General Cable: nova gama de cabos exzhellent solar para instalações de energia fotovoltaica

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

137

o electricista Xavier Gol Técnico-Comercial da General Cable

GENERAL CABLE

{NOVA GAMA DE CABOS EXZHELLENT SOLAR PARA INSTALAÇÕES DE ENERGIA FOTOVOLTAICA}

A General Cable contribui para o desenvolvimento das energias renováveis lançando uma nova gama de cabos para instalações de energia solar fotovoltaica. A gama Exzhellent Solar foi concebida para garantir uma máxima eficiência neste tipo de instalações. Os cabos da gama Exzhellent Solar são adequados para uma tensão máxima de 1,8 kV dc, que é o tipo de tensão gerada por estas instalações. Esta gama foi concebida para os circuitos de corrente contínua das instalações que ligam os painéis fotovoltaicos ao conversor, embora também possam ser usados em circuitos de corrente alternada até uma tensão de 0,6/1 kV. A concepção dos cabos Exzhellent Solar assenta em especificações muito exigentes que garantem uma vida útil mínima de 30 anos, mesmo quando usados nas condições ambientais extremas a que as instalações fotovoltaicas são submetidas (fixas ou móveis, aplicadas nas coberturas ou integradas na arquitectura).

RESISTÊNCIA A TEMPERATURAS EXTREMAS Os materiais de isolação e bainha dos cabos Exzhellent Solar ZZ-F suportam uma temperatura máxima no condutor de 120º C durante 20.000 horas (IEC 60216-1). Esta excelente resistência térmica permite que os materiais funcionem eficazmente, apesar das elevadas temperaturas atingidas pelos painéis solares e ambiente envolvente quando a instalação está a funcionar na totalidade, sem deterioração ou redução do desempenho.

Existem dois modelos básicos: 1. Tipo ZZ-F para instalações móveis, com condutor de Cobre estanhado de classe 5 (-F) e livre de halogéneos, com isolação e bainha reticuladas. O condutor estanhado melhora a resistividade das conexões (a qual devido ao elevado número de ligações influencia bastante o comportamento da instalação).

Máxima: 120 ºC IEC 60216-1 Mínima: -40 ºC IEC 60811-1-4

Os cabos Exzhellent Solar podem resistir a temperaturas mínimas até -40º C sem qualquer impacto nas suas características mecânicas. A sua instalação e desempenho em ambientes gelados estão desta forma garantidas. Esta gama muito larga de temperaturas de operação garante o comportamento óptimo dos cabos, independentemente do local da instalação.

RESISTÊNCIA ÀS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS 2. Tipo XZ1FA3Z-K para instalações fixas, com condutor de Cobre de classe 5 (-K), com isolação de polietileno reticulado, bainha interior zero halogéneo poliolefínica, armadura de Alumínio corrugado (FA3) e bainha exterior de poliolefina reticulada (Z).

Os cabos Exzhellent Solar garantem ainda a protecção a outras condições ambientais, para além das temperaturas atmosféricas. As instalações fotovoltaicas são, por definição, realizadas ao ar livre. Desta forma os materiais devem ser resistentes às acções atmosféricas, com ciclos variáveis e, por vezes muito rápidos, durante um longo período de tempo. Assim, estes cabos têm uma bainha altamente resistente ao efeito dos raios ultravioleta (UVA), que são os mais agressivos para os materiais poliméricos. Apesar disso podem ser instalados sem protecção, mesmo em locais de maior altitude, onde as radiações UVA são consideravelmente superiores do que em


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
General Cable: nova gama de cabos exzhellent solar para instalações de energia fotovoltaica by cie - Issuu