EMO 2011: Rolamento axial híbrido de esferas de contacto angular - fusos roscados da schaeffler: se

Page 1

Schaeffler Iberia, s.l.u. Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860 marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL

EMO 2011: ROLAMENTO AXIAL HÍBRIDO DE ESFERAS DE CONTACTO ANGULAR FUSOS ROSCADOS DA SCHAEFFLER: SEGUROS TAMBÉM EM CURSOS REDUZIDOS ou marcas por deformação. Estas marcas formam-se quando a película lubrificante de separação entres os corpos rolantes e as pistas já não está presente, devido, por exemplo, à ausência de movimento relativo entre as partes do rolamento ou no caso de um ângulo de oscilação muito pequeno. O resultado é uma corrosão local por atrito, ou seja, o ponto de contacto aço-aço “desprotegido” começa a sofrer corrosão. Devido às vibrações, os produtos da corrosão (ferrugem) são removidos do ponto de formação e depositados na massa lubrificante. Com o tempo, os corpos rolantes exercem um efeito corrosivo sobre a pista, o que finalmente provoca a falha do rolamento e a paragem da máquina.

OS CORPOS ROLANTES DE CERÂMICA EVITAM AS MARCAS DE DEFORMAÇÃO Nos rolamentos para fusos roscados, o fenómeno do “false brinelling” ocorre com maior frequência quando os eixos ficam fora de actividade durante longos períodos de tempo e/ou realizam cursos reduzidos. Em função do passo do correspondente fuso de esferas, estes situam-se entre 0 e 2 mm. São particularmente afectados os clientes dos sectores de moldes e equipamentos médicos devido ao pequeno tamanho das peças de trabalho.

Com os novos rolamentos axiais híbridos de esferas de contacto angular ZKLF..-HC, o Grupo Schaeffler Industrial oferece uma solução segura para prevenir as falhas prematuras dos rolamentos como por exemplo, as que ocorrem nos fusos de esferas devido ao denominado “false brinelling”. E com este novo produto, o Grupo Schaeffler Industrial ainda oferece uma solução segura para o apoio dos fusos de esferas no funcionamento de cursos curtos. As reservas que antes existiam sobre a utilização de rolamentos híbridos devido à reduzida capacidade de carga dinâmica tornaram-se obsoletas, uma vez que as múltiplas aplicações com rolamentos híbridos demonstraram que o tempo de vida útil alcançado é equiparável ao dos modelos standard. Este é o motivo pelo qual os grupos de trabalho DIN decidiram retirar as afirmações sobre a teórica redução das capacidades de carga dinâmica. Em termos de custos do ciclo de vida, já não há nenhuma razão que impeça a utilização de rolamentos híbridos. O investimento inicial, mais elevado em relação aos rolamentos standard, é recuperado num espaço de tempo extremamente curto. Durante o funcionamento de cursos reduzidos dos fusos roscados podem ocorrer falhas prematuras nos rolamentos. O motivo é o “false brinelling”

[72]

robótica

Os novos rolamentos axiais híbridos de esferas de contacto angular da Schaeffler são a solução para este problema. Por se tratar de corpos rolantes de cerâmica, não há possibilidade de contacto aço-aço. Além disso, a velocidade-limite aumenta e o tempo de vida útil do lubrificante triplica. Os rolamentos híbridos não tinham sido utilizados até agora por apresentarem uma capacidade de carga 30% inferior à dos rolamentos standard, como resultado do módulo de elasticidade mais elevado das esferas de cerâmica. Consequentemente, a zona de contacto na pista diminui e a pressão correspondente sob carga comparável aumenta. No entanto, a utilização de rolamentos híbridos revelou que o tempo de vida útil alcançado por este tipo de rolamento é, pelo menos, equiparável ao dos modelos standard. E este é o motivo pelo qual os grupos de trabalho DIN decidiram retirar as afirmações sobre a teórica redução das capacidades de carga dinâmica. Na prática, isso significa que as conclusões positivas do funcionamento sob condições reais agora também são reflectidas no cálculo da capacidade de carga. Continua a existir uma redução da capacidade de carga estática, mas na maioria dos casos esta não é relevante para os rolamentos para fusos roscados.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.