22 minute read

a aprendizagem ao longo da vida no Programa 60+ Vai nascer o primeiro hotel assistencial em Vila Nova de Famalicão

Vai nascer o primeiro hotel assistencial em Vila Nova de Famalicão

texto e fotos por André Manuel Mendes

Campus de Fiães Assisted Living Hotel é o nome do novo projeto que vai nascer em solo famalicense e que pretende dar uma resposta efetiva às necessidades da população sénior, não só da região, mas também de todo o país.

Este é um projeto alavancado por Susana Dias, fundadora e CEO da OldCare Famalicão e Tiago Lima, Mestre em Engenharia Mecânica com 10 anos de experiência no setor da construção. A visão de ambos potenciou a idealização de um projeto que conjugasse as aptidões e know-how dos dois profissionais na construção de uma infraestrutura que vem responder a uma necessidade premente.

A sessão de apresentação realizou-se no dia 13 de dezembro de 2018 na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e contou com a presença do Presidente da Câmara do município, Paulo Cunha.

Um novo projeto a pensar nos cuidadores e seniores Susana Dias iniciou a apresentação a reforçar que existem atualmente em Portugal 800 mil Cuidadores Informais e que cerca de 8% da população cuida dos seus familiares e não recebem nada em troca. “Nesse sentido, e dada a minha intervenção e experiência no terreno enquanto diretora clínica da OldCare, uma clínica de cuidados domiciliários sediada em Vila Nova de Famalicão, pudemos constatar algumas necessidades, nomeadamente no apoio a Cuidadores Informais, apoio esse que diz respeito nomeadamente ao descanso do cuidador”, explicou Susana Dias.

“Com a esperança média de vida a aumentar e as respostas sociais a serem cada vez mais escassas”, surgiu a necessidade de um criar um projeto a pensar nas necessidades dos cuidadores informais e proporcionar a estes uma possibilidade de descanso enquanto, simultaneamente, os seus familiares recebem assistência médica e cuidados de saúde multidisciplinar adaptados às suas necessidades e diferentes doenças. Por outro lado, disse a CEO da OldCare Famalicão, “há pessoas ativas e autónomas que recusam o conceito de lar de idosos, não querem institucionalização das tradicionais respostas sociais”.

Surge assim o projeto do Campus de Fiães Assisted Living Hotel, um empreendimento hoteleiro cujo valor de investimento será de 3 milhões de euros (financiado pelo Programa 2020), e que será erigido na freguesia de Gondifelos. Será constituído por um edifício principal onde estará localizada uma unidade de internamento destinada a estadias temporárias, local onde será possível, ao longo da estadia, a realização de programas de avaliação e de reabilitação. Contará ainda ao longo da zona circundante verde com 10 casas modulares autónomas para pessoas que queiram usufruir de uma melhor qualidade de vida, sendo acompanhados em permanência por médicos e equipas de enfermagem.

“O objetivo passa por nos constituirmos como uma referência na área da hotelaria de assistência médica, querendo sempre contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que acolhemos”, explicou Susana Dias.

Valências diferenciadoras para a região e para o país Tiago Lima explicou que idealizaram desde o início a construção deste espaço num local deslocado dos grandes centros, onde os utentes tivessem a oportunidade de aproveitar o silêncio, o descanso e a natureza.

Este hotel será criado numa área de aproximadamente 3000 m 2 e será composto por 40 suites duplas, 2 suites “Premium” e 10 casas modulares individuais de tipologia T1 (60 m 2 ). Este é um projeto que possibilitará desde o início a criação de 30 postos de trabalho, número que irá crescer ao longo do tempo.

“Toda a conceção deste projeto é assente em conceitos sustentáveis, com grande foco nos espaços verdes, com muitas árvores. Estamos a trabalhar com o arquiteto e com as equipas das engenharias para otimizar o consumo energético dos edifícios, de modo a que os consumos sejam complementados com sistemas fotovoltaicos. O edifício foi otimizado para maximizar o aproveitamento de luz natural, a orientação dos quartos e o facto de o edifício ser 60% envidraçado permite maximizar este ponto”, explicou Tiago Lima. Os serviços do Campus de Fiães Assisted Living Hotel incluem ainda: » Serviço hoteleiro completo, com possibilidade de room service; » TV e acesso gratuito à Internet; » Ginásio e piscina; » Restaurante e bar; » Capela; » Biblioteca; » Atividades lúdicas.

