SOLER & PALAU: ventilação no mundo

Page 1

PUBLI-REPORTAGEM - SOLER & PALAU

revista técnico-profissional

o electricista

56

SOLER & PALAU

{VENTILAÇÃO NO MUNDO}

Fundada perto de Barcelona em 1951 pelos engenheiros Eduard Soler e Josep Palau, a S&P é hoje uma marca reconhecida em todo o mundo na área da ventilação, que conta com uma estrutura composta por filiais próprias em mais de vinte países e distribuidores exclusivos em mais de sessenta países. Carlos Barbas dirige os destinos da filial S&P em Portugal, uma empresa muito dinâmica que conta apenas com um total de 23 colaboradores. Segundo este responsável, a multinacional “sempre teve uma clara visão de que o futuro da organização passava por uma expansão, virada inicialmente para a Europa, para posteriormente se alargar pelo resto do mundo”. Hoje, este gigante da ventilação tem uma estrutura composta por filiais próprias em mais de vinte países e distribuidores exclusivos em mais de sessenta países. Desta forma a S&P está presente em todo o mundo. Em concreto, é possível adquirir produtos e equipamentos desta marca nas suas várias filiais comerciais a operar na grande maioria dos países da União Europeia, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Holanda, Roménia, Países Bálticos… Na América, designadamente nos Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Guatemala e na Ásia, em Singapura, Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Coreia, Índia, China, Malásia, Tailândia, Indonésia. A S&P está ainda presente através de uma filial instalada no continente australiano.

A EMPRESA EM PORTUGAL A estratégia desta marca é transversal aos vários países, mas localmente cada país define e ajusta a sua própria política comercial. “A nossa organização em Portugal acabou por ser o resultado de um acordo inicial de distribuição da marca S&P em Portugal, já que a nossa empresa era, no seu inicio, um importador e distribuidor de material eléctrico, que representava com carácter de exclusividade, entre outros produtos, a ventilação da S&P”, explica Carlos Barbas. “Na sequência da aposta de internacionalização assumida desde sempre pela casa mãe, o simples acordo de distribuição acabou por resultar na aquisição da companhia pela S&P, em Outubro de 1989, atento o potencial de crescimento do sector da ventilação que entretanto se foi manifestando no resto da Europa, surgindo assim mais uma das filiais S&P no mundo, a S&P Portugal”, explica Carlos Barbas. Depois de um percurso de várias décadas virado para o mercado internacional e de aperfeiçoamento contínuo, a S&P posicionase hoje como uma multinacional fabricante de equipamentos para ventilação mecânica doméstica e industrial. Outro segmento de

referência é ocupado por produtos virados para o aquecimento eléctrico também na área doméstica e industrial. Em Portugal, a S&P, está também presente nestas áreas de negócio com equipamentos produzidos nas unidades industriais do grupo S&P instaladas na Europa e Ásia. De acordo com este gestor, a distribuição da S&P em Portugal “é efectuada através de uma rede de clientes espalhada pelo continente e ilhas, que apoiada numa rede comercial própria e exclusiva, e complementada com o serviço de assessoria técnica gratuito enquadrado num atendimento personalizado, vem procurando satisfazer da melhor forma as necessidades dos seus clientes.”

INVESTIGAÇÃO E QUALIDADE A estratégia da S&P no mundo passa pela aposta na tecnologia própria e internacionalização das unidades fabris, hoje espalhadas por vários países. E, a este propósito Carlos Barbas sublinha: “a S&P possui tecnologia própria, com patentes próprias e inúmeros modelos industriais registados”. Na concepção de cada produto, esta multinacional privilegia os ensaios e a sua aplicação em casos reais de funcionamento. “Nesta fase, são es-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.