ITED 4 – Infraestruturas de nova geração dos anos 20

Page 1

123

dossier sobre projeto eletrotécnico de infraestruturas de telecomunicações

ITED 4 – Infraestruturas de nova geração dos anos 20 Sérgio F. Ramos Professor Adjunto Instituto Superior de Engenharia do Porto – P. Porto

1. INTRODUÇÃO & m JINऋइT IFX 5WJXHWNऋघJX J *XUJHN‫ܪ‬HFऋघJX 9ऍHSNHFX IFX Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED4) foi aprovada pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), com entrada em vigor a 1 de abril de 2020 havendo um período transitório, até 31 de julho do corrente ano de 2020. Não sendo uma rutura em relação às regras anteriores (ITED3), a recente edição do Manual ITED4 contém um conjunto de regras técnicas consideradas como mínimas, adequando a norma à evolução do setor nos últimos cinco anos, como tem sido apanágio da ANACOM. Este artigo, baseado exclusivamente no Manual ITED4, no DL 123/2009, de 21 de maio, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º IJ IJ OZQMT [NXF NIJSYN‫ܪ‬HFW FX UWNSHNUFNX FQYJWFऋघJX GJR como evidenciar as novidades introduzidas pela nova edição do Manual ITED4. Não dispensa, naturalmente, a consulta do Manual ITED4.

curta duração, adaptadas aos novos manuais. A formação, sendo obrigatória a técnicos ITED/ITUR, realiza-se de 5 em 5 anos.

Alterações e novas introduções: Novo: CAM – Caixa de Acesso Multioperador. Surge uma nova fronteira nas ITED, onde este novo “compartimento de acesso aos troços de tubagem subterrâneos, instalado nos edifícios, para seu uso exclusivo, através do qual é possível fazer a ligação subterrânea às redes de operador” (Manual ITED4, pág.10). As dimensões mínimas deste novo compartimento são de 220x220x90 (LxAxP em mm). A CAM deve ser instalada na parede limite do edifício a uma altura não superior a 1,5 metros e a sua abertura poderá ser para o exterior ou interior. Deverá ser dotada de 2 tubos de 63mm de diâmetro de forma a permitir a interligação à rede pública de telecomunicações e que terminam a uma distância mínima de 30 cm abaixo do nível do solo. As Figuras 4.9 e 4.11, extraídas do Manual ITED 4, ilustram a sua instalação e aplicação.

2. ÂMBITO E OBJETIVOS DE APLICAÇÃO À semelhança das anteriores edições, a 4.ª Edição do Manual ITED aplica-se a todas as infraestruturas de comunicações eletrónicas em edifícios novos ou alvo de alteração, tendo por base a adequação à normalização europeia. Um dos objetivos a alcançar com as novas regras é a de contribuir para soluções inovadoras, com base nos desenvolvimentos tecnológicos dos recentes anos, de forma a, concomitantemente, contribuir UFWF F WJIZऋइT IJ HZXYTX J XTQZऋघJX XNRUQN‫ܪ‬HFIFX LFWFSYNSIT XJ sempre a qualidade, funcionalidade e segurança das ITED. O Manual ITED4 traça linhas orientadoras para projetistas e instaladores de soluções técnicas de caráter mínimo e obrigatório. Porém, THFXNTSFQRJSYJ J IJ[NIFRJSYJ NIJSYN‫ܪ‬HFIFX XइT FUWJXJSYFIFX WJHTmendações que incluem um conjunto de procedimentos considerados HTRT GTFX UWअYNHFX FX VZFNX SइT XJSIT [NSHZQFYN[FX YऎR UTW ‫ܪ‬SFQNIFde permitir encontrar as melhores soluções técnicas para o projeto e instalação.

Figura 4.9. Exemplo de instalação de uma CAM (Manual ITED4).

3. ITED4 – ALTERAÇÕES E NOVIDADES Termos de Responsabilidade: Por decisão de 23 de abril de 2020, a ANACOM aprovou, no âmbito do DL 123/2009, de 21 de maio, os novos modelos de Termo de Responsabilidade pelo projeto ITED (artigo 66.º) e de Termo de Responsabilidade de execução da instalação ITED (artigo 76.º) a submeter a esta autoridade. Os novos termos, projeto/execução ITED e ITUR estão disponíveis no site da ANACOM.

Formação: Em virtude da entrada em vigor da 4.ª edição do Manual ITED (e da 3.ª edição do Manual ITUR), a ANACOM, em conjunto com a Agência 3FHNTSFQ UFWF F 6ZFQN‫ܪ‬HFऋइT J T *SXNST 5WT‫ܪ‬XXNTSFQ UWTHJIJZ ऄ FYZFlização dos conteúdos programáticos das unidades de formação de www.oelectricista.pt o electricista 72

Figura 4.11. CAM com abertura para o interior da propriedade (Manual ITED4).

Novo: SLOPE – Entendido como a “diferença em ganho ou atenuação a duas frequências entre quaisquer dois pontos num sistema” (Manual ITED4, pág.15). Diferença de valores entre os intervalos [47-862] e @ B 2-_ *R YJWRTX UWअYNHTX JVZN[FQJ ऄ IJ‫ܪ‬SNऋइT IJ 9.19 IF anterior edição. Alteração: A CVM – Câmara de Visita Multioperador tem novas dimensões: 200x200x400 (CxLxA em mm). Pode ser instalada na via pública ou no interior dos prédios (lotes), a uma distância não superior


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.