM PROCURA UM PISO COM RESISTÊNCIA À ÁGUA

PISO EM PVC RESISTENTE À ÁGUA. INSTALAÇÃO RÁPIDA, SIMPLES E LIMPA, SEM USO DE COLA. SISTEMA EASY CLICK DE APLICAÇÃO. PRODUTO COMERCIALIZADO COM EXCLUSIVIDADE NA:

Av. Domingos Ferreira, 3333, Lojas A/B/C Boa Viagem, Recife - PE / 81 3325.4896 www.casamiapisos.com.br


48

classzoom londres The Dorchester

Vencedor de inúmeros prêmios, este hotel tem sido um sinônimo de estilo e conforto durante mais de 70 anos. No salão de chá, todo em mármore e ouro, os clientes podem optar por chás tradicionais ou regados a mais cara champanhe, acompanhados de iguarias que faz jus a extravagância do ambiente luxuoso. Fotos: Divulgação

53 Park Lane, Mayfair, London W1K 1QA

Fortnum & Mason

Salão de compras favorito da família real, a Fortnum & Mason é uma das lojas mais antigas e famosas em Piccadilly. Fortnum como é conhecida é um lugar único para quem visita Londres. Inaugurada, em 1707, a loja fornece produtos à nobreza, desde Napoleão, com artigos de luxo incomparáveis. A decoração preserva mobiliário e complementos da época, hoje adequados e modernizados. No restaurante de luxo repleto de delícias gastronômicas, é possível observar candelabros banhados a outro e pilares de mármore de tirar o fôlego. 181 Piccadilly, St James, Londres W1A 1ER

Eccleston Square Hotel

O Eccleston Square Hotel oferece acomodações únicas no centro de Londres. À beira dos rios Belgravia e Victoria, o boutique hotel está privilegiadamente localizado para quem quer explorar a capital. Os hóspedes podem desfrutar de camas gigantes, conhecidas como as camas mais confortáveis do mundo, controles operados eletronicamente e uma TV 3D de tela plana 46 polegadas, com biblioteca de DVD de cortesia. O hotel também oferece uma cozinha moderna europeia no restaurante. 37 Eccleston Square, London, SW1V 1PB

ClassCasa Nº 39


A ALAMEDA DECOR TEM AMBIENTES CONTEMPORÂNEOS, COM MÓVEIS QUE VOCÊ DESEJA

Av. Cons. Rosa e Silva - 1055 / Graças / Recife-PE (81) 3427.4810 / alamedadecor@ig.com.br

M Ó V E I S

|

T A P E T E S

|

L U M I N Á R I A S


classzoom paris Miss Ko

Miss Ko é um fantástico restaurante conceito, projeto do designer Philippe Starck. Localizado na Avenida George V quase esquina com a Champs Elysées, foi projetado para ser um lounge restaurante e mistura o estilo kitsch com apelo futurista. As paredes ilustradas pelo artista David Rochline, com pegada de street art, enchem de cor os ambientes. A cozinha é asiática e o menu variado. Pra quem é fã do mago do design, vale a pena conhecer. 49, avenue George V 75008 Paris +33 1 53 67 84 60 www.miss-ko.com

Tradição russa

O Restaurante Caviar Kaspia, uma verdadeira instituição parisiense, situado na Place de la Madeleine, tem sido sinônimo de prazer, luxo e elegantes festas, desde 1920. Localizado no primeiro andar de um edifício Haussmann, acima da loja Caviar Kaspia, o restaurante proporciona uma verdadeira viagem no tempo. As pinturas antigas, porcelana, artefatos expostos, pesadas cortinas e tapetes de pelúcia evocam os salões da aristocracia russa no início do século XX. 17 Place de la Madeleine 75008 Paris

Tea

Com mais de 200 sabores vindos do mundo todo, Mariage Frères é a boutique de chá mais Fotos: Divulgação

50

antiga de Paris. Situada no Marais, em um salão amplo, cheio de cores e cheiros, oferece degustação durante todo o dia. Um luxo! Mariage Frères 35 rue du Bourg-Tibourg, Paris 4 ème

ClassCasa Nº 39


Sempre inovando a New Building lança coluna especializada em esquadrias, vidros e produtos afins com objetivo de atender a demanda da construção civil e projetos arquitetônicos com informações úteis.

PARA TRABALHAR COM VIDRO PLANO A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN), publicou em 19 de fevereiro a revisão da norma que irá reger o setor da utilização e aplicação de vidro plano laminado em varandas, janelas, terraços, etc. Vale a pena ficar atento as regras que regerão todas as edificações residenciais e comerciais para o sucesso de seu projeto. A New Building já atende estas normas há 10 anos, trazendo conforto acústico e redução no consumo de energia. Veja alguns itens relevantes: NO PROJETO Arquitetos e projetistas terão que evidenciar nos projetos o cumprimento da norma.

VIDA ÚTIL Deverá ser estabelecida a vida útil da obra, o período de tempo em que o desempenho inicial deverá se manter. Não se trata da garantia e sim de referência técnica.

CONHEÇA A NEW BUILDING Há mais de uma década em atuação, a New Building propaga a tendência que revoluciona projetos empresariais e residenciais. Referência em soluções de esquadrias, é a empresa que dissemina no Nordeste o conceito que conquistou a Europa e os Estados Unidos: Portas e Janelas em PVC. Pioneirismo que vai dos produtos ao atendimento, exclusivo e respeitoso aos prazos estabelecidos. Nossa equipe atua em sinergia para as melhores soluções, com profissionais capacitados e integrados com o mesmo foco: a sua satisfação! Com pós venda eficiente. Quer mais motivos para conhecer a New Building? Esquadrias com 10 Anos de Garantia com reforços metálicos resistentes a impactos, tratamento térmico e acústico que promove maior conforto, alto nível de estanqueidade e perfis sem a necessidade de manutenção e limpeza, sendo de fácil instalação sem riscos de propagar chamas. E ainda não precisam ser pintadas, pois não amarelam, não mancham e não perdem o brilho.

MANUTENCÃO Usuários deverão seguir programas de manutenção estipulados pelas construtoras e executoras das obras.

Rua Desembargador João Paes, 414 | Boa Viagem | Recife-PE (81) 3463.1523 | 3326.2954 | www.newbuilding.com.br

Publieditorial

NEW BUILDING | NEWS


classbook Genesis Sebastião Salgado Editora Taschen Ao completar 40 anos de carreira, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado traz em seu novo livro imagens de uma realidade impressionante. A obra é uma viagem de oito anos de trabalho por 35 países, que revela o mundo em sua face mais desconhecida, com pessoas e a natureza de lugares jamais tocados pela mão do homem. Do deserto do Saara à floresta tropical do Brasil, Sebastião Salgado presta um tributo à natureza. Sempre em preto e branco.

New York Interiors Bárbara e Rene Stoeltie Editora Flammarion Este livro é um guia de inspiração do estilo eclético da Big Apple em 212 páginas. O leitor é levado em uma emocionante exploração viajando entre o design tradicional e o moderno, o que reflete o dinamismo e a diversidade da cidade. Conhecedores de design de interiores de Nova York são especialistas em elementos de equilíbrio de diferentes culturas e épocas e contemplaram cada faceta de suas casas com mobiliário e objetos. A criação dos projetos das casas e apartamentos que são verdadeiros paraísos, no burburinho da cidade que ferve, foi cuidadosamente escolhida para se ter um panorama amplo. São 17 projetos de

Lieven Musschoot: Restaurant Designs

interiores que refletem a diversidade dos habitantes da cidade.

Lieven Musschoot

Editora Stichting Kunstboek O designer belga Lieven Musschoot tem uma abordagem muito pragmática para o design de interiores. Musschoot não procura impor a sua personalidade e estilo em seus projetos, mas ouve com atenção os desejos e demandas de seus clientes. É Fotos: Divulgação

52

sempre um objetivo dar aos espaços, além de beleza, função. Ele também desenha os móveis, os revestimentos de parede, luminárias, entre outros. O design de restaurantes é sua marca registrada. Neste livro, vários projetos são mostrados em detalhes e minúcias.

ClassCasa Nº 39


classhotel

Charme em

VENEZA

C

Fotos: Carla Guerra

54

om uma vista espetacular da Ilha de

A impressão é que se está em contato com um

San Giorgio, o Hotel Metropole está

mundo mágico e inebriante.

localizado em um local estratégico a

Em uma cidade onde os movimentos ocorrem,

poucos passos da Biennale d’Arte e Piazza San

principalmente, sobre a água, o Metropole ofe-

Marco, em Veneza, na Itália. Excêntrico, fas-

rece o conforto excepcional, que torna o so-

cinante e eclético: esta é a perfeita descrição

nho de estar em Veneza ainda mais excitante.

do estabelecimento, onde cada detalhe conta

Com um cais privado, facilmente pode-se des-

uma história.

locar a qualquer canto da cidade. A paixão por

O ambiente é charmoso e aconchegante, cria-

antiguidades, a curadoria da família Beggiato,

do por luzes de velas, perfumes e incensos que

proprietários do Hotel, e as coleções em expo-

espalham por toda parte fragrâncias delicadas.

sição, ao longo dos anos, fizeram deste hotel

Uma incrível coleção de antiguidades em expo-

um lugar especial dando-lhe uma identidade

sição, um museu e um restaurante que surpre-

cultural. São mais de 2 mil peças expostas nos

ende pela criatividade da sua cozinha.

quatro pisos, inclusive nas suítes.

ClassCasa Nº 39


Ano 8


classhotel Envolvendo os hóspedes, o Metropole apresenta uma atmosfera que vai do fascínio misterioso do antigo oriente a um oásis na área externa que eleva o espírito e nos leva à contemplação. Nada poderia ser mais perfeito para Veneza. Rodeado de flores, palmeiras, aves exóticas e laranjeiras, você pode relaxar, tomar café da manhã no verão, desfrutar de um almoço rápido ou de uma bebida à noite imerso na tranquilidade. O recanto verde no coração de Veneza remonta sua construção ao ano de 1500. São 67 quartos, todos diferentes, onde valiosas peças de mobiliário oriental e Art Déco, finas sedas e veludos decoram o ambiente seguindo a tradição veneziana. O edifício apareceu, em 1500, em um mapa de Jacopo de Bárbaros, um famoso pintor e gravador do Renascimento. Também há registros que, em 1690, Antonio Vivaldi deu aulas de música e compôs suas obras mais famosas, incluindo concertos, no prédio. Em 1968, a família Beggiato adquiriu a propriedade, na qual investe com tenacidade e paixão e intervém de forma decisiva com uma longa restauração. Em 2011, o Hotel Metropole venceu o Prix Villegiature, de Melhor Hotel de Charme da Europa.

