case-study
soluções de armazenamento para o autoconsumo comercial e industrial O Real Decreto 244/2019 de Espanha, de 5 de abril, que regula as condições administrativas, técnicas e económicas do autoconsumo de energia elétrica, enumera os diferentes tipos de instalações em função da gestão ou não gestão do excedente da energia solar fotovoltaica. Assim, o tipo de instalações identificadas pode ser dividido da seguinte forma:
A capacidade máxima da bateria é de 58 kWh, que seriam 3 baterias 19,3 BYD HVM adaptadas a um SYMO GEN24 (máximo de um por instalação) e os restantes equipamentos são SNAP INVERTER ou SYMO ou ECO (um Full e o restante Light). A comunicação é TCP: do GEN24 ao router e os restantes equipamentos em cascata até ao último que, por fim, comunica com o router novamente. O medidor utilizado é um Smart Meter trifásico de medição direta de 63 A-3 ou um medidor toroidal de medição indireta. A solução tem a opção de descarga zero do fabricante.
TIPO DE INSTALAÇÃO
RESIDENCIAL
COMERCIAL
INDUSTRIAL
Autoconsumo sem excedentes, sem bateria
X
X
X
Autoconsumo com excedentes, sem bateria
X
X
–
FRONIUS / BYD
HVS
HVM
Venda à rede
–
–
X
SYMO GEN24
2-4
4-8
Autoconsumo com excedentes, com bateria
X
X
–
Autoconsumo sem excedentes, com bateria
X
X
X
Desta vez, vamos concentrar-nos nas soluções assinaladas a amarelo, para as quais a Krannich Espanha oferece uma resposta adaptada a cada uma dessas instalações de autoconsumo, com baterias a nível comercial e industrial. Solução com a Fronius (comercial) A solução com a Fronius é assegurada pela combinação de um inversor GEN24 e SNAP INVERTER.
54
Não paralelizáveis para a bateria de 22,1 HVM
Soluções Goodwe (comercial e industrial) No caso da Goodwe, a solução baseia-se no inversor híbrido trifásico GW-ET (5 – 10 kW). Permite até 10 equipamentos híbridos na mesma instalação e cada um está ligado a uma bateria BYD (máximo de 22 kWh). Se a instalação o exigir, pode organizar um sistema com inversor de 100 kWp e bateria de 220 kWh. Para poder comunicar, monitorizar e executar a descarga zero com esta solução é necessário adaptar todos os equipamentos ao controlador de energia da marca: O SEC1000S mais 3 toroidais XXX/5 A. O SEC1000S apenas é compatível com inversores trifásicos e baterias BYD.