R. STAHL Tel.: +351 214 145 315 Fax: +351 214 145 317 stahl@stahl.pt www.stahl.pt
O “Mellum” é um dos maiores intervenientes na proteção das águas do Mar do Norte. A bandeira da Autoridade de Transporte Marítimo, Wilhelmshaven, é uma das pedras angulares do sistema de vigilância aérea e marítima. Qualquer poluição marítima é inicialmente localizada pelo turbogerador Dornier que transfere os dados relevantes para o “Mellum”. As medições de controlo de proteção e poluição devem ser ativadas de imediato. Para isso, os IT, as soluções de rede e operação para os sistemas técnicos a bordo estão constantemente a ser atualizados. A mais recente modernização incluiu a instalação de um painel de PC resistente à explosão para funções HMI abaixo do convés.
UREËWLFD
LQIRUPDÁ¿R WÂFQLFR FRPHUFLDO
Operação Executada Inovadora tecnologia HMI a bordo do navio polivalente “Mellum” porém, trará a implementação de uma rede de fibra ótica num novo e moderno processo de controlo no sistema de controlo e comunicação via Ethernet.
SISTEMAS HMI PARA OPERAÇÕES A BORDO O ambiente de aplicação da sala de máquinas foi um verdadeiro desafio para o sistema HMI. Era necessário um sistema independente e à prova de explosão que também permita resistir às condições ambientais particulares no mar. O painel flexível para PCs da série Open HMI da R. STAHL está agora a ser utilizado como novos sistemas de monitorização e funcionamento do navio. Graças às suas interfaces apropriadas e opções de ligação, esta série suporta a tensão tal como o futuro da solução de comunicação. Estes dispositivos permitem um desempenho mais confortável na tecnologia de automação. Por exemplo, se um chefe de máquinas deteta abaixo do convés que os sensores na sala de máquinas têm de ser reajustados, com a nova interface do operador isto pode agora ser feito diretamente, considerando antes que alguém tenha de ir fisicamente à porta de ligação.
Figura 1. WSA – Wilhelmshaven/Hellwig.
O “Mellum” é um navio polivalente que está totalmente equipado para uma grande variedade de tarefas que tem de realizar. Apesar de nem a tubagem de incêndio nem a haste quebra gelos serem utilizados de forma frequente, outros equipamentos são utilizados diariamente. Isto inclui a rede e a tecnologia de operação, a qual é modernizada de forma constante e abrangente ao longo dos 25 anos do navio. Para a implementação de um novo conceito HMI foi dada especial atenção ao facto
do novo sistema não cumprir apenas as exigências atuais, mas que os reequipamentos que já foram planeados também já foram tidos em consideração. Devia ser possível, por exemplo, a implementação de uma solução futura para a transferência de dados sem muito esforço adicional. Atualmente, a informação operacional para a sala do motor é transmitida através de uma interface serial e é exibida com base no sistema Windows através de uma ferramenta Hyper Terminal. O futuro,
Figura 2. O HMI resistente à explosão na sala de máquinas (no meio) suporta a rede de comunicação de dados e contribui para uma operação de fácil aplicação. Fonte: Sistema HMI da R. STAHL.