engenharia elétrica da Schaeffler para máquinas especiais com EPLAN

Page 1

case-study

engenharia elÊtrica da 7GLEIJžIV para måquinas especiais com EPLAN % 7GLEIJžIV 7SRHIVQEWGLMRIRFEY YQE IQTVIWE UYI WI HIHMGE k GSRWXVYpnS HI QjUYMREW IWTIGMEPM^EHEW IWXj E TEHVSRM^EV SW WIYW TVSNIXSW IPqXVMGSW REW WYEW HMZIVWEW ½PMEMW YXMPM^ERHS E 4PEXEJSVQE )40%2 TEVE S JE^IV Esta empresa de måquinas especializadas, que conta com 1700 colaboraHSVIW IQ ½PMEMW IRGSRXVE WI IRXVI SW TVMRGMTEMW MRXIVZIRMIRXIW HS WIXSV de construção de måquinas. No entanto, e ao contrårio do que normalmente acontece, atÊ agora esta empresa apenas servia (praticamente) um cliente, o que implica que deveria ser um cliente detentor de uma grande marca internacional.

Construção de måquinas especiais com 4500 projetos por ano )WWI q IJIXMZEQIRXI S GEWS % IQTVIWE IQ UYIWXnS q E 7GLEIJžIV 7SRHIVmaschinenbau, que desenvolve måquinas e sistemas de fåbrica personalizaHSW TEVE XSHS S KVYTS IQTVIWEVMEP S +VYTS 7GLEIJžIV GSRXE GSQ GIVGE HI GSPEFSVEHSVIW IQ ½PMEMW I YQ ZSPYQI HI RIKzGMSW HI QMP milhþes de euros (2019). No que diz respeito a este fornecedor integrado I KPSFEPQIRXI EXMZS HS WIXSV EYXSQzZIP I MRHYWXVMEP E 7GLEIJžIV 7SRHIVmaschinenbau foca-se em sistemas de montagem e tecnologias de ensaio para linhas de produção. (I YQ QSHS KIVEP E HMZMWnS HI QjUYMREW TEVE ½REPMHEHIW IWTIGu½GEW Ê responsåvel pela maioria do equipamento de produção interno de que o grupo empresarial necessita. Entre os mais recentes, destaque estão o desenvolvimento e a conceção de complexas linhas de montagem e ensaio para módulos automóveis híbridos e para os novos sistemas de propulsão de eixo elÊtrico. E estes são apenas dois dos cerca de 4500 projetos que IWXE HMZMWnS HE 7GLEIJžIV KIVI ERYEPQIRXI *MKYVE ).

Figura 1 A Schaeffler Sondermaschinenbau gere cerca de 4500 projetos anualmente, sendo que todos sĂŁo complexos e mecatrĂłnicos e muitos incluem componentes robĂłticos.

44

)PIZEHS RuZIP HI I\TIVMsRGME IQ TVSHYpnS A empresa conta com uma longa tradição no desenvolvimento de tecnologias de produção com um notĂĄvel grau de detalhe. Em 1960, os irmĂŁos +ISVK I ;MPLIPQ 7GLEIJžIV HIVEQ MRuGMS k JYRHEpnS HI YQ Âą(ITEVXEQIRXS de Equipamento de Produçãoâ€?, que ainda hoje contribui para o sucesso da empresa. )RUYERXS JSVRIGIHSV HI RuZIP TEVE S WIXSV EYXSQzZIP E 7GLEIJžIV desenvolve e fabrica produtos extremamente complexos como estabilizadores de oscilação transversal, sistemas de propulsĂŁo de 48 volts e mĂłdulos de eixo elĂŠtrico, todos fabricados segundo os mais exigentes padrĂľes de qualidade e sob pressĂľes intensas em termos de custos. Um elevado nĂ­vel de experiĂŞncia em produção ĂŠ uma enorme vantagem neste caso. 'IVGE HI HSW GSPEFSVEHSVIW HE 7GLEIJžIV 7SRHIVQEWGLMRIRbau em todo o mundo trabalham no desenvolvimento e design de soluçþes de produção individualmente personalizadas para os seus clientes. 3 WSJX[EVI XIQ MKYEPQIRXI YQ TETIP GEHE ZI^ QEMW MQTSVXERXI 7SPYp~IW de produção baseadas em TI sĂŁo programadas para praticamente todos os projetos de tecnologia de montagem automatizada e o know-how vai muito mais alĂŠm. Por exemplo, os programadores criaram uma aplicação para monitorização de estado para aumentar a produtividade e a disponibilidade dos sistemas em ambientes de produção exigentes.

Disponibilização a clientes externos %Xq Lj TSYGS XIQTS E 7GLEIJžIV 7SRHIVQEWGLMRIRFEY HIWIRZSPZME I concebia quase exclusivamente projetos internos para o grupo empresarial, o que implica imenso trabalho, como demonstram os 4500 projetos anuais. Agora a divisĂŁo irĂĄ disponibilizar o seu know-how a clientes exterRSW &IVRH ;SPPIRMGO (MVIXSV HE 7GLEIJžIV 7SRHIVQEWGLMRIRFEY E½VQSY “Estamos a abrir novas ĂĄreas de atividade e novos grupos-alvo de clientes.â€? O foco sĂŁo sistemas de montagem e ensaio, bem como mĂĄquinas de proGIWWEQIRXS TEVE VIXM½GEpnS I WYTIVEGEFEQIRXS IQ GSQFMREpnS GSQ conhecimento sobre produtos nas ĂĄreas da robĂłtica, sistemas de visĂŁo e gestĂŁo e TI de produção.

Padronização de projetos elĂŠtricos – com o EPLAN Esta abertura para fora do grupo foi apenas um dos fatores que impulsionou a padronização do software HI TVSNIXSW IPqXVMGSW REW ZjVMEW ½PMEMW HE empresa, por exemplo, em Erlangen e BĂźhl, Alemanha, e Taicang, China, cada YQE ETVIWIRXERHS S WIY TVzTVMS HIWIRZSPZMQIRXS )WXEW ½PMEMW IRXVI SYXVEW trabalham com a Plataforma EPLAN, mas usam-na de modo diferente.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.