ESPAÇO AMB3E 6
O número e a dispersão geográfica das escolas inscritas fazem da Escola Electrão um dos projectos pedagógico-ambientais de maior abrangência a nível nacional.
646 estabelecimentos de ensino aderem ao Projecto Escola Electrão O número de escolas aderentes representa um aumento de 7% face à edição do ano passado. Mais uma vez, o projecto Escola Electrão reúne estabelecimentos de ensino dos 18 distritos e Regiões Autónomas. O período de inscrições para a 3ª edição do projecto Escola Electrão já terminou, com a Amb3E a contabilizar um total de 646 estabelecimentos de ensino e mais de 435.000 alunos envolvidos, e cerca de 62.000 professores, entre escolas do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e do Ensino Secundário. Este número e a dispersão geográfica das escolas inscritas fazem da Escola Electrão um dos projectos pedagógico-ambientais de maior abrangência a nível nacional. Esta é a 3ª edição de uma iniciativa da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos que conta com os apoios do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente. Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Viseu são os distritos com mais escolas inscritas. Para Fernando Lamy da Fontoura, Director-Geral da Amb3E, “este número de escolas envolvidas não nos surpreende, tendo em conta o entusiasmo que vem sendo demonstrado de forma crescente desde a 1ª edição do projecto Escola Electrão. Só no ano passado, em que decorreu a 2ª edição, registamos um aumento de 46% no número de escolas inscritas.” Com efeito, no ano passado, a Escola Electrão contou com a participação de 603 estabelecimentos de ensino e 405.666 alunos,
que em apenas quinze dias úteis por escola recolheram e enviaram para reciclagem mais de 1,6 milhões de quilos de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) - o equivalente a 401 camiões TIR. De sobressair ainda que neste período de tempo os alunos envolvidos no projecto superaram a meta que a Comissão Europeia prevê que cada português recicle num ano inteiro – pelo menos 4 kg/ habitante/ano. “O projecto Escola Electrão é uma iniciativa da Amb3E que a todos tem surpreendido: ao todo, as quantidades entregues pelos alunos são da ordem dos três milhões de quilos. Todas as nossas expectativas foram ultrapassadas”, afirma Fernando Lamy da Fontoura. À semelhança de anos anteriores, também nesta edição o projecto assenta em duas componentes fundamentais: uma didáctica e outra dinâmica, ambas concebidas para cumprir os objectivos de sensibilização e envolvimento dos professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no esforço global da reciclagem e valorização dos REEE, tendo em conta a protecção do Ambiente. As recolhas dos REEE, entregues em cada escola, estão previamente calendarizadas, sendo que os estabelecimentos de ensino participantes estarão organizados em grupos. Os prémios para as escolas mais activas de cada grupo serão entregues em função do peso de REEE reunidos - em termos absolutos ou per capita - e haverá ainda um prémio nacional. No total, a Amb3E entregará novamente em Junho de 2011 cerca de 60.000 euros em material escolar às escolas com melhor desempenho na vertente dinâmica do projecto. Todas as informações sobre a 3ª edição do projecto Escola Electrão 2010/2011 estão disponíveis através do website (www.escolaelectrao.pt), do blogue (blogelectrao.blogspot.com) ou do perfil criado no Facebook.