hidrogénio: uma fonte de energia sustentável para a mobilidade
A TotalEnergies está a trabalhar ativamente com os seus clientes para tornar a neutralidade de carbono uma ambição partilhada. A principal forma de contribuir eficazmente para a transição energética é transformar gradualmente a forma como os nossos clientes consomem energia.
TotalEnergies


Marketing Portugal, Unipessoal Lda
Tel.: +351 211 957 847 ms.atencao-clientes@ totalenergies.com www.totalenergies.pt


A empresa está, portanto, a conduzir uma política de marketing orientada para os produtos com menor intensidade de carbono e irá reduzir a sua oferta para determinadas utilizações para as quais existem alternativas competitivas de baixo teor de carbono.

Como o transporte participa em cerca de 17% das emissões globais de GEE em 2018, acreditamos que a mobilidade de amanhã não requer uma única solução, mas uma gama de soluções complementares.
Neste sentido, vários fabricantes de camiões estão a considerar o hidrogénio como uma alternativa interessante para as viagens diárias mais longas. Neste contexto, a TotalEnergies estabeleceu uma parceria com a Daimler Trucks em 2021 para desenvolver infraestruturas de hidrogénio para camiões em França, na Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
Como é utilizado o hidrogénio nos veículos? É realmente uma fonte sustentável?
Nós explicamos.
Consegue imaginar conduzir o seu veículo com o elemento mais simples e mais abundante do universo? Em princípio, isto já é possível: os carros com células de combustível utilizam hidrogénio para se deslocarem e só produzem vapor de água como resultado. Esta tecnologia abre a porta ao aproveitamento de uma fonte de energia sustentável para a mobilidade. No entanto, nem tudo é tão simples como parece. É por isso que vamos explicar mais em detalhe como é a

tecnologia das células de combustível nos veículos, como é que utiliza hidrogénio e, sobretudo, o que é necessário para que o hidrogénio seja considerado uma fonte de energia verdadeiramente sustentável.
Hidrogénio e motores
Começamos com o básico: o que é o hidrogénio? Para fins de mobilidade, o hidrogénio é um gás que pode ser utilizado como combustível tanto em motores de combustão interna como em veículos elétricos.
Dentro dos automóveis elétricos que utilizam hidrogénio para os alimentar, a tecnologia mais interessante é a da célula de combustível. Esta tecnologia é utilizada para fornecer energia ao veículo, tanto para utilização pelo motor elétrico como para carregar a sua bateria. Basicamente, a célula de combustível aproveita a reação eletroquímica entre hidrogénio e oxigénio para produzir, como resultado final, água, eletricidade e calor. No caso de veículos, a geração de eletricidade é utilizada para fazer funcionar o motor ou carregar a sua bateria.
