Demência Alcoólica (Síndrome de Korsakoff)

Page 1

Dossier sobre Perturbações Cognitivas e Envelhecimento | 39

'HP¬QFLD $OFRµOLFD (Síndrome de Korsakoff) Psicólogo clínico

Rui Ribeiro

“A Síndrome de Korsakoff é uma forma particular de lesão cerebral provocada pelo álcool e pode estar relacionada com a Demência Alcóolica.”

© freepik

A Demência Alcoólica é, como o próprio nome sugere, uma forma de Demência provocada pelo consumo excessivo de álcool. Afeta a memória, aprendizagem e outras funções mentais. O último grande inquérito nacional feito em 2016/2017 a 12 mil pessoas com idades entre os 15 e 74 anos, já mostrava que cerca de 2,8% da população apresentava padrões de consumo nocivo ou dependência. Se recuarmos a 2012, aumentou a frequência do binge (consumo de 5 ou mais bebidas alcoólicas num único dia ou momento) e houve um agravamento dos consumos de risco ou dependência. Acresce que este padrão global encobre evoluções negativas particularmente preocupantes, como as do grupo feminino e das faixas etárias mais velhas. A Síndrome de Korsakoff é uma forma particular de lesão cerebral provocada pelo álcool e pode estar relacionada com a Demência Alcóolica. É caracterizada por distúrbios cognitivos, incluindo perda de memória de curto prazo e de desorientação espáciotemporal. Esta ocorre quando há défice de

vitamina B1 (tiamina) e afeta principalmente pessoas que consumiram quantidades excessivas de álcool durante vários anos, e atinge mais frequentemente homens com idades entre 45 e 65 anos, embora possa afetar homens e mulheres de qualquer idade, podendo também afetar quem sofre de desnutrição severa. Os sintomas do Síndrome de Korsakoff são variáveis de pessoa para pessoa, mas a perda de memória é encontrada em todos os pacientes. Outros sintomas que podemos encontrar: » Dificuldades na aprendizagem de coisas novas; » Alterações de personalidade; » Fabulação (o paciente pode inventar factos e histórias para compensar a perda de memória); » Falsos reconhecimentos (o paciente está enganado sobre a identidade de algumas pessoas); » Problemas de equilíbrio e da marcha, tremores; » Apatia;

» Perturbação do humor (depressão, ansiedade, euforia); » Comportamentos repetitivos e discursos. Geralmente, as pessoas conservam as competências que aprenderam durante a vida, antes de terem desenvolvido a doença, como por exemplo a linguagem, e por isso normalmente conseguem cuidar-se com o suporte apropriado. O Síndrome de Korsakoff não pode ser curado e o dano cerebral é irreversível. Será impossível para a pessoa recuperar o seu estado anterior. O paciente deverá adotar uma alimentação saudável, abster-se de consumir álcool e tomar suplementos vitamínicos, incluindo vitamina B1. O apoio ao paciente deverá passar pela ajuda especializada de médico, nutricionista e psicólogo. Não sendo uma síndrome que apareça com frequência em contexto institucional, os técnicos devem estar atentos aos sintomas anteriormente descritos, e principalmente ao passado de consumo de álcool do paciente.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.