REPORTAGEM
revista técnico-profissional
54
o electricista Helena Paulino
tektónica 2011
{ENCONTRO COM MERCADOS INTERNACIONAIS}
Internacionalização, inovação e debates com e para o sector marcam a diferença da 13.ª edição da TEKTÓNICA 2011 – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas. Marque na sua agenda: de 3 a 7 de Maio, na TEKTÓNICA, serão identificadas e divulgadas as oportunidades de negócio em mercados estrangeiros considerados estratégicos para Portugal. A revista “o electricista” é um dos media partners do evento e será distribuída no mesmo de forma gratuita.
A 13.ª edição da TEKTÓNICA – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas irá ocupar a área exposicional da FIL – Feira Internacional de Lisboa, e para este ano promete ter mais sectores e actividades. Durante 5 dias poderá assistir a conferências, seminários, workshops, e outras actividades, onde se destacarão temas actuais como o diagnóstico do sector, a construção sustentável, a reabilitação e a regeneração urbana, a internacionalização, a arquitectura e a engenharia, entre outros. Estarão representados neste evento alguns mercados em expansão e com grandes oportunidades de negócio como o Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Polónia, Roménia e ainda a Ucrânia. Além disso, durante o ano de 2011 a TEKTÓNICA já acompanhou e ainda irá acompanhar várias empresas portuguesas a feiras internacionais nos mercados considerados como mais prioritários e em franca expansão: Lipoexpo na Líbia em Fevereiro, em Moçambique em Fevereiro e Março, na Constrói Angola em Outubro, na FICH – Feira Internacional de Construção e Habitação em Cabo Verde no mês de Outubro, e no mesmo mês em Marrocos na Construmar. A TEKTÓNICA conta com o apoio de entidades oficiais, das principais organizações sectoriais e sócio-profissionais de Portugal,
e o envolvimento do tecido empresarial, e com isso pretende estimular a identificação de oportunidades e a concretização de negócios, através de várias exposições e actividades profissionais complementares cada vez mais reconhecidas no sector. Na agenda já existem datas e actividades importantes e que não devem ser esquecidas: o Portugal Constrói que decorrerá nos dias 3, 4 e 5 de Maio; o Dia da Engenharia no dia 5 de Maio; o Dia da Arquitectura a 4 de Maio; a Conferência FEPICOP para o dia 3 de Maio; o Dia da Pedra e ainda o Seminário Industrial do Betão. Para acompanhar todas estas actividades espera-se a visita à TEKTÓNICA de profissionais de todo o mundo, sobretudo oriundos de países da CPLP, do Norte de África, do Médio Oriente, e dos Países de Leste. E a feira ainda convidou os denomi-
nados, Hosted Buyers, cerca de 1.000 visitantes oriundos de 50 países diferentes, que procuram no evento as novidades oriundas das empresas portuguesas com capacidade de exportação.
ÁREA DE EXPOSIÇÃO COM ÁREAS DISTINTAS Como é habitual estarão representados 5 sectores em áreas distintas. O SK – Salão Internacional de Pavimentos e Revestimentos Cerâmicos. Espaço Cozinha e Banho apresentará as últimas novidades no que diz respeito à cerâmica (pavimento, revestimentos e sanitários); à casa e banho (equipamentos, componentes, complementos, mobiliário e acessórios); produtos e equipamentos para colocação, restauro e revestimentos cerâmicos; produtos, máquinas e equipamentos para a indústria cerâmica e ainda os serviços relacionados com esta área em específico. No SIMAC – Salão Internacional de Materiais e Equipamentos para a Construção poderemos encontrar empresas com materiais, produtos e componentes para a construção e obras públicas; equipamentos, produtos e acessórios para a edificação; carpintaria metálica, PVC e madeira; máquinas, equipamentos e ferramentas para trabalhos de construção e obras públicas, e ainda serviços.