Ficha técnica n.º2: caracterização das ITED. Simbologia

Page 1

ITED

revista técnico-profissional

153

o electricista Manuel Teixeira e Paulo Peixoto Formadores da ATEC - Academia de Formação

ficha técnica n.º 2

{CARACTERIZAÇÃO DAS ITED. SIMBOLOGIA}

CARACTERIZAÇÃO DAS ITED Segundo o manual ITED as infra-estruturas de telecomunicações em edifícios apresentam a seguinte constituição genérica:

malmente é instalado o ATE (Armário de Telecomunicações de Edifício), para a interligação com os diversos operadores; Espaço de Telecomunicações Superior (ETS) Sala, compartimento, armário ou caixa de acesso restrito, para instalação de equipamentos estabelecimento de ligações, para recepção e processamento de sinais sonoros e televisivos dos Tipos A, B e FWA. Em edifícios com uma fracção autónoma (moradia unifamiliar), o equivalente aos ETS e ETI, será coincidente com o ATI (Armário de Telecomunicações Individual).

Figura 1 . Caracterização das ITED.

De forma a fazer-se uma análise mais pormenorizada a figura seguinte representa uma possível Infra-estrutura de telecomunicações, onde se indica esquematicamente a topologia dos espaços e redes de tubagens.

A localização do ETI e do ETS deverá ter em consideração a localização das colunas montantes. O ETI pode ser coincidente com a caixa principal de coluna, com a caixa de entrada de cabos, ou com o ATE inferior. Encontramos 3 entradas no edifício, nomeadamente: › PAT (obrigatória) › Subterrânea (obrigatória) com uma profundidade mínima de 0,6m › Aérea (opcional ) com uma altura mínima de 2,5 m Além destes aspectos dever-se-á ter em consideração os seguintes aspectos: › Tem de existir um ATE/INF e um ATE/SUP no caso de um edifício; › Tem de existir um ATI por cada fracção; › No caso de moradias unifamiliares: ATE = ATI, neste caso tem de haver uma CEMU (Caixa de entrada para moradia unifamiliar) para recepção dos cabos dos operadores; › Tem de haver pelo menos 2 colunas montantes uma para cabos de cobre, a outra para coaxiais e fibra óptica. Esta especificação mantém-se na ligação de uma CEMU com o ATI. › Em cada coluna montante tem de haver 2 condutas (uma fica de reserva); › A ligação da ATE/SUP é feita por uma tubagem denominada PAT – Passagem Aérea de Topo; › No interior da ATI só é exigida uma tubagem para todos os cabos;

Figura 2 . Exemplo de uma rede ITED (Espaços e Rede de tubagens) - adaptado do Manual ITED - 1.º edição, pág. 12

Na figura 2 distinguem-se os seguintes espaços: Espaço de Telecomunicações Inferior (ETI) Sala, compartimento, armário ou caixa de acesso restrito, para instalaçao de equipamentos ou estabeleciemnto de ligacoes, onde nor-

SIMBOLOGIA DAS ITED Como em qualquer temática que assuma simbologias próprias para representação dos seus elementos constituintes, a área das Infraestruturas de Telecomunicações não é excepção à regra. Como tal, para uma análise simples e clara de um projecto de uma instalação ITED será necessária conhecer os símbolos associados a este tipo de instalação.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Ficha técnica n.º2: caracterização das ITED. Simbologia by cie - Issuu