Fotos: Carla Guerra

56

ClassCasa Nº 39


galeria

A RMR de

JEIMS DUARTE

Fotos: Divulgação

O

título da exposição do artista plás-

verdade implica não só um contrafluxo, mas

global, porque diz respeito a uma síntese de

tico Jeims Duarte “RMR (Região

também microfluxos, no limite, pessoais, não

códigos culturais diversos que, no meu caso,

Metropolitana Randômica)”, que

catalogados nas grandes narrativas do emba-

é a minha síntese.”

esteve em cartaz, recentemente, na Casa do

te simbólico, e talvez mais aleatórios do que

Como exemplo disso, o artista trouxe obras

Cachorro Preto, em Olinda, foi inspirado na

supomos, problematizando noções como glo-

como “Brasília Tinhosa”, sobreposição fictí-

sigla RMR, enquanto referência à Região Me-

balização e cosmopolitismo, por exemplo.

cia entre o plano piloto da capital federal e

tropolitana do Recife, apesar de este ter sido

Através de 30 quadros e cinco instalações,

Brasília Teimosa, conhecido bairro da capital

apenas o ponto de partida para uma reflexão

envolvendo diversas técnicas, o artista pro-

pernambucana. Em outra obra, “Ofício 000.:

sobre a natureza geral da condição urbana

pôs a sua ‘imagem mental’ da grande cidade.

de 11/09/2012”, simbolismos varridos da pai-

(e metropolitana), num mundo de referências

Em suas palavras, “expor em Olinda implica

sagem do Recife retornam fantasmaticamen-

culturais em constante fluxo e embate.

saber-se na Região Metropolitana do Recife,

te, ainda que reproduzindo o momento de

O trabalho questionou a ideia mesma de me-

metrópole regional dos hemisférios Sul e Oci-

seu ocaso. À pergunta ‘o que é uma cidade?’,

trópole, que diria respeito a um fluxo unidi-

dental do planeta. Estes diversos escalona-

enfim, Jeims Duarte propõe justamente que

recional de ‘dominação’ cultural, do centro

mentos me fazem cidadão de uma realidade

perguntemos ‘o que é uma cidade, para nós?’

para a periferia. Para o artista, tal fluxo na

confusa, heterogênea, para além da aldeia

www.jeimsduarte.com.br

Ano 8

57


classarquiteto

| Diogo Viana e equipe na Sala de Desenho |

Diogo Viana em

NOVO ESCRITÓRIO

O Fotos: DPI 3D

64

ano de 2013 chegou com total anseio de renovação para

pactos: hall de recepção, copa, espaço administrativo, sala de espera,

o arquiteto Diogo Viana, sobretudo no que diz respeito ao

sala de reunião, sala de desenho, sala de atendimento, depósito e la-

ambiente de trabalho. Desde janeiro, o seu escritório está

vabo. Para o imóvel sediar o escritório, a preocupação inicial foi com o

de novo endereço: ocupando uma área de 90 m², na Galeria Joana

piso e o teto. “Como aqui funcionava uma escola de capoeira, tivemos

D’Arc, no Pina, Zona Sul do Recife. “Nossa equipe cresceu e precisá-

de projetar tudo, desde as paredes, esquadrias, hidráulica e elétrica”.

vamos de mais espaço. O Bairro do Pina é um local estratégico para a

Para a ambientação, Viana conta que juntou elementos de alguns

locomoção das visitas às nossas obras que estão por toda a cidade”,

projetos da Casa Cor que participou, objetos e móveis garimpados

diz ele.

por ele, fornecedores que mais se identifica, artistas plásticos que es-

O conceito principal do projeto foi a criação de espaços para um me-

tão sempre o surpreendendo, “colocou tudo numa panela e mistu-

lhor funcionamento do escritório. São nove ambientes, muito com-

rou”. “Falando assim, parece que ninguém imaginaria o resultado. No ClassCasa Nº 39


| Sala de Atendimento - Diogo Viana |

| Sala de Reunião |

fundo, eu sabia que as cores e formas conseguiriam conviver bem”,

deschini Boa Viagem, Ibratin, Marelli, Casapronta, Villa Naro, Maria

explica, acrescentando que a casa vai estar sempre recebendo novas

Casa, Ovo Design, Matiz, Desenho Design, Galeria Nuvem, Casa do

formas e tecnologias. Entre os elementos, podem ser destacadas a

Cachorro Preto, Galeria Mariana Moura, peças dos artistas plásticos

marcenaria (desenhada pelo arquiteto junto com a equipe), estam-

Jeims Duarte, José Patrício, Eudes Mota, Galo de Souza, Shiko, Raoni

pas e cores não convencionais, sofás retrôs, cadeiras de trabalho de

Assis, Verdee, Derlon Almeida, Nando ZV, Manoel Quitério, entre ou-

última tecnologia, obras de arte da cena contemporânea, além de

tros, e peças de acervo pessoal do arquiteto.

muitos livros.

Serviço: Diogo Viana

Principais fornecedores:

(81) 3325.3253

DPI 3D, Habitare, La Lampe, Tintas Iquine, R Vidros, Arte Pedras, To-

www.diogoviana.com.br

Ano 8


66

arquitetura comercial

| Entretenimento |

ClassCasa Nยบ 39


Fotos: Gustavo Sóter

| Sala da Diretoria |

Uma Agência de Propaganda

LEVE E DIVERTIDA

U

Ano 8

ma agência de propaganda antenada

confortáveis, e com acabamentos atraentes e

e alternativa, e que fugisse do óbvio

funcionais. As salas reúnem arte, artesanato,

em termos de arquitetura para escritó-

design de ponta e atitude. As cores deixam

rios. O espaço deveria ser prático e funcional,

cada ambiente com uma batida leve e atual, e

atendendo a todas as necessidades da rotina

a atmosfera cool e antenada arremata todos

de trabalho, mas também arrojado, descon-

os espaços.

traído e divertido. Este foi o pedido do cliente

“Acreditamos que, para chegar a um resulta-

para o Escritório Santos&Santos Arquitetura,

do alternativo e ao mesmo tempo arrojado e

responsável pelo projeto da nova sede desta

atual, era necessário forçar um pouco a barra

agência, que ocupa uma área de 295 m², em

do que se aceita como materiais ‘sofisticados’

dois andares de um edifício empresarial, loca-

em nossa região. Há uma tendência de se

lizado na Ilha do Leite, Zona Central do Recife.

acreditar que apenas mármores importados

A cena cheia de atitude é riscada sob medida.

ou madeiras nobres, por exemplo, podem

As plantas foram alteradas e adaptadas ao

transmitir a solidez e sofisticação de uma em-

programa da agência, e os espaços articula-

presa. Isso, claro, não é o que pensamos”, ex-

dos e bem definidos, em ambientes amplos e

plica o arquiteto Zezinho Santos.


arquitetura comercial Dessa forma, o escritório procurou usar materiais convencionais, como carpete, laca, fórmica e porcelanato, e até mesmo, simplesmente deixar de usar qualquer outro material. No caso do teto, em grande parte da agência, não há nenhum tipo de forro, quer de gesso, quer de outro material. A laje é deixada exposta, da forma como é encontrada no

| Sala de Criação |

edifício. A esses materiais, foram adicionadas cores fortes e marcantes, como vermelho e roxo, sobre uma base branca, além de muito artesanato e arte pernambucana. Principais fornecedores Open Acabamentos, Herman Miller, Ferreira Costa, Tintas Suvinil, WR Objetos de Decoração, Desenho Design, Sobrado 7 e Metalmad Serviço: Santos&Santos Arquitetura (81) 3081.5900 www.santosesantosarquitetura.com.br

Fotos: Gustavo Sóter

68

| Recepção |

| Sala de Reunião |

ClassCasa Nº 39


Foto do ambiente: Bárbara Hostin

Empresa Associada

Projeto das arquitetas Cynthia Lira e Leda Paiva

MÁRMORES | GRANITOS | SILESTONE | MARMOGLASS NANOGLASS | SPACATO | PORCELANATO | METAIS E CUBAS PRODUTOS NACIONAIS E IMPORTADOS

Av. Recife, 5.700, Estância, Recife - PE - Fone / fax: (81) 3455.1052


trends Helicóptero Híbrido X3 Lançado pela Eurocopter, o Helicóptero Híbrido X3 é um sucesso inovador. Além das qualidades de design e tecnologia, o X3 atinge 430 km/h. E atingir velocidade máxima é apenas uma de suas características. Segundo Lutz Bertling, CEO da Eurocopter, “helicópteros que incorporarem o conceito do X3 oferecerão aos clientes velocidade de cruzeiro e autonomia 50% maiores, além de custos de operação consideravelmente reduzidos”.

Restio ISX-800 O Restio ISX-800, novo dock para iPod e iPhone da Yamaha, é puro estilo Bang & Olufsen e sucesso de vendas na Europa. É equipado com CD player e porta USB para reprodução de arquivos MP3 e WMA. Também conta com FM tuner e receptor DAB/DAB+ (Digital Audio Broadcasting), ou seja, rádio digital, com qualidade de som semelhante aos CD’s, sem ruídos ou interferências. Possui ainda display de LED frontal com todas as informações sobre as fontes em execução e também conta com função despertador. A reprodução das músicas do iPhone só pode ser feita com o aparelho conectado ao dock, já que o Restio não possui sistema DLNA ou AirPlay. O Restio ISX-800, equipado com excelentes alto falantes médios e graves, proporciona som envolvente e de alta fidelidade em todas as frequências. Para perfeita harmonia com a decoração, o Restio pode ser colocado sobre um pedestal próprio ou fixado diretamente na parede.

