Sofia Lopes: “esta nova realidade veio mostrar que é urgente proteger e acompanhar os nossos idosos”

Page 1

42 | Entrevista

Sofia Lopes “esta nova realidade veio mostrar que é urgente proteger e acompanhar os nossos idosos” por Marta Caeiro

Há mais de 50 anos a servir refeições saudáveis e saborosas em Portugal, o ITAU (Instituto Técnico de Alimentação Humana) é hoje uma referência nacional no setor da alimentação coletiva. Com mais de 500 milhões de refeições servidas em escolas, empresas, hospitais, lares e estabelecimentos prisionais, esta é a empresa de alimentação coletiva que mais refeições serviu em Portugal. Sofia Lopes, diretora operacional do ITAU Norte, falou à revista Dignus sobre a importância da alimentação no setor social e da saúde e das necessidades específicas desta população. Contou-nos ainda como uma dieta mediterrânica pode influenciar o processo de um envelhecimento saudável. O ITAU, em parceria com outras entidades com as mesmas prioridades, está hoje preparado para apoiar, acompanhar e inovar todo o processo alimentar e nutricional dos mais idosos.

“O ITAU, Instituto Técnico de Alimentação Humana foi criado há mais de 50 anos por um visionário que acreditava na alimentação saudável (...)”

Dignus (D): Como é que nasce o ITAU e que respostas veio trazer ao mercado? Sofia Lopes (SL): O ITAU, Instituto Técnico de Alimentação Humana, foi criado há mais de 50 anos por um visionário que acreditava na alimentação saudável e que conseguiu arranjar um parceiro para a testar, uma unidade fabril de grande dimensão. E desde essa data já produzimos e servimos nos nossos clientes mais de 500 milhões de refeições, em escolas, empresas, hospitais, lares e estabelecimentos prisionais, tornando-nos na empresa de alimentação coletiva que mais refeições serviu em Portugal. E como pioneiros, ao longo dos anos temos tido o desafio, e a responsabilidade, de trilhar novos caminhos, trabalhando para um futuro mais sustentável. D: Que serviços são hoje prestados e onde é que são servidas as refeições produzidas pelo ITAU? SL: A partir de 2019 decidimos especializarnos nos segmentos da Saúde e do Social. Trabalhamos em conjunto com os nossos parceiros no desenvolvemos de soluções personalizadas e estamos capacitados para dar uma resposta diferenciada. Estamos presentes em unidades hospitalares, públi-

cas e privadas, clínicas, instituições sociais, misericórdias, residências seniores, entre outras. E é em estreita colaboração com os clientes que garantimos uma dieta equilibrada e saudável, com o propósito de minimizar o período de internamento, auxiliando na recuperação da saúde dos nossos utentes e proporcionando bem-estar aos residentes nas instituições sociais. D: Em 2019, o ITAU especializa-se nos segmentos da Saúde e Social. Qual a finalidade desta estratégia de reposicionamento no mercado? SL: O ano de 2019 representou um novo capítulo na vida do ITAU, que passou a dedicar-se exclusivamente a clientes dos segmentos Saúde e Social. Esta especialização permitiu criar uma dinâmica organizacional mais focada, investindo na inovação e diferenciação nestes segmentos com o objetivo de conseguir um serviço mais eficiente e personalizado junto dos clientes. D: Quais os principais fatores associados à má nutrição no idoso? SL: O envelhecimento é um processo complexo que se carateriza por um conjunto de alterações morfológicas, funcionais, psicoló-


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Sofia Lopes: “esta nova realidade veio mostrar que é urgente proteger e acompanhar os nossos idosos” by cie - Issuu