6
vozes do mercado
Norma IEC 60364-8-1: novo capĂtulo na redefinição de edifĂcios eficientes
Carlos Duarte
6WDQGDUGL]DWLRQ (QJLQHHULQJ 2IͤFHV 3DUWQHU Schneider Electric Portugal
As cidades estão em crescimento um pouco por todo o mundo, albergam atualmente 50% da população mundial e são jå responsåveis por 75% do consumo energÊtico e por 80% das emissþes carbónicas globais.
Geral
Uso da energia no momento certo, quando ĂŠ necessĂĄria e ao mais baixo custo G ( (
1. Minimize as perdas de energia na instalação elÊtrica
Otimize a queda de tensĂŁo dentro da instalação “MĂŠtodo Barycenterâ€?
2. Utilize energia: – no momento certo – quando necessĂĄrio – com um custo mĂnimo
relacionados com a EE: “Meshes�
3. Mantenha o desempenho do edifĂcio
Otimize a utilização de eletricidade ao controlar a instalação elÊtrica (sistema de gestão da Metodologia do ciclo de vida Processo de avaliação (informativo)
Instalaçþes existentes
www.oelectricista.pt o electricista 57
As decisĂľes tomadas durante a fase inicial " ( ciclo de vida da estrutura. Isto explica a razĂŁo
da Norma prestar especial atenção aos se ) Q ) UJU B FGD H$H/#OUOUJ)J$$V + queda de tensão; Q aumentar a secção de um condutor reduz = ! os custos das perdas durante o tempo de funcionamento estimado dos condutores, relativamente aos custos iniciais adicionais devidos ao sobredimensionamento. L B FGD H$J2WO/OJ! T Q ! " " ! # "
$ % & talaçþes elÊtricas devem utilizar o mÊ = = X Y , ? ( " ? 9 G todo de determinação da localização do " " reduz o custo inicial, ao reduzir o comprimento total dos cabos/condutores.
Novas instalaçþes
Reduzir o impacto ambiental das cidades re pode ser reduzido. A nova Norma Internacional IEC 60364-8-1 “Instalaçþes elĂŠtricas de bai â€? estabelece o devido enquadramento a este ! " #$% " & o setor dos edifĂcios nĂŁo se tivesse tornado " ' que tem sido dedicada por todos os paĂses a ( ) . * + , /$ 2$%9 : ; questĂŁo estimulante que tem provocado o desenvolvimento de novas ideias e discussĂľes indutoras de novas polĂticas e açþes + : das, validadas e comercialmente disponĂveis. ; cios que atravessa esta enorme evolução no seu desenvolvimento e que tem o seu paralelo com a transformação que se vive tambĂŠm no = > ? ( rapidamente na questĂŁo das alteraçþes cli da de combustĂveis fĂłsseis. Mais desenvol
nosso ecossistema! Nas instalaçþes, as me ? = + B + ? : D & 2 FGD H$/H# + ( comuns em instalaçþes elĂŠtricas de edifĂcios, & ( ( J$K# B ( tĂłria, a IEC 60364-8-1 ĂŠ bem mais do que a descrição do estado de arte para tornar uma
L B O ? ( ( ? çþes elĂŠtricas dos edifĂcios: Q = lação elĂŠtrica; Q ( T Q "
,(& &RPR LPSOHPHQWDU D HͤFLQFLD HQHUJWLFD 0LQLPL]DU DV SHUGDV GH HQHUJLD QD LQVWDODмR HOWULFD