DOSSIER
revista técnico-profissional
o electricista
74
Carlos Pinto (Adaptação) Schneider Electric Portugal
sistemas de video-vigilância
{COMO CONSEGUIR UMA BOA IMAGEM}
A finalidade subsequente de uma câmara é produzir um sinal de vídeo. Em primeiro lugar é necessário estabelecer o que é um sinal de vídeo aceitável e o que não é. Só depois de atingirmos este objectivo é que podemos julgar a imagem sobre outros padrões, tais como a qualidade desejada da escala cinzenta (Gray Scale), a resolução da câmara, etc.
Um sinal de vídeo pode ser visto num espaço como uma curva de tensão eléctrica que flutua em torno de um ponto médio. Basicamente estamos a tentar conseguir uma diferença de 1 Volt entre os extremos máximo e mínimo da curva, e se conseguirmos temos 1 Volt valor de pico a pico. Todas as câmaras de CCTV esforçam-se para produzir um sinal de vídeo de 1 volt valor de pico a pico. O 1 V p-p deve reflectir a diferença entre preto e branco.
Peak white
Video Information
Black level Cut off 0.3 v [A] Composite video waveform
Video Information ( 1 Volt )
[B] Ideal - 1 volt to peak The video signal
Se uma câmara estiver a produzir um sinal de vídeo de 1V p-p, então, pelo raciocínio acima, nós sabemos que um extremo (pico)
produzirá o preto no monitor e no outro extremo (pico) produzirá o branco. Entre os dois extremos serão mostradas diferentes escalas de cinzento (Gray Scale). Uma boa imagem terá um bom contraste entre o preto, o branco e as diferentes escalas do cinza – quanto mais próximo o sinal de vídeo for de 1V p-p mais exacta será a escala cinzenta. Finalmente, a resolução/definição é uma medida da capacidade da câmara/lente para resolver (recolher e reproduzir) o detalhe através de linhas finas (fine lines). Num gráfico de CCTV as linhas finas convergem para um ponto. Estas linhas convergem numa escala e a ideia é ver até que ponto na escala a câmara/lente pode evidenciar uma linha da outra. Daí os produtos de CCTV serem dados em valores de X - definição das linhas. Quanto mais elevado for o valor de X, melhor é a resolução da imagem. Em CCTV o valor aceitável para as imagens exige à lente da câmara (e ao monitor) resolver ao menos 350 / 400 linhas-imagem. Preferencialmente 500 / 600 linhas devem ser conseguidas mas estes valores requerem um equipamento de qualidade elevada e a instalação correcta.