A medição em destaque

Page 1

INFORMAĂ‡ĂƒO TÉCNICO-COMERCIAL Pascal Sabatier EMEA Marketing Manager . Honeywell Field Solutions Todor Todorov EMEA M&BD Field Instrumentation Leader . Honeywell Field Solutions Honeywell Tel.: +351 214 245 000 . Fax: +351 214 245 099 www.honeywell.com

A MEDIĂ‡ĂƒO EM DESTAQUE Os sensores tĂŞm desempenhado um papel vital na garantia da segurança, fiabilidade e rentabilidade das indĂşstrias transformadoras, e a sua importância nĂŁo dĂĄ sinais de abrandamento. Na verdade, Ă medida que os avanços conduzem a novas aplicaçþes dos sensores em quase todas as outras ĂĄreas da vida, a nova tecnologia promete vĂŞ-los desempenhar um papel ainda mais preponderante nas fĂĄbricas de transformação. Contudo, os operadores deverĂŁo ter presente que esta promessa apenas serĂĄ completamente cumprida se estes forem aplicados de forma adequada, como parte de uma solução mais alargada.

Os sensores tĂŞm estado presentes no meio industrial desde o desenvolvimento da mĂĄquina a vapor. É fĂĄcil traçar as origens dos sensores modernos a partir dos termĂłmetros e dos manĂłmetros dessas mĂĄquinas antigas. Mas actualmente estĂŁo presentes em todo o lado, nĂŁo sĂł na indĂşstria como tambĂŠm na nossa vida diĂĄria. Os modelos mais comuns dos novos automĂłveis possuem 50 a 100 sensores que permitem controlar a combustĂŁo do combustĂ­vel, manter a estabilidade, melhorar a travagem, abrir os airbags ou simplesmente ajudar a estacionar o veĂ­culo. Mas todos os dias continuam a desenvolver-se novas aplicaçþes. Recentemente, o The Economist noticiou, por exemplo, que cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts tinham desenvolvido um novo sensor para distinguir agentes quĂ­micos perigosos em concentraçþes tĂŁo reduzidas como 25 partes por triliĂŁo. Espera-se que este trabalho possa constituir a base de um sistema de protecção contra incidentes como o ataque com gĂĄs neurotĂłxico sarin que matou 12 pessoas e feriu mais de 3000 no metropolitano de TĂłquio, em 1995. Nos Estados Unidos, os investigadores da Universidade da CalifĂłrnia anunciaram, em Julho, que tinham desenvolvido uma lente de contacto com sensores de pressĂŁo incorporados, que poderĂĄ ajudar os oftalmologistas a monitorizar o glaucoma. Mesmo na Europa, a entidade reguladora britânica da indĂşstria das comunicaçþes, Ofcom, previu que a medicina se tornaria no principal mercado dos sensores sem fios. Usados por pacientes ou neles implantados, estes ajudarĂŁo os seus portadores a monitorizar os sinais vitais e permitirĂŁo aos mais idosos viver em sua casa durante mais tempo. Ao que parece, a prĂłxima geração de sensores nĂŁo sĂł estarĂĄ em todos os espaços que nos rodeiam como tambĂŠm dentro de nĂłs. Os sensores continuam tambĂŠm a ser essenciais para os processos industriais. HĂĄ muito que desempenham um papel vital na garantia de uma qualidade consistente dos produtos, na melhoria da eficiĂŞncia dos processos, no aumento da fiabilidade e na garantia da segurança das fĂĄbricas, dos funcionĂĄrios e do ambiente circundante. O seu uso abrange toda a gama de indĂşstrias transformadoras, desde a indĂşstria refinadora e a indĂşstria petrolĂ­fera e do gĂĄs atĂŠ Ă indĂşstria da celulose e do papel, farmacĂŞutica e de produção de quĂ­micos a granel e por lotes. Actualmente, uma fĂĄbrica mĂŠdia com 10.000 m2 integra provavelmente cerca de 5000 sensores de pressĂŁo, 1000 sensores de temperatura e 500 medidores de caudal e de nĂ­vel – para nĂŁo falar dos medidores de pH, sen-

[32]

robĂłtica

sores de condutividade, mediçþes de Ăłleo na ĂĄgua, monitores de vibração, transmissores de humidade, detectores de ruĂ­do e de fugas e monitores de corrosĂŁo. SĂł a gama de produtos da Honeywell – que constituem apenas uma parte das soluçþes disponibilizadas – integra mais de 30 modelos. Regra geral, um terço do orçamento de um sistema de controlo para uma fĂĄbrica destina-se ao prĂłprio sistema de controlo, um terço Ă s vĂĄlvulas e outro terço aos sensores. AlĂŠm disso, o seu papel continua a expandir-se. Por vezes, a redução de custos implica um melhor aproveitamento do orçamento dos sensores, impulsionando o consumo da tecnologia disponĂ­vel. Durante muito tempo, as petroquĂ­micas e as refinarias, por exemplo, estavam tradicionalmente bem equipadas; mas as soluçþes a custos mais baixos estĂŁo agora a fomentar um uso mais alargado de sensores tambĂŠm nos sistemas de abastecimento que apoiam a produção. Estes sistemas, que consistem em redes de canalizaçþes ramificadas de condução de vapor, ar, ĂĄgua, Ăłleo lubrificante, gĂĄs combustĂ­vel, Ăłleo combustĂ­vel e electricidade para as unidades transformadoras estĂŁo, muito frequentemente, equipados apenas nos principais colectores da rede. Esta situação faz com que muitas ĂĄreas fiquem sem medição, pelo que os operadores nĂŁo conseguem fechar o balanço de materiais nem identificar possĂ­veis fugas ou desperdĂ­cios. O aumento do nĂşmero de mediçþes dos caudais em toda a unidade pode ajudar a melhorar os consumos energĂŠticos e a aumentar a eficiĂŞncia. Noutros casos, o aumento da utilização dos sensores ĂŠ impulsionado por pressĂľes regulamentares – a provĂĄ-lo estĂĄ, por exemplo, o aumento exponencial do seu uso para respeitar as leis ambientais, nomeadamente na monitorização das ĂĄguas residuais, fumos de escape, etc. PorĂŠm, na maior parte das vezes, o papel dos sensores tem assentado nas melhorias tecnolĂłgicas. A Honeywell fornece diariamente soluçþes industriais padrĂŁo que seriam inimaginĂĄveis no passado: f WUDQVPLVVRUHV GH SUHVVÂśR FRP FRPSHQVD¸œR DXWRP²WLFD GD WHPSHUDWXUD precisĂŁo de Âą0,0375%, estabilidade de Âą0,01% por ano e fiabilidade de 470 anos de tempo mĂŠdio entre avarias (MTBF); f WUDQVPLVVRUHV GH KXPLGDGH TXH FRQVHJXHP IXQFLRQDU D XPD WHPSHUatura mĂĄxima de 638ÂşC e a pressĂľes mĂĄximas de 13.790 kPa; f WUDQVPLVVRUHV GH KXPLGDGH Âł SURYD GH H[SORVÆHV H f PHGLGRUHV GH FDXGDO FRP FRPSHQVD¸œR LQWHJUDGD GD SUHVVÂśR H GD temperatura que permitem medir vapor saturado e superaquecido.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.