TEMPER: aquecimento eléctrico climaster: princípios e comportamentos

Page 1

ARTIGO TÉCNICO-COMERCIAL

revista técnico-profissional

139

o electricista Temper Electric, S.A.

TEMPER

{AQUECIMENTO ELÉCTRICO CLIMASTAR: PRINCÍPIOS E COMPORTAMENTOS}

Os sistemas de aquecimento podem classificar-se em função do método de transmissão de calor ao aposento. Estes são a convecção e a radiação. Convecção: este sistema baseia-se no facto de que o ar quente se dilata, pesa menos e eleva-se. O ar frio volta a ser aquecido, criando assim ciclos de convecção. Este sistema de aquecimento estratifica o calor, aumentando a temperatura na parte superior do aposento, uma vez que o ar quente sobe até ao tecto.

Radiação: este sistema baseia-se no princípio da radiação solar, em que o sol aquece a terra por radiação térmica. Os primeiros sistemas de aquecimento rudimentares basearam-se neste método, utilizando o fogo. Este sistema gera diferenciais de temperatura entre o lado do aposento mais próximo do radiador e o mais distante. Consegue-se um calor intenso, no entanto, pouco confortável.

Outro componente importante do sistema de aquecimento é a capacidade de acumulção, ou inércia térmica. Para garantir o conforto num aposento, deve-se atingir o mais ráido possível a temperatura desejada e ao atingí-la, evitar oscilações bruscas. Essa “temperatura de cruzeiro” evita os esforços de recuperação e os picos de elevação de temperatura.

Os emissores térmicos modernos utilizam os dois sistemas descritos anteriormente. A Climastar combina na proporção ideal a transmissão de calor por radiação e convecção. Utilizando a convecção natural, aquece suavemente todo o ar do aposento, que juntamente com a radiação, permite desfrutar do máximo conforto uma vez que isto acontece de forma rápida e homogénea.

Exemplo: quando estamos num compartimento aquecido por um radiador ou convector cujo elemento emissor é metálico (alumínio, aço, etc.), ao desligar o termostato, notamos bruscas descidas de temperatura, devido ao facto do material ceder rapidamente a sua carga térmica.

Alguns convectores utilizam um ventilador para conseguir uma convecção forçada e poder direccionar o fluxo de ar. Isto origina correntes de ar pouco confortáveis.

O Cr System compactto beneficia de um inér-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
TEMPER: aquecimento eléctrico climaster: princípios e comportamentos by cie - Issuu