Page 1

Cilas Nascimento


MARCAS Trabalhos de Branding. Design, Estratégia e 
 Identidade Visual


DIAGNÓSTICO ESTRATÉGIA IDENTIDADE


Cenàrio Todo povo tem a sua sabedoria, porém a ciência Ashaninka não estava recebendo o devido valor. O povo Ashaninka da Aldeia Apiwtxa desenvolve um forte trabalho de manejo de sistemas agroflorestais e seus produtos, assim como peças de artesanato da sua cultura, com impacto e reconhecimento internacional. Dessa maneira, ficou latente a necessidade de expressar e identificar os produtos e serviços realizados com a essência Apiwtxa para o ambiente local, nacional e internacional.


Estratégia Um trabalho imersivo era essencial para construir uma marca que realmente pudesse captar a essência do povo. Através de quase um mês convivendo, conversando, entrevistando as lideranças e locais, foi possível pesquisar e reunir elementos que permitissem compreender os valores fundamentais que expressassem a identidade dos Ashaninkas da Apiwtxa. Inclusive, por exemplo, cores, símbolos e fontes da marca, foram desenvolvidos tangibilizando costumes e tradições observados e vivenciados na aldeia.


Essência

Mundo Ashaninka

CONEXÃO DE SABERES

Mundo Exterior


Posicionamento

a VIVA

FLORESTA VIVA

LIVE FOREST ALIVE

the

Foi escolhida uma frase bilíngue como um convite a todos que se identifiquem com a cultura da aldeia e seus esforços de integração com a floresta.


Fonte da Marca

CONSTRUÇÕES & ENCAIXES Nas moradias e em elementos comuns na aldeia (como varais de roupa e baliza de gol) pode-se notar uma similaridade e característica própria de encaixes e montagens. Essa característica foi inspiração principal para o desenvolvimento da fonte da marca.

Atributo SIMPLICIDADE


Cores da Marca

CORES AVERMELHADAS Dentre todas as cores adotadas, a paleta de cores avermelhada tem destaque. 
 Os tons de urucum e terrosos trazem o reconhecimento da identidade Ashaninka.


Cores da Marca

TONS DE VERDE A conexão entre natureza e os Ashaninka fica bem notàvel na grande utilização dos tons de verde nos kitarenteses e adornos. Além disso, os tons de verde claros e escuros estão ao redor de toda a experiência de vivência na floresta amazônica.


Construção da Marca OS ATRIBUTOS DA MARCA COMO BASE PARA OS ELEMENTOS DA IDENTIDADE

Conteúdo (Signos)

Forma

Os quatros atributos de marca foram agrupados em duas duplas. Sabedoria e Consciência nortearam conteúdo/signos. Por outro lado, Simplicidade e Atitude guiaram a forma.

Forma

Conteúdo (Signos)


Cores da Marca Atributo SIMPLICIDADE & ATITUDE

DESENHOS GEOMÉTRICOS, RETOS E PERFECCIONISTAS Apesar de artesanais, existe uma dedicação para que as linhas e formas sejam as mais retas e perfeitas. Seja na pintura do tecido ou na pintura facial a cultura do alinhamento perfeito sempre surge como uma premissa.


Cores da Marca Atributo SABEDORIA E CONSCIÊNCIA

JAPÓ E O ASHANINKA Um dos mitos mais fortes da cultura Ashaninka, o Japó, é um símbolo da união entre a natureza e o Ashaninka. E todo conhecimento e a responsabilidade que o passado assume ao transmitir o conhecimento da natureza para o povo Ashaninka.


marca


Posicionamento

Foi escolhido uma frase bilíngue como um convite a todos que se identifiquem com a cultura da aldeia e seus esforços de integração com a floresta.

a VIVA

FLORESTA VIVA


VIVA a

LIVE FOREST ALIVE

the

FLORESTA VIVA ashaninka connection

20


DIAGNÓSTICO ESTRATÉGIA IDENTIDADE


Cenàrio Um dos primeiros albergues da Zona Sul carioca viu o cenário competitivo mudar de um início de poucos concorrentes para uma localização com diversas opções, incluindo a chegada de redes internacionais de hostels. Além disso, o Beach House vivia um desalinhamento da experiência do hostel, com diversas mensagens e se distanciando da sua história de fundação.