Os utentes poderão contar com: » Serviços de apoio médico e de enfermagem 24 horas por dia; » Cuidados assistidos de higiene, imagem e conforto pessoal; » Programa de animação sociocultural; » Programas de reabilitação específicos; » Programas de exercício para manutenção do estado de saúde.

“Estamos neste momento a finalizar os projetos de arquitetura e especialidades de modo a entregar às entidades oficiais, por forma a submetermos a candidatura ao Portugal 2020. De seguida está previsto o início da fase de construção em meados do ano 2020. Após esse processo, que se estima que demore sensivelmente dois anos, iremos proceder à inauguração, estando prevista para finais de 2022 ou inícios de 2023”, concluiu Tiago Lima.

Uma aposta para o desenvolvimento da região Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, agradeceu a iniciativa destes empreendedores, mas também o facto de a partilharem com a região. “Gostaria de deixar patente o quanto apreciamos o projeto em si, sublinhando a preocupação ambiental que está presente. Esta dimensão da sustentabilidade é algo que deve estar no nosso dia a dia e está aqui bem presente, não só no enquadramento mas também dos materiais que vão ser usados”, sublinhou, acrescentando que este é um “verdadeiro exemplo de que é possível ser inovador, ser vanguardista, ter respostas com muita qualidade, e simultaneamente proteger o ambiente e o equilíbrio intergeracional”. O edil famalicense afirmou que esta é uma resposta que não é local, mas que está em Famalicão. “Isto significa que as pessoas que vão frequentar no futuro este complexo virão de muitas localidades e, como tal, este é mais um fator de atratividade para o concelho”, disse, sublinhando que esta será “uma referência não só para a freguesia de Gondifelos e para o concelho, mas sim para toda a região e para o país, tal é a atratividade do mesmo”.

Segundo o autarca, o Campus de Fiães Assisted Living Hotel vem colmatar uma necessidade de mercado que realmente existe porque a maior parte das respostas existentes são respostas de institucionalização clássica, os chamados lares residenciais que são a solução comum para o universo de pessoas. “É uma resposta para as necessidades, que tem uma retaguarda assistencialista, médica, de segurança e conforto que na fase final da vida das pessoas é muito necessária”, concluiu.

GeriCarePro quer revolucionar gestão de unidades geriátricas GeriCarePro Tlm: +351 910 119 966 geral@gericarepro.com · www.gericarepro.com

O GeriCarePro é uma aplicação web de gestão de unidades geriátricas, paliativas e continuadas, nomeadamente para gestão clínica e operacional. Esta aplicação possibilita a gestão de todos os parâmetros relacionados com processos das rotinas diárias como registo na plataforma dos utentes, controlo das tarefas, avaliações, ocorrências, entre outros.

De acordo com Nuno Ribeiro, CEO da empresa criadora do GeriCarePro, “em Portugal há uma grande diversidade de gestão, logística, operacionalidade das unidades, não é como em diversos países europeus onde as instituições se regem por determinadas guidelines, ou seja, há uma uniformidade de processos”. Por forma a dar uma resposta a esta realidade, foi criada uma plataforma permite um melhoramento da operacionalização das unidades, e que tem como principal foco a agilização dos processos e uma poupança efetiva de custos para a entidade.

Oldcare reforça apoio aos utentes com novos serviços Oldcare Famalicão Tel.: +351 919 394 371 famalicao@oldcare.pt · www.oldcarefamalicao.pt

No desenvolvimento dos serviços e dos Cuidados Domiciliários a OldCare sentiu a necessidade de chegar a mais pessoas, com serviços menos interventivos, com um custo mais baixo e que acompanhem a pessoa ao longo do ciclo do envelhecimento. Desenvolveram serviços com intervenções de 30 minutos para cuidados de higiene, conforto, vigilância, e apoio na toma do medicamento. Estes serviços diários de segunda a sexta iniciam-se nos 170 euros mensais.

Paralelamente contam atualmente com um serviço de Piquete de Apoio Domiciliário que se aplica a clientes da Oldcare que necessitem de intervenções não programadas, estando disponível 24 horas por dia. Assim, com um custo muito baixo, ou por vezes inexistente, a Oldcare alargou a sua intervenção ao máximo.

