Relubrificação como forma de evitar paragens das máquinas-ferramenta

Page 1

Schaeffler Iberia, S.L.U. Tel.: +351 225 320 800 · Fax: +351 225 320 860 marketing.pt@schaeffler.com · www.schaeffler.pt

Estatisticamente, as avarias dos rolamentos de rolos e os sistemas de guiamento linear são uma das causas mais frequentes para as paragens de máquinas-ferramenta. A lubrificação insuficiente ou a contaminação, e em casos isolados até mesmo os erros de montagem, são frequentemente responsáveis por falhas não planeadas do sistema de guiamento linear antes de ser atingido o tempo de vida útil previsto do sistema. A relubrificação baseada em requisitos para sistemas de guiamento de recirculação de elementos rolantes permite agora reduzir drasticamente os tempos de paragem não planeados da máquina e aumentar significativamente a disponibilidade das máquinas-ferramenta.

robótica

90

informação técnico-comercial

Relubrificação como forma de evitar paragens das máquinas-ferramenta

Os engenheiros da Schaeffler desenvolveram uma segunda geração de sistemas baseados nos rolamentos de esferas circulantes RUE-E 4.0 e conjuntos de guias, apresentados mundialmente como um estudo na EMO 2015. Esta nova geração está atualmente na fase de produção piloto. Tal como o RUE-E 4.0, o novo sistema compreende um carro que funciona em carris guia perfilados e está equipado com sensores integrados, um sistema eletrónico de avaliação com uma estrutura compacta e um lubrificador automático como o FAG Concept8. O novo sistema eletrónico de avaliação permite agora monitorizar até seis carros em cada eixo. A integração dos sensores no desenho em forma de envelope do sistema

de guiamento linear foi um enorme desafio durante o processo de desenvolvimento. Como parte do novo projeto, foi desenvolvido um sensor com o objetivo específico de registar as condições de lubrificação nos carros e para o espaço disponível nos sistemas de guiamento de rolos.

AS CONDIÇÕES DE LUBRIFICAÇÃO SÃO ELETRONICAMENTE MONITORIZADAS À medida que o lubrificante envelhece ou a quantidade de lubrificante diminui, perde o seu efeito de amortecimento no contacto de rolamento, e o novo sistema inovador faz uso desta relação. Devido à diminuição da espessura da película de lubrificante no contacto de rolamento, os elementos rolantes transferem cada vez mais energia de vibração para a placa de assentamento. É gerado um valor de limite (indicador de lubrificação) baseado na nova condição do rolamento (isto é, a situação alvo) e o sistema dispara automaticamente um impulso de relubrificação no lubrificador (por exemplo, o Concept8) quando este valor é excedido.

AS VANTAGENS DOS IMPULSOS DE RELUBRIFICAÇÃO BASEADOS NOS REQUISITOS Se um eixo estiver sujeito apenas a curtas distâncias de trajeto e a baixas forças de maquinagem, o sistema irá disparar impulsos de lubrificação com menos frequência, que se vão tornando mais frequentes à medida que as condições de carga aumentam. Se entrarem corpos estranhos no carro como resultado da contaminação ou se o carro ficar contaminado com lubrificante de arrefecimento, isto é imediatamente detetado através das emissões de som transmitidas pelos sólidos, avaliadas, e é

"O novo sistema eletrónico de avaliação permite agora monitorizar até seis carros em cada eixo. A integração dos sensores no desenho em forma de envelope do sistema de guiamento linear foi um enorme desafio durante o processo de desenvolvimento. Como parte do novo projeto, foi desenvolvido um sensor com o objetivo específico de registar as condições de lubrificação nos carros e para o espaço disponível nos sistemas de guiamento de rolos."


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.