INFORMAÇÃO TÉCNICO-COMERCIAL Tel.: +351 214 459 190 . Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt . www.weidmuller.pt
EQUIPAMENTOS EM SÉRIE INTEGRADOS DE FORMA SIMPLES E FIÁVEL EM REDES ETHERNET INDUSTRIAL (IE) COM O WLAN-BRIDGE-WAVE Ao introduzir o novo WLAN-BRIDGE-WAVE a Weidmüller está a alargar o seu portefólio, incluindo na família de produtos WaveLine, um WLANBridge para redes IE. A Weidmüller desenvolveu o novo módulo WaveLine Bridge para que equipamentos terminais em série, possam ser integrados em estruturas de rede IE já existentes. Agora o WaveLine também permite aos utilizadores usar a WLAN para ligar ou alargar a sua rede industrial. Como já é bem sabido a partir dos produtos da Weidmüller, os novos módulos WLAN-Bridges foram projectados para ser robustos e ir ao encontro das exigências das aplicações industriais. O seu design compacto para montagem em calha é uma característica convincente. Suportando a rede sem fios LAN (IEEE 802.11 b, 802.11 g), o módulo IE-WLAN-BRIDGE-WAVE vem com um interface RS232 não isolado. Para uma operação fácil, o módulo pode ser configurado através do interface em série ou de um interface de rede – incluindo o ambiente configurado protegido por palavra-chave. O WLAN-BRIDGE-WAVE ostenta um servidor de rede interno integrado e possui uma vasta gama de mecanismos de segurança incorporados.
A família de produtos WaveLine da Weidmüller pode agora ligar ou expandir as redes industriais utilizando a funcionalidade WLAN. É um facto, que a rede sem fios LAN pode hoje em dia ser utilizada em qualquer lugar onde os cabos não constituam uma solução eficaz, ou onde seja necessário um terminal de rede móvel, mas também nas instalações de produção. O WLAN-Bridge da WaveLine oferece uma plataforma adequada a partir da qual se pode ganhar um apoio no mundo da Ethernet Industrial ou pode ser utilizado de forma a proporcionar um simples método de ligação de equipamentos terminais a redes IE. O grau industrial WLAN-BRIDGEWAVE (grau de protecção IP20) é fornecido numa carcaça de plástico de concepção compacta (108 mm x 22.5 mm x 127.8 mm L/W/H), classe de inflamabilidade VO, e pode ser utilizado em temperaturas entre os 0 °C e os 55 °C. Tendo por base os padrões IEEE 802.11b/g da WLAN o módulo facilita as operações livres de perturbações em instalações de produção. E é de referir o interface de rede 10 Base-T/100 Base-TX (cobre). Integrados no painel frontal do WLAN-Bridge estão: uma porta (não isolada) RS232 e uma porta RJ45 bem como uma antena. Para além das funções de auto-negociação e autocrossing (RJ45) o módulo WLAN também está equipado com alimentação redundante. No WLAN Bridge foram concebidas alargadas medidas de segurança: encriptação opcional de ponta a ponta 128, 192 ou 256 bit AES, WPA-PSK/ TKIP* e em alternativa encriptação** 64/128 bit WEP/WPA2. A configuração simples é assegurada através de um interface em série ou interface de rede, o qual oferece um ambiente de configuração protegido por palavra-chave. Para além de ser adequado para instalação em calha, a concepção simples do módulo WLAN-Bridge tem como característica um servidor de rede integrado. O módulo suporta os seguintes protocolos: ARP, UDP, TCP, Telnet, ICMP, SNMP, DHCP, BOOTP, Auto IP, HTTP, SMTP, TFT. Três LEDs indicam que o módulo está a operar correctamente: Velocidade de Dados, Alimentação, Ligação/Actividade.
Figura 1 . WLAN-Bridge da Weidmuller para redes de Ethernet Industrial (IE). WLAN-Bridge integra equipamentos em série nas redes IE – simples e fiável.
* Autenticação WPA - Wi-Fi Protected Access (Acesso Protegido Wi-Fi) com uma chave partilhada [PSK - Preshared Key] (Chave Pré-partilhada) juntamente com uma encriptação TKIP - Temporal Key Integrity Protocol (Protocolo de Integridade de Chave Temporal) – também conhecido como WPA-PSK/TKIP. ** Encriptação WEP/WPA2 - Wired Equivalent Privacy)/ WI-Fi Protected Access 2 (Privacidade de equivalência sem fios/Acesso Protegido WI-Fi 2). WPA2 implementa as funções fundamentais do padrão de segurança IEEE 802.11i.
[ ]
robótica