Turntable DP-A100 Para comemorar os 100 anos de fundação, a Denon lançou uma linha de produtos comemorativos, entre os quais se destaca o Turntable DP-A100. Com design refinado e acabamento detalhado, o produto conta com braço da agulha em “S”, acabamento black piano e metais em ouro fosco. A empresa japonesa fundada, em 1910, iniciou a produção de discos de vinil e gramofones com o nome Nippon Chikuonki Shokai, ou seja, Japan RecorFotos: Divulgação

70

ders Corporation. Alguns anos depois passou a se chamar Japan Columbia Records. Depois de 20 anos, o nome foi alterado para Nippon Columbia. Apenas, em 1947, a Nippon Columbia fundiu-se com a Japan Denki Onkyo dando origem à marca Denon, uma junção das palavras Denki e Onkyo.

ClassCasa Nº 39


IF Soluções Planejadas

C

Foto: Carla Guerra

partner

UM ANO DE SUCESSO

om pouco mais de um ano de funcio-

atendem a qualquer demanda ou projeto, com

familiar, no caso, ramo de automóveis, atuan-

namento, a IF Soluções Planejadas já

personalidade e atendimento especializado.

do com destaque em grandes concessionárias

venceu os obstáculos iniciais de todo

Contemporâneo e moderno continua sendo o

do Estado. Juntos eles são sócios também na

novo negócio e foca agora no crescimento de

conceito dos produtos que levam a sua mar-

Manfroi, loja de móveis planejados.

sua fatia no mercado. A nova etapa também

ca. Para atender às necessidades e se colocar

Fôlego e vontade de promover bons negócios

é um desafio. Mas os sócios Silvana Luiggi,

entre os grandes de seu segmento, a IF Solu-

são as palavras de ordem dos três empresários,

Lorena Nunes e Emiliano Ferraz apostam na

ções Planejadas também se associou ao Novo

que respondem com entusiasmo a grande

diversificação e qualidade dos produtos que

Nucleo, com a proposta de chegar mais perto

procura que a loja tem recebido. “Sempre es-

complementam o mix da loja. Projetada para

dos profissionais, com campanhas estratégi-

tivemos no negócio que realiza os sonhos das

ser um showroom de grande porte, a IF traz

cas e treinamentos. Um fator que impulsiona

pessoas. A casa e o automóvel são objetos de

para seus salões, complementos de mobiliário

a empresa é a experiência adquirida no ramo

desejo de todos. Compreendemos o que cada

garimpados entre as grandes empresas nacio-

do comércio de grandes marcas, que faz parte

um procura e buscamos atender da melhor

nais, com o objetivo de oferecer ao público

da história profissional dos empresários. Emilia-

maneira”, diz Silvana Luiggi.

direto e arquitetos, um leque de possibilida-

no é de tradicional família de comerciantes do

IF Solucões Planejadas,

des amplo e de valor. No quesito planejados,

setor. Lorena e Silvana, também tem tradição

parceira da revista ClassCasa

Ano 8

71


editorial dĂŠcor

Foto: Marcelo Marona

74

ClassCasa NÂş 39


Objeto do Desejo Como na moda, a decoração traz a cada seis meses um universo de possibilidades, formas, cores e texturas. É desse fôlego novo, que as marcas se oxigenam para compor seus portfólios, suas criações. Conceitos e tendências que vêm do imaginário das pessoas, transformadas em pesquisas nos grandes centros e traduzidas para a realidade de cada cidade, de cada povo. Na Maria Casa, loja do segmento de tecidos e complementos de decoração, localizada, no Recife, este momento é esperado pelo público e profissionais do setor com ansiedade. Nenhum salão de loja traduz as tendências e apresenta tantas opções quanto o da empresa. A troca de showroom é planejada por meses, com o que há de mais atual, a partir de pesquisa e escolha dos fornecedores, os mais renomados. Pelas mãos de Rogélia Perez, arquiteta de bom gosto inacreditável, os ambientes são montados com o que há de mais bonito. Um a um, os recantos são preenchidos resultando em um cenário fantástico. Os produtos expostos no lançamento duram pouco nas prateleiras, o que faz da loja um ponto constante de itens renovados.

Ano 8


editorial dĂŠcor

Fotos: Marcelo Marona

76

ClassCasa NÂş 39


O frescor dos ambientes em tons de azul. À esquerda: Poltrona e banqueta Sophie com tecido Entreposto. Detalhe do sofá Anna em tecido tela cinza. Tapete Tecer. À direita: Detalhe do sofá Antonia com tecido da base em linho cru e almofadas em lona estonada. Tecido Lytton aplicado na parede, da Wallpaper. Cadeira Juliette com tecido Ana Morelli. Poltrona Uma com tecido Jacquard Wallpaper.

Ano 8


editorial décor

O requinte do couro, peles e estampas de animais. À esquerda: Detalhe do sofá Giorgio em couro natural preto, com almofadas Wallpaper e LuHome. Lustre e poltrona Luís XV, da Art Design. À direita: Chaise Sharon em veludo importado com estampa de onça. Abajour com estrutura Art Design e cúpula revestida de tecido Again.

Fotos: Marcelo Marona

78

ClassCasa Nº 39


Serviço: Av. Domingos Ferreira, 1274 | Shopping da Decoração | Lojas 10 e 11 | Boa Viagem | Recife-PE | (81) 3327.6499 | mariaecasa@mariaecasa.com.br

Ano 8


A ClassCasa convidou a arquiteta Marylia Nogueira para visitar as lojas Florense, Living Interiores, Tidelli e Uniflex. LĂĄ, ela selecionou produtos de sua preferĂŞncia.

RADAR DECOR

Ano 8


ClassCasa Nยบ 39


Florense Marylia Nogueira

Tapete Coleção Turquoise (Preço sob consulta)

Penteadeira com espelho retroiluminado com sensor de ativação, porta-joias de veludo e couro e puxador Punto, com cristal embutido (Preço sob consulta) Cozinha projetada com o laminado melamínico branco, puxador Gola em alumínio e portas superiores em vidro branco. Para arrematar, uma belíssima bancada na Teca Termotratada, um dos materiais mais nobres da Florense (Preço sob consulta)

A Florense foi fundada, em 1953, com uma paixão: fazer móveis, os melhores. Hoje, são 65 mil m² com o mais avançado e ecologicamente correto centro de acabamento de móveis do Brasil, referência entre os melhores do mundo. É uma das mais importantes e sólidas marcas mundiais de móveis e referência internacional entre as fábricas de produtos high end no Brasil e exterior. A Florense Recife está há 23 anos consolidada no mercado pernambucano, é considerada loja modelo de todas as franquias e ocupa o 1º lugar de vendas do Brasil desde 2008. Além de oferecer o melhor serviço para seus clientes, agrega em seu portfólio as principais tendências em móveis e ambientações com grande estilo e muito conforto. Serviço: Florense Av. Domingos Ferreira, 4264, Boa Viagem / Recife-PE (81) 3302.3800 - www.florense.com Cozinha Bistrô com acabamento Anticato nas portas e frentes almofadadas (Preço sob consulta)

Ano 8

Fotos: Marcelo Marona

Closet projetado compondo com o laminado melamínico Tessuto e microtextura marrom (Preço sob consulta)


ClassCasa Nยบ 39


Living Interiores Marylia Nogueira

Mesa de centro Vivaldi (Preço sob consulta)

A Living Interiores se caracteriza principalmente pela sua preocupação em oferecer aos clientes um mobiliário rico em formas, materiais e texturas que numa medida exata podem transformar os ambientes deixando-os cheio de requinte, charme e elegância. Acreditando que imaginar, projetar e depois materializar seja uma das maiores conquistas da humanidade, a Living estimula a imaginação, colaborando com os mais diferentes projetos de ambientação.

Poltrona Marília (Preço sob consulta)

Poltrona Rakele (Preço sob consulta)

Ano 8

Mesa de centro Glass com madeira de demolição (Preço sob consulta)

Fotos: Marcelo Marona

Serviço: Living Interiores Av. Conselheiro Aguiar, 2252 Boa Viagem / Recife-PE (81) 3325.4455 www.livinginteriores.com.br


ClassCasa Nยบ 39


Tidelli Marylia Nogueira

Pendente Cônico em corda náutica aberta (Preço sob consulta)

Tamboretes Fusion (Preço sob consulta)

Chaise Goa (Preço sob consulta)

Puff Goa (Preço sob consulta)

Serviço: Tidelli Rua Ribeiro de Brito, 458 Boa Viagem / Recife-PE (81) 3040.4660

Cadeiras Kids Techinicolor (Preço sob consulta)

Ano 8

Poltrona Escuna (Preço sob consulta)

Foto - Arquiteta: Marcelo Marona / Outras: Divulgação

A marca Tidelli se mantém como referência nacional em móveis de fibras sintéticas e possui diversas linhas de produtos que incluem também peças destinadas à parte interna da casa. São mais de 200 artigos entre chaises, sofás, almofadas, bancos, poltronas e mesas que compõem diversas coleções. Em suas linhas, a Tidelli faz uso de uma grande variedade de matéria-prima. Madeira (reflorestada e certificada pelo FSC-Forest Stewardship Council), alumínio, fibra sintética, tecidos especiais, tramas feitas com cordas náuticas, além do corian para uso in & out se transformam em sofisticados objetos que conferem elegância em qualquer ambiente. Tecnologia aliada ao design de luxo que resultam em peças confortáveis e com estilo único.


Foto: Marcelo Marona

ClassCasa Nยบ 39


Uniflex

Foto: Divulgação

Foto: Marcelo Marona

Marylia Nogueira

Cortina rolô Gungsang Spangle (Preço sob consulta)

Cortina Mystique (Preço sob consulta)

Há mais de quatro anos a Uniflex|Boa Viagem, que faz parte do mesmo grupo da Florense, tem como missão resolver a convivência do homem com o sol, sempre utilizando a melhor tecnologia, design e serviço. Uma equipe especializada em proteção solar para janelas auxilia o cliente final e o profissional a escolher os produtos mais adequados para as suas necessidades.

