"Falar com o cliente, compreender as suas necessidades e dificuldades"

Page 1

“Falar com o cliente, compreender as suas necessidades e dificuldades”

Por: Ricardo Sá e Silva

com pontos estratégicos, dentro do mercado ibérico, logicamente que cada vez é mais forte, e queremos crescer mais neste mercado. De salientar também que a RS tem agora uma melhor relação a nível global, onde trabalha o meu colega Ignacio Yañez e muitos outros, e isso reflete-se de forma séria na nossa boa relação a nível local. Nascem assim oportunidades de crescimento no mercado ibérico, e noutros mercados importantes, que não deixamos escapar e construímos assim o nosso caminho de crescimento e solidificação da nossa marca de distribuição. No caso concreto português, os nossos indicadores ditam-nos que estamos a crescer muito e os nossos clientes estão a melhorar. O que nos traz garantias de sucesso no futuro.

robótica

94

reportagem

Ignacio Yañez, Global Head of Merchandising e Jose Calvo Gómez, Diretor de Vendas Ibérico explicaram à revista “robótica” a base do sucesso da RS Amidata e o seu posicionamento no mercado ibérico. Os clientes e a sua satisfação, o stock, a ampla gama de produtos foram temas sempre presentes durante a entrevista pela sua importância no mundo da RS Amidata.

Revista “robótica” (rr): Como carateriza a RS Amidata o mercado ibérico? Ignacio Yañez (IY): A visão do ponto de vista da RS Amidata relativamente a Portugal e Espanha é bastante positiva numa estratégia de automatização e controlo, e saem reforçados, porque são mercados muito importantes. Quando falamos com os nossos fabricantes percebemos a importância do mercado ibérico e sabemos que somos claramente um mercado onde há uma grande aposta e por isso, também é dada uma grande importância à distribuição. Em Portugal há uma distribuição mais local, adaptada ao mundo online, e mesmo na mais complicada situação atual económica a RS Amidata tem crescido muito mais e encaramos este facto como uma dupla oportunidade. Por um lado a automatização e controlo industrial ibérico são um mercado chave, mas também porque a situação relativamente aos distribuidores de âmbito local é muito favorável no que diz respeito à RS.

Jose Calvo Gómez (JCG): A nível local existe no mercado ibérico um ambiente económico que não é favorável, mas mesmo assim estamos a garantir bons resultados. Por isso, julgo que o fundamental baseia-se exatamente nas oportunidades que temos conseguido, com muito material disponível em stock, uma ampla gama bastante favorável às necessidades do cliente e isto distingue-nos claramente da nossa concorrência sobretudo na área da automatização e controlo. Neste setor, os distribuidores do mercado estão mais segmentados localmente e são mais pequenos e por isso, não têm tanta capacidade para oferecer elementos como, por exemplo, na parte das encomendas. Neste aspeto, a RS Amidata colmata bem a diferença perante o cliente, porque temos um amplo espaço de abrangência, independentemente onde estiverem localizados, seja no Porto, Lisboa ou nos Açores. E isto é muito relevante para o cliente! E, assim, com a nossa interação

rr: Em relação à logística, o que tem feito a RS Amidata para entregar os produtos aos clientes de uma forma mais célere? IG: A chave é ter materiais em stock. Por exemplo, para o mercado ibérico temos um stock local que satisfaz aproximadamente 70% das linhas e os restantes são transportados através de pontos estratégicos da Europa. Para o caso concreto do mercado ibérico viriam de Inglaterra, França e Alemanha. E em stock temos todos os produtos. E, a somar a isso, todos os armazéns procuram a rota mais curta para se abastecer e assim, temos uma plataforma única, como um sistema informático único, que nos garante uma agilidade para servir o cliente e abastecer o material em qualquer armazém onde este esteja. JCG: A chave logística para RS logicamente é o produto armazenado, e este poder chegar ao cliente o mais rapidamente possível. Isso é o mais importante!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
"Falar com o cliente, compreender as suas necessidades e dificuldades" by cie - Issuu