“a Meyer Burger está a renascer na indústria solar”

Page 1

entrevista

“a Meyer Burger está a renascer na indústria solar” “Em Portugal procuramos parceiros que queiram fornecer aos seus clientes sistemas fotovoltaicos tecnicamente inovadores, sustentáveis e estáveis na produção que tirem o máximo partido do sol” foi um dos planos que Peer-Olav Schmidt da Meyer Burger confessou à “renováveis magazine” em entrevista.

62

Na Meyer Burger acreditam que a ascensão da energia solar fotovoltaica a uma fonte de energia globalmente dominante é imparável, sobretudo em Portugal onde está previsto um aumento da capacidade total instalada de 9 GWp – autoconsumo e sistemas de grande escala – até 2030. É aqui que a Meyer Burger pode mostrar todo o seu potencial com o comportamento de temperatura exclusivo dos módulos Meyer Burger que garantem que, especialmente durante os dias longos e quentes de verão, a produção de energia permaneça estável e num alto nível. E assim, acreditam que começa uma era energética com um futuro solar brilhante. renováveis magazine (rm): A Meyer Burger é um ator importante para trazer de volta a indústria solar para a Europa. Quais são os desafios? Peer-Olav Schmidt (POS): A Meyer Burger tem vindo a cimentar a sua posição como fabricante fotovoltaico europeu que impulsiona a energia solar e a transição energética. Em 2021 assistimos à transformação da empresa que partiu de apenas um fornecedor de equipamentos e tecnologia para um fabricante integrado de células e módulos solares. Isto incluiu a abertura de outros locais para a produção de células fotovoltaicas de heterojunção e módulos SmartWire de elevada potência na Alemanha. Assim, a capacidade anual de produção de células e módulos será de 1,4 gigawatts (GW) até ao final de 2022 e a expansão para uma capacidade de 7 GW está prevista até 2027. A Meyer Burger está,

assim, a renascer na indústria solar inicialmente na Europa, num percurso caraterizado pela sustentabilidade, regionalismo e viabilidade futura. Isso inclui a construção de uma nova equipa de vendas em toda a Europa – inclusivamente em Portugal. Sinto-me muito otimista por todo o entusiasmo que sinto à minha volta. rm: Onde sente exatamente esse entusiasmo? POS: Estamos constantemente a contratar novos funcionários e a ganhar novos parceiros que partilham e acreditam neste entusiasmo e querem estar envolvidos no renascimento da indústria solar na Europa. Além disso, temos muitos parceiros para distribuição e instalação. A resposta tem sido extremamente positiva – continuamos com uma grande confirmação de que há uma elevada procura por um módulo solar premium que seja “Made in Europe”. rm: Como estará organizada a rede de vendas de módulos e células solares? POS: Estamos muito satisfeitos com o enorme interesse dos clientes finais e queremos ajudá-los a encontrar um instalador competente na região onde vivem. Mas, de uma forma consciente decidimos não vender diretamente a clientes finais e a instaladores nos nossos mercados-alvo, mas atuar em parceria com os distribuidores. Eles são parceiros muito competentes com ligações já estabelecidas com os instaladores e, desta forma, acaba, por nos ajudar a lançar o produto no mercado e a vender o mesmo com sucesso a longo prazo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.