igus apresenta na EMAF a nova gama de produtos dry-tech para aplicaçþes com movimento
igusŽ, Lda. Tel.: +351 226 109 000 ¡ Fax: +351 228 328 321 info@igus.pt ¡ www.igus.pt
LQIRUPDà ¿R WÂFQLFR FRPHUFLDO
A igus irå apresentar 114 novidades na EMAF 2014, o resultado de um trabalho intensivo de investigação e desenvolvimento.
UREËWLFD
Figura 1. A igus irĂĄ apresentar na EMAF 2014 o primeiro tribo-ďŹ lamento para impressoras 3D a nĂvel mundial, que foi concebido especialmente para aplicaçþes em movimento. Comparado com os materiais tradicionais para ďŹ lamentos de impressĂŁo 3D, este material ĂŠ 50 vezes mais resistente ao desgaste (Fonte: igus).
O especialista em tribopolĂmeros apresentarĂĄ uma vasta gama de novos produtos e materiais auto-lubriďŹ cados, incluindo o primeiro tribo ďŹ lamento para impressoras 3D. A igus apresentarĂĄ o primeiro ďŹ lamento para impressoras 3D a nĂvel mundial, um material com as mesmas caraterĂsticas dos casquilhos autolubriďŹ cados iglidur. Comparado com os materiais tradicionais para ďŹ lamentos de impressĂŁo 3D, este material ĂŠ 50 vezes mais resistente ao desgaste. Desta maneira podem ser impressos e montados os protĂłtipos ou peças especiais com a qualidade da igus jĂĄ comprovada. O ďŹ lamento estarĂĄ disponĂvel com uma espessura de 1,75 milĂmetros, a mais convencional. A nova pelĂcula auto-lubriďŹ cada com 0,5 milĂmetros de espessura
em iglidur A160 representa uma nova e invulgar forma dos materiais iglidur. Ela pode ser colada de muitas maneiras e proporciona, assim, uma grande liberdade para a construção de superfĂcies de deslizamento tribologicamente otimizadas. A pelĂcula ĂŠ caraterizada por um baixo preço e uma elevada resistĂŞncia ao desgaste estando, alĂŠm disso, em conformidade com a Norma FDA. Os produtos iglidur semi-acabados, disponĂveis sob a forma de varĂŁo, duplicaram a sua gama de materiais para serem utilizados nas mais diversas aplicaçþes. Desde a sua utilização em produtos alimentares atĂŠ aplicaçþes subaquĂĄticas, encontrarĂĄ o material certo para praticamente todas as aplicaçþes. Mas tambĂŠm hĂĄ o novo material iglidur W360 para os casquilhos, desenvolvido para ter uma elevada duração de vida em funcionamento permanente. Uma elevada resistĂŞncia ao desgaste, baixa absorção de humidade e resistĂŞncia Ă temperatura em combinação com uma Ăłtima relação de qualidade/preço tornam este material num verdadeiro “todo-o-terrenoâ€? para uma utilização em funcionamento constante.
GAMA COMPLETA DE PRODUTOS COMPLETAMENTE ISENTOS DE LUBRIFICAĂ‡ĂƒO A robusta mesa linear drylin SLW protect ĂŠ indicada para condiçþes mais difĂceis. O fuso da mesa linear ĂŠ protegido pelo perďŹ l drylin W altamente resistente. Desta maneira, pode-se evitar, sem qualquer problema, danos ou queda de peças sobre o fuso. Tanto a porca, o fuso roscado como tambĂŠm a guia linear drylin W podem, assim, funcionar com segurança. Quando nĂŁo se tratar de robustez mas sim de leveza, a combinação mais indicada ĂŠ o veio oco de alumĂnio AWMR com o casquilho linear em polĂmero drylin RJMP com diâmetro de 12 e de 16 milĂmetros. Com uma espessura de 2 milĂmetros, esta combinação extremamente leve ĂŠ indicada para aplicaçþes em que a leveza e/ou velocidade sejam muito importantes. A superfĂcie do veio anodizada proporciona valores de fricção muito bons, assegurando simultaneamente uma Ăłtima resistĂŞncia Ă corrosĂŁo. Onde o espaço disponĂvel for limitado, o novo acionamento modular radial drylin E ĂŠ a solução. O motor elĂŠtrico pode ser acionado por uma polia e correia dentada e ser montado ao lado do eixo linear, reduzindo o comprimento necessĂĄrio para a montagem do sistema. Os motores com
Figura 2. A pelĂcula auto-lubriďŹ cada em iglidur A160 pode ser colada de muitas maneiras e proporciona assim uma grande liberdade para a construção de superfĂcies de deslizamento tribologicamente otimizadas (Fonte: igus).