instalação residencial de autoconsumo: as vantagens de uma tecnologia escalonável

Page 1

case-study

instalação residencial de autoconsumo: as vantagens de uma tecnologia escalonável NOVA HISTÓRIA DE SUCESSO DE AUTOCONSUMO RESIDENCIAL COM INSTALAÇÃO DE 5,4 KWP NA COMUNIDADE DE MADRID.

Descrição e contexto do projeto O cliente final pretendia colaborar com o ambiente e, por sua vez, obter poupanças na sua fatura de energia elétrica, pelo que se decidiu a realizar uma instalação fotovoltaica de autoconsumo na sua residência habitual. As únicas dúvidas que tinha para iniciar o projeto eram no investimento que teria que fazer e na cota de autoconsumo que pretendia cobrir com base no seu consumo. Ou seja, ele tinha que decidir se estava disposto a assumir o investimento para cobrir 80-90% das suas necessidades de energia ou não. O cliente contactou a empresa Soluciones Técnicas Solares, especialista em instalações fotovoltaicas que, por sua vez, contactou a Suministros Orduña como um parceiro de confiança para a aquisição de materiais fotovoltaicos e o aconselhamento necessário para o projeto. Uma vez compreendidas as necessidades do cliente final e o que ele estava disposto a investir, a empresa instaladora em conjunto com Suministros Orduña chegou à conclusão de que a melhor solução para atender às necessidades do cliente era oferecer uma instalação em duas fases. Numa primeira fase é proposta uma instalação de autoconsumo sem acumulação e numa segunda fase implementa a acumulação, portanto, irá cobrir 30-40% das suas necessidades energéticas na primeira fase, e cerca de 80-90% do seu consumo de eletricidade na segunda.

46

Uma vez discutida a prescrição técnica da solução com todas as partes envolvidas, detalha-se o equipamento que irá compor a instalação de forma a proporcionar o melhor desempenho. A casa tem uma cobertura coplanar com uma orientação perfeita a sul e uma inclinação de 25º, pelo que a melhor solução para a estrutura foi a do fabricante alemão Renusol com o modelo Variosole composto por perfis e parafusos de dupla rosca. Em relação aos painéis fotovoltaicos, foi definida a necessidade de instalação de 12 unidades de módulos monocristalinos CS3W-450MS, 450 W do fabricante Canadian Solar, com uma eficiência de 20,4%, alcançando uma potência na instalação de 5,4 Kwp. O inversor instalado é do fabricante Goodwe 5000W modelo GW5000-EHR. Este modelo de inversor tem a grande vantagem de ser um inversor “preparado para bateria”. O inversor, num primeiro momento, funciona como inversor de rede e, na segunda fase de expansão com acumulação, bastando adquirir uma licença de “ativação para bateria”, sem ter que trocar o inversor, poderia ser instalada a acumulação necessária. Em alta tensão. Além disso, GoodWe possui um portal “SemsPortal” totalmente gratuito e uma aplicação disponível para todos os dispositivos móveis onde poderá visualizar de forma bastante detalhada e simples todas as vantagens que a sua instalação fotovoltaica oferece às suas necessidades energéticas.