relés de estado sólido que reduzem os tempos de paragem, maximizando a eficiência de produção

Page 1

119

informação técnico‑comercial

relés de estado sólido que reduzem os tempos de paragem, maximizando a eficiência de produção O tempo de paragem de máquinas não planeado representa um custo adicional elevado para as empresas, seja em receitas de venda, produtos defeituosos ou em penalizações por atrasos nos envios de mercadorias. A manutenção corretiva tornou-se muito mais importante na segunda e terceira onda da revolução industrial. A manutenção preventiva e o seu agendamento foram pensados para reduzir os tempos de paragem não planeados. No entanto, essa agenda acarreta um alto custo de manutenção, pois as máquinas devem ser paradas para a manutenção planeada e as peças de reposição são um custo adicional. Com a quarta onda da revolução industrial, também conhecida como Internet Industrial das Coisas (IIoT) ou Indústria 4.0, há um maior foco em maximizar a eficiência geral dos equipamentos (OEE), reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade. Uma das aplicações mais citadas para o IIoT é a manutenção preditiva. A manutenção preditiva tenta manter os custos baixos, reduzindo a frequência das intervenções de manutenção, reduzindo falhas não planeadas e eliminando a manutenção preventiva desnecessária. É a capacidade de prever quando uma falha na máquina pode ocorrer, de modo que as ações corretivas necessárias sejam tomadas antes que a avaria ocorra. Com a manutenção preditiva, os componentes críticos da máquina são monitorizados continuamente em tempo real. Os dados desses componentes são recolhidos para que padrões preditivos possam ser construídos a partir da análise de dados históricos.

A Carlo Gavazzi, um dos principais fabricantes de relés de estado sólido (SSR), desenvolveu uma nova gama de relés inteligentes de estado sólido, a série NRG, que integra a monitorização e pode trocar dados de status e diagnóstico com o controlador da máquina em tempo real através de uma interface de comunicação industrial.

A SOLUÇÃO

Figura 2. Integração da Plataforma de relés de estado sólido NRG.

A plataforma do futuro de relés de estado sólido Na sua essência, o sistema NRG é uma solução de comutação de relés de estado sólido mas, no seu todo, é uma solução de comutação de relés de estado sólido, digital, adequada para a revolução industrial em curso. Além da função de comutação, o NRG integra circuitos de monitorização que permitem a troca de informações de medição e diagnóstico relacionadas com o estado do SSR e a carga que controla, com o controlador da máquina. Este intercâmbio de dados é feito através de uma interface de comunicação fornecida pelo NRG. O acesso em tempo real a esses dados permite que o controlador da máquina determine quais as ações necessárias para manter a máquina num estado saudável e evitar paragens não planeadas.

Redução do tempo de paragem com o NRG

Figura 1. Diferentes níveis de eficiência geral dos equipamentos (OEE).

www.oelectricista.pt o electricista 78

O NRG usa a mesma furação que os relés de estado sólido tradicionais, portanto, a funcionalidade de monitorização adicional e interface de comunicação são obtidas sem um custo adicional de espaço ou cablagens.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.