Nota do Editor | 3
O Esquiço virou Obra!
ESTATUTO EDITORIAL TÍTULO “DIGNUS – Revista Técnica de Geriatria e Gerontologia”
OBJETO Informação e tecnologias direcionadas a todos os interlocutores na área da Geriatria e Gerontologia, sejam eles os cuidadores, idosos,
Júlio Almeida Diretor Executivo e Editor
Nota: Texto escrito de acordo com a antiga ortografia
Passado sensivelmente um ano, eis que surge a revista Dignus, a primeira revista técnica na área da Geriatria e Gerontologia. Pretendemos com esta publicação preencher algumas lacunas e mitos que existem em torno do envelhecimento saudável e activo, dando voz aos Cuidadores Formais e Informais, assim como a um conjunto alargado de especialidades médicas, que interagem com esta realidade. A Dignus é um projecto inclusivo, 360º graus, transversal desde os cuidadores até ao idoso e vice-versa. Para nós CIE – COMUNICAÇÃO E IMPRENSA ESPECIALIZADA, Lda., trata-se de um projecto fora da caixa, completamente arrojado, que nos obrigou a alargar os nossos horizontes e capacidade critica. Deixo um desafio às empresas e instituições que diariamente lidam com a questão do envelhecimento, para que participem de forma activa e crítica na Dignus. Não posso deixar de agradecer à minha equipa, que desde o primeiro momento aceitou este desafio, como sendo seu, acrescentando uma experiência, know-how e capacidade crítica que muito engrandeceu a Dignus! Ao conselho editorial e a todos os colaboradores da primeira edição, a minha gratidão eterna, sem eles o projecto não ganhava forma. Last but not the least, um agradecimento sentido à Directora da revista Dignus, Dra. Cláudia Costa Guedes, que desde o primeiro momento me ouviu e abraçou sem restrições o projecto. Certos de que deixamos uma pegada positiva em torno do envelhecimento, espero por todos vós na próxima edição!
pessoal médico, técnicos, psicólogos, instituições e empresas.
OBJETIVO Difundir informação, tecnologias, produtos e serviços para a valorização pessoal e profissional de todos os afetos às áreas em questão.
ENQUADRAMENTO FORMAL A revista “DIGNUS – Revista Técnica de Geriatria e Gerontologia” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.
CARATERIZAÇÃO Publicação periódica especializada.
ESTRUTURA REDATORIAL Diretor – Profissional com experiência na área da formação. Coordenador Editorial – Formação académica em ramo da geriatria afim ao objeto da revista. Colaboradores - Profissionais e técnicos que exerçam a sua atividade no âmbito do objeto editorial, instituições de formação e organismos profissionais.
SELEÇÃO DE CONTEÚDOS A seleção de conteúdos tecnológicos é da exclusiva responsabilidade do Diretor. O noticiário técnico-informativo é proposto pelo Coordenador Editorial. A revista poderá publicar peças noticiosas com caráter publicitário nas seguintes condições: »
Com o título de Publi-Reportagem;
»
Formato de notícia com a aposição no texto do termo Publicidade.
ORGANIZAÇÃO EDITORIAL Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura de base da organização editorial da revista compreende: »
Sumário
»
Legislação
»
Editorial
»
Casos de estudo
»
Nutrição
»
Mercado
»
Espaço Opinião
»
Informação
»
Educação Física e Desporto – Ser idoso não significa ser
Técnico-Comercial »
Espaço Dignus – Espaço do leitor
sedentário. »
»
Consultório Técnico
»
Turismo Sénior e Lazer
»
Bem-estar
»
Bibliografia
»
Espaço ERPIS
»
Calendário de eventos
»
Notícias
»
Reportagens
»
Passatempos
»
Entrevistas
»
Publicidade
»
Dossiers temáticos
Figuras e instituições em destaque
e formação
ESPAÇO PUBLICITÁRIO A Publicidade organiza-se por espaços de páginas e frações, encartes e Publi-Reportagens. A Tabela de Publicidade é válida para o espaço económico europeu. A percentagem de Espaço Publicitário não poderá exceder 1/3 da paginação. A direção da revista poderá recusar Publicidade cuja mensagem não se coadune com o seu objeto editorial. Não será aceite Publicidade que não esteja em conformidade com a lei geral do exercício da atividade. PROTOCOLOS Os acordos protocolares com estruturas profissionais, empresariais e sindicais, visam exclusivamente o aprofundamento de conteúdos e © pixeles
MENS SANA IN CORPORE SANO MENTE SÃ EM CORPO SÃO
de divulgação da revista junto dos seus associados.