Estratégia A marca resgatou a sua essência, abraçando códigos que fundamentaram o nascimento do Beach House. Essa mensagem se tangibilizou em uma mensagem única, unificando a experiência do hóspede.


Identidade visual baseada nos atributos estratégicos da marca.
 Tangibilizando as experiências do hostel.

VIBRA N TE

relax

25


COMO USAR A MARCA COM ESSAS ESTAMPAS

?

O SÍMBOLO NÃO PODE SER COMPLEXO

!


Em uma imersão na história do hostel, o caminho de resgate da essência da marca começou pelo símbolo mais simples.


Com o objetivo de encontrar uma harmonia entre os elementos e uma melhor reprodução em tamanhos e materiais diferentes, foram feitas algumas evoluçþes no desenho original, mantendo sua essência.


E O NOME

?

COMO GERAR DIFERENCIAÇÃO E PROPRIEDADE EM UM NOME TÃO RACIONAL E QUE SE CONFUNDA NAS BUSCAS NA INTERNET (ALGO PRIMORDIAL PARA HOTELARIA) COM O NOME DO BAIRRO

?


Segundo a imersão feita, notou-se que informalmente todos chamavam o hostel de Beach House ou somente Beach. Assim, a solução foi uma inversão de estrutura. Beach House ganhando a relevância já conquistada e o nome do bairro tornando-se um elemento de localização da marca. Esse naming permitiria também uma possibilidade de expansão da marca para outras localidades.

BEACH HOUSE IPANEMA


PESQUISA ESTRATÉGIA IDENTIDADE EXPERIÊNCIA


Desafio A família Bühler é um dos (poucos) casos de sucesso da imigração alemã no Rio de Janeiro e um marco no desenvolvimento de Visconde de Mauá desde sua chegada no início do século XX. 
 Desta forma, foram muitos anos de lutas e conquistas. Porém, toda essa história estava guardada em um espaço pequeno com vários objetos históricos amontoados, além das memórias ricas de Dona Helena, a matriarca da família, mas que na época já era uma senhora de 90 anos. Ou seja, essa preciosa história estava confusa e com iminência de se perder com o tempo.


Antes


O processo


Solução Depois de imergir na história da família e da imigração alemã através de entrevistas, livros e documentos históricos, buscamos revelar a essência e os principais atributos da marca Bühler. Em seguida, visitamos museus e casas históricas nas cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, buscando referências e benchmarking. Assim foi possível construir uma timeline de fatos, valorizar o conteúdo histórico e criar um fluxo de visitação ao museu que agregasse valor para a marca.


Estratégia Design Gráfico Criação de marca Diagramação Organização de Ambiente Experiência de Marca
 Experiência Digital



Antes

Antes

Depois

Depois


Experiência Digital com um tour pela história da cidade através das Memórias da Família
 z o v a n s o i d ú A de D. Helena do s a c i r ó t s i h s o Fot em l a o s s e p o v r ace carrossel


DIAGNÓSTICO ESTRATÉGIA IDENTIDADE


Cenàrio A escola particular familiar com 20 anos havia sofrido sua primeira transição de gestão da mãe fundadora para seus dois filhos e, apesar de ter nascido com um propósito forte, estava se perdendo pela pressão do mercado, dos números e principalmente do vestibular.

Estratégia Para reposicionar o Colégio Alfa CEM resgatamos seu propósito e essência gerados através da sua história e diferenciais genuínos, e fortalecemos todas as conexões emocionais que foram a base para que o colégio construísse relacionamentos duradouros com toda sua comunidade. Assim, criamos uma nova marca e identidade visual que fortalecia a imagem da instituição de dentro para fora.


