turbinas hidráulicas para recuperação de energia em redes de abastecimento de água potável

Page 1

case-study

turbinas hidráulicas para recuperação de energia em redes de abastecimento de água potável Turbinas hidráulicas fabricadas em Espanha para recuperar energia em redes de abastecimento de água e irrigação: O que são as Powerturbines? Como são as suas turbinas? Onde podem ser instaladas? Exemplos reais de instalações. A Powerturbines é uma empresa pioneira na aplicação de bombas utilizadas como turbinas (PATs, sigla em inglês) para geração de energia elétrica em redes de água. A utilização de bombas como turbinas constitui uma solução simples e eficaz que, aliada à utilização de geradores de ímanes permanentes e dos mais avançados equipamentos eletrónicos de potência, permite o fabrico de turbinas de elevada qualidade e eficientes a um preço muito competitivo e com manutenção idêntica à de uma bomba convencional.

Figura 1

A Powerturbines conta com uma equipa de engenheiros com vasta experiência em instalações hidráulicas desde 2013 cujo trabalho é, por um lado, definir o local ideal para a localização da turbina na sua instalação, bem como fornecer o suporte necessário durante a execução do projeto, incluindo um serviço de comissionamento em campo. Como são as turbinas Powerturbines Microgrid e Microbat? • Gama Microbat – Instalação isolada da rede ou, do inglês, “off-grid”. São os sistemas totalmente desconectados da rede elétrica convencional e totalmente independentes que utilizam baterias para armazenar o excesso de energia. São frequentemente usados ​​em áreas remotas sem acesso à rede. • Gama Microgrid – Instalação conectada à rede ou, do inglês, “on-grid” ou “grid-linked”. São sistemas conectados à rede elétrica convencional. Com a energia gerada o utilizador pode consumir na sua própria instalação ou vender a energia para o fornecedor de energia elétrica. 42

Destaque para o setor da agricultura, onde existem milhões de quilómetros de tubagens com pressão excessiva de água e, ao mesmo tempo, existem instalações que não têm fornecimento de energia elétrica, sendo necessário instalar geradores ou grupos eletrogéneos potentes, que produzem eletricidade em troca de um consumo de grandes quantidades de combustível. Com a instalação de uma turbina, podem gerar energia limpa sem a necessidade de instalar geradores potentes e sem a necessidade de consumir combustível, fazendo um grande favor à humanidade no combate às alterações climáticas e aos efeitos nocivos que está a causar. Onde podem ser instalados? Atualmente, existem populações em que os declives acentuados das ruas podem gerar grandes saltos de pressão, portanto, nas redes de abastecimento dessas populações, são instaladas válvulas redutoras de pressão, reduzindo a pressão em determinadas áreas e evitando a possibilidade de rompimento de tubagens. Uma alternativa a essas válvulas é a utilização de turbinas, que além de desempenharem a mesma função, conseguem recuperar energia. Outro exemplo onde há possibilidades de geração de eletricidade é na entrada de caixas de água onde são colocadas válvulas para parar a água, pois se chegasse com tanta força danificava a caixa. Com a instalação de turbinas hidráulicas, seria possível interromper o abastecimento de água e também aproveitar essa energia convertendo-a em eletricidade. Por fim, destaque para o setor da agricultura, onde existem milhões de quilómetros de tubagens com pressão excessiva de água e, ao mesmo tempo, existem instalações que não têm fornecimento de energia elétrica, sendo necessário instalar geradores ou grupos eletrogéneos potentes, que produzem eletricidade em troca de um consumo de grandes quantidades de combustível. Com a instalação de uma turbina, podem gerar energia limpa sem a necessidade de instalar geradores potentes e sem a necessidade de consumir combustível, fazendo um grande favor à humanidade no combate às alterações climáticas e aos efeitos nocivos que está a causar.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.