Mobilidade reduzida: o risco na hora do banho: Dicas para transformar o banho seguro, acessível e co

Page 1

52 | Informação Técnico-Comercial

Mobilidade reduzida: o risco na hora do banho Dicas para transformar o banho seguro, acessível e confortável

Stannah Tel.: +351 808 918 388 info@stannah.pt www.stannah.pt

O Stannah Especialista em mobilidade reduzida 150 anos de experiência

quarto de banho é, provavelmente, a divisão mais subvalorizada das nossas casas. Talvez por fazer parte da nossa rotina diária, acabamos por não lhe dar muita importância até que algo nos impeça de o usar em segurança. Ora, esta divisão da casa merece melhor atenção na senescência ou por motivos de doença e co morbilidades, comuns na população sénior. Fazer uso do quarto de banho passa, então, a tornar-se uma preocupação e até algo perigoso. Basta imaginar: o piso escorregadio; os azulejos molhados; as barreiras arquitetónicas; a força e equilíbrio que não a mesma de outrora e como tudo conjugado pode resultar em uma queda desastrosa. O próprio ato de tomar banho, outrora usufruído como um momento de prazer, passa a ser um motivo de grande preocupação e, muitas vezes, tonar-se num verdadeiro constrangimento. “Na análise do último relatório publicado pelo Observatório Nacional de Saúde, a grande maioria dos acidentes ocorre em casa (>65%), nas escadas e no quarto de banho, e o principal mecanismo da lesão foi a queda, apresentando uma frequência de 76% entre os 65-74 anos e de 90% no grupo etário com mais de 75 anos…” Muitas pessoas com mobilidade reduzida veem-se, então, obrigadas a pedir ajuda a um familiar para conseguir usar o quarto de banho em segurança, sujeitando-se à perda de privacidade; mas outras, mais reservadas, consideram esse recurso um ataque à sua dignidade e privacidade, preferindo sujeitar-se à possibilidade

de escorregar e sofrer incidência ou mesmo prevalência de quedas. Podemos julgar estas pessoas? Em boa consciência, nunca o faríamos; basta colocarmo-nos no lugar destas pessoas, por um momento que seja, e é fácil ver como também não gostaríamos de viver dependentes de alguém para uma atividade básica de vida diária, como tomar um banho.

Envelhecer em casa: um quarto de banho acessível, um banho seguro Felizmente, hoje em dia já existem muitas formas de combater a insegurança no quarto de banho e devolver a um idoso ou uma pessoa com mobilidade reduzida a autonomia, independência e sensação de segurança, para poder fazer uso pleno do quarto de banho, especialmente na hora da sua higiene. Por todo o quarto de banho existem pequenas, mas importantes, alterações que podem ser feitas, promovendo maior acessibilidade e segurança nesta divisão da casa. Destacamos algumas, das muitas que possam existir:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.