ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL
revista técnico-profissional
o electricista
62
ABB, S.A.
UMC22-FBP DA ABB
{CONTROLADOR UNIVERSAL DE MOTORES}
Protecção e manobra de motor num só aparelho com protecção de 0,24-63 A. Ligação através de transformadores de intensidade para cabos com secção máx. 25 mm2. Funções de controlo de motor integradas: Arranque directo, arranque inversor, arranque estrela-triângulo, sinais de monitorização. Funções de diagnóstico: sobrecarga, perda de fase, classes de disparo 5, 10, 20, 30. Armazenamento de parâmetros e dados do motor. 6 entradas digitais e 3 saídas tipo relé. Interface independente de bus de campo para ligação de conectores FBP de bus de campo. Interface para painel de controlo externo ACS100-PAN. FLEXIBILIDADE E VERSATILIDADE NO CONTROLO, PROTECÇÃO E COMUNICAÇÃO DE MOTORES O relé UMC22 da ABB é um controlador versátil, dedicado à protecção, monitorização e controlo de motores. O UMC22 dispõe de funções de controlo configuráveis, passíveis de serem seleccionadas no menu de uma consola amovível, sem necessidade de introduzir códigos de instruções. Ao navegar neste menu linha a linha, o operador poderá seleccionar entre arranque directo, estrela-triângulo, inversor de marcha e Dahlander. Exemplificando só na função “actuador”, proporciona um controlo completo e uma excelente protecção para o motor a comandar. Três entradas estão preparadas para monitorizar o estado do motor, podendo as outras três entradas serem configuradas como entrada de defeito ou como sinal de controlo local. Pode integrar uma consola display, que permite a leitura de todos os parâmetros de operação. Para aumentar a sua capacidade de diálogo, permite uma fácil configuração e visualização de condições de funcionamento. É possível configurar um segundo valor de corrente de funcionamento, permitindo a monitorização de defeitos, em aplicações de motores a duas velocidades. O UMC22 existe numa única referência, que abrange os calibres de motores desde os 0.24A até 63A. Através da ligação de transformadores de intensidade externos (TIs), é possível proteger motores até aos 850A. Toda a informação, incluindo as descrições de defeitos, é visualizável de uma forma simples, não necessitando de um operador especializado. O UMC22 está apto para aplicações ATEX, através de montagem e parametrização específicas, pode ser aplicado no comando de máquinas em atmosferas potencialmente explosivas. Estes controladores proporcionam versatilidade, inteligência e facilidades de comunicação com qual-
quer sistema de controlo ou DCS, permitindo um controlo total de qualquer saída-motor, como requer uma indústria moderna.
PROTECÇÕES O UMC22 pode ser configurado em quatro classes de disparo por protecção de sobrecarga electrónica (5, 10, 20 e 30), assim como para protecção de falta de fase e rotor bloqueado. Permite ainda ligação directa a sondas de enrolamentos PTC, bem como conexão a toro de detecção de correntes de fuga à terra.
INTERFACE A nível de interface, possui seis entradas digitais e três saídas a relé que podem ser atribuidas a funções de controlo prédefinidas, tais como entrada de falta de resposta de marcha, controlo local, sinal de defeito. Estas funcionalidades proporcionam a gestão de mais sinais eliminando a necessidade de módulos de expansão, com uma considerável redução de custos da solução global.