Máxima precisão para uma nova olhada ao universo: sistemas angulares de medida da HEIDENHAIN para o

Page 1

informação técnico-comercial

aproximadamente um terço do total de 66 rádio-antenas previstas. O ALMA não utiliza uma única antena para observar o cosmos mas diversos recetores posicionados de forma precisa e interconetados entre si para formar um único telescópio. O Alma-Correlator, um dos super-computadores especializados mais rápidos do mundo, processa os dados das imagens das antenas para produzir uma imagem global.

NITIDEZ EXATA E A ANOSLUZ DE DISTÂNCIA O acoplamento das antenas para produzir um gigantesco telescópio permite ao ALMA captar imagens de corpos celestes que se encontram a vários milhões de anos-luz de distância. Para isso é determinante o posicionamento preciso das antenas que pesam várias toneladas. A mais pequena imprecisão falseia o resultado e conduz a imagens não nítidas.

Figura 1. ALMA não utiliza uma única antena para observar, mas sim 66 recetores controlados de forma preci-

Para as 25 antenas europeias, os responsáveis decidiram-se por sistemas angulares de medida da HEIDENHAIN. Esta

sa e interconetados para formar um gigantesco telescópio. O posicionamento exato das antenas, que pesam várias toneladas é de uma importância determinante, e isso é garantido pelos sistemas angulares de medida da HEIDENHAIN, entre outros fatores. Foto-Credits: ESO/José Francisco Salgado.

O observatório ALMA, no deserto de Atacama no norte de Chile, é o radiotelescópio mais potente e o observatório terrestre mais complexo do mundo. Com o ALMA, abreviação de “Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array”, os astrónomos têm como objetivo investigar galáxias remotas e procurar os componen-

tes básicos de sistemas solares e planetas habitáveis. A construção do observatório ainda não finalizou e as primeiras imagens, de uma precisão inesperada, causaram furor a nível mundial.

Figura 2. Representação esquemática de uma graduação circular HEIDENHAIN com marcas de

Até à data já se erigiram sobre o planalto desértico a 5.000 metros de altura

referência codificadas em distância (exemplo para ERA 4480 com 20.000 linhas).

robótica

81

O projeto internacional ALMA é uma fonte de prestígio para todas as partes implicadas. Apesar do observatório não estar finalizado até ao ano 2013, no passado 3 de outubro de 2011 forneceu já imagens de um profundo universo que tira a respiração a qualquer um. 25 de um total de 66 antenas da Europa estão equipadas com sistemas angulares de medida da HEIDENHAIN, e é isto o que torna possível o posicionamento exato das antenas, cada uma com um peso de várias toneladas porque é necessária uma máxima precisão para observações astronómicas da próxima geração.

Dr. Johannes Heidenhain GmbH Farresa Electrónica, Lda. Tel.: +351 229 478 140 · Fax: +351 229 478 149 fep@farresa.pt · www.farresa.pt

Máxima precisão para uma nova olhada ao universo Sistemas angulares de medida da HEIDENHAIN para o telescópio mais potente do mundo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Máxima precisão para uma nova olhada ao universo: sistemas angulares de medida da HEIDENHAIN para o by cie - Issuu