Altivar 1200: variação de velocidade para alta potência

Page 1

ALTIVAR 1200 Variação de velocidade para alta potência Schneider Electric Portugal Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101 pt-comunicacao@schneider-electric.com · www.schneiderelectric.com/pt

De acordo com a Schneider Electric, o Altivar 1200 distingue-se por ser um conversor de frequência destinado a todo o tipo de aplicações de binário variável (standard duty), tais como bombagem em centrais de grande potência ou acionamento de máquinas síncronas de centrais hídricas (turbina reversível). Dedicado também a aplicações de binário constante (heavy duty), como por exemplo transportadores, fornos rotativos, moinhos na indústria de cimento, entre outras, este conversor vem completar uma ampla gama da empresa em Portugal.

robótica

86

informação técnico-comercial

A Schneider Electric Portugal acaba de lançar o novo conversor de frequência Altivar 1200, para acionamento de motores assíncronos ou síncronos trifásicos em Média Tensão.

ALIMENTAÇÃO DE POTÊNCIA Ao nível da alimentação em Média Tensão, o Altivar 1200, encontra-se disponível para os seguintes níveis de tensão: 3,3 kV; 4,16 kV; 5,5/6,0 kV; 6,3/6,6 kV e 10 kV como standard, com fabrico especial para 2,4 kV e 11 kV. É igualmente caraterizado pela sua cobertura de potência para acionamentos entre os 315 kVA a 16,2 MVA.

REDE DE ALIMENTAÇÃO DE POTÊNCIA LIMPA DE POLUIÇÃO HARMÓNICA Um dos fatores principais de decisão na seleção do tipo de tecnologia uti-

lizada no Altivar 1200, foi a eficiência energética e a poluição da rede de alimentação, bem como o custo total da solução Para reduzir ao máximo a Taxa de Distorção Harmónica em Corrente (THDi), o Altivar 1200 é alimentado em Média Tensão por um tansformador de isolamento multi-pulso (isolation phase-shifting transformer), seco, o qual já vem integrado nas celas que constituem o conversor de frequência, conseguindo-se reduzir a THDi para valores inferiores aos impostos pela Norma IEEE519-1992. Desta forma, esta nova solução da Schneider Electric contribui de forma eficaz para manter “limpa” a rede de alimentação de potência.

Por outro lado, a proteção que o mesmo faz ao motor foi outro dos fatores tidos em conta na seleção da tecnologia/tipo de conversor de frequência. Sendo o Altivar 1200 um conversor de frequência multinível, dispensa a necessidade da instalação de filtragem adicional para limitar os dV/dt à saída de potência deste. Face a esta vantagem, o Altivar 1200 pode acionar motores sem riscos sempre que estes não estejam preparados ao nível do isolamento dos enrolamentos do estator, de forma a serem alimentados por conversores de frequência; bem como acioná-los em situações em que o comprimento do cabo de alimentação de potência entre conversor de frequência e o motor seja de até 1000 m. Também com a tecnologia utilizada é possível alcançar uma THDi inferior a 2%, resultando numa forma de onda limpa e sinusoidal a fornecer ao motor. Para que o Altivar 1200 atingisse níveis de fiabilidade elevada, a empresa desenhou a solução tendo em conta que, no caso de ocorrer uma anomalia num dos componentes (exemplo, IGBT) de uma célula de eletrónica de potência, é feito um by-pass internamente, continuando o Altivar 1200 em funcionamento (MTBF de 40 mil horas). Esta solução da Schneider Electric carateriza-se ainda pelo seu baixo tempo médio de reparação (MTTR) que, em caso de avaria, é de cerca de 30 minutos, devido principalmente, à construção do Altivar 1200, semelhante a um MCC (Motor Control Center), ou seja, a células de eletrónica de potência instaladas como gavetas. Para a empresa “devido às performances e caraterísticas intrínsecas do Altivar 1200, esta é uma das melhores apostas para o acionamento de motores trifásicos em Média Tensão”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.