ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
o electricista
66
Carlos Coutinho Phoenix Contact
PHOENIX CONTACT
{FONTES DE ALIMENTAÇÃO}
As fontes de alimentação são componentes de funcionamento simples mas de extrema importância para aplicações de automação industrial e domótica. Por esse motivo, há que dar atenção especial não apenas ao regime de funcionamento normal mas também ao regime de sobrecarga e explorar aplicações em disparo automático de disjuntores e montagem em redundância.
PRINCIPAL FUNÇÃO A função fundamental de uma fonte de alimentação é transformar uma tensão eléctrica do regime de baixa tensão (por exemplo 230 VAC) numa tensão SELV (ver Figura 1). SELV vem da expressão inglesa Safety Extra Low Voltage, isto é, tensão eléctrica reduzida de segurança acrescida. Em automação industrial, a tensão mais frequentemente utilizada é 24 VDC. Em domótica, 12 VDC e 24 VDC são as tensões mais frequentes e em telecomunicações é a tensão de 48 VDC.
Tensão Tensão Nominal
Corrente Nominal
Corrente
Figura 2 . Característica tensão/corrente de uma fonte de alimentação, com indiFonte de Alimentação
Tensão do Regime de Baixa Tensão (p.e. 230 VAC)
cação da tensão nominal e corrente nominal.
Tensão SELV (p.e. 24 VDC, 12 VDC)
Figura 1 . Função fundamental de uma fonte de alimentação: obter uma tensão
Quando o valor da corrente é inferior ao da corrente nominal, a fonte funciona em regime normal; quando é superior, a fonte funciona em regime de sobrecarga, cuja implicação principal é deixar de funcionar de acordo com a característica tensão – corrente, ou seja, deixar de impor a tensão nominal.
SELV a partir de uma tensão eléctrica do regime de baixa tensão.
CARACTERÍSTICA IDEAL A característica ideal de uma fonte de alimentação é o fornecimento de corrente eléctrica mantendo o valor de tensão eléctrica constante. Ao valor da tensão eléctrica que se pretende constante dá-se o nome de tensão nominal. Na prática, as fontes de alimentação possuem esta característica até a um determinado valor de corrente eléctrica. A esse valor dá-se o nome de corrente nominal (ver Figura 2).
FUNCIONAMENTO EM REGIME NORMAL E EM REGIME DE SOBRECARGA Na perspectiva da fonte de alimentação, importa indicar automaticamente se a fonte está a funcionar em regime normal ou em regime de sobrecarga. A forma mais simples de indicar sobre qual dos regimes a fonte está a funcionar é uma indicação luminosa (indicação local) e um contacto livre de potencial (indicação remota). É com este propósito que as fontes QUINT SFB da Phoenix Contact têm, como se pode