A oferta de serviços de assistência remota e teleassistência 24 horas foi também reforçada, proporcionando apoio e segurança. A Oldcare melhorou ainda a sua oferta de terapias de estimulação cognitiva e treino de marcha e mobilidade no domicílio, com planos desde 30 euros por mês.

Centro de investigação de demências nasce em Riba de Ave

Esta estrutura de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave terá também uma unidade de dia e apoio domiciliário para possibilitar todos os tratamentos especializados ao nível da alimentação, higiene pessoal, atividade diária e cuidados clínicos aos seus utentes que sofram de demência. As instalações do CIDIFAD terão ainda outras especialidades na área da investigação, apoio administrativo, formação e diagnóstico. A área total de construção é de cerca 14 000 metros quadrados, distribuídos pelos diversos espaços.

O CIDIFAD conta com a parceria do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tendo como base um elevado investimento na área da investigação, e da formação de profissionais e de Cuidadores Informais. Privilegia-se o apoio aos familiares.

Fundação S. João de Deus lança 12 jogos de estimulação cognitiva Fundação S. João de Deus Tel.: +351 217 983 400 sede@fsjd.pt · www.fsjd.pt

Com um investimento de cerca de 15 milhões de euros, o projeto do Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento de Demências (CIDIFAD), desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, teve início em janeiro de 2018 e pretende melhorar a qualidade da investigação nos diferentes processos e fases demenciais, proporcionando acolhimento, acompanhamento, assistência médica e cuidados especializados às pessoas com demência.

As instalações do CIDIFAD estão inseridas numa área de 43 500 metros quadrados, com 80 quartos individuais para as unidades de internamento e 12 quartos direcionados para estadias de curta duração a pessoas com demência. Permitem o descanso dos cuidadores e dos familiares. Existirá ainda uma ala com 8 quartos destinados aos familiares de pessoas com demência em situação de internamento, por um período de curta duração.

A Fundação S. João de Deus criou e editou 12 jogos de estimulação cognitiva, com o apoio da Fundação EDP Solidária e do BPI Seniores, no âmbito do projeto Academia da Memória, um programa de estimulação cognitiva para pessoas adultas e mais velhas, que tem como missão implementar a estimulação cognitiva como um hábito de vida saudável. Os jogos têm um design mais criativo e mais adaptado à população sénior do que aqueles que se encontram no mercado. Foram pensados para as pessoas mais velhas, podendo e devendo ser, igualmente, utilizados pelos mais novos.

A construção dos jogos contou com o apoio técnico multidisciplinar de profissionais (uma socióloga, uma psicóloga, uma gerontóloga e um designer) que nele colocaram o seu profissionalismo e dedicação para que quem os utilize possa usufruir de um jogo simples e estimulante e adaptado ao treino

e estímulo de diversas funções cognitivas (desde a atenção, concentração, memória à linguagem, raciocínio e abstração), podendo ser utilizado individualmente ou em grupo, em família, por instituições sociais e consultórios. O valor angariado com a venda dos jogos reverte na totalidade para apoiar o Hospital S. João de Deus, em Montemor-o-Novo, na aquisição de cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros equipamentos de saúde. O valor de cada jogo é 11,90€ + portes de envio e podem ser visualizados e adquiridos através da plataforma Compra Solidária: https:// comprasolidaria.pt/fsjd ou através da Fundação S. João de Deus, por telefone 217 983 400 ou e-mail lisboa@fsjd.pt.

Lançada app para profissionais de saúde da área respiratória

Já está disponível gratuitamente, para Android e iOS, a nova aplicação PNEUMO365, dirigida a profissionais de saúde da área respiratória. Trata-se de um agregador informativo multiplataforma, acessível via smartphone, tablet, PC e smartwatch, atualizado diariamente com as principais notícias, vídeos e eventos de Pneumologia.

Seguindo uma lógica de navegação simples e intuitiva, o projeto digital apresenta quatro secções informativas distintas. No calendário de congressos, os utilizadores podem consultar os principais eventos na área respiratória, quer a nível nacional, quer internacional, contendo todas as informações relativas ao programa, deadlines importantes, inscrições e localização. É possível adicionar o evento diretamente ao calendário do dispositivo, guardar nos favoritos da app ou mesmo sugerir um evento para ser acrescentado nesta secção.