Estratégia Visual

Brand Strength

DIAGNÓSTICO

ESTRATÉGIA


Solução Construir uma Plataforma da Marca e utilizá-la como peça fundamental na elaboração da identidade visual e marca. Primeiro, traduzindo os atributos da marca em representações visuais dos seus significados . Em seguida, desenvolvendo a linguagem visual de acordo com os direcionais estratégicos. Com isso, um universo visual foi desenhado e fazendo um estudo histórico foi possível desenvolver uma marca conversasse com a identidade ao mesmo tempo que traduzisse a história e o momento da instituição.


Plataforma da Marca

Direcionais Estratégicos Direcionador Racional DO BRASIL PARA O MUNDO

Pró xi

a n er

Cultura do

Cu l t u

a r i le

Acolhimento

hecimento Con

Mo d

Direcionador Emocional
 PERTENCIMENTO / ACOLHIMENTO

a m

l ra

Bra s i

str utura Infrae

ento Pró m a n o i x c imo a l Re

Bilinguismo

Foco Estratégico BILINGUISMO Arquétipo EXPLORADOR Posicionamento READY TO GO BEYOND


Atributos

PRÓXIMA

CULTURAL

CAIXA BAIXA
 FORMAS CURVAS
 ENTRELAÇADO
 CONTÍNUO
 ELOS

COMPLEXIDADE
 MULTIPLICIDADE SÍMBOLOS
 SIGNIFICADOS
 ÍCONES
 PLURAL

50


BRASILEIRA

EXPLORADOR

FORMAS CURVAS
 COLORIDO CORES VIVAS
 PLURAL

CAMINHOS
 POSSIBILIDADES
 DESAFIOS
 OPORTUNIDADES

Atributos

51


Posicionamento

Posicionamento

52


Id. Visual | Elementos Visuais

Elementos Visuais-Pilares

Mo d

a eir

Acolhimento

B r a si

l

hecimento Con

Cultura do

C u l tu

l ra

str utura Infrae

6

Prรณ xi

na r e

a m

amento Prรณx n o i c imo a l Re

Bilinguismo

53


Construção da Marca

6

54


Checagem histórica

SÍMBOLO DE FELICIDADE, PROTEÇÃO E CULTURA A

B

A | Símbolo de felicidade e proteção no norte da Europa (Suécia - entre 400/600 A.C.) B | William Shakespeare Badge (séc XIX) C & D | Looped Square - Símbolo nórdico para identificar locais de interesse cultural

C

D

55


Construção da Marca


Construção da Marca


Marca Antiga

Marca Nova


Aplicação

Anúncios de Revista


Aplicação

Landing Page para conversão de matrículas

LANDING PAGE DE POSICIONAMENTO

MENU REDIRECIONANDO PARA CADA UNIDADE

W W W . RE AD YT OGOB E YON D . COM. B R


Aplicação

Ambientação & Uniformes


DIAGNÓSTICO ESTRATÉGIA IDENTIDADE


Cenàrio A pousada veio da união de três sócias, ou melhor, de antigos relacionamentos de amizade e de uma grande bagagem profissional. As três se uniram para conectar expertises diferentes em um projeto novo e em um bairro não tradicionalmente turístico, com uma proposta diferenciada para a região.

Estratégia Revelamos a essência de Casa e a resumimos em um sentimento de estar bem em reunir pessoas que estejam querendo também estar lá para se sentir bem. Conectamos um lugar onde o relacionamento próximo é essencial mas não condicionado. Um ambiente para se dar ao luxo de cada pequeno prazer.


CILAS NASCIMENTO cinaso@gmail.com

Profile for Cilas Nascimento

Portfolio | Branding | Cilas Nascimento  

Resumo dos úlitmos projetos de marca que trabalhei. Como foco em mostrar que a Identidade Visual é uma resultado natural de um processo de p...

Portfolio | Branding | Cilas Nascimento  

Resumo dos úlitmos projetos de marca que trabalhei. Como foco em mostrar que a Identidade Visual é uma resultado natural de um processo de p...

Profile for cilas
Advertisement