Nova geração de sensores possibilita uma conexão IIoT a ativos anteriormente desconetados

Page 1

Frederico Mota Gestor de Produto de Automação, HMI & SCADA Schneider Electric Portugal Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101 pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.schneider-electric.pt

Agricultores, engenheiros de mineração, gestores de transporte rodoviário, operadores de sistemas subterrâneos de metro, empresas de gestão de resíduos e operadores de subestações de serviços públicos agora podem usufruir da economia digital e da Internet Industrial de Coisas (IIoT) para gerar ganhos de rentabilidade e eficiência.

"Novas tecnologias sem fio LPWAN permitem ultrapassar o limite de 100 metros e alcançam distâncias muito além, até 50 quilómetros. Como resultado, os benefícios IIoT agora podem estender-se muito além da área da instalação (planta). "

robótica

114

informação técnico-comercial

Nova geração de sensores possibilita uma conexão IIoT a ativos anteriormente desconetados

Uma nova geração de dispositivos de deteção permite agora a transmissão de um sinal do sensor para uma estação de transmissão remota até 50 quilómetros de distância. Esta estação de transmissão retransmite o sinal para a cloud. Os esforços anteriores utilizavam protocolos de transmissão baseados em rádio tátil (como Zigbee) limitados a distâncias próximas dos 100 metros (110 metros). Este novo avanço apresenta uma monitorização IIoT precisa de sistemas remotos, como irrigação agrícola ou válvulas em sistemas de transporte de água. Os detetores são dispositivos que detetam e respondem a entradas dos sistemas (como posição, pressão ou outras mudanças de estado geradas por eventos) e, em seguida, enviam um sinal que comunica essa mudança de estado para um dispositivo remoto que converte o sinal em informações legíveis. Na área industrial existem muitos milhares de diferentes tipos de sensores. O mercado da deteção é inundado por diversos pequenos fabricantes e algumas grandes empresas que estabeleceram uma reputação

ao longo dos anos como fabricantes de produtos fiáveis de qualidade industrial (como a marca Telemecanique Sensors).

O NOVO AVANÇO E COMO FUNCIONA Há vários anos, a IIoT permitiu que os operadores das instalações agrupassem dados orientados por sensores e consolidassem esses dados em painéis que permitiam análises sofisticadas, permitindo uma gestão de operações muito mais precisa e eficiente. No entanto, no domínio das comunicações com e sem fios, a capacidade de adicionar detetores a dispositivos remotos (em minas, por exemplo) tem sido limitada por causa das restrições de distância existentes de comunicação física. Novas tecnologias sem fio LPWAN permitem ultrapassar o limite de 100 metros e alcançam distâncias muito além, até 50 quilómetros. Como resultado, os benefícios IIoT agora podem estender-se muito além da área da instalação (planta). O novo LPWAN habilita detetores conetados à cloud usando antenas semelhantes às antenas de telecomunicações que

suportam as redes sem fios tradicionais através de torres de telecomunicações. As caraterísticas da distância são muito semelhantes à tecnologia dos telemóveis. Tudo o que é necessário para que estes detetores funcionem é um transmissor numa área até 50 quilómetros. Uma vez transmitida para a cloud, os dados do detetor são interpretados por aplicativos instalados nos nossos servidores e, em seguida, transmitidos para um laptop ou outro aplicativo de dispositivo móvel.

DEMONSTRAÇÕES DE TESTE NO CONGRESSO DE SOLUÇÕES IOT EM BARCELONA, ESPANHA Duas aplicações de sensor baseados no LPWAN foram exibidos ao vivo numa “zona de teste” no Congresso Mundial de Soluções IoT realizado em Barcelona, Espanha. Embora tenham sido submetidos mais de 70 pedidos para demonstração na conferência, apenas 11 foram selecionados pelas autoridades da conferência e os detetores LPWAN estavam entre os poucos que se qualificavam. Uma das bancadas de ensaio demonstrou um sistema de irrigação que fornece água para o cultivo. Até agora, os pontos de irrigação não eram capazes de suportar qualquer tipo de sensor porque os dados criados não eram recuperáveis. A nova tecnologia permite a partilha global de informações sobre a pressão da água para que a eficiência e a energia possam ser otimizadas. A segunda zona de testes ilustrou como uma válvula remota pode ser monitorizada para evitar a libertação acidental de águas residuais e produtos químicos nocivos para um rio ou lago. Se a válvula estiver aberta, as informações são enviadas para um operador através de um alarme num dispositivo móvel. O novo sensor Cloud Connected está preparado para EcoStruxure. EcoStruxureTM é a arquitetura e a plataforma habilitada para o IoT da Schneider Electric.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.