Persianas de Madeira (Preço sob consulta)

Ano 8

Foto: Rogério Maranhão

Foto: Ricardo Rossi

Serviço: Uniflex Av. Eng. Domingos Ferreira, 2842 / Loja 04 Boa Viagem / Recife-PE (81) 3326.3731 loja.boaviagem@uniflex.com.br

Cortina Romana (Preço sob consulta)


perfil da arquiteta

Foto: Marcelo Marona

90

Marylia Nogueira

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Marylia Nogueira, arquiteta máster do Escritório Nogueira Souza Arquitetura e Urbanismo, atua desde 2007 na área de ambientação de interiores e design. Ligado a tendências estéticas e de tecnologia, o escritório atende às necessidades dos clientes, desde o estágio embrionário do projeto até o gerenciamento, passando pela contratação de mão de obra e material, além da organização de cronograma. A assessoria da obra é feita de maneira a suprir as necessidades e carências dos clientes. O Escritório Nogueira Souza está sempre disposto a enfrentar novos desafios, na busca da qualidade do produto e da satisfação da clientela. Serviço: Marylia Nogueira (81) 3091.2858 www.nogueirasouza.com.br

RADAR DECOR ClassCasa Nº 39


cities

Florença

RESPIRA ARTE

Por Carla Guerra

L

ocalizada às margens do Rio Arno, no

sui um extraordinário patrimônio artístico,

Petrarca e Boccaccio, que rediscutem o ideá-

meio da península italiana, entre os ma-

herança de sua civilização secular. Cimabue

rio do Humanismo, da filosofia e dos valores

res Adriático e Tirreno, Florença, a capi-

e Giotto, os pais da pintura italiana, viveram

da civilização clássica. Com Maquiavel, surgiu

tal da Toscana, tem uma população média de

na cidade, bem como Arnolfo e Andrea Pisa-

a ciência política moderna, com Guicciardini,

500 mil habitantes. É uma cidade que se movi-

no, reformadores da arquitetura e da arte da

a prosa histórica, e com Galileu, a moderna ci-

menta e com a arte espalhada pelas ruas, res-

escultura, Brunelleschi, Donatello e Masaccio,

ência experimental. Desde os tempos de Carlos

pira modernidade no comércio, na cultura, na

fundadores do Renascimento, Ghiberti, os

Magno, Florença era uma cidade universitária.

moda e indústrias. Eu e meu grupo chegamos

Della Robbia, Filippo Lippi, l’Angelico, Botticelli,

Hoje, hospeda muitos institutos especializados

à cidade numa noite chuvosa, e como estáva-

Paolo Uccello e os gênios universais Leonardo

e é um centro cultural internacional. As aca-

mos no centro histórico, a grandiosidade dos

da Vinci e Michelangelo. As obras desses mes-

demias, escolas de arte, institutos científicos e

monumentos em perfeita convivência com lo-

tres, assim como outras da geração de artistas

os centros culturais contribuem com a inten-

jas e restaurantes super modernos nos impres-

dos séculos XIII, XIV e XV estão expostas nos

sa atividade da cidade. No item gastronomia,

sionou.

museus da cidade.

a comida é simples e abundante, baseada na

A cidade ferve de sotaques diferentes, com

Em Florença, graças a Dante, nasceu a língua

produção local, com massas, queijos quentes

gente de várias nacionalidades. Florença pos-

italiana se afirmam os estudos literários com

e carnes grelhadas.

Fotos: Marcelo Marona

92

ClassCasa Nº 39


Ano 8


cities

Além disso, o local é o berço do vinho Chianti.

XIX. Hoje, coerente com o próprio passado,

A região de Chianti, entre Florença e Siena, é

Florença não se tornou uma cidade industrial,

famosa pela produção de vinho e tem um dos

como Milão ou Turim, e permaneceu um pon-

campos mais belos de toda a Itália.

to de referência das novas propostas estéticas

O Duomo é a Catedral de Florença, dedicada

e do gosto refinado. Basta percorrer o centro

à Santa Maria das Flores e construída em estilo

da cidade para encontrar as provas de que se

gótico italiano. O edifício foi projetado por Ar-

está no terreno da arte: da Porta Romana à Via

nolfo di Cambio (1245-1302) e representa uma

de Bardi, da Santa Maria Novella ao Quartiere

das maiores esculturas arquitetônicas da épo-

Di Santa Croce, da Via Roma à Ponte Vecchio,

ca. Foi concluída aproximadamente, em 1367,

do bairro de San Frediano a Borgo Ognissanti.

totalmente coberta com mármores coloridos,

Arte que se reflete também na moda, com lojas

assim como era o Batistério, embora a fachada

de todas as grifes incensadas, com suas vitrines

tenha permanecido incompleta até o século

deslumbrantes.

Fotos: Marcelo Marona

94

ClassCasa Nº 39


Av. Eng. Domingos Ferreira, 1274 - Shopping da Decoração Lj 19 - Boa Viagem - Recife/PE Tel/Fax (81) 3325-1722 / 3466-7457 e-mail: vendas@ondadecoracao.com.br


96

design

Dedon, luxo e design em mobiliรกrio

OUTDOOR

ClassCasa Nยบ 39


Fotos: Divulgação

Q

uando o ex-jogador de futebol Bo-

Alemanha, suas características de excelência

que ela é, devido ao design das peças extrema-

bby Dekeyser sofreu uma grave

não são vistas em nenhuma outra fibra sinté-

mente confortáveis. “Convidei o premiadíssimo

lesão e foi impedido de continuar

tica do mundo. A começar pela resistência a

designer americano Richard Frinier a desenhar

sua carreira de sucesso nos melhores times do

altas e baixas temperaturas. “Como nós vende-

nossa primeira coleção”, lembra ele. A partir

mundo como o alemão Bayern, de Munique, o

mos para o mundo todo, a fibra dedon é ade-

daí, a Dedon passou a ser assinada pelos me-

mundo desconhecia o mobiliário outdoor fei-

quada para temperaturas que variam de -30º

lhores designers do mundo como Jean-Marie

to em fibra trançada. “Eu precisava descobrir

a +70º”, explica Dekeyser. A dedon é ainda à

Massaud, Frank Lighthart e Philippe Starck.

algo novo para fazer e decidi fabricar móveis

prova d´água, cloro e água salgada, resisten-

Acumula ainda no portfólio inúmeros prêmios

para área externa porque eu amo a natureza”,

te a raios ultravioletas, não se expande com o

de design, entre eles os melhores como “Red

conta Dekeyser. O desejo se materializou com

calor e não se contrai com o frio. Não esquen-

Dot Design Awards” e “IF Design Awards”.

a criação da Dedon, a melhor e mais luxuosa

ta ou esfria e não desbota, ou seja, a sua alta

A original fibra dedon toma forma pelas mãos

marca de mobiliário para área externa, com

qualidade não muda com o entorno, mesmo

de artesãos filipinos, detentores da tradição

distribuição exclusiva, em Pernambuco, pela

quando exposta a todas essas intempéries por

milenar do trançado, que trabalham exclusiva-

Casapronta. A Dedon revolucionou o merca-

muitos anos. Além disso, a original dedon é to-

mente para a marca. Cada peça é única, feita

do de mobiliário para áreas externas, a partir

xic free e 100% reciclável. O que a diferencia

à mão do começo ao fim por um único arte-

do momento em que foi criada, há mais de

também é o fato de ser muito leve, mas com

são que chega a gastar 20 dias na confecção

20 anos. Tudo começou com a fabricação da

uma resistência inigualável. Suporta peso de

de um único produto. Cada coleção revela um

original fibra sintética dedon que dá nome à

mais de 230 kg por cm². Aliada à qualidade,

tipo de trançado que resulta em desenhos en-

marca e é exclusiva da empresa. Fabricada na

Bobby Dekeyser conseguiu fazer da marca o

cantadores.

Ano 8


design Dedon Island - A magnitude da marca Dedon é tão grande, que, recentemente, foi criado o Dedon Island, um resort, localizado em uma das ilhas de Siargao, nas Filipinas, que apresenta o conceito do “barefoot luxury” (o luxo dos pés descalços), o que muito tem a ver com a marca. Por lá, os exclusivos 20 visitantes (número máximo de hóspedes aceitos por fim de semana), são encorajados a despojar-se de tudo o que remeta ao stress das cidades e aproveitar o máximo das cabanas desenhadas por Jean-Marie Massaud e Daniel Pouzet, com a preocupação de não deixar rastros na paisagem local. Para contribuir com a entrada dos hóspedes nesse mundo de sonhos e natureza intocada, as nove cabanas do resort (quatro Superior, uma Family e quatro Deluxe) foram feitas com madeira yakal (típica), cobertas com nipa (uma trama de folhas de coco) e repletas de revestimentos e acabamentos de decoração feitos artesanalmente pelos habitantes locais. Além das peças consagradas da Dedon, outras foram criadas especialmente para equipar as cabanas, lounges e pavilhões comuns - como a trama que reveste o bar diante da praia, que foi executada artesanalmente no local - todos protegidos por cortinas leves e mosquiteiros. Entre as opções de lazer e relax, estão sessões de massagem, refeições regadas a champanhe à beira-mar, sobre a areia branca, praticar ioga, explorar a enseada num passeio de barco ou caiaque, surfar nas praias mais perfeitas do mundo (incluindo os famosos tubos da Cloud 9), dar braçadas na piscina, praticar stand up paddle, mergulhar entre arrecifes (ou ainda no Philippine Deep, um trecho de 1.300 km no qual fica o terceiro ponto mais profundo da Terra), saltar do topo das falésias diretamente no oceano, pescar em alto mar e até acompanhar o chef Daniel Rudolf nas compras, colheitas e na execução de deliciosas iguarias locais. Tudo isso disponível o tempo todo, sem programação fixa, bastando o hóspede desejar. Serviço: www.dedon.com www.dedonisland.com Revenda exclusiva Dedom em Pernambuco: www.casapronta.com.br

Fotos: Divulgação

98

ClassCasa Nº 39


caderno

especial

NUCLEOPE news

Pela Lente do Arquiteto 100 Destaque 102 Panorama NUCLEOPE 104

Publieditorial

Este Caderno Especial é um produto do Núcleo de Decoração de Pernambuco


PELA LENTE DO

ARQUITETO A arquiteta Andréa Calabria escolheu produtos das lojas associadas ao NUCLEOPE sob o tema Cores e Texturas. Andréa Calabria (81) 3421.3930 andreacalabria@uol.com.br

La Lampe Luminária Bubble

Bontempo Acabamento Lacca Vanilla nas portas e melamina Aveiro nos tampos. Puxador modelo Balle (lançamento). Tampos com espessura de 38 mm.

