Reactiva a indústria na Maquitec 2009: grande montra para aindústria metalúrgica

Page 1

REPORTAGEM

revista técnico-profissional

111

o electricista Helena Paulino

reactivar a indústria na Maquitec 2009

{GRANDE MONTRA PARA A INDÚSTRIA METALÚRGICA}

De 10 a 14 de Março mais de 300 empresas distribuídas por 130 stands marcaram presença na Maquitec, considerada como uma das melhores vitrines da indústria metalúrgica. A 8.ª edição desta feira apresentou no recinto de Gran Vía da Fira de Barcelona, uma grande oferta e actividades relacionadas com as novas aplicações para a indústria metalúrgica. As 300 empresas presentes representaram os sectores de máquinasferramenta por arranque e por deformação, soldadura, ferramentas de corte, hidráulica, pneumática, CAD/CAM, medição e controle, tratamentos térmicos e de superfície, acessórios e automatismos, engenharias e serviços de suporte como subcontratação. Também estiveram presentes sectores importantes como a indústria aeronáutica, eólica, o transporte ferroviário e automação. De Portugal participaram três empresas, a AMOB Máquinas-Ferramentas, a Farresa Electrónica e a Motofil Robotics. A Maquitec mostrou equipamentos, tecnologia, processos produtivos e serviços relacionados com a metalurgia, de forma a revalidar o crescimento da feira industrial tanto ao nível da oferta de empresas como no número de profissionais. Este ano houve ainda uma promoção nas empresas de engenharia, robótica e CAD/CAM, satisfazendo desta forma a crescente procura de sectores como a aeronáutica, a eólica ou o transporte ferroviário. Os expositores possuiram a vantagem da Maquitec ter sido visitada por mais de 20.000 profissionais ligados ao sector metalomecânico, 74% com poder de compra e 92% a repetir a visita a esta feira bienal. Esta edição da Maquitec apresentou-se mais reforçada por contar com o apoio das principais associações e entidades representativas do sector industrial de Espanha como a Associação Espanhola de Fabricantes de Acessórios, Componentes e Ferramentas de Corte (AMT), Associação Catalã de Empresas de Moldes e Matrizes (ASCAMM), Centro de Estudos e Consultadoria Metalúrgica (CEAM), Trabalhado-

res de Pequenas e Médias Empresas da Catalunha (PIMEC), Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Barcelona, Associação das Industrias de Acabamentos de Superfície (AIAS), Instituto Técnico Catalão de Soldadura (ITCS), Associação Espanhola de Robótica e Automatização, Tecnologias de Produção (AER-ATP), União Patronal Metalúrgica (UPM) e Associação dos Engenheiros Industriais da Catalunha. Todas estas organizações consideram a Maquitec como uma ferramenta eficaz para analisar a situação actual das indústrias e apontar soluções eficazes para as revitalizar. A feira apresentou-se como um espaço onde as empresas puderam conhecer as aplicações tecnológicas mais avançadas em processos produtivos, estabelecer contactos comerciais a nível nacional e internacional, e debater as linhas estratégicas do futuro do sector. A oferta tecnológica das principais universidades e centros de investigação especializados no sector da maquinação industrial também tiveram o seu espaço no salão da Maquitec 2009. A Fundação Catalã de Pesquisa e Inovação (FCRI) mostrou tudo aquilo que pode oferecer de forma a potenciar acordos comerciais e de colaboração entre os centros de investigação e as empresas. Para isso foi desenhado um stand com uma zona de exposição com pontos de informação de centros e grupos de investigação especializados no sector, a aula da Feira de Tecnologias (FITEC), onde serão apresentados projectos e demonstradas as capacidades de diferentes grupos e investigadores. Ainda houveram workshops sobre vigilância tecnológica, propriedade intelectual, financiamento e certificação da I+D, e também uma zona de reuniões onde se realizaram encontros entre as universidades e as empresas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.