ABB: nova família de disjuntores avançados em caixa moldada TMAX XT

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

60

o electricista ABB, S.A.

ABB

{ NOVA FAMÍLIA DE DISJUNTORES AVANÇADOS EM CAIXA MOLDADA TMAX XT}

Um disjuntor é um dos mecanismos de segurança mais importantes e essenciais dos sistemas eléctricos modernos. Podem ser classificados de muitas formas diferentes, segundo a classe de tensão, o tipo de construção e de desconexão e as características estruturais. No entanto, as tendências actuais do mercado indicam que os consumidores procuram disjuntores mais modulares, flexíveis e integrados, ao que a ABB respondeu com a sua nova família de disjuntores em caixa moldada de alto rendimento. Conhecida como Tmax XT, a série inclui quatro dispositivos que podem ser usados para distribuição, protecção de motores e geradores, neutros sobredimensionados e interruptores-seccionadores. São comercializados em versões de três ou quatro pólos e podem ser fixos, removíveis ou facilmente extraíveis. São equipados com a última geração de unidades de disparo electrónicas e termomagnéticas intermutáveis, precisas e fiáveis. São os únicos que oferecem uma nova e ampla série de acessórios específicos para satisfazer as aplicações mais exigentes. A ABB desenha e fabrica disjuntores em caixa moldada (MCCB) de baixa tensão e disjuntores ao ar (ACB) desde 1934. A primeira família da série MCCB, denominada “Isol”, incluía uma unidade de disparo termomagnética (TU) e possuía uma capacidade máxima de corte de até 25 kA (a 415 VCA). Nas décadas

posteriores ao lançamento da família Isol foram aparecendo sucessivas gerações deste tipo de disjuntores, entre elas a Fusol, Modul, Limitor e a Isomax. A conhecida família de disjuntores Tmax T foi lançada em 2001. Nos últimos dez anos foram produzidas alterações impressionantes nas exigências dos consumidores e do mercado que, por sua vez, afectaram os fabricantes. Por exemplo, existem novas e melhores aplicações que requerem mais velocidade e fiabilidade num sistema de protecção para manter a segurança, a estabilidade e o serviço permanente. Para os fabricantes – muitos dos quais apareceram na última década -, isto significa o desenvolvimento de dispositivos modulares, mais pequenos, inteligentes e em conformidade com as normas que se podem integrar ou interligar facilmente com outros componentes ou sistemas.

A nova geração de disjuntores Tmax da ABB, os Tmax XT, são exemplos destes dispositivos. Esta família de disjuntores que se caracteriza pelo elevado rendimento de um dispositivo pequeno, equipado com as unidades de disparo electrónicas mais modernas, combina mais de 60 anos de experiência e conhecimentos técnicos no campo do desenho de disjuntores com os avanços tecnológicos mais modernos.

O ÁLBUM DA FAMÍLIA TMAX XT A família Tmax XT é constituída por quatro bastidores (XT1, XT2, XT3 e XT4), com intensidades nominais que abrangem até 250 A e uma capacidade nominal máxima de corte em curto-circuito (Icu) de até 150 kA (a 415 V) e 90 kA (a 690 V): XT1 (160 A) com uma Icu de até 70 kA (a 415 V), XT2 (160 A) com uma Icu de até 150 kA (a 415 V), XT3 (250 A) com uma Icu de até 50 kA (a 415 V) e XT4 (160-250 A) com uma Icu de até 150 kA (a 415 V). Os modelos XT1 e XT3 podem ser usados em instalações de distribuição de grande escala, hospitais e, em geral, em todas as aplicações do sector dos serviços que exijam uma grande fiabilidade, enquanto os XT2 e XT4, que


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.