Habitare Persiana Silhouette Luxaflex

Finni Vasos Versace


Italica Casa Sofá Otto

Inpermal Bancada em Nanoglass

Adroaldo Tapetes e Carpetes do Mundo

Ultra Revestimentos

Coleção Turquoise

Revestimento Emporio Deck Ebano (Decotiles)

Casapronta Maria Casa Almofadas em tecido listrado francês Jacquard e liso texturizado

Poltrona Diz by Sérgio Rodrigues


Fotos: Marcelo Marona

DESTAQUE

Dentro de um Recife cada vez mais frenético, encontramos no Poço da Panela, espaços que expressam uma perfeita integração com o verde do bairro. A ambientação aconchegante desta residência sinaliza o estilo despojado das arquite-

tas. Na foto, ambiente com iluminação by Daluz Iluminação e objetos da Finni. Quem entra na casa vê a sala, cozinha e área da piscina unidas pelo mesmo piso da Ultra Revestimentos e pelo jardim vertical.

Serviço: Adriana Diniz e Ana Cristina Mendonça (81) 3268.2048 acrismendonca@uol.com.br


Projeto das arquitetas

Adriana Diniz e Ana Cristina Mendonรงa


Living Interiores

Palha de Aço

Foto: Lucas Rosin

A inovação e o design andam lado a lado com a linha de puxadores especiais da Palha de Aço: uma mistura de aço e vidro que vem embelezar os ambientes, pois uma bela porta merece um belo puxador. A Palha de Aço trabalha com uma linha diferenciada de puxadores para porta, com design arrojado e exclusivo. A loja também oferece uma linha completa de acessórios para banheiro.

A Living Interiores desde o início do ano está em processo de curadoria de peças de design autoral do Brasil e do mundo. O designer Paulo Alves é mais um dos nomes que a loja está trazendo para o seu mix. Como destaque do trabalho dele, está a cadeira Atibaia, vencedora do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, de 2009. É um produto extremamente artesanal, feita de madeira de catuaba certificada. Para a sua confecção, não foram utilizadas pregos e parafusos, a cadeira Atibaia foi montada através de encaixes e cola especial. O produto já se encontra no showroom da Living Interiores.

Inpermal

Foto: Divulgação

Imagina chegar em casa e encontrar a sua banheira prontinha para usar, sem ter que esperar que ela encha e aqueça? Do trabalho ou do trânsito, é possível programar o banho, pelo iphone, através do aplicativo Pretty Mobile, ajustando o horário e a temperatura desejada. As banheiras Pretty Jet podem ser equipadas com automação. É só escolher o modelo ideal para o seu banheiro, usar e relaxar. As banheiras Pretty Jet estão à venda na Inpermal.


PANORAMA NUCLEOPE Favorita Para compor a Artisti – Colezione di Colori, sua nova cartela de cores em lacca, a Favorita buscou referência no universo da Bienal de Veneza, multicolorido, de livre expressão, com suas grandes obras e mostras que se destacaram ao longo dos anos. A Vero, de tonalidade vermelha, é inspirada na pincelada certeira do artista em seu processo criativo. Já a lacca Mandarino traz para os móveis os infinitos tons de tangerina das edificações do Arsenale, principal espaço de exposição da Bienal. Também com referências à capital do Veneto, a lacca Oro, de tonalidade amarela, foi inspirada nas características da obra Ttéia, de Lygia Pape, uma grande instalação com fios dourados brilhantes que ligavam o piso ao teto na Bienal de Veneza de 2009. A lacca Giardini, por sua vez, é uma homenagem aos infinitos tons de verde do Giardini di Venezia, um dos tantos locais tradicionais onde a Bienal é realizada.

Finni A Finni traz com exclusividade ao mercado pernambucano os decorativos espelhos assinados pela dupla de designers da Ovo: Luciana Martins e Gerson de Oliveira. O fluminense e a paulista se conheceram durante a faculdade de cinema, em 1990. E se juntaram para fazer design um ano depois. Apesar de criarem móveis e objetos de forte impacto sensorial e que à primeira vista podem parecer obras de arte, eles primam pelo conforto, físico e visual, e pela praticidade.

Maria Casa Classe e beleza são dois dos atributos da mesa de centro com bandeja Ralph Lauren, fabricada pela Art Design e comercializada com exclusividade no Recife pela Maria Casa. A peça, que faz parte do novo showroom da loja, pode ser considerada um coringa da decoração, compondo ambientes contemporâneos ou clássicos. Fabricada em madeira nobre maciça, com pés torneados e rodízios em latão, a mesa pode ser confeccionada sob medida, atendendo a necessidade do cliente.


LOJAS ASSOCIADAS AO NUCLEOPE Adroaldo Tapetes do Mundo (81) 3326.2737 www.adroaldo.com.br

Doppio Presentes e Decoração (81) 3326.2181 doppiovendas@hotmail.com

Maria Casa

Alameda Decor (81) 3427.4810 www.alamedadecor.com.br

Favorita (81) 3325.2131 / (81) 3269.1505 www.affinitamoveis.com.br

Matiz

Arte Pedras (81) 3455.1052 www.artepedras.com.br

Finni (81) 3441.3212 (81) 3032.3212 www.finni.com.br

Benetti (81) 3465.0030 moveisbenetti@uol.com.br Bontempo (81) 3327.8002 www.bontempo.com.br Casapronta (81) 3465.0010 www.casapronta.com.br Daluz Iluminação (81) 3465.9433 www.daluziluminacao.com.br

Habitare Window Fashion (81) 3465.4053 www.habitarepe.com.br Ibratin (81) 3325.2802 www.ibratin.com.br Inpermal (81) 3326.7780 www.inpermal.com.br/blog

(81) 3327.6499 mariaecasa@mariaecasa.com.br

(81) 3463.8909 www.matiztecidos.com.br Palha de Aço (81) 3325.0594 www.palhadeacorecife.com.br Particolare (81) 3032-3296 www.particolare.com.br Patalu (81) 3327.1913 3267.5257 www.patalu.com.br Portobello Shop (81) 3327.7378

Italica Casa (81) 3465.3576 / 3465.4394 www.italicacasa.com.br

Dell Anno (81) 3466.8277 / (81) 3441.8679 (81) 3326.6331 www.notabile.com.br

La Lampe (81) 3466.4518 www.lalampe.com.br

Desenho Design (81) 3326.4264 www.desenhodesign.com.br

Living Interiores (81) 3325.4455 www.livinginteriores.com.br

Dismade (81) 3325.3855 www.dismadenet.com.br

Marelli (81) 3325.0897 www.marelli.com.br

www.nucleope.com.br (81) 3325.7557

(81) 3241.2825 www.portobelloshop.com.br Sadi (81) 3222.4606 www.sadi.com.br STR Ar Condicionado (81) 3316.3636 www.grupostr.com.br Ultra Revestimentos (81) 3463.2122 www.ultrarevestimentos.com.br


especial milão

Milão

SEM PRECONCEITOS Por Carla Guerra

C

hegamos a Milão ávidos por informação e cultura do segmento de design de mobiliário, objetos e complementos. Na bagagem, uma passagem por Veneza e Florença, que abriu nossas mentes para receber a enxurrada de estímulos, sem preconceitos. Afinal, estar no berço da arte nos faz compreender o processo, a universalidade dos conceitos, dos desejos e do comportamento. Chegando ao destino

final, nosso objetivo não era o de curadoria, escolhendo aqui e ali apenas o que nos agradava e sim fazer uma ampla coletânea de estilos, desco-

Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

brir novos conceitos e compreender o que é Milão na semana em que o mundo se muda pra lá em busca de tendências de decoração e design.

Ano 8

107


108

especial milão

Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

CONCEITO

Apesar de grandiosa e uma ferramenta imprescindível do business do

média entre o inusitado e a realidade para o consumo. Se é que se pode

setor, a Feira do Móvel não é tudo. As ruas respiram design para o consu-

medir a criatividade dessa forma. O que se viu pelos corredores foi uma

mo e para a vida. A cidade ferve e se veste de festa para receber olhares

mostra com jeito de dejavú e bastante comedida. Aqui e ali, sempre nos

do mundo todo, cheios de curiosidade e vontade de compreender. Em

espaços das grandes marcas, como Kartell, Vitra, Cassina, Missoni, Moro-

Brera, Via Tortona e Via Durini, pessoas circulam em um entra e sai fre-

so, entre outras, é que se respirava criação, lançamento de tendências e

nético enchendo os ateliês, estúdios, lojas, restaurantes, hotéis... impres-

linhas novas.

sionante, todos os espaços são ocupados. Oferecendo ao público uma

Alguns pontos são relevantes e devem ser observados: a inclusão de

oportunidade única e democrática de olhar, tocar, degustar, comprar e

materiais naturais, com estímulo à sustentabilidade, a inserção de cor,

fazer seu próprio juízo das tendências. Mas, falando em negócios, volta-

muita cor em móveis e complementos, levando a crer que a vida pode

mos ao salone, que é a grande âncora.

ser mais alegre e que a casa não precisa ser bege. Porém, o desenho está

A edição de 2013 do Salone Internazionale del Mobile, de 9 a 14 de abril,

comedido e os tamanhos mais ajustados à nova realidade dos peque-

foi realizada com grande foco nas exportações, tornando claro o desejo

nos imóveis. Nada de grandes estofados, poltronas ou estantes. Tudo

da organização e dos expositores em realizar um evento que estivesse na

em tamanho regular, bastante usável. Outra observação é a leveza dos ClassCasa Nº 39


produtos em seu design, tudo parece fácil de carregar e caber em qual-

ser a ferramenta mais eficaz de promoção da excelência criativa, natu-

quer lugar. Conforto é a palavra de ordem para os estofados e poltronas,

ral encontro de negócios e design, e uma plataforma inigualável para

todas as opções lhe convidam a sentar e ficar por ali, de tão agradáveis

nossa enorme experiência”, disse Claudio Luti, presidente da Cosmit,

ao toque e ao sentar. Em termos de negócios, o evento foi um suces-

empresa realizadora do evento. “Havia uma atmosfera extremamente

so total. Acredito que o mundo esperava por uma feira mais comedida,

positiva durante a feira, testemunho do fato de que, mesmo durante es-

em que os lançamentos estivessem bem próximos do que o consumidor

ses tempos difíceis, inovação, design e comunicação são alavancas de

pode compreender e levar para casa. O saldo da 52ª edição do evento é

investimento sólido. As empresas expositoras têm feito grandes esforços

positivo, com mais de 2.500 expositores italianos e estrangeiros no Salo-

e investimentos significativos, a fim de apresentar-se da melhor maneira

ne Internazionale del Mobile, Salone Satellite e na Euroluce, Exposição

possível, atraindo a atenção de compradores internacionais”, reforçou

Internacional de Iluminação, que acontece somente a cada dois anos.