Para além disso, a PNEUMO365 agrega diariamente um conjunto de notícias e vídeos sobre Medicina Respiratória, selecionados de fontes internacionais credíveis, que são publicados, respetivamente, nos separadores de Notícias e Vídeos, incluindo as opções de classificar os conteúdos, guardar nos favoritos ou partilhar. Por fim, a área reservada da aplicação, apenas acessível a profissionais de saúde registados, disponibiliza dossiers especiais com conteúdos dedicados a eventos da área, notícias e vídeos corporativos do promotor, entre outros materiais úteis para os profissionais dedicados à Medicina Respiratória.

Federação Internacional da Diabetes tem representação portuguesa

partilhar e refletir sobre as práticas vigentes. Serão também objetivos destes Congresso promover e divulgar: o conhecimento prático e científico na área dos Cuidados Continuados; os estudos e intervenções comunitárias interdisciplinares e transdisciplinares em Cuidados Continuados; a cooperação intersetorial; o debate de temas atuais e pertinentes sobre a RNCCI; a educação para a cidadania; as investigações e práticas de excelência na área dos Cuidados Continuados. A revista Dignus é media partner oficial do Congresso Internacional em Cuidados Continuados.

Portugal regista mais de 600 novos casos de diabetes por 100 mil habitantes

O Presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), José Manuel Boavida foi eleito como membro do Board of Directors da International Diabetes Federation Europe (IDF). João Nabais, assessor da direção da APDP, ocupa agora o cargo de Vice-Presidente da mesma instituição internacional. Estas nomeações decorreram durante o congresso instenacional da IDF entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Coreia do Sul. A IDF é a maior instituição a nível mundial que junta pessoas com diabetes e profissionais de saúde, com o intuito de promover os cuidados, prevenção e cura da diabetes, colaborando de perto com organizações como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Congresso Internacional em Cuidados Continuados em Vila Nova de Gaia

O Auditório Paroquial de Mafamude, em Gaia, será o palco do Congresso Internacional em Cuidados Continuados, uma iniciativa que se realizará nos dias 7 e 8 de maio de 2020.

Este congresso pretende congregar vários especialistas, nacionais e internacionais, desta área do conhecimento, para discutir,

De acordo com um comunicado do Observatório Nacional da Diabetes (OND) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), nos últimos três anos verificou-se ainda um número muito elevado de novos casos de diabetes diagnosticados anualmente em Portugal.

O OND estima que existam atualmente entre 605 a 618 novos casos de diabetes por cada 100 000 habitantes, verificando-se assim uma tendência para a estabilização da incidência da diabetes em Portugal desde 2008. Em 2018 a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,6%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem esta patologia.

O OND concluiu também que em 2017 a diabetes causou a perda mais de 8 anos de vida por cada óbito provocado por esta doença na população com idade inferior a 70 anos. No entanto, nos últimos três anos verificou-se uma diminuição significativa do número de anos potenciais de vida perdidos por Diabetes Mellitus em Portugal (-15%).

Além do impacto crescente no número de casos, a diabetes assume também um papel significativo nas causas de morte, tendo estado na origem de 3,8% das mortes ocorridas em 2017.

GeriCarePro distinguido a nível nacional e internacional GeriCarePro Tlm: +351 910 119 966 geral@gericarepro.com · www.gericarepro.com

A aplicação web de gestão de unidades geriátricas GeriCarePro foi distinguida com o prémio internacional Headstart para a região InnoStars atribuído pelo EIT Health, e também com uma Menção Honrosa nos Prémios de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro pela CCDR Centro.

O prémio internacional Headstart para a região InnoStars foi atribuído pelo consórcio EIT Health e permitiu à empresa fazer a sua transição para o mercado em meados de setembro, investindo em marketing e programação. A Menção Honrosa foi atribuída durante o 7.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, organizado pelo consórcio Ageing@Coimbra no Convento de São Francisco, Coimbra, e teve como objetivo distinguir entidades que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro.

Equitação terapêutica em Matosinhos ajuda idosos sobreviventes de cancro

Em Matosinhos existe um projeto de equitação terapêutica que ajuda idosos sobreviventes ao cancro, na maioria mulheres, a ter uma vida melhor e a realizar sonhos, trabalhando os aspetos físicos e emocionais.

Este projeto é da responsabilidade da Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos (AEPM) que aceitou o desafio Associação de Apoio a Pessoas com Cancro (AAPC) para criar uma iniciativa direcionada para sobreviventes de doenças oncológicas.

