sistemas descentralizados

Page 1

123

case-study

sistemas descentralizados DISTRIBUIÇÃO SELETIVA E PROTEÇÃO DA CORRENTE DIRETAMENTE NO TERRENO Kamil Buczek, Sebastian Lederer e Maximilian Hülsebusch PULS GmbH

A procura de sistemas modulares flexíveis está a configurar o mundo dos sistemas e da engenharia mecânica. A descentralização dos componentes do sistema demonstrou ser um fator importante nesta tendência crescente. Acelera o processo de planeamento do sistema, simplifica a manutenção e facilita a expansão simples. Para muitas empresas, no entanto, o fornecimento de energia tem sido um obstáculo no caminho para uma descentralização constante. Em particular, quando é necessário implementar funções como a distribuição seletiva de corrente, a proteção e a monitorização do estado, ao mesmo tempo que se proporciona a máxima fiabilidade e tempo de atividade. Este relatório técnico explica como se podem satisfazer estes requisitos com uma fonte de alimentação ‘tudo em um’.

muito pouco espaço disponível para os sistemas de controlo, pelo que encontrar uma localização para este armário pode criar problemas. Por vezes, os engenheiros devem ser criativos e colocam os armários por cima ou por baixo do sistema, o que dificulta o acesso aos técnicos de serviço.

A SOLUÇÃO “TUDO EM UM” DA PULS A PULS, distribuída em Espanha e Portugal pela eletrónica OLFER, oferece agora uma solução compacta “tudo em um” para aplicações descentralizadas. A nova família de fontes de alimentação de campo FIEPOS tem por base uma plataforma modular desenvolvida para a sua utilização fora do armário. Todas as unidades se baseiam em monofásicas ou trifásicas, com uma classificação de 300 W ou 500 W. Todos os dispositivos da família FIEPOS proporcionam 120% de energia continuamente (até +45 °C) e 200% durante 5 segundos. Dessa forma, são adequados para iniciar cargas exigentes. Com um tamanho de carcaça de apenas 182 x 183 x 57 mm (Largura x Altura x Profundidade), podem ser instalados, inclusivamente, em aplicações nas quais o espaço é escasso. As unidades podem ser montadas através da calha DIN ou no respetivo lugar, utilizando uma variedade de orifícios de montagem. A família de produtos FIEPOS tem duas versões: a série Basic, com uma saída de CC, e a série eFused, com até quatro saídas de CC com limitação de corrente, para garantir uma distribuição de corrente seletiva e simples, proteção e monitorização diretamente no terreno, sem necessidade de acessórios adicionais nem fechos dispendiosos.

Figura 1.

FONTE DE ALIMENTAÇÃO DESCENTRALIZADA: O DESAFIO E A SOLUÇÃO O desafio Uma solução convencional é desenhar um sistema que se possa montar diretamente na máquina ou no sistema. A fonte de alimentação e outros componentes padrão, como fusíveis eletrónicos, terminais de comunicação, blocos de distribuição ou interruptores, são transferidos do armário de controlo central para compartimentos mais pequenos diretamente no terreno. Adicionalmente, requer-se uma classificação IP mais alta que ofereça proteção contra o pó e a humidade para a instalação fora do armário central. É necessária uma carcaça com classe de proteção IP54, IP65 ou IP67, conforme a aplicação. O resultado é um armário pequeno e descentralizado no local, para o qual se devem selecionar, encomendar, armazenar, montar e instalar os componentes individuais, o que requer muito tempo. Em geral, há www.oelectricista.pt o electricista 74

Gráfico 1. As fontes de alimentação comutadas FIEPOS podem ser ligadas diretamente à máquina e substituir os complexos armários de controlo descentralizado.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.