Luti. Foram mais de 2.500 expositores em 204.850 m² de feira. Apre-

Os números impressionam: 324.093 visitantes em geral, com 285.698

sentamos, a seguir, registros importantes da evolução e tendências do

destes diretamente ligados ao segmento, sejam lojistas, fábricas, impren-

segmento de design de mobiliário, do que acontece nas ruas e na feira,

sa, arquitetos, designers, etc. “O Salone del Mobile, mais uma vez provou

para que você faça as suas escolhas.

Ano 8


Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

TENDÊNCIA

110

especial milão

ClassCasa Nº 39


Ano 8


Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

112

especial milรฃo

ClassCasa Nยบ 39


ESTILO

Ano 8


Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

114 especial

milรฃo

ClassCasa Nยบ 39


PLURAL

Ano 8


Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

CRIATIVIDADE

116 especial

milรฃo

ClassCasa Nยบ 39


Ano 8


especial milão

Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

118

NEGÓCIOS

ClassCasa Nº 39


Ano 8


DESIGN

Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

120 especial

milรฃo

ClassCasa Nยบ 39


Ano 8


Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

122

especial milรฃo

ClassCasa Nยบ 39


CORES

Ano 8


especial milรฃo

Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

124

FORMAS

ClassCasa Nยบ 39


Ano 8


especial milรฃo

ATITUDE

Fotos: Carla Guerra e Marcelo Marona

126

ClassCasa Nยบ 39


adoramos 127

Cláudio Portela e Vera França Este sofá em polietileno totalmente reciclável foi desenhado por Karim Rashid com exclusividade para a marca italiana Slide. Suas Fotos: Divulgação

linhas limpas e sintéticas oferecem-nos grande versatilidade e

Ano 8

resistência, podendo ser utilizado em ambientes internos quanto externos. É fornecido em diversas cores e sua propriedade opcional de se autoiluminar produz um efeito surpreendente que muda significativamente sua leitura, interferindo diretamente na nossa percepção do espaço no qual está inserido.


Fotos- Arquitetos: Marcelo Marona / Objeto: Divulgação

128

adoramos

Swane Doya A Rocking Chair Cradle ou “cadeira de balanço berço”, uma produção colaborativa dos estudantes da Victoria University de Wellington, na Nova Zelândia, remete ao conforto de um embrião no seu ventre. Quem não gosta de fechar os olhos e se sentir abraçado? Os criadores foram felizes também no resultado estético e nos cuidados com a sua produção, seguindo os princípios da sustentabilidade. A cadeira pode ainda ser usada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, impulsionando-as a um grande abraço. Não vejo a hora de usá-la, mais do que um objeto de design, é um objeto de desejo!

ClassCasa Nº 39


Ano 8


adoramos

Kika Baptista O Banco Araripe, da Adresse, com seu formato sextavado tipo “colmeia” e diversidade de cores, possiFotos: Divulgação

130

bilita compor um ambiente com várias funcionalidades. Além de servir como um lindo objeto decorativo, podemos formar uma mesinha de apoio ou um banco corrido, unindo vários deles. A peça também chama a atenção pelo acabamento impecável e sua praticidade.

ClassCasa Nº 39


lançamento

London Arquivos e Sistemas chega ao

Imagens: Divulgação

F

MERCADO DE PERNAMBUCO

undada há 15 anos, em Curitiba, a

e prazo, e atendem desde pequenos escritó-

disponível. “Com a experiência de mercado,

London Arquivos e Sistemas, empresa

rios a grande indústrias, bem como órgãos

produto e equipe de Bruno Cani, podemos

que oferece soluções criativas e racio-

públicos municipais, estaduais e federais.

levar nosso produto a todo o mercado de

nais para arquivamento e acondicionamen-

Desenvolve também soluções para univer-

Pernambuco”, afirma Marcos Vinicius Spitz-

to de materiais dos mais diversos tamanhos

sidades, museus, bibliotecas, reservas técni-

ner, diretor comercial da London Arquivos

e finalidades, chega ao mercado pernambu-

cas e herbários, hospitais, bancos, cartórios,

e Sistemas.

cano, através de representação, do empre-

tanto em arquivos deslizantes, como arqui-

sário Bruno Cani.

vos fixos, estantes e trainéis. A empresa con-

Serviço:

Com design moderno e prático, os produtos

ta com uma equipe técnica capaz de efetuar

London Arquivos e Sistemas

da London (arquivos deslizantes, arquivos

um levantamento detalhado da situação

Bruno Cani Dias

fixos, estantes, cofres, pastas e acessórios)

atual do acervo e desenvolver uma solução

(81) 3325.0897

prezam pela qualidade, preço, flexibilidade

personalizada ao orçamento e espaço físico

london.pe@londonarquivos.com.br

Ano 8

131


Fotos - Arquitetos: Marcelo Marona / Outras: Divulgação

Loja 01: Av. Antônio Falcão, 821 / Boa Viagem / (81) 3466.8277


Home Mandorla (Preço sob consulta)

Dell Anno Nadjânia Gomes & Eric Dayan

A marca de móveis planejados Dell Anno, representada no Recife pela rede de lojas Notabile oferece soluções para todos os ambientes da casa, para executar o projeto de acordo com o perfil de cada cliente. O diferencial da Notabile está no atendimento personalizado, que acompanha o cliente desde o momento em que entra na loja até o recebimento do produto em casa e acompanhamento do pós-venda.

Dormitório Rizzo (Preço sob consulta)

Dormitório Quebec (Preço sob consulta)

Loja 02: Av. Herculano Bandeira, 382 / Pina / (81) 3326.6331 - Loja 03: Av. 17 de Agosto, 653 / Casa Forte / (81) 3441.8679 / Recife-PE


134

party

Lançamento da ClassCasa 38

Em happy hour promovido por Adroaldo Tapetes e Carpetes do Mundo, a edicão 38 da ClassCasa foi lançada no dia 15 de março, em meio a arquitetos, empresários e parceiros. O evento foi animado e na ocasião, o empresário Adroaldo Carneiro brindou um grupo de arquitetos com a entrega de marcadores de texto personalizados com fotos de seus projetos e dados do escritório. Sucesso total! Todos adoraram o mimo. Veja

Fotos: Carla Guerra

quem passou lá para comemorar com a gente.

ClassCasa Nº 39


&

CLASS STYLE.

MODA | GENTE | DESIGN | CONSUMO

GUIA DE MARCAS ESPECIAIS E PRODUTOS PREMIUM

Ano 8


ESTILO

D

Fonte: Mundo das Marcas (Texto)

Diesel

A

marca Diesel, preferida dos jovens “descolados” do mundo inteiro, tornou-se um ícone fashion, principalmente em virtude de seus famosos jeans confortáveis, com cara de usados e caimento impecável, com mais de 100 modelos e 50 tipos de lavagens, que continuam sendo para poucos que gastam muito. A Diesel, que ousou ao colocar no lado direito do bolso frontal a marca em uma etiqueta transversal, tornou-se um “objeto de desejo”. A marca Diesel foi cria-

da, em 1978, em Milão, pelos italianos Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid, este último dono de uma confecção. O nome foi escolhido porque a palavra significava exatamente a mesma coisa em qualquer lugar do mundo e podia ser pronunciada da mesma forma em diversos idiomas. Uma indicação clara de criar uma marca de jeans com apelo global. O jeito de simplificar as coisas só deu bons resultados. A marca foi oficialmente lançada no mercado, em 1979, através de sua coleção masculina. ClassCasa Nº 39


As calças jeans com aparências de usadas fizeram os varejistas pensarem que Renzo era louco especialmente quando deu a esses jeans um preço superior. Mas os clientes pensaram de outra maneira e a Diesel começou a fazer enorme sucesso, especialmente na década de 1980, quando teve um crescimento explosivo dentro do mercado italiano, passando a exportar seus produtos já no ano de 1981. Em 1985, Renzo Rosso tornou-se o único proprietário da marca ao comprar a parte de seu sócio, tornando-se o grande homem por trás da Diesel. Cinco anos depois, os jeans já eram distribuídos em butiques de 36 países ao redor do mundo. Foi deste momento em diante que a marca começou um crescimento vertiginoso. Em 1991, iniciou sua expansão internacional com o slogan “For Successful Living” (algo como “para se viver de forma bem-sucedida”), inspirado em anúncios da década de 1950. Em 1996, o empresário italiano realizou sua tacada mais ousada: ingressou no mercado americano. Instalou sua primeira loja em Nova York, exatamente em frente à maior loja da Levi’s na cidade, em um ato de evidente provocação. O sucesso dos jeans caríssimos e com aparência de anos de uso foi tão grande que o mercado americano tornou-se o maior da marca do mundo. A marca italiana emprestou toda sua criatividade para lançar no mercado, em parceria com a Fiat, a edição limitada do Fiat 500 by Diesel, que possui revestimento dos bancos e painéis de porta em uma cor escurecida, muito semelhante com a tintura utilizada nas calças jeans, e costuras na cor amarela. As referências à edição especial também aparecem na manopla de câmbio e até no painel. A grife italiana elegeu recentemente seu mais novo diretor artístico, o editor e fundador da revista WAD, Bruno Collin. Sua missão neste momento é criar uma nova equipe de criação para assegurar que a marca continue a levar inovação para seus consumidores. Ano 8


G

Giorgio Armani

Fonte: Mundo das Marcas (Texto)