De acordo com Joana Pereira, Presidente da AEPM, em declarações à Agência Lusa, a utilização de cavalos para fins terapêuticos, ou mesmo em atividades lúdicas e pedagógicas, é muito útil. Estas terapias “decorrem uma vez por semana”, com a “participação de oito utentes de cada vez”, no picadeiro do Lar do Comércio, em Matosinhos, podendo “durar cerca de duas horas”, acrescentou. Nestas trabalham-se várias competências, mas principalmente a emocional, a relação que se estabelece com o animal.

Oldcare lança produtos de marca própria e loja online Oldcare Famalicão Tel.: +351 919 394 371 famalicao@oldcare.pt · www.oldcarefamalicao.pt

Premium Cataract Surgery 2020 abordará tratamento das cataratas

A conferência Premium Cataract Surgery está agendada para o dia 18 de fevereiro de 2020 na Universidade do Minho, e nesta edição irá abordar as técnicas cirúrgicas no tratamento das cataratas e novidades no procedimento. Este evento, destinado a oftalmologistas de Portugal e Espanha com experiência no tratamento de cataratas, irá debater ainda o futuro na cirurgia às cataratas e os princípios fundamentais das técnicas usadas, utilizando ainda casos clínicos com complicações experienciadas no contexto de cirurgia.

O programa completo pode ser consultado na página de Internet da Universidade do Minho.

A área dos dispositivos médicos e produtos ortopédicos tem revelado um especial crescimento e, como tal, a Oldcare sentiu a necessidade de especificar cada vez mais a sua oferta e alargar a diversidade. Para isso lançaram a marca OldCare Medical, direcionada aos Centros Ortopédicos, bem como a loja online em oldcaremedical.com.

Nos produtos de apoio, a marca tem feito um esforço para baixar os custos aos clientes, e para tal lançou produtos com a marca OldCare, com especial destaque para a linha de gel de banho e creme hidratante. A Oldcare dá grande destaque aos consumíveis de higiene e incontinência, onde a experiência da empresa em cuidados no domicílio permite aconselhar os melhores produtos, as melhores absorções, sendo assim possível uma economia nos custos mensais.

Destaque merece igualmente a gama de calçado ortopédico, calçado feito por medida e flebologia. No que respeita ainda a produtos de ortopedia técnica e ortóteses, a Oldcare introduziu uma novidade, o aluguer de ortóteses.

Para melhor cuidar, a prevenção é fundamental, e por isso esta aposta da Olcare em equipamentos e produtos de apoio é tão fundamental.

Coimbra acolhe congresso de Comunicação e Marketing em Cuidados Paliativos Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos Tel.: +351 225 097 300 geral@apcp.com.pt · www.apcp.com.pt

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra recebe nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2020 o I Congresso Internacional de Comunicação e Marketing em Cuidados Paliativos, uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Este Congresso Internacional, de abordagem multidisciplinar de áreas científicas diversas, convida ao debate sobre a comunicação e o marketing em torno dos Cuidados Paliativos. Pretendendo ser um espaço público de discussão sobre o tema, este Congresso tem como desígnio principal partilhar as mensagens de construção do melhor caminho para que os Cuidados Paliativos cheguem efetivamente a quem deles necessita, mas cheguem de uma forma esclarecida.

Fundação São João de Deus Sandra Silva

ADIVIHE O que é, o que é? O país que serve para comer? Se souber geografia, é capaz de saber...

Resposta

ESCREVA Escreva 5 nomes de animais de que se lembre, começados pela letra M, em 1 minuto.

Resposta

ATRIBUA O Gil, o André, a Júlia e a Leonor têm cada um o seu animal de estimação. Um tem um canário, outro um cão, outro um gato e outro um periquito. O Gil tem um canário. A Júlia e a Leonor não têm um cão. A Leonor não tem um gato. Que animal tem cada pessoa?

