ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
133
o electricista APC by Schneider Electric
APC
{APC BY SCHNEIDER ELECTRIC SUPORTA AEROPORTO DE HEATHROW}
A BAA confia na solução InfraStruxure® da APC by Schneider Electric para garantir a eficiência e segurança dos Centros de Dados dos aeroportos do Reino Unido. A BAA, operadora do maior aeroporto do Reino Unido, Heathrow, utiliza no seu centro de dados, as soluções da APC by Schneider Electric, como base para consolidar e virtualizar os seus servidores. A combinação dos bastidores NetShelter® SX da APC, com unidades de distribuição eléctrica NetBotz® e do software InfraStruxure Central garantem uma melhor e maior segurança da plataforma física do BAA e assegura uma redução das emissões de CO2 dos seus serviços de TI. O Terminal 5 do aeroporto de Heathrow é uma infra-estrutura emblemática em muitos aspectos. Todo este projecto cumpriu os prazos de construção e ajustou-se ao orçamento previamente definido. A primeira pedra foi lançada em Setembro de 2002 e foi oficialmente inaugurado no dia 27 de Março de 2008. Este terminal é o maior edifício independente do Reino Unido e a sua construção albergou mais de 60 mil trabalhadores e mais de 100 milhões de horas de trabalho. Actualmente, circulam mais de 30 milhões de pessoas por ano neste Terminal.
seus 90 pontos de distribuição rápida e 54 postos de monitores de facturação. O aeroporto em si tem mais de 10 quilómetros de esteiras transportadoras que tanto distribuem as bagagens pelos porões dos aviões como para as salas de recolha de bagagem. Rob Harris, director da infra-estrutura da BAA, dita que “os sistemas de TI são cruciais para o sucesso das operações num terminal de aeroporto. Se esses serviços essenciais para o seu funcionamento, como o caso do sistema de bagagens, falham, mesmo que só por uns minutos, pode afectar negativamente toda a experiência desses passageiros.” Os diferentes fornecedores, operadores de aeroportos e companhias aéreas têm o seu próprio equipamento tecnológico, o que aumenta a complexidade dos sistemas operativos do aeroporto. Nick Guyan, Director de Facilities da BAA, refere que “nos nossos sete aeroportos no Reino Unido dispomos de uma grande infra-estrutura tecnológica, composta por dois grandes centros de processamento de dados, 22 salas de servidores e mais de mil cabines de cabos informáticos.
Esta infra-estrutura acolhe um grande número de viajantes, que a utilizam para viajar tanto em trabalho como em lazer. Não é, portanto, surpreendente que os sistemas de TI desempenhem um papel importante para a satisfação do cliente. A tecnologia não só assegura que os passageiros se mantenham informados do estado dos seus voos, mas também é essencial para garantir a segurança, monitorizando desde a iluminação a escadas rolantes dos edifícios, ao mesmo tempo que assegura que tudo funciona dentro da normalidade. O aeroporto de Heathrow nunca encerra para negócios e, embora não hajam voos à noite, os principais sistemas devem estar constantemente disponíveis para trabalhar a qualquer momento. Nas horas de ponta, o Terminal 5 processa mais de 12 mil malas através dos
Figura 1 . Modelos do sistema de bastidores NetShelter® SX, da APC.