MODA

ClassCasa Nยบ 39


T

ernos bem cortados, paletós simples e versáteis. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres. Cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white. Vestidos de noite cheios de glamour, que abusam da silhueta “sereia” e do brilho dos paetês. Clientes famosos que desfilam suas criações não somente nas badaladas passarelas da moda como nas telas de verdadeiros sucessos de Hollywood. Isso é uma breve descrição da marca Giorgio Armani, comandada com maestria pelo estilista italiano de mesmo nome, que soube transformar seu inesgotável talento em um verdadeiro império. O estilista Giorgio Armani, conhecido como o “Imperador de Milão”, nasceu em 11 de julho de 1934, na cidade de Piacenza, localizada no norte da Itália (ao sul de Milão). A paixão pela moda não se manifestou cedo e o jovem italiano chegou a cursar dois anos de medicina, na Universidade de Milão, antes de aceitar, aos 20 anos, o trabalho de vitrinista e depois se tornar comprador de moda masculina, na renomada loja de departamentos La Rinascente, localizada na cidade de Milão. Sua irmã mais nova, a bela Rosanna, que trabalhava como modelo, o introduziu no restrito círculo da moda italiana da época e, a partir daí, seu currículo ganhou conteúdo graças a trabalhos como assistente, por nove anos, de Nino Cerruti. Em 1970, iniciou sua carreira independente no mundo da moda, encorajado pelo seu grande amigo Sergio Galeotti, desenhando e costurando para inúmeras grifes famosas, inclusive Emanuel Ungaro. Alguns anos se passaram até que o estilista criasse sua empresa e lançasse sua própria marca, em parceria com seu companheiro Sergio Galeotti. Para isso, vendeu seu carro (um velho Volkswagen), investiu cerca de US$ 10 mil, alugou um pequeno escritório em Milão, contratou uma jovem estudante de moda e uma secretária. Era o início da Giorgio Armani. Em 24 de julho de 1975, apresentou sua primeira coleção, composta por roupas femininas e masculinas e seu estilo logo se tornou símbolo de elegância, com uma alfaiataria sofisticada, altas doses de androginia, vestidos de noite cheios de Ano 8

glamour, sobriedade nas cores e nenhuma influência das tendências da época, constituindo roupas e acessórios atemporais. Ficou conhecido como “The King of Jackets” depois de lançar sua coleção masculina, onde apresentou ternos e blazers com cortes sóbrios e exclusivos. Em 1978, foi lançada a luxuosa linha Giorgio Armani Le Collezioni, compostas por roupas femininas e masculinas, no mercado americano e canadense. Era o começo da expansão internacional da grife. Rapidamente, Giorgio Armani se transformou em um dos estilistas mais influentes dos anos 1980, começando com a inauguração de sua primeira loja na cidade de Milão e passando pela criação de sua segunda marca, a Emporio Armani, de produtos casuais e valores mais acessíveis. O sucesso era tanto, que em 1982, o retrato de Giorgio Armani foi capa da célebre revista Time: ele era apenas o segundo estilista a receber a homenagem, depois de Christian Dior. Ainda nesta década, a marca começou sua expansão com o lançamento de suas primeiras fragrâncias, acessórios, roupas íntimas, roupas para crianças, além da inauguração de sua loja âncora em Nova York e o ingresso no mercado japonês, para delírio de suas fervorosas consumidoras asiáticas. No início de 2009, a marca italiana inaugurou uma mega loja, com quase 4 mil m² que abrigam três coleções (Armani Jeans, Emporio Armani e Giorgio Armani), um restaurante e uma loja de chocolates, na esquina da Quinta Avenida com a Rua 56. A loja fica perto de outras marcas de moda como Gucci, Prada, Versace, Fendi e Bottega Veneta. A ideia foi levar um pouco do caos de Nova York para dentro da loja, que possui uma fachada de vidro e uma escada escultural no seu interior. A nova loja representa a interpretação de Armani sobre a tendência atual de misturar estilos e sobrepor produtos com preços variados. A loja não utiliza divisão de espaços para evitar que barreiras psicológicas sejam criadas. Giorgio Armani atingiu um patamar de adoração criando um ímã ao redor de seu nome, o que permitiu estender sua grife para as mais variadas áreas. É possível ver sua marca em roupas, hotéis, carro, chocolate, perfume, óculos, móveis, televisão, telefones celulares, entre outros objetos.


LUXO

L

Fonte: Mundo das Marcas (Texto)

La Perla

O

s valores da sedução, uma conquista definitiva das mulheres, são os primeiros sinais de um revolucionário culto ao corpo, sublinhado por transparências, rendas e formas que exaltam a figura feminina. E a marca La Perla faz isso com maestria através de seus produtos chiques e ao mesmo tempo para lá de sensuais. Não por menos conquistou estrelas como Elle Macpherson, a cantora Madonna e a atriz Meg Ryan, que fazem questão

ClassCasa Nº 39


de vestir lingeries da prestigiosa grife italiana. A La Perla, que virou marca de alta costura em lingerie, foi fundada, em 1954, na cidade italiana de Bolonha, pelo designer Ada Masotti, quando este inaugurou um pequeno atelier artesanal para confecção de espartilhos. A primeira coleção, batizada de “La Perla”, era composta de lingeries (calcinhas, sutiãs, corpetes e cinta ligas) decorados com pedras semipreciosas e pérolas. O estojo forrado de veludo

Ano 8

vermelho que servia de embalagem às suas criações, muito semelhante a um porta-joias, contribuiu para alcançar um incomparável sucesso no início dos negócios e foi fonte de inspiração para a criação do nome da marca. O uso dos materiais mais exclusivos, o conhecimento profundo do corpo feminino e a fusão entre inovação e tradição serviram de rampa de lançamento para projetar a marca no mundo. Na década de 1960, o filho do fundador da empresa, Alberto Masotti, depois

de graduar-se em medicina, assumiu o comando da La Perla, dando início a uma expansão internacional. Neste período, a marca inovou ao oferecer lingeries ousados em várias cores, como vermelho, amarelo e lilás, em contrapartida ao tradicional bege, comumente utilizado na época. O sucesso dos lingeries coloridos foi um sucesso quase imediato. Outra novidade lançada pela marca italiana foi o conjunto de lingerie com cores diferentes, além de estampas florais.


Fonte: Mundo das Marcas (Texto)

LUXO

Depois de décadas dedicando-se à confecção de lingerie, a marca resolveu diversificar sua linha com o lançamento, em 1971, da moda praia com biquínis e maiôs sofisticados. Ainda nesta década, a La Perla começou a traçar um novo caminho no segmento de roupas íntimas ao lançar lingeries com lycra e tecidos que possuíam grande elasticidade, moldando-se ao corpo e dando uma aparência mais sensual. Em 1991, inaugurou sua primeira loja própria. Nos anos seguintes, a marca iniciou a abertura de várias lojas próprias nas maiores cidades do mundo como Paris, Londres, Nova York, Milão, Barcelona, Hong Kong e Tóquio. Em 1994, introduziu um sutiã (Sculpture Bra) que deixava os contornos dos seios mais elegantes e ao mesmo tempo sensuais. Foi uma revolução e caiu no gosto das exigentes consumidoras da marca.

A comunicação da marca nesta época se tornou mais ousada utilizando fotos de mulheres belíssimas e homens em uma espécie de transgressão aos valores tradicionais. Mãos hábeis e talentosas, capazes de transformar tecidos exclusivos e as mais delicadas rendas em verdadeiros objetos de desejo, são responsáveis pela criação das principais coleções da marca italiana: La Perla (clássica), La Perla Black Label (ousada), Malizia (mais acessível e voltada às consumidoras mais jovens), La Perla Villa Toscana (estilo mais casual e preço mais acessível), La Perla Studio (peças femininas e confortáveis em qualquer hora do dia), Resort (beachwear) e Joelle (camisolas e pijamas). Foi graças à sabedoria com que sempre celebrou o corpo feminino, que a La Perla se firmou atualmente como um das mais prestigiadas grifes de moda italiana.

ClassCasa Nº 39


CONSUMO Novos Relógios Cartier A Cartier apresenta três novos relógios femininos, destinados a elegância dos eventos de gala. Os frames em ouro branco 18 quilates receberam banho de ródio, para que ficassem ainda mais radiantes, e foram cobertos por diamantes. Os indicadores de data e hora, comuns aos relógios da marca, foram suprimidos nesta nova coleção, tornando o dial em madrepérola ainda mais delicado e clean. O relógio Diamond Rivière possui design moderno e conta com 217 brilhantes, dispostos por toda a pulseira. Os modelos Diamond Bracelet têm um ar mais vintage e foram decorados com brilhantes de diversos tamanhos, além de diamantes em lapidação pera, que totalizam até 372 pedras preciosas. As peças são confeccionadas apenas sob encomenda, diretamente nas boutiques Cartier, e podem ser adaptadas de acordo com as preferências de cada cliente quanto ao tamanho das pedras preciosas e a utilização de outros metais nobres, como a platina.

Fotos: Divulgação

Louis Vuitton Over The Rainbow Collection A Louis Vuitton apresenta a Over The Rainbow Collection, um portfólio de bijuterias luxuosas. Composta por anéis, pulseiras, brincos e colares, as peças foram esculpidas em bronze e contam com o brilho dos cristais Swarovski Elements, em tons que exaltam a alegria da estação. O nome Louis Vuitton aparece discretamente gravado nas bijoux, uma referência aos rebites dos históricos baús da grife. As pulseiras e colares contam também com uma charmosa medalhinha em estilo Art Déco, com o desejado monograma LV. As peças da Louis Vuitton Over The Rainbow Collection podem ser adquiridas nas boutiques da maison francesa ou através do e-commerce oficial da marca.

Ano 8

Vasos Versace / Venini Faz sucesso a parceria que a Versace anunciou com a empresa Venini, fabricante de objetos de arte e decoração em Murano há 85 anos. O resultado pode ser observado nas prateleiras das boutiques Versace Home com os vasos exclusivos, feitos com vidro soprado. Desde seu lançamento, as peças têm sido procuradas por designers de interiores devido à riqueza do trabalho artesanal, que expressa a paixão italiana pela arte e pelo design. Donatella Versace declarou ter orgulho desta colaboração, “recriamos alguns vasos históricos que Gianni Versace desenhou”. As peças são produzidas em quantidades limitadas e numeradas, reforçando sua extravagância. Os exclusivos vasos Versace/ Venini estão expostos em um espaço na tradicionalíssima boutique Versace na Via Monte Napoleone, em Milão, e também podem ser adquiridos através do shopping eletrônico oficial da grife Versace Home.


