INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL igus® Lda. Tel.: +351 226 109 000 . Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt . www.igus.pt
BOAS CARACTERÍSTICAS E SOLUÇÕES COM MATERIAIS ESPECIAIS
A NOVA SÉRIE DE CALHAS ARTICULADAS “E4.1” DISPONÍVEL EM STOCK Há dois anos a empresa especialista em calhas porta-cabos articuladas, igus, com sede em Colónia, apresentou o seu primeiro protótipo da nova calha porta-cabos “E4.1”. Agora a gama completa desta nova geração de calhas porta-cabos já está disponível em stock. A nova família “E4.1” é o resultado do aperfeiçoamento do já conhecido sistema “E4” da igus, aplicado milhões de vezes pelo mundo inteiro. Ela reúne as melhores ideias construtivas das duas variantes de calhas articuladas até agora existentes a “E4/4” e a “E4/100” numa única solução universal, agora completada com numerosos pontos fortes. Com uma ampla gama de variantes com cinco alturas interiores diferentes, desde 21 a 80 mm e larguras desde 30 até 600 mm.
PRINCÍPIO DO ELO INTERIOR/ELO EXTERIOR Graças à combinação do elo interior e do elo exterior tem a liberdade de poder escolher diferentes configurações. Quando se pretende uma calha porta-cabos, em stock , com uma elevada pré-tensão e um grande comprimento suspenso, ou em vez disso com pouca pré-tensão, o que é por exemplo indicado em condições de pouco espaço ou em calhas portacabos suspensas ou verticais. O truque patenteado neste caso é o seguinte: apenas o elo exterior é rodado para assim influenciar o grau de pré-tensão. Se ao contrário, se rodar o elo interior altera-se a posição da limitação do batente, e com isso o sentido de rotação da calha articulada. Isso permite realizar aplicações, por exemplo no chamado modo zigue-zague.
calha “deitada de lado”, ou se houver influência de elevadas forças de aceleração lateral na calha. A estabilidade da calha porta-cabos à torção é igualmente aumentada.
MONTAR E INSTALAR RAPIDAMENTE A igus desenvolveu um travamento rápido, completamente novo, das travessas de abertura para a “E4.1”. Simplesmente por meio de uma chave de fendas existe a possibilidade de abrir e fechar calhas porta-cabos muito cheias, com pouco esforço e em pouco tempo. Esta nova característica ajuda durante a montagem inicial, em reparações e retrofitting. E não são necessários parafusos, freios, pinos ou outras peças pequenas que facilmente se podem perder. Visto a calha porta-cabos ser acessível, tanto da parte de cima como por baixo, é fácil realizarem-se trabalhos de manutenção com a calha já instalada. “Isto também é válido para cursos longos com calhas guia”, diz Michael Blaß, o chefe de vendas de sistemas de calhas porta-cabos da igus. “Uma desmontagem morosa é desnecessária.”
Figura 1 . A família de calhas articuladas “E4.1“: novos separadores e o novo travamento rápido das travessas de abertura.
ESTABILIDADE MÁXIMA As partes laterais da calha porta-cabos são interligadas por meio de uma ligação macho/fêmea igualmente patenteada (o chamado “encaixe”). Desta maneira a estabilidade é aumentada consideravelmente, tanto no sentido de tracção como à compressão, mesmo quando se aplica a
[76]
robótica
Figura 2 . Michael Blaß, chefe de vendas dos sistemas de calhas porta-cabos da igus: “A “E4.1“ é
uma nova geração de calhas porta-cabos para praticamente todas as aplicações.“