TA B E L A CO M PA R AT I VA Ricardo Sá e Silva
TABELA COMPARATIVA DE
EQUIPAMENTOS WIRELESS PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLO A Automação e Controlo concentra-se, acima de tudo, na automação de uma planta, que essencialmente torna um processo manual em semiautomático ou totalmente automático. A automação é completa, quando toda uma linha de produção funciona do começo ao fim sem a intervenção humana, sendo apenas controlado pelas próprias máquinas e controladores.
estes com pouca distância entre eles; de uma ligação de um elemento com diferentes elementos próximos mas num ambiente hostil (com altas temperaturas, níveis elevados de ruído); ou de uma ligação de alta velocidade entre dois pontos distantes.
A maioria dos produtos wireless projectados para uso industrial ainda não seguem um padrão bem definido. Os produtos encontrados no mercado possuem funcionalidades e protocolos específicos. É possível classificar os equipamentos em três categorias: Para obter a automação de um sistema é necessário conseguir uma visão global do processo produtivo, que faz com que o profissional da área use informações que relacionem as áreas de conhecimento distintas, como é o caso da mecânica, da eléctrica e da ciência da computação. Para que o processo passe de manual a totalmente automático, a linha de produção tem de ter um controlo e troca de informação bem implementada para que não haja problemas na produção. Um meio muito utilizado actualmente é a wireless, esta tecnologia permite o controlo automático de toda a linha de produção, e que para isso basta um computador, um router e as necessidades de utilização. A gama de utilização desta tecnologia é muito ampla, e podem ser utilizados para resolver uma grande gama de necessidades de comunicação. Uma tecnologia wireless refere-se a uma rede de computadores que não necessitam de utilizar cabos – sejam telefónicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho. Estes equipamentos podem ser instalados para responder a diversas necessidades. Pode ser uma simples conexão entre dois pontos, pontos
[68]
UREËWLFD
–
E/S sem fios em geral – o sinal de rádio apenas substitui os fios de instrumentação (sensores e actuadores);
–
Rádio Modem – apenas substitui fios nos canais para transmissão de dados;
–
Gateway Wireless – também conhecido por conversor de protocolo, também pode substituir os fios na transmissão de dados mas entre diferentes padrões (RS-232, RS-485, Ethernet, entre outros).
Mas como todas as tecnologias, existem coisas boas e coisas menos boas, e nesta tecnologia de wireless temos de ter muita atenção a segurança na informação que é transferida. Para isso é necessária a colocação de protecções e supervisão das linhas de rede. Por serem produtos heterogéneos (pontos de acesso, sensores de temperatura, entre outros) esta tabela comparativa está focalizada nas características genéricas do produto específicas para wireless e utilização, desde a velocidade de transferência, números de utilizadores em simultâneo, índice de protecção, entre outras características relevantes.