CONSUMO

Fotos: Divulgação

Charutos Zino Platinum Os charutos Zino Platinum têm sido muito requisitados pelas novas gerações de entusiastas, por apresentar formatos diferenciados, que fogem das tradições, sem perder o refinamento e a classe. É o tradicional revisitado. Pensando neste público exigente, a grife suíça apresenta seu primeiro gift set, um sofisticado estojo que traz um charuto de cada formato da consagrada linha Crown Series – a Zino Platinum Crown Cavern Blue Aged Cigars, também conhecida como Z-Crib. Sob o selo Crown Series, os charutos se destacam por suas silhuetas majestosas, que acabam por realçar as características de corpo e sabor de cada exemplar. Hoje, os charutos Crown Series estão no topo da coleção Zino Platinum, sendo seu produto mais elaborado e com apresentação mais refinada. O aroma rico e encorpado dos charutos Crown Series são alcançados a partir da utilização de tabacos envelhecidos, que agregam propriedades fantásticas e únicas.

Louis XIII Le Jeroboam Conhaque Rémy Martin Destinado a encantar os sentidos com sua preciosidade, o Louis XIII Le Jeroboam une a espetacular reputação da maison Rémy Martin, mundialmente reconhecida por seus conhaques, e a magnífica arte de lapidar decanters em cristal da Cristallerie de Sèvres. A garrafa, com capacidade para três litros do precioso conhaque Rémy Martin Louis XIII, foi confeccionada artesanalmente por nove operários, que utilizaram cerca de cinco quilos de cristal fundido, além de técnicas complexas de sopro e moldagem manual para obter o resultado final, uma verdadeira obra de arte da cristaleria parisiense. Cada decanter é produzido individualmente e recebe um elo em ouro 24 quilates próximo à tampa, que traz o nome do conhaque e também o número de sua tiragem limitada. Scanomat TopBrewer A Scanomat TopBrewer é uma máquina de espresso totalmente automática que chega para redefinir completamente o modo como o café é servido. Seu design inovador e minimalista é surpreendente. Projetado para ser adaptado a qualquer superfície plana, o dispenser da TopBrewer foi confeccionado em aço inox e se parece com uma elegante torneira. A regulagem de altura permite ajustar o dispenser para servir o café tanto em uma pequena xícara, como também em um bule térmico, caso deseje preparar maiores quantidades de bebidas quentes ou geladas. Sob a bancada, os equipamentos e partes móveis, responsáveis pela moagem dos grãos de café e pelo armazenamento de leite, água e outras bebidas, não produzem ruídos, fazendo com que o café seja servido com discrição e refinamento. Escondidas dentro de um armário, que pode coordenar com o mesmo acabamento da cozinha, por exemplo, a limpeza e a manutenção são extremamente simples.

ClassCasa Nº 39


146

série arquitetos pernambucanos

3 mais arquitetura JOGO CROMÁTICO E DESIGN ARROJADO

E

ste projeto de ambientação teve como ponto forte o jogo cromá-

Fotos - Ambiente: Nani Azevedo / Arquitetas: Marcelo Marona

tico e o design arrojado que se equilibram e vão de encontro com a personalidade marcante de um jovem casal que adora receber

os amigos. O sofá em destaque com tecido de cor neutra compõe o ambiente home teather, ressaltando as almofadas. O móvel que abraça o sofá, desenho do escritório, faz a integração do ambiente com o restante da sala e o aconchego é garantido pelo tom amadeirado que contrasta com o restante dos móveis que tem acabamento laqueado. A sala de jantar, dominada pela cor preta, tem como aliada a luminária pendente, que valoriza a mesa redonda e as cadeiras. No living ao fundo, destacase o nicho espelhado planejado para receber os objetos de decoração. Outro ponto atraente da ambientação é a mesa de centro na cor amarela. Serviço: (81) 3034.0500 www.3maisarquitetura.com.br

ClassCasa Nº 39


Sofá e mesa de centro: Living Interiores / Almofadas: Maria Casa / Luminária: Onda Decoração Mesa e Cadeiras: Italica Casa / Objetos: Particolare e Desenho Design Ano 8


148

série arquitetos pernambucanos

Clarissa Duarte e Camila Guimarães EFICIÊNCIA E ESPACIALIDADE

P

rocurando transmitir a qualidade e eficiência das empresas contratantes, este projeto buscou otimizar o espaço priorizando, ao mesmo tempo, uma espacialidade generosa e uma arquitetura coorpo-

rativa com maior integração entre as equipes. Um fator preponderante foi a transparência entre equipe e diretoria, com privacidade garantida pelo uso de persianas. O projeto aproveitou a possibilidade de uso da simetria do espaço físico para instalação de duas agências distintas no mesmo ambiente. Elegeu-se o branco para o mobiliário e os tons neu-

Fotos: Marcelo Marona

tros, entre o bege e o terra, para os componentes (piso, carpete, cortinas), contrastando com o colorido da cidade do Recife, revelado através do pano de vidro do edifício empresarial. Serviço: (81) 3221.1574 / 8648.0208 www.clarissaduarte.com.br

ClassCasa Nº 39


Piso em carpete: Adroaldo Tapetes e Carpetes do Mundo / Piso vinílico, forro mineral e cortinas: Villa Naro / Luminárias: La Lampe / Mobiliário corporativo, cadeiras e divisórias: Florense / Objetos: Finni e Maria Fulô / Placas: Casa das Placas Climatização: Masterfrio Climatização / Reforma: Plus Engenharia

Ano 8


150

série arquitetos pernambucanos

Diomari Diniz Fotos - Ambiente: Elvio Luiz / Arquiteta: Marcelo Marona

CONFORTO E LEVEZA

N

o projeto deste café bistrô, situado em um shopping center, na Zona Sul do Recife, o espaço é composto pela área interna do café, configurado com um confortável sofá dourado, e emoldu-

rado por um painel vazado em MDF, que na verdade é uma repetição da marca do estabelecimento, com pintura na cor champanhe. A proposta de iluminação indireta, por trás deste painel resulta numa leveza e dá profundidade ao mesmo. O piso em porcelanato amadeirado colabora para o clima, com o tom e a textura da madeira, reportando aos materiais tradicionais. Serviço: (81) 3048.2604 / 9962.0163 arqdiodiniz@yahoo.com.br

ClassCasa Nº 39


Painel em MDF: Operflex / Piso: Pamesa

Ano 8


152

série arquitetos pernambucanos

Juliana da Mata AMPLITUDE E VERSATILIDADE

E

ste apartamento foi todo modificado, começando pelo mármore carrara no piso, que substituiu um granito bege. Um gesso reto e limpo deu lugar a um rebuscado. O casal proprietário do imóvel

prefere cores claras, espaços amplos e com poucos móveis, tudo muito

Fotos: Marcelo Marona

clean. A arquiteta criou uma sala íntima de TV, na qual um móvel divide a sala de jantar. Para isso, foi tirado partido deste móvel e inserido uma TV giratória para ambos os ambientes. Serviço: (81) 3231.6730 www.julianadamata.com.br

ClassCasa Nº 39


Aparador: Ornare / Mesa de Jantar: Casapronta / Cadeiras: Artefacto Marcenaria: Senhor Arnaldo / Piso: Sadi / Quadro e luminรกria: Peรงas de antiquรกrio

Ano 8


portfólio

UMA PUBLICAÇÃO GABRIEL BACELAR - ANO 09 - Nº 19

CIDADE DA COPA Novo Núcleo Urbano do Recife

NOVIDADE Portal do Cliente GB

DESTINO

Conheça Curitiba

DÉCOR

Dicas para valorizar o seu apartamento

NATAL

GABRIEL BRAGA NUNES ESTRELA CAMPANHA DA CONSTRUTORA

03 06 09

destino

10 anos se passaram e o que eles pensam disso

PERNAMBUCO

Essa história é nossa!

Out - Nov - Dez | 2011

Novos Associados

Recife CVB

comemora 10 anos Páginas 4 e 5

Destino_Pernambuco_02.indd 1

16/12/2011 14:26:58

R E V I S TA

154

SALVADOR NORTE

ANO 02 | EDIÇÃO 03 | OUTUBRO | 2012

música

BABADO NOVO

entrevista

JACKSON COSTA EM SUA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

gourmet

O PODER DOS SUCOS

viver bem

É TEMPO DE VERANEIO NO LITORAL NORTE

Primavera/Verão 2013 CORES VIBRANTES E MODA DEMOCRÁTICA

Inovação é a marca da editora A Carlota Comunicação é uma empresa com vitalidade e profissionalização extrema, com identidade própria e DNA criativo. Contamos com ampla experiência no atendimento às mais variadas abordagens da comunicação, pautada em projetos desenvolvidos para grandes empresas e marcas. Fundada, em 2000, especializada em comunicação direta e ações de marketing, segmentamos a empresa em 2004, e criamos uma editora de revistas, jornais e material gráfico de alto padrão. Dentre nossos produtos mais recentes estão: Revista ClassCasa, Revista Gabriel Bacelar, Revista Salvador Norte, RCVGOAL (Revista do Recife Convention & Visitors Bureau), Corporate News – Informativo da Construtora Rio Ave, Informativo do Núcleo de Decoração de Pernambuco, Livro Pernambucano de Arquitetura & Decoração, Catálogo da Dupé / Alpagartas, Revista Advocatus - Publicação da Escola Superior de Advocacia Professor Ruy Antunes da OAB/PE, Service Club – Revista dos Hospitais Esperança, Hope e Unimed, Manual para Crianças e Adolescentes com Diabetes – publicação da Sociedade Brasileira de Diabetes, Class Magazine, Jornal do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Jornal da Associação de Lojistas do Shopping Guararapes e Revista Fatos In Foto – Shopping Guararapes. ClassCasa Nº 39



ClassCasa 39