Resposta

COMPLETE Complete a sequência:

3 romãs – 10 romãs – 17 romãs – 24 romãs – 31 romãs – _______ romãs

ENCONTRE Encontre a letra P nas linhas pares e a letra R nas linhas ímpares

S A F T P O V N M L M N O E R D F G R J Z O P Q L D O S M L Z I l O

J L E J D M A Q X C L F E R M S O I F D J L N B A I K N S D I R I T E I

GR J M O A S D L C Z B U R K J B T P L M A S J O L T U I T L M O A Z

Q P L T G R P C V B Z N T U A E U B R I B N E I O T J L D R I H J O M

L O Q E R G L N C P S R N V C P A E Z Q U J L X Z L P I L T I L F I E R

N Q Z O L J F R T B M P C V R A L P E T O S D F C V O R O I Q I R A S

FORME Forme, pelo menos, 15 palavras com as letras que se seguem:

O D R F E A L B

38,16 € PVP: 42,40 € Poupa: 4,24 € Preço BOOKI:

Autores: Robert L. Kane, Joseph G. Ouslander,

Itamar B. Abrass, Barbara Resnick

Editora: MCGraw-Hill

Número de páginas: 544

Ano de edição: 2014

ISBN: 9788580554427

Idioma: Português (do Brasil)

18,13 € PVP: 20,14 € Poupa: 2,01 € Preço BOOKI:

Autores: Francisco Neto

Editora: Artmed

Ano de edição: 2008

Número de páginas: 268

ISBN: 9788536316918

Idioma: Português (do Brasil)

69,64 € PVP: 77,38 € Poupa: 7,74 € Preço BOOKI:

Autores: ie A. Williams e outros

Editora: MCGraw-Hill

Ano de edição: 2015

Número de páginas: 608

Fundamentos de Geriatria Clínica - 7.ª edição

Fundamentos de Geriatria Clínica (7.ª edição) é um manual prático e envolvente dos temas centrais da medicina geriátrica, escrito para auxiliar os médicos a atuarem de forma mais eficaz no atendimento de idosos. Para isso, a obra contempla aspetos básicos e aplicados de Geriatria e Gerontologia, com informações sobre diagnóstico e gestão de doenças crónicas, diagnóstico diferencial e gestão de delirium e demência, depressão, incontinência urinária, quedas e imobilidade. São também apresentadas estratégias gerais de gestão de distúrbios cardiovasculares, diminuição da vitalidade e comprometimento sensorial, além de informações sobre prevenção, terapias farmacológicas, serviços de saúde, cuidados em clínicas geriátricas, questões éticas e cuidados paliativos. Índice: O paciente idoso e a avaliação geriátrica; Diagnóstico diferencial e gestão; Estratégias gerais de gestão.

Manual de Avaliação Motora para Terceira Idade

O manual de avaliação motora para a terceira idade oferece uma descrição clara e concisa das diferentes áreas da motricidade humana. O livro utiliza a escala motora para a terceira idade - EMTI, método reconhecidamente testado que auxilia na identificação de alterações neurológicas, comportamentais, físicas e motoras. Índice: A aptidão motora e o idoso; Neurociência e neuropsiquiatria do processamento motor do idoso - compreensão do envelhecimento normal e patológico na terceira idade; Aspetos psicológicos e neuropsicológicos do idoso; Atividade física, envelhecimento e avaliação; Avaliação funcional do idoso portador de doença neurológica; Exercício físico e envelhecimento; Escala motora para terceira idade; Produção científica com a escala motora para terceira idade; Propostas de atividades de intervenção e reeducação motora para idosos; A influência de um programa de intervenção psicomotora na aptidão motora.

CURRENT: Geriatria - 2.ª edição

Fonte confiável e repleta de informações sobre as condições relacionadas à saúde da população idosa, CURRENT: Geriatria - diagnóstico e tratamento, fornece conteúdo estruturado relativo aos estados funcional e cognitivo, bem como ao prognóstico, de modo a orientar o diagnóstico e o tratamento de condições clínicas em idosos. Desta forma, este livro traz importantes conteúdos sobre saúde cardiovascular, cancro, distúrbios endódrinos, problemas cutâneos, doenças respiratórias e distúrbios renais, delirium, comprometimento cognitivo, demência, quedas e distúrbios da mobilidade, doença de Parkinson, distúrbios do sono e artrite, entre outras importantes informações relacionadas com esta população. Além disso, inclui informações sobre promoção de saúde, questões éticas, tomada de decisão informada e cuidados paliativos. Índice: Princípios dos cuidados geriátricos; Ambientes de cuidados; Condições comuns em Geriatria; Situações clínicas comuns em Geriatria; Ampliando a prática